segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será.

Vivemos um momento delicado da nossa história, onde mais uma vez a democracia em nosso pais é colocada em perigo iminente. O Brasil todo está em estado de alerta por causa de um suposto e injusto julgamento contra Luís Inácio Lula da Silva, (PT),  que foi o maior presidente da história que  o Brasil já teve. A história sempre se repete, no mesmo estado onde surgiu a rede da legalidade, o Rio Grande do Sul.

Rede da legalidade. relembrando um pouco a nossa história recente:
Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros havia renunciado ao cargo, enquanto João Goulart, vice-presidente, estava em visita à China. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954. Os militares, sob influência direta dos Estados Unidos, que temiam ver no Brasil um governo de linha popular-esquerdista - como em Cuba - impediram o vice-presidente de assumir o cargo como mandava a lei.
Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango (como João Goulart ficou conhecido). Brizola falava ao povo pela rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a rede da legalidade. Os discursos de Brizola eram transmitidos a partir de um estúdio montado no porão do palácio, sob orientação do engenheiro Homero Simon, que cuidou para que rádios do interior retransmitiessem a programação. Em ondas curtas, a legalidade alcançava ouvintes em outros estados. Hoje a história é um pouco diferente, Luís Inácio Lula da Silva é acusado por ilações ou seja suposições. A rede da legalidade é travada pelas redes sociais (internet), tipo estilingue daquela época. O movimento começou com o golpe travado pela Rede Globo, Fiesp, PSDB, PMDB, Sarney e icautos sob forte influencia dos Estados Unidos representando o grande capital privado. Que de forma covarde tiraram a presidente Dilma, eleita pelo voto do povo brasileiro. Ferindo de forma viu a nossa democracia e rasgando a Constituição Brasileira. Tenho uma leve impressão que ganharemos essa guerra pelo simples fato  de que o povo unido é mais forte. A história nos absorverá e voltaremos a ter liberdade e democracia em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário