sexta-feira, 25 de maio de 2018

HU-UFMA homenageia doadoras do Banco de Leite Humano

Voluntárias são alvo de atenção especial em reconhecimento ao papel que desempenham para a manutenção do estoque
 
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta sexta, 25, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite.
Com o slogan “Leite é vida. Compartilhe amor. Doe leite materno”, a campanha convida a participar desse ato em benefício dos bebês que precisam do leite materno para o desenvolvimento saudável. Dezenas de crianças prematuras internadas na UTI Neonatal dependem da doação de leite para a própria sobrevivência, visto que o estoque não é suficiente para atender à demanda.
A programação é dirigida às doadoras cadastradas no BLH do HU-UFMA. Várias atividades em homenagem a essas mulheres que ajudam a alimentar outras vidas estão programadas. Serão oferecidas durante toda a tarde ações voltadas para os cuidados com a pele, maquiagem, sessão de fotos e atividades lúdicas para seus filhos.
Atualmente, o estoque do BLH está deficitário devido à redução de voluntárias para a doação. O ideal para atender a demanda do HU-UFMA seria 5 litros diariamente, mas, em média, só tem distribuído cerca de 1 litro por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas na UTI Neonatal, que conta hoje com 20 leitos.  Apenas 50 mães doadoras estão cadastradas atualmente. Esse número pode variar dependendo da época e do tipo de doadora.
O HU-UFMA dispõe de um Banco de Leite Humano, localizado na Unidade Materno Infantil, que possui uma equipe multiprofissional preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê. Conta com uma unidade móvel que presta atendimento além dos muros do hospital, a exemplo da coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade às mães doadoras.
O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Promove a assistência aos bebês que nascem na Unidade, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização, com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.
O BLH do HU-UFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.
Contato do Banco de Leite: 2109-1178

Nenhum comentário:

Postar um comentário