quinta-feira, 29 de março de 2018

Ufma divulga propostas artísticas que ocuparão neste ano as pautas da Galeria Antônio Almeida

 
A renomada Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA, será ocupada neste ano por seis propostas artísticas, selecionadas pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio de edital público. O resultado final para ocupação da mais tradicional galeria de artes do Estado foi divulgado nessa semana pela diretora do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), Fernanda Santos Pinheiro.
Sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a Ufma, via edital, democratiza o acesso público para preenchimento das pautas de ocupação anual da referida galeria. Fernanda Pinheiro destacou que “o Dac da Ufma agora está em contato com os proponentes selecionados para apresentar o resultado final e dialogar sobre as próximas etapas de trabalho e produção das propostas”, disse a diretora.
As propostas selecionadas são: “Um saber ancestral: a produção cerâmica na     comunidade de Itamatatiua, Alcântara (MA)”, do proponente Arkley Marques Bandeira; “Prelúdio das certezas: a linearidade das indiferenças”, do proponente Danilo Freitas Saraiva (Dan Frei); “Abstrato”, de José de Ribamar Diniz Filho; “Neopalafitas:  um   olhar   sobre   o vernacular”, de José  de  Ribamar  Matos  Júnior (Ribaxé); “Formas e Cores”, de Nelson Carlos Maia e “Movimentos Da Capoeira”, do autor Roberth James Sousa Caldas.
Em caráter de reserva foram classificadas as propostas artísticas “Eu e/em meus primeiros passos”, do proponente Fernando Guilherme Vale Campos Ribeiro, e “El Arte de los Andes”, de Juan Manuel Fernández Cuichán. As propostas irão compor a pauta da Galeria de abril a novembro deste ano. O Dac/Proexce da Ufma promove e divulga as diversas manifestações da cultura, propiciando ao público, artistas e estudiosos o conhecimento e a participação na produção artística, estimulando a criatividade e contribuindo para a formação cultural por meio da interação de artistas, meio acadêmico e a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário