quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Câmara Municipal realizará sexta-feira audiência pública proposta por Cézar Bombeiro sobre Quadras Poliesportivas Públicas de São Luís.

Por iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD) , a Câmara Municipal de São Luís realizará nesta sexta-feira (23), audiência pública sobre Quadras Poliesportivas da Cidade de São Luís. O vereador vem sendo cobrado pelos moradores da comunidade Japão do bairro da Liberdade, sobre uma quadra que teve a construção iniciada pela Prefeitura de São Luís e simplesmente foi abandonada pela construtora, que aplicou calote em vários trabalhadores da comunidade e inclusive não devolveu documentos de inúmeros deles.
             Como existem quadras abandonadas em diversos bairros da cidade, o parlamentar do PSD decidiu promover um debate amplo e comunitário com vistas a que elas venham a ser recuperadas para o exercício da sua finalidade principal de inclusão e integração pelas diversas modalidades esportivas que podem ser desenvolvidas nas quadras.
              Cézar Bombeiro entende que se as quadras foram construídas para uso coletivo  com competições esportivas comunitárias, o poder público tem a sua responsabilidade de fiscalizar e criar até conselhos gestores comunitários para o zelo da praça esportiva.
               O caso da Quadra do Japão, no bairro da Liberdade é um exemplo de revolta comunitária, haja vista que as obras foram iniciadas em julho de 2015 com a conclusão definida para outubro do mesmo ano. Já se passaram quase três anos, a quadra não foi concluída e não tem condições mínimas de ser utilizada mesmo precariamente, além de nenhuma justificativa ter sido apresentada a comunidade.
               Cézar Bombeiro diz que, a sua iniciativa com a audiência pública é que possa surgir um entendimento entre o poder público e as comunidades, para que as quadras sejam reformadas. Saliente também, que a administração e zelo delas sejam entregues à responsabilidade das próprias comunidades, que devem cuidar do patrimônio comunitário, afirmou o vereador.
Ricardo Diniz solicita homenagem aos sargentos 
do Corpo de Bombeiros pelos 30 anos de serviço
O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) apresentou requerimento nº 002/18,
durante sessão na Câmara Municipal de São Luis, solicitando à Mesa da Casa
a realização de sessão solene em homenagem aos sargentos do Corpo de
Bombeiros do Maranhão, que no dia 4 de janeiro de 2018 completaram 30 anos
de serviços prestados.

Ricardo Diniz também propôs a entrega de Certificado de Reconhecimento que
será entregue aos sargentos dos Bombeiros durante a sessão solene a ser
realizada  no dia 20 de março às 14h, no plenário Simão Estácio da
Silveira, na Câmara Municipal de São Luis.

"Essa é uma homenagem à turma de sargentos que ingressou no Corpo de
Bombeiros no ano de 1988 e durante essas três décadas contribuiu
bravamente para o trabalho da corporação que merece todo o reconhecimento
e apoio da sociedade. Os Bombeiros Militares desempenham um papel
fundamental na proteção da vida e do patrimônio do cidadão", pontuou o
vereador Ricardo Diniz
 
São Luís precisa de um prefeito 
comunitário, diz Marcial Lima
Durante a sessão legislativa desta terça-feira (20), o vereador Marcial Lima (PEN) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar atuação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) nos bairros de São Luís. 
No pronunciamento, o parlamentar citou os problemas existentes em diversas localidades da capital, principalmente os problemas de infraestrutura.
Segundo Marcial, os vereadores estão sendo cobrados por causa da falta de atitude do prefeito. 
“Quando chegamos aos bairros, somos cobrados para resolver problemas como pavimentação de ruas, recuperação de feiras, escolas, entre outros. A população deve lembrar que o dever do vereador é fiscalizar [...] O prefeito da cidade também tem que aparecer nas comunidades. Todos cobram, mas não temos prefeito para discutir os problemas de São Luís. Ele está deitado em berço esplêndido”, declarou o vereador. 
Marcial Lima ainda lembrou o protesto realizado segunda-feira (19) pelos moradores do Tibiri, que bloquearam a BR-135 em busca de melhoria na infraestrutura das ruas do bairro. 
“A Câmara tem que analisar o investimento que a Prefeitura tem feito na aquisição do asfalto. O dinheiro tem que ser melhor aplicado. Tudo que foi feito no ano passado vai ser refeito neste ano, porque as ruas da cidade estão esburacadas. Um exemplo, é a Avenida Lourenço Viera da Silva que o asfalto colocado há três meses está cedendo”, frisou. 
O parlamentar finalizou o discurso dizendo que “todos os vereador têm encaminhado requerimentos ao Executivo, mas não há um prefeito comunitário para resolver os problemas da cidade”. 
Raimundo Penha faz balanço positivo 
das ações desenvolvidas em 2017
O vereador Raimundo Penha (PDT) fez, nesta terça-feira (20), durante discurso na Câmara Municipal de São Luís, um balanço positivo das ações desenvolvidas por ele no ano de 2017.
Além de dezenas de indicações e requerimentos apresentados em benefício de vários bairros e solicitando novas ações por parte do Executivo Municipal, o parlamentar destacou alguns projetos de lei propostos, sendo que alguns deles já se tornaram lei municipal.
É o caso da lei que proíbe a cobrança da chamada taxa de religação de energia elétrica e de água, quando a interrupção do serviço ocorrer por inadimplência do usuário.
Raimundo Penha lembrou que já esteve com a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, solicitando maior rigor na fiscalização objetivando fazer com que o dispositivo seja efetivamente cumprido na capital maranhense.
O vereador destacou que a sua iniciativa já foi levada para Brasília, através do deputado federal e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, que trabalha para transformá-la em lei federal e, desta forma, beneficiar todos os brasileiros.
Outra proposição destacada por Penha trata-se da ampliação, de 21 para 29 anos, do limite de idade para ingresso de jovens no programa CNH Jovem.
Outra importante reivindicação feita pelo vereador é a regularização fundiária dos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha. Levantamento com este objetivo está sendo feito pela Secretaria de Estado das Cidades em parceria com a prefeitura.
Raimundo Penha também prestou contas acerca de suas emendas parlamentares, cujos recursos foram destinados para setores como educação, saúde e desporto, por exemplo.
Recentemente, a prefeitura da capital inaugurou a nova Unidade de Educação Básica Emir Justino Ribeiro, no bairro do São Bernardo, que teve a sua infraestrutura revitalizada com recursos destinados pelo vereador.
Convite – Penha, durante o seu pronunciamento, disse que, mesmo fazendo parte da base de sustentação do governo Edivaldo Holanda Júnior (PDT), não entende como um problema convidar secretários municipais para debater assuntos de interesse na sociedade no Parlamento.
A colocação do pedetista foi uma resposta a uma solicitação do vereador Marquinhos (DEM), que está pleiteando a presença do secretário Canindé Barros (Trânsito e Transportes) para prestar esclarecimentos sobre o novo sistema de monitoramento com câmeras de alto alcance.
“Quando fui secretário do prefeito Edivaldo, sempre atendi a todos os convites para debater com esta Casa temas de interesse da sociedade. Então, o meu voto é favorável no sentido de convidar o secretário Canindé para debater este tema. E tenho certeza que ele terá todas as respostas para dirimir qualquer tipo de dúvida”, disse.
Sobre recentes declarações de vereadores que criticaram a atual gestão da Casa e foram taxados de ingratos, Raimundo Penha avaliou trata-se de um direito que cada parlamentar possui.
“Nós, vereadores, é que fomos e somos os eleitores. Esse título de ingrato não serve para mim, porque fui eu quem votei no presidente Astro e votei de livre e espontânea vontade. Portanto, o presidente Astro deve ser grato aos 31 vereadores que votaram unanimemente nele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário