quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Deputado Zé Inácio participa da entrega de ônibus escolares

 

O deputado Zé Inácio participou na terça-feira (17) da entrega ônibus escolares a 18 municípios maranhenses. O evento, que ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, é uma parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Após a assinatura do termo de doação, as chaves dos ônibus foram entregues aos prefeitos de cada cidade contemplada. Os veículos estavam estacionados no pátio do Palácio e farão o atendimento a estudantes da rede pública, residentes na zona rural.
O deputado Zé Inácio destacou a importância de ações do Governo para a área da Educação. “Não se pode falar em educação, principalmente no Maranhão, sem transporte escolar, já que a maioria da população vive na zona rural. Para garantir a presença dos alunos é indispensável um transporte de qualidade que os leve até as escolas”, afirmou.
Outro destaque feito por Zé Inácio foi a parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Essa parceria entre Governo e município, a partir do compromisso do governador Flávio Dino, garante um apoio ainda maior para as cidades. Um desses exemplos é o programa ‘Escola Digna’”, ressaltou. O ‘Escola Digna’ é uma política educacional instituída pelo governador Flávio Dino, que tem entre seus objetivos estratégicos a transformação de escolas em espaços dotados de condições necessárias para processo de ensino e aprendizagem.
Nesta etapa foram contemplados os seguintes municípios: Fernando Falcão, Santana do Maranhão, Bela Vista, Capinzal do Norte, Cururupu, Junco do Maranhão, Pio XII, Arari, São José de Ribamar, São João do Paraíso, Turilândia, São Domingos do Azeitão, Amarante do Maranhão, Fortuna, São Luiz Gonzaga, São Francisco do Maranhão, Turiaçu e Cajapió.


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Deputado Wellington percorrerá os 217 municípios “Ouvindo o Maranhão”

Wellington abordou pontos importantes, como mandato popular e a necessidade de ouvir e permanecer perto do povo
“Vou percorrer os 217 municípios maranhenses”, anunciou na tarde desta segunda-feira (16), o deputado estadual Wellington do Curso, durante entrevista concedida ao jornalista Diego Emir no programa Conversa Franca da Rádio Capital AM. Na oportunidade, ele ainda falou que seu objetivo sera ouvir as demandas mais urgentes da populacao, por isso vai retomar o programa “Ouvindo o Maranhão”. Esta é mais uma ação a ser promovida pelo seu gabinete.
Ainda durante a entrevista, Wellington abordou pontos importantes como mandato popular e a necessidade de ouvir e permanecer próximo da população maranhense.
“Para nós, a participação popular é muito importante. Por isso, desde 2015, priorizamos esse contato direto com a população. Para 2017, priorizamos essas visitas, mas dessa vez, percorreremos os 217 municípios maranhenses. Daremos continuidade ao ‘Ouvindo o Maranhão’, projeto que já resultou em proposições na Assembleia Legislativa. Ouvir a população, certamente, é o que enriquece o nosso mandato popular, alem de transformar em ações que possam efetivamente transformar a vida da população do nosso estado”, disse Wellington.

Polícia usa bombas de gás para conter detentos em nova rebelião em presídio no RN

Detentos do presídio de Alcaçuz, na grande Natal, voltaram a se rebelar nesta terça-feira como parte de uma briga entre facções criminosas que já deixou ao menos 26 mortos, e uma fonte das forças de segurança do Rio Grande do Norte disse que a polícia recorreu a bombas de gás para evitar que membros de um grupo atacasse presos rivais.
No quarto dia seguido de instabilidade no presídio, imagens de TV ao vivo mostravam detentos circulavam livremente pelo pátio e por telhados de pavilhões da unidade com pedaços de pau e pedras, além de facas.
De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, homens do batalhão de choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão agindo dentro do presídio para conter a rebelião. Imagens de TV, no entanto, não registram a presença das forças de segurança.
Uma fonte das forças de segurança disse por telefone, sob condição de anonimato, que a polícia estava agindo em um ponto determinado do presídio tentando conter membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que tentavam invadir uma área dominada por um grupo rival.
"O choque e o Bope estão nesse momento segurando o pessoal a base de gás e bombas", disse a fonte por telefone.
O governo do Rio Grande do Norte chegou a anunciar na segunda-feira que a situação no presídio havia sido controlada após a entrada da polícia, mas presos voltaram a caminhar pelo pátio e por telhados da unidade nesta terça.
A polícia potiguar transferiu na segunda cinco presos que pertenceriam ao PCC sob suspeita de terem liderado o motim.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que as mortes em Alcaçuz foram uma vingança do PCC por um ataque sofrido por membros da facção em um presídio de Manaus no início do ano, em que 60 pessoas foram mortas.
"É uma vingança pelo caso do Amazonas, que aconteceu infelizmente no meu Estado", afirmou o governador a repórteres em Brasília após reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, pare pedir o reforço de homens da Força Nacional de Segurança.
A violência no presídio de Alcaçuz teve início no sábado e já deixou ao menos 26 mortos, aumentando o caos no superlotado sistema penitenciário do país. Mais de 130 pessoas já morreram em brigas entre facções criminosas desde o início do ano em prisões do país.
De acordo com autoridades do Estado do Rio Grande do Norte, o motim do fim de semana começou quando membros do PCC invadiram um pavilhão onde rivais descansavam. Como em rebeliões anteriores neste ano em outros Estados, alguns detentos foram decapitados e alguns corpos podem ter sido parcialmente queimados, de acordo com fontes área de segurança do Estado.
Por trás do derramamento de sangue nas prisões do país está uma disputa crescente entre algumas das mais poderosas facções criminosas pelo tráfico de drogas.
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Edição de Alexandre Caverni)

Eduardo Vargas quer jogar no Fla e aguarda definição do futuro até sexta-feira

 
A incansável busca do Flamengo por um atacante de ponta pode estar chegando ao fim. Isso porque o Rubro-Negro, além de aguardar uma resposta oficial do Atlético Nacional por Berrío, pode acertar o empréstimo do atacante Eduardo Vargas.
O jogador de 27 anos, que pertence ao Hoffenheim, está na mira do Rubro-Negro e apesar do clube alemão desejar vende-lo para o mercado chinês, o atacante quer jogar pelo Flamengo.
Vargas confidenciou a pessoas próximas o desejo de retornar ao futebol brasileiro e a preferência é vestir a camisa Rubro-Negra. Ele entende que uma transferência para o futebol chinês hoje não seria atrativa para sua carreira.
O atacante espera uma resposta do Hoffenheim até sexta-feira (20) para que o martelo seja batido e ela possa, enfim, acertar com o Flamengo por empréstimo de um ano.

Sedel promove Encontro Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão

 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), promove, nos dias 20 e 21 de janeiro, em São Luís, o Encontro Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte e Lazer do Maranhão. A abertura do encontro acontece nesta sexta-feira (20), às 8h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. O evento vai debater ações que contemplam o fortalecimento e desenvolvimento da prática esportiva no estado.
 
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, o encontro é um momento para ouvir aqueles que fazem, na ponta, a execução das políticas de esporte e lazer em seus municípios. “Queremos, com esse encontro, manter um diálogo permanente com os municípios através dos novos gestores, compartilhar informações sobre as ações e projetos realizados pela Sedel nos últimos dois anos, assim como a implantação das políticas do esporte e lazer no Maranhão”, explicou Jardim.
 
O Encontro conta com a participação do governador Flávio Dino, do ex-jogador de futebol Roberto Dinamite e de representantes do Ministério do Esporte. A programação traz palestras sobre os programas e ações do Governo do Estado para o esporte e lazer no ano de 2017; projetos do Ministério do Esporte voltados para estados e municípios; balanço, avanços e novo regulamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs); e esclarecimentos sobre elaboração de projetos e captação de recursos pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
 
“Com esse encontro vamos incentivar a participação dos municípios nos JEMs, maior competição estudantil do estado; o desenvolvimento de projetos sociais que possam ser contemplados pela Lei de Incentivo, possibilitando a criação de novas ações que venham beneficiar os maranhenses e fortalecer o exercício da cidadania de todos pelo esporte”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer.

Cleomar Tema é eleito presidente da Famem para o biênio 2017/18

Dos 146 gestores que compareceram à eleição, prefeito de Tuntum obteve os votos de 142. Ele foi empossado no cargo logo após a proclamação do resultado

Cleomar Tema comemorou a vitória com prefeitos e prefeitas de várias regiões do Maranhão
O prefeito do município de Tuntum, Cleomar Tema, foi eleito nesta segunda-feira (16) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2017/18.
Cento e noventa e dois prefeitos e prefeitas estavam aptos a votar, sendo que 146 compareceram à eleição. Tema obteve 142 votos – foram registrados três brancos e um nulo.
Além da votação recorde, Tema alcançou outra marca histórica: é o primeiro presidente a comandar a Federação por três mandatos – ele a presidiu nos biênios 2005/06 e 2007/08.
O novo presidente foi eleito por aclamação, uma vez que a chapa encabeçada por ele, de nome “Prefeito Humberto Coutinho”, concorreu sozinha no pleito realizado durante todo o dia na sede da entidade, em São Luís.
Cleomar Tema agradeceu o apoio dos prefeitos e prefeitas. Disse que, a partir de agora, os gestores estarão unidos com propósito de trabalhar pelo desenvolvimento das cidades.
“Nossa gestão não tem bandeira partidária. Administraremos todos juntos, sempre trabalhando pelo fortalecimento do municipalismo”, disse.
Ele afirmou que uma das suas principais metas será aproximar os gestores do governo do estado, visando manter um canal permanente de diálogo que possa dar celeridade para a resolução dos problemas dos municípios.
Também garantiu que promoverá encontros regionais permanentes descentralizando, desta forma, os serviços da Federação e aproveitando para elaborar um diagnóstico preciso das principais necessidades dos gestores.
“Já nos próximos dias, realizaremos um encontro de trabalho com o secretário estadual de Saúde. A pauta principal será buscar soluções para os vários hospitais implantados em alguns municípios e que não estão em pleno funcionamento. Também manteremos canal de diálogo permanente com a Assembleia e nossa bancada em Brasília”, adiantou.
A eleição para a nova diretoria da Famem foi bastante prestigiada, tendo contado com as presenças de diversas lideranças políticas.
Presidente de honra da entidade, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior votou pela manhã e fez questão de ratificar, mais uma vez, a sua confiança na gestão de Cleomar Tema.
“Tema é um prefeito experiente e um municipalista nato. Fará, novamente, um grande trabalho à frente da Federação”, disse Holanda Júnior, que estava acompanhado do seu vice-prefeito, Júlio Pinheiro.
Avaliação semelhante fez o deputado federal José Reinaldo Tavares. Para ele, a Famem terá um papel importante neste ano que se inicia.
“Trata-se de um período no qual o país começará a se reerguer e os municípios precisam estar inseridos neste processo. Cleomar Tema, tenho certeza, trabalhará muito bem essa situação”.
Ex-presidente da Federação, Gil Cutrim desejou sorte a Cleomar Tema e também se disse confiante de que o prefeito de Tuntum fará com que a entidade cresça e se fortaleça mais.

Em Anajatuba, prefeito promove avanços na saúde

Ambulância utilizada por pacientes que fazem Tratamento fora do Domicílio e hemodiálise é equipada com TV, ar condicionado e serve até refeições
 
O prefeito reeleito de Anajatuba, Sydney Pereira, está promovendo uma série de melhorias na saúde pública municipal. Os resultados já são visíveis e o nível de satisfação do povo aumentou consideravelmente com a qualidade do atendimento oferecido nas unidades mantidas pela prefeitura.
Além de ter ampliado a equipe de profissionais de saúde do município com médicos cirurgiões conceituados, como Dr. Nilton, Dr João Batista, Dr. Kennedy e Dr. Alexandre, a administração municipal anajatubense, por meio da Secretaria de Saúde, deu mais um grande avanço, oferecendo aos pacientes que utilizam os serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Hemodiálise um veículo tipo van equipado com TV, ar condicionado, som ambiente, café da manhã, água e lanche!
As ações realizadas e bem avaliadas pela população comprovam que o prefeito Sydnei Pereira vem cumprindo à risca  e com louvor a promessa que fez em campanha de trabalhar com respeito e compromisso em prol da população.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Anvisa registra primeiro remédio à base de maconha no Brasil

São Paulo – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou nesta segunda-feira o primeiro medicamento à base de Cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha, no Brasil.
O medicamento específico Mevatyl (tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL + canabidiol (CBD), 25 mg/mL) será fabricado pela GW Pharma Limited – Reino Unido e distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda.
O produto é indicado para o tratamento da “espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla”, mas é contraindicado para gestantes, idosos, portadores de epilepsia e usuários de maconha.
Segundo a nota técnica do registro, a eficácia do medicamento foi testada em estudos clínicos com mais de 1,5 mil pacientes.  O remédio foi aprovado em outros 28 países, onde tem o nome comercial de Saltivex.  No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica.
Em novembro do ano passado, a Anvisa facilitou a comercialização de medicamentos à base de canabidiol no Brasil ao publicar norma sobre o tema. Segundo o documento, os laboratórios podem registrar os derivados em concentração de, no máximo, 30 mg de tetrahidrocannabinol (THC) por mililitro e 30 mg de canabidiol por mililitro. Os produtos com concentração maior do que a estabelecida continuam proibidos no país.
A liberação do uso do canabidiol no Brasil foi determinada pela Anvisa em 2015, depois de uma movimentação feita por familiares de pacientes, sobretudo crianças que apresentavam crises repetidas de convulsão.

Sedel realiza ação esportiva em comemoração ao aniversário de 57 anos de Paço do Lumiar

 
Para celebrar o aniversário de 57 anos de emancipação política do município de Paço do Lumiar, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou neste sábado (14), no Viva Maiobão, uma tarde de atividades esportivas. O evento contou com jogos de salão, travinha, recreação, voleibol, basquetebol, pula-pula, dama, pebolim e zumba.
 
“Com esta ação celebramos o aniversário de Paço do Lumiar e levamos diversão e confraternização para crianças e jovens luminenses, proporcionando uma tarde de alegria e despertando bons valores humanos, como a amizade, o coletivismo, a fraternidade e o pleno exercício da cidadania, fatores importantes para promover a paz”, destacou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim.
 
O estudante Fabrício Santos, 11 anos, morador da Maioba, ficou encantado com o enorme escorregador da Sedel. “Foi a primeira vez que vi um escorregador desse tamanho. No início fiquei com medo, mas depois me diverti bastante. Foi uma tarde muito legal”, comentou Fabrício.
 
No pula-pula a pequena Maria Júlia, 8 anos, dava gargalhadas que contagiava a todos. “Nem sempre dá para levar Júlia em um parquinho de diversão e a ação da Sedel foi muito importante para ela e para todo nosso bairro, trazendo alegria e animação para as férias da garotada”, disse a doméstica Laura Pinto, 33 anos, mãe de Júlia.


Em defesa dos animais, deputado Wellington se reúne com Ministério Público e delegacia de Meio Ambiente

 

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), na Delegacia de Meio Ambiente e Ministério Público (MP) para tratar sobre as duas chacinas, em menos de 45 dias, que aconteceram na Praça dos Gatos em São Luís.
 
Na delegacia de Meio Ambiente, o deputado Wellington se reuniu com a delegada titular Bianca Almada. Na oportunidade, o deputado protocolou ofício solicitando brevidade nas investigações das duas chacina que vitimou quase 100 gatos e defendeu projetos eficazes em defesa dos animais, como o Programa de Proteção Animal.
 
"Nossa preocupação não é apenas punir os culpados por  essas chacinas. Precisamos sim punir, mas é necessário que implantemos programas eficazes que garantam o bem estar animal. Por isso, defendemos o Programa de Proteção Animal, que prevê várias medidas, a exemplo dos centros de acolhimento e a adoção responsável", disse o deputado Wellington.
 
Já no Ministério Público, Wellington foi recebido pelo promotor de justiça Fernando Barreto e abordou questões relevantes como a necessidade de políticas publicas.
"As providências já estão sendo tomadas. Já estamos acompanhando através procedimento investigatório. O maior objetivo dessa ação é fazer com que políticas públicas de proteção aos animais sejam efetivamente desenvolvidas pelo estado e municípios", disse o promotor Fernando Barreto. 
 
O deputado Wellington destacou ainda Audiência Pública que acontecerá no início do mês de fevereiro para abordar sobre políticas de proteção aos animais e o posicionamento do Poder Público diante dos maus tratos.

Projeto de cultivo de sururu em Bequimão inicia atividades

Como parte das ações voltadas para o desenvolvimento da aquicultura no estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) iniciou as atividades do módulo experimental para cultivo de sururu, no município de Bequimão, povoado de Paricatiua. 
O primeiro povoamento de sementes aconteceu neste fim de semana, com acompanhamento de técnicos da Sagrima, além de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da prefeitura do município. Mais de 30 habitantes do povoado já foram capacitados no manejo e cultivo de moluscos e agora tem na atividade mais uma fonte de renda.
O sistema aplicado é o long line (linha longa), onde uma corda sustenta o sururu em cultivo. No projeto de Bequimão, o long line possui em torno de 70 metros e produzirá cerca de 100kg de sururu por ciclo, onde cada ciclo tem duração de quatro meses.
 “A gente tinha uma grande expectativa com esse projeto, porque sempre vimos que tinha potencial pra produção, mas faltava o suporte. O empenho da equipe da Sagrima em dar assistência e fornecer os equipamentos foi mais até do que a gente esperava. Agora, já queremos produzir em escala para ser nossa fonte de renda”, disse Odoriel Barata, presidente do Sindicato dos Pescadores Profissionais Artesanais, Aquicultores, Marisqueiros e Trabalhadores na Pesca do município de Bequimão-MA.
O objetivo do projeto é já ter produção em escala comercial, como o que já acontece com o cultivo de ostras em Humberto de Campos, cujos produtos chegaram aos supermercados pela primeira vez em 2016. Esse projeto, por sua vez, será ampliado para Icatu e Primeira Cruz ainda este ano. 
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o cultivo de sururu no estado tem grande potencial de crescimento. “Esse projeto será um importante complemento à renda de marisqueiros e pescadores do estado, dando a eles inclusive a possibilidade de inserção num mercado formal, abrangendo não somente o mercado maranhense, como outras regiões do país, já que é alta a demanda por esses mariscos”, explica.

Presos continuam no telhado da prisão onde 26 foram mortos

Com pedaços de pau, eles caminham livremente e gritam ameaças. Com pedaços de pau, eles caminham livremente e gritam ameaças. Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal continuam nesta segunda-feira (16) em cima do telhado da cadeia, como aconteceu no sábado. Com pedaços de pau, eles caminham livremente e gritam ameaças. Informações extra-oficiais apuradas pelo jornal O GLOBO dizem que a situação ainda não é considerada rebelião, mas que os presos estão agitados por causa das revistas que serão feitas durante a manhã. O Grupo de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) vai ao local fazer a revista. 
A rebelião em Alcaçuz deixou, além de 26 mortos, um rastro de destruição na unidade. O local, que já estava com as celas destruídas e os detentos soltos nos pavilhões, precisará passar por nova reforma para recuperação. O governo do Estado começará a discutir a situação nesta segunda-feira. A expectativa é que a primeira intervenção ocorra no pavilhão Rogério Coutinho Madruga, o chamado pavilhão 5, de onde saíram os presos que iniciaram a rebelião do sábado.
Após as rebeliões de 2015, quando a maioria das unidades prisionais do Rio Grande do Norte ficou destruída, o governo do Estado precisou gastar mais de R$ 15 milhões na recuperação das unidades. Alcaçuz, que foi o presídio mais afetado, recebeu a maior parte dos recursos, que ainda não foram suficientes para a recuperação completa. Agora, um novo estudo será feito para a análise da estrutura.

Barcelona quer 'menino prodígio' do Flamengo

Vinícius, de apenas 16 anos, já está na mira do Barcelona 

Autor do gol da classificação do Flamengo contra o Cruzeiro na Copa São Paulo, Vinícius está na mira do Barcelona. Quem garante a informação é o jornal Sport, da Espanha, afirmando que o clube catalão já se movimenta nos bastidores para garantir a contratação do jogador de apenas 16 anos, e identificando-o como a "joia mais desejada".
Segundo a reportagem, o Barça observa o atleta do Flamengo desde o ano passado, quando ganhou o Sul-Americano sub-17 com a seleção de base do Brasil. Sabendo do potencial do atleta, o time rubro-negro já acertou um contrato profissional com Vinícius até o meio de 2019, com uma multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 102 milhões).
Ainda de acordo com o jornal, o Barcelona já teve contato com os representantes do jogador, tentando sair em vantagem com relação aos times ingleses, que também estariam interessados em contratá-lo. Arsenal, Chelsea e as duas equipes de Manchester são apontadas como rivais dos espanhóis na corrida para contratar a promessa flamenguista.
Após a disputa da Copa São Paulo, Vinícius se apresentará mais uma vez à seleção brasileira sub-17 para a disputa do Sul-Americano da categoria, que será disputado no Chile entre os dias 23 de fevereiro e 19 de março, valendo vaga para o Mundial

Radiografia da Baixada Maranhense

O Estado do Maranhão possui 217 municípios distribuídos em 5 mesorregiões e 21 microrregiões geográficas. A microrregião da Baixada Maranhense pertence à mesorregião Norte Maranhense.
A atual divisão microrregional fixada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu que a Baixada Maranhense é formada por 21 municípios: Anajatuba, Arari, Bela Vista do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Viana e Vitória do Mearim.
Assim, de acordo com o IBGE, os municípios de Cajapió, Bacurituba, Bequimão e Alcântara não integram mais a microrregião geográfica da Baixada Maranhense.  A partir de 1990, passaram a fazer da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, ao lado de Mirinzal, Central do Maranhão, Guimarães, Cururupu, Cedral, Porto Rico, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu.
Situada às margens do Golfão Maranhense, ostentando características naturais extraordinárias e diferentes ecossistemas, a Baixada Maranhense foi transformada em Área de Proteção Ambiental, por meio do Decreto Estadual nº 11.900, de 11 de junho de 1991.
Os principais rios da Baixada: Aurá, Maracu, Mearim, Pericumã, Pindaré e Turi.
Os principais lagos: Aquiri, Cajari, Capivari, Coqueiro, Formoso, Itans, Lontra, Maraçumé e Viana.
Os principais peixes: acará, acari, aracu, bagrinho (anojado), cabeça-gorda, calambanje ou carambanja, camurim, carrau, cascudo, corró, curimatá, jandiá, jeju, lírio, mandi, mandubé, muçum, pacu, pescada, piaba, piau, piranha, pirapema, sarapó, solha, surubim, tapiaca, traíra e viola.
As principais aves: bacurau, carão, colhereiro, garça, gavião caramujeiro, guará, gueguéu, graúna, jaburu, jaçanã, japeçoca, juriti, lavadeira, maçarico, marreca, mergulhão, pato-do-mato, pescador, pirulico, siriquara, socó e tetéu.
As principais plantas: aninga, arariba, arroz-do-campo, caçu, canarana, cantã, capim-açu, capim-de-marreca, gameleira, gapéua, guarimã, jeniparana, junco, jurubeba, mata-pasto, mururu, orelha-de-veado, taboa, titara e tripa de vaca.
As principais atividades econômicas: pesca de subsistência, agricultura familiar, pecuária extensiva, piscicultura, caça, extrativismo vegetal (babaçu) e pequenas criações (galinhas, patos, porcos, ovinos, caprinos etc).
Técnicas de pescaria: camboa, choque ou socó, curral, espinhel, gadanho, landruá, malhadeira, manzuá, matapi, paris de talos, pesca de litro (piabas), pesca de anzol (linha e caniço), pesca de fojo, pesca de ganzepe, puçá, rede de arrasto, tapagem, tarrafa e zangaria.
Gastronomia típica da Baixada: arroz de jaçanã, bagrinho da região, catraio ao molho pardo, ceia de bagre, galinha caipira, muçum guisado, pato ao molho pardo, piaba frita com farinha d’água, torta de jabiraca, traíra cozida ou frita e queijo de São Bento.
De resto, em razão da sua biodiversidade muito rica, o pantanal maranhense tem importância estratégica para o equilíbrio da natureza em nível mundial.

Presidente do PT pede apoio para lançar Lula candidato em abril

 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda nesta segunda-feira, 16, que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa é que com as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ser lançado candidato no Congresso Nacional do PT, programado para ocorrer de 7 a 9 de abril, afirmou Falcão.
"Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6º Congresso, torná-lo nosso candidato", disse Falcão.
Na semana passada, Lula participou de duas agendas públicas, em Salvador e Brasília, para reiterar que vai andar pelo País em 2017 e que está preparado para ser candidato. Rui Falcão, que acompanhou Lula durante os atos, reforçou que o partido ainda não tomou uma decisão oficial de lançar o ex-presidente como candidato, mas que o PT não cogita "plano B" para a "aspiração nacional", que seria a volta de Lula ao comando do País.
"Tanto quanto em outras ocasiões que tenho presenciado, Lula ainda não admite ser candidato, mas reitera, com muita convicção, que está preparado e sabe exatamente o que é preciso fazer para tirar o Brasil da crise, criar empregos, distribuir renda, reacender o ânimo e a confiança da população", escreveu Falcão.
A partir do lançamento da candidatura, o presidente do PT disse que é possível construir uma forte aliança com movimentos sociais e partidos populares, em torno de um programa de "reformas e transformações estruturais".

Edivan Fonseca estreia programa “Fome de Bola”

Edivan Fonseca promete show de informação em seu novo programa
O experiente e consagrado jornalista e radialista esportivo Edivan Fonseca estreia nesta-segunda-feira, das 13h às 14h, nas ondas da Rádio Timbira AM, o programa “Fome de Bola”, ótima pedida para quem quer ficar bem informado sobre as últimas do futebol local, nacional e internacional.
Edivan promete fazer um programa dinâmico e bem ao seu estilo livre e leve, solto e vibrante, com informação de qualidade e notícias em primeira mão dos clubes de futebol do Maranhão.
Além do noticiário, o programa terá os comentários sempre bem embasados do Bola de Ouro, como Edivan ficou conhecido após arrematar prêmio da revista Placar, a mais conceituada do gênero no país, por sua atuação como cronista esportivo.
A resenha esportiva informará tudo sobre os preparativos de Sampaio, Moto, Maranhão, Imperatriz, Santa Quitéria, São José, Americano e Cordino para o Campeonato Maranhense de 2017, que começará no próximo sábado, dia 21.
Sintonize a Timbira na frequência 1.290 kHz ou ouça pelo site www.timbira.ma.gov.br.

Assembleia de Deus em São Luís comemora 95 anos

 Presidente da Assembleia de Deus Pr. José Guimarães Coutinho no culto em ações de graças
Com o tema “Sob o Impacto do Poder, rumo ao centenário unidos por uma grande obra” a IADESL festeja 95 anos de vitórias com vasta programação, iniciada dia 09 de janeiro, com culto e eleição da mesa diretora conduzida pelo pastor presidente da IADESL, José Guimarães Coutinho. Entre os dias 11 e 15, as festividades continuaram nas congregações com culto em ações de graças.
“Foi um bom trabalho Deus foi glorificado, transcorreu em clima cristão democrático. As missões devem continuar e ser intensificadas para que o maior número de pessoas sejam alcançados”, disse o presidente da IADESL, Pr. José Guimarães Coutinho.   
O trabalho pentecostal da Assembleia de Deus teve início em terras maranhenses, em 1921, quando a Igreja-mãe em Belém do Pará enviou o pastor Clímaco Bueno Aza à capital São Luís para desenvolver serviços de evangelização. Levando a mensagem de que Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e que em breve voltará, Bueno Aza encontrou na distribuição gratuita de folhetos e na colportagem de Bíblias e livros evangélicos, uma forma de cumprir sua missão naquele lugar, colhendo os primeiros frutos ao bater à porta de Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato: o casal abriu o entendimento para a compreensão do Evangelho, sendo os primeiros conversos à fé pentecostal, bem como a sua própria residência, onde passaram a realizar cultos, reuniões de oração e estudos da Palavra de Deus.
Marco - Em 15 de janeiro de 1922, oficializaram ali, na Rua 7 de Setembro, nº 149 - Centro, a base da Igreja Assembleia de Deus em São Luís (IADESL). Nesta data foi realizado o primeiro batismo em águas dos novos convertidos e celebração da Santa Ceia do Senhor. Os primeiros crentes a receberem o batismo com o Espírito Santo foram Propécio Lobato, Isabel Florestal e Maria Oliveira.
Desde a sua fundação, a IADESL foi presidida por Clímaco Bueno Aza, em 1922; Manoel da Penha, 1922-1927; Nels Julius Nelson 1927, 1939; Manoel César 1927-1932; Luís Higino de Souza, 1932-1935; Januário Norberto Soares 1935-1937; José Bezerra Cavalcante 1937-1939; Deocleciano Cabralzinho de Assis 1939-1941; Francisco Pereira do Nascimento, 1941, 1944; José Leonardo da Silva 1942-1943; José Ramos, 1944-1947; José Pinto de Meneses, 1948-1952; Francisco Moisés Garcia, 1953; Alcebíades Pereira de Vasconcelos, 1953-1956; José Teixeira Rêgo pastor que assumiu interinamente no ano de 1953; Estevam Ângelo de Sousa 1953-1996 – considerado um notável líder, pastoreou dinamicamente até 14 de fevereiro de 1996, quando o Senhor o chamou para o descanso eterno. E há 15 anos, a igreja vem sendo presidida pelo pastor José Guimarães Coutinho.
A Igreja-mãe enviou para o Maranhão não só o primeiro missionário, mas também os primeiros pastores e os manteve até 1947, quando a partir de então a igreja em São Luís passou a ter administração própria. Aos poucos foi se desenvolvendo, tanto na capital quanto no interior do estado e, mesmo com recursos escassos, seus membros distribuíam consideravelmente ajuda aos mais necessitados, visitando leprosários, residências, ruas, praças, etc. Muitas vezes, juntavam suas próprias contribuições para pagar transporte para os novos decididos, a fim de poderem congregar-se regularmente. Assim, o Senhor foi concedendo vitória ao seu povo, como tem feito até aqui.
 “Sou agradecido a Deus por coordenar as festividades dos 95 anos e por ser o 2º  vice-presidente da igreja, todos somos IADESL um só corpo” falou  pastor Joel Cruz da coordenação das festividades.
Para o Pr. Levi Câmara “É uma prazer continuar sendo vice presidente da IADESL vamos continuar trabalhando pra edificação do Reino de DEUS”.
Coordenando a Secretaria de Missões e Evangelismo Mundial da Assembleia de Deus em São Luís (SEMADESL) destacou, “estamos em 14 nações, levando a essência do amor de Cristo nos cincos continentes, e um privilegio continuar desenvolvendo este trabalho, tendo em vista que a obra missionária  é a tarefa primordial, fazer parte desta equipe que empreende que labora o fazer missionário é uma grande alegria e responsabilidade. Os 95 anos da IADESL, passa pelo momento da graças e benção de Deus, louvo a Deus, parabenizo os Assembleianos de todo o estado, a graça de Deus vai continuar marcando a nossa historia, Deus constituiu esta igreja para abençoar pessoas e vida neste estado e a partir dela”.  
Frutos - Em toda a Ilha de São Luís, que tem mais de um milhão de habitantes, a Assembleia de Deus possui mais de 50 mil fiéis  dividido em mais de 600 congregações e locais de culto, divididos em 102 áreas, coordenados por pastores, evangelistas e missionários.    
Assim, rumo aos cem anos, a Assembleia de Deus está presente nos 217 municípios do Maranhão, com mais de 5.100 templos, 800 pastores e evangelistas.
É notório que a Assembleia de Deus – hoje considerada a maior congregação evangélica pentecostal no Brasil, reunindo mais de 8 milhões de fiéis – além de pregar o Evangelho, promove trabalhos de assistência social em todo o país. É assim também em São Luís e em todo o Maranhão. São inúmeras as ações sociais desenvolvidas: atendimentos médicos; oferta de cursos profissionalizantes, cursos de alfabetização para jovens e adultos, cursos de música nas próprias congregações; distribuição de cestas básicas e construção de casas para famílias em situação de carência. Deste modo, paralelo ao evangelismo debaixo de pontes, nas ruas, hospitais, escolas, presídios etc., a igreja demonstra seu compromisso com o Evangelho de Cristo e manifesta a essência do amor cristão para com o próximo, atuando no sentido da inclusão social. 
Que o diga dona Elvira Gomes, 90 anos, membro da Assembleia de Deus em São Luís há 80 anos e há mais de 45 participando do vocal Círculo de Oração da Assembleia de Deus no bairro Ivar Saldanha – um dos grupos de senhoras mais antigos da igreja em São Luís. “Vejo a igreja contribuindo para o desenvolvimento da cidade, e espero que continue crescendo e formando pessoas que possam contribuir cada vez mais”.
Rumo ao Centenário da Assembleia de Deus em São Luís, a igreja prossegue com a obra. Dentre os vários empreendimentos da IADESL, que trabalha para resgatar vidas para a sociedade e, sobretudo para Jesus, está o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos e um grande Templo central que comporte 20 mil pessoas. Ambas as construções são um consenso no colegiado de pastores da igreja.
Que Deus em tudo seja louvado!

sábado, 14 de janeiro de 2017

Paço faz 57 anos com dia de conquistas



O Prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, acompanhado de centenas de luminenses, secretários e membros da classe política, celebrou o aniversário da cidade com uma vasta programação no município.
A programação iniciou logo cedo, com um café com as frutas de Paço para os convidados. "A fé em nossa Senhora da Luz e as nossas frutas, são algumas das riquezas desconhecidas de nossa cidade. Vamos investir no turismo religioso e também na produção de frutas da cidade. Isso vai gerar renda e emprego para nossa gente", comentou o prefeito.
Como parte da celebração, o prefeito esteve e lembrou algumas ações na cidade, que confirmam a presença do poder público em áreas que estavam esquecidas. "Em menos da metade de um mês, limpamos a Vila de Paço, desobstruímos e seguimos trabalhando no riacho do Uruçal, iniciamos uma obra importante em Mocagituba e também lançamos o Mutirão da Limpeza, com o apoio do governo do Estado, focando na saúde da população", observou o prefeito, que estava acompanhado de membros da prefeitura, vereadores, do prefeito de Santa Rita, Hilton Goncalo e outras lideranças políticas do Estado. 
GOVERNO
Ainda pela manhã, a população recebeu diversos serviços no Maiobão. "Com a parceira do governo, estamos iniciando o Bolsa Escola e diversas outras ações importantes para a população" comentou Dutra, durante entrega de uma viatura do Bolsa Família, para auxilio da atualização e recadastramento dos usuários do programa.
O prefeito também fez  o plantio de palmeiras imperiais e outras árvores no Viva Maiobão.
As comemorações seguem por toda a tarde/noite de hoje. Ainda terão atividades esportivas e  culturais, como a apresentação dos bois da Maioba e Pindoba.


Edivaldo Holanda Júnior garante apoio a Tema para a Famem

Edivaldo disse ter certeza de que Tema fará novamente um grande trabalho em favor do fortalecimento do municipalismo no Maranhão
O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), recebeu nesta sexta-feira (13) o apoio oficial do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18.

Tema lidera a chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, formada por gestores de várias regiões do estado e, cujo registro, foi deferido pela comissão eleitoral que coordena o pleito marcado para acontecer nesta segunda-feira (16), das 8h30 às 17h30, na sede da entidade municipalista, localizada no Parque Calhau, em São Luís.
Cleomar Tema  poderá concorrer sozinho na disputa, uma vez que o registro da chapa da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB), foi indeferido pela comissão eleitoral.
“Tema é um gestor experiente, já foi prefeito cinco vezes de Tuntum e duas vezes comandou a FAMEM. Tenho certeza que fará novamente um grande trabalho em favor do fortalecimento do municipalismo no Maranhão”, afirmou Edivaldo Júnior, que é presidente de honra da Federação.
Também participaram do encontro o deputado federal Weverton Rocha (PDT); o secretário municipal de Articulação Política e ex-deputado, Jota Pinto; além  dos prefeitos Francisco Nagib (Codó), Zezildo Almeida (Santa Helena) e Idan Torres (Santa Filomena) – este último figura como candidato ao cargo de Diretor de Segurança na chapa encabeçada por Tema.
Weverton Rocha também destacou o perfil conciliador e de municipalista nato de Cleomar Tema. De acordo com ele, a FAMEM, na gestão do prefeito de Tuntum, continuará avançando e as cidades se fortalecendo.
Tema agradeceu o apoio e as declarações de incentivo. Ele explicou que, mesmo diante de um quadro de disputa que já não mais existe, continua sendo um político de diálogo e conciliação.
“Vou administrar a Federação com todos os prefeitos e prefeitas do Maranhão, independentemente de bandeira partidária. Nosso trabalho consistirá em, juntos, trabalharmos pelo desenvolvimento das cidades”, disse.

Deputado Wellington cobra parceria entre Governo do estado e Prefeitura para construção de obras em São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, proposição que solicita ao Governo do estado que seja estabelecida parceria com a Prefeitura de São Luís para a construção de uma ponte, na Zona Rural da capital. Trata-se de uma solicitação dos moradores dos bairros Vila Itamar e Recanto Verde, que há anos passam por uma “ponte de madeira” sem qualquer infraestrutura.
Ao fundamentar a solicitação, Wellington destacou a necessidade de que se faça a parceria sim quando for para o benefício da população e mencionou proposição sua, em relação à Ponte Pai Inácio, que liga o Parque Vitória ao Turu, como exemplo.
” Nessa semana, atendendo às reivindicações de moradores, nós reinauguramos as atividades do Gabinete Móvel. A primeira de nossas ações ocorreu no bairro da Vila Itamar, na Zona Rural de São Luís. Embora a Assembleia Legislativa esteja de recesso, nós apresentamos duas proposições solicitando a construção de uma ponte para ligar o bairro da Vila Itamar ao Recanto Verde, bem como a parceria com o Governo do Estado para que essa obra seja realizada, a exemplo do que aconteceu na Ponte Pai Inácio, que liga o Parque Vitória ao Turu. Já que a Prefeitura não consegue executar obras emergenciais sozinha, espero que Governo intervenha, ao menos, nesse caso, que é de grande relevância para a população.”, afirmou Wellington.
A solicitação deve agora ser encaminhada ao Governador do Maranhão e, caso aceita, implicará na construção de uma ponte, atendendo às reivindicações de moradores dos bairros Vila Itamar e Recanto Verde.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Setor do PT quer lançar candidatura de Lula à presidência na semana que vem

Lula: O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva 
SÃO PAULO - Setores da esquerda do PT articulam o lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República na próxima sexta-feira, 20, durante a reunião do Diretório Nacional do partido, em São Paulo. Pela proposta, Lula seria lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de revogar imediatamente, caso eleito, todos os feitos do governo Michel Temer --em especial a PEC do Teto e a reforma da Previdência-- com amparo de uma frente composta por movimentos sociais e partidos de esquerda.
“O Diretório Nacional, reunido em 20 de janeiro de 2017, deve apresentar a candidatura de Lula à Presidência da República, conclamar a mobilização por diretas já e a construção da unidade popular de esquerda. Deve dirigir-se especialmente às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ao PCdoB, ao PDT, ao PSOL, para construirmos juntos uma frente única com o objetivo de eleger um governo democrático-popular que revogará de imediato todos os decretos e leis golpistas e convocará uma assembleia nacional constituinte com participação popular e liberdade irrestrita de comunicação”, diz trecho do esboço de resolução, sujeito a alterações, elaborado pelo secretário nacional de Formação, Carlos Árabe, representante da Mensagem.
A ideia, segundo Árabe, é usar a força de Lula junto ao eleitorado, mensurada nas últimas pesquisas de opinião, como catalisador para uma “revolução” democrática com o objetivo de derrubar o governo Temer, convocar novas eleições e uma constituinte.
“Não exigimos que seja uma frente de todos com Lula. É uma frente progressista pelas diretas na qual o PT apresentaria o nome de Lula”, disse o dirigente petista.
O objetivo, de acordo com ele, é não afastar partidos como o PDT e o PSOL que devem lançar candidaturas próprias ao Planalto em 2018.
A proposta, por enquanto, ainda está em construção dentro do Muda PT. Até a semana que vem os autores devem procurar as demais forças do partido para conseguir maioria no Diretório Nacional.
Integrantes da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) concordam que Lula é o candidato e que seu nome deve ser lançado com urgência mas avaliam com cautela a proposta.
“Lula é o nosso candidato, quanto antes colocarmos a candidatura dele na rua, melhor, mas não pode ser de forma açodada”, disse o secretário nacional de Organização, Florisvaldo Souzam da CNB.
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo ainda não discutiram a proposta. Integrantes das organizações lembram que as frentes são compostas por entidades ligadas a outros partidos como PSOL e PC do B. Por enquanto as prioridades destas organizações são uma campanha pelas “Diretas Já” e pela constituinte exclusiva para a reforma política.
Sinais. Na quinta-feira, 12, em evento com profissionais da educação, em Brasília, Lula voltou a dar sinais de que quer ser candidato. Na saída do evento, disse que é o Pt quem deve lançar seu nome. Segundo fontes do PT, ele reclamou da falta de partidos de centro em sua base de apoio.
Na falta de uma ampla aliança partidária, os defensores do lançamento antecipado da candidatura de Lula defendem a centralidade dos movimentos sociais na campanha.
“Tão fundamental quanto lançar já a candidatura de Lula são a sua plataforma e as forças que devem dirigir a campanha, a construção da mobilização popular para derrubar o governo golpista e, fundamentalmente, dirigir e compor o novo governo. As forças partidárias e sociais que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, devem em frente única dirigir todo o processo e construir comitês populares para participar da mobilização e das decisões. Esse processo deve confluir para assembleias populares regionais e uma grande assembleia nacional popular pelas diretas já, retomada do desenvolvimento com distribuição de renda e defesa dos direitos do povo e da nação. As decisões de programa, alianças e composição da chapa presidencial serão tomadas democraticamente pela frente única”, diz o texto de Árabe.
Em entrevista ao Estado, o presidente do PT, Rui Falcão, disse no final do ano passado que o lançamento da candidatura de Lula deve ser antecipado, mas não definiu prazo.
Segundo fontes do partido, a antecipação atende a dois objetivos, explorar politicamente a fragilidade do governo Temer e refoprçar a defesa jurídica de Lula, réu em cinco processos, quatro deles referentes à Lavfa Jato e suas ramificações. Se condenado em segunda instância Lula ficaria inelegível com base na Lei Ficha Limpa.

Governo lança programa de rádio voltado para o agricultor familiar

 

 
 
Acordar, preparar o café e levar o radinho para o campo. Essa vai ser a rotina dos agricultores familiares maranhenses, todo sábado, às 6h30 com o lançamento, pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF), do programa de rádio ‘A Voz do Campo’. A estreia será neste sábado (14), na Rádio Timbira. O Sistema SAF é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
O programa será transmissão para mais de 150 municípios pelas ondas da Rádio Timbira (AM 1290).  O programa poderá ser acompanhado, também, pelo site www.radiotimbira.ma.gov.br, ou no celular, fazendo o download do aplicativo da Rádio Timbira no Google Play Store para aparelhos Android. A Agerp está coordenando o programa com produção e apresentação das jornalistas Samara Andrade e Janice Lima, assessoras de comunicação da instituição. Informações do setor produtivo, cotação de produtos da agricultura familiar, entrevistas, difusão de tecnologias e técnicas agropecuárias, estes são alguns dos itens que ‘A Voz do Campo’ vai apresentar em cada edição.
A iniciativa está sendo vista como de fundamental importância para o incremento da agricultura familiar e difusão de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, explicou que a agricultura familiar é uma prioridade estratégica do governador Flávio Dino. A criação de uma secretaria exclusiva para este setor, explica o gestor, é um compromisso do Governo Maranhão para cumprir a missão de desenvolver o Maranhão por meio da produção.  “Sempre enfatizamos que o conhecimento é o caminho para o nosso estado crescer e contamos, a partir de agora, com mais uma ferramenta para levar conhecimento e dar voz ao nosso agricultor”, disse.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, afirmou que o Governo do Maranhão tem na produção e no desenvolvimento dos pequenos produtores uma de suas prioridades e vem realizando ações por todo o estado que precisam ser do conhecimento de todos. “Nesse sentido, esse programa será um meio para que todos nós do sistema produtivo possamos mostrar essas oportunidades para o público e difundir tecnologias por meio do rádio”, explicou.
O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, destacou a importância do programa de rádio. “É um canal de diálogo com nossos trabalhadores rurais e vai preencher o espaço que faltava no processo de construção do saber. Vamos dialogar, trocando e recebendo conhecimento para construir uma Ater participativa e transformadora para a agricultura do Maranhão”. Ele ressaltou, também, o envolvimento dos parceiros e movimentos sociais que tem voz na construção do estado e no compartilhamento de saberes.
De acordo com o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, a iniciativa é fundamental para mostrar a importância da defesa agropecuária. “Nossos fiscais terão um novo meio para informar a população sobre a prevenção de doenças animais e vegetais, sobre alimentos seguros e outras iniciativas; queremos incentivar os pequenos produtores a registrarem suas agroindústrias familiares, assim como divulgar os novos programas sanitários voltados para animais aquáticos e para a sanidade apícola, duas cadeias com grande potencial de crescimento no Maranhão”, comentou.
Durante o programa, entidades e órgãos públicos envolvidos com o desenvolvimento rural estarão contribuindo na troca de conhecimento com os agricultores familiares e ouvintes. Incluindo os órgãos que fazem parte do Sistema SAF, além da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Agência de Defesa Agropecuária (Aged), movimentos sociais, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
A iniciativa de produzir o programa faz parte do planejamento estratégico de reestruturação da Agerp e em comemoração aos 10 anos da instituição, que iniciou suas atividades em 28 de dezembro de 2006, com objetivo de resgatar os serviços de assistência técnica e extensão rural às famílias de agricultores rurais.
Na estreia do ‘A Voz do Campo’, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cocais, Carlos Freitas, é o entrevistado. Ele vai falar de alternativas para a substituição do fogo na agricultura familiar, uma prática ainda comum no interior do Maranhão, que é arriscada e maléfica para o meio ambiente.
A cada edição, agricultores de diferentes regiões do estado participarão do programa, seja por meio de entrevistas para contar as experiências de produção e vida, assim como enviar dúvidas, trocar conhecimento com o técnico e pedir música. Um pouco de tudo para o pequeno agricultor saber que tem vez e voz no Maranhão.

Imesc disponibiliza publicações do IBGE referentes ao último bimestre de 2016

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) disponibiliza a pesquisadores e à sociedade em geral publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao último bimestre de 2016. São publicações técnicas e dirigidas ao público, resultantes de pesquisas do IBGE e da produção técnica de especialistas dos setores relacionados às atividades de interesse.
São sete publicações do último bimestre do ano passado, dentre elas o livro “Brasil em Números 2016”, publicação anual do IBGE que reúne dados sobre a realidade brasileira em seus diferentes aspectos econômicos e sociais. A publicação, em versão bilíngue, reúne corpo amplo de informações do país, englobando dados sociais econômicos, comércio, ciência e tecnologia, meio ambiente, turismo e informações governamentais. O “Brasil em Números 2016” serve como instrumento de consulta e de base para análises e planejamentos em diversas esferas do governo e da sociedade.
Sob a forma de tabelas e gráficos, os capítulos apresentam dados sobre o território nacional, características demográficas e socioeconômicas da população, preços, contas nacionais, atividades agropecuárias, industriais, comerciais, de serviços, finanças públicas, comércio exterior, ciência e tecnologia e estatísticas básicas do Governo, incluindo dados comparativos entre os estados brasileiros.
O Imesc e o IBGE mantêm cooperação técnica para troca de informações estatísticas e geocientíficas do país, disponíveis em seus acervos. A Biblioteca Ignácio Rangel, do Imesc, é depositária de todas as publicações editadas pelo IBGE, além de garantir os serviços de disseminação das informações contidas nessas publicações à sociedade em geral.
Veja a lista das publicações do IBGE agora disponíveis na biblioteca do Imesc:
1 – Sistema de Contas Nacionais Brasil (2010 – 2014)
2 – Produção da Pecuária Municipal (2015)
3 – Estatísticas de Empreendedorismo (2014)
4 – Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios – Mobilidade Sócio-Ocupacional (2014)
5 – Contas Regionais do Brasil – Ano de Referência 2010
6 – Matriz de Insumo-Produto Brasil (2010)
7 – Brasil em Números (2016)
Outras publicações encontram-se disponíveis na Biblioteca Ignácio Rangel, centro de documentação de pesquisas do Imesc, que funciona das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida do Vale, Edifício Zircônio, 1º Andar, Sala 104, Renascença II. Mais informações pelo telefone (98) 3221-9293 ou acessando o site da biblioteca: http://imesc.ma.gov.br/biblioteca/Home/sobreabiblioteca.

Governo destinará R$ 121 mil para beneficiamento do babaçu pelo Clube de Mães de Itapecuru-Mirim

 
“Nós vivemos do extrativismo do babaçu e hoje, as 35 mulheres do Clube de Mães do povoado Olho D’ Água das Guaribas estão realizando um sonho. Depois de tantos anos de luta, o secretário de Agricultura, Adelmo Soares, vem nos dar a notícia de que nosso projeto para beneficiamento e qualificação dos produtos do babaçu foi aprovado”, declarou, emocionada, Maria da Paz, presidente do Clube de Mães. O recurso de aproximadamente R$ 121 mil é decorrente da Chamada Pública nº 12/2016.
Maria da Paz ficou emocionada ao falar sobre a importância da aprovação do projeto do Clube das Mães. Entre lágrimas, ela contou que as mulheres do Clube haviam deixado de fornecer biscoitos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), por não atender às exigências de infraestrutura e equipamentos. Com os R$ 121 mil do Governo do Estado, o Clube de Mães terá uma nova estrutura para produzir os biscoitos de mesocarpo (produto extraído do babaçu) e voltar a comercializar esses produtos por meio do PAA.
“Com esse recurso nós vamos comprar batedeira, forno, mesa e todos os equipamentos necessários, porque nosso objetivo é ampliar os produtos. Vamos fazer bolo, pão, biscoitos, queremos crescer”, afirmou Maria da Paz.
 
A assinatura do Termo de Fomento do Clube de Mães foi parte de uma agenda  institucional realizada, na quarta-feira (11), pela equipe do Sistema SAF (composto pela SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma), no território Vale do Itapecuru, onde foi anunciado investimento de aproximadamente R$ 4 milhões do Governo do Estado nos municípios de Vargem Grande, Presidente Vargas e Itapecuru Mirim, entre PAA, entrega de equipamentos agrícolas, Programas Primeira e Segunda Água e Programa Mais  Escola (Mais Bolsa Família).
“O governador Flávio Dino governa para todos, principalmente para quem mais precisa. A minha maior felicidade é quando assino um documento que vai beneficiar uma comunidade rural, que vai proporcionar dignidade e qualidade de vida ao agricultor familiar do nosso estado. Só de saber que com a assinatura deste documento as mulheres do Clube de Mães vão produzir mais, melhor e com estrutura adequada, que vão voltar a comercializar, isso mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou o secretário da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
No município de Presidente Vargas, os criadores de ovino caprino receberam 20 forrageiras que irão auxiliar na alimentação dos animais, além de fomento de R$ 2,7 mil para desenvolver a cadeia produtiva no município. Para os agricultores familiares foram entregues 5 toneladas de sementes de arroz e milho e anunciada a construção de 95 cisternas do Programa Segunda Água com capacidade para 25 mil litros para produção e 10 Cisternas da Primeira Água para consumo com capacidade 52 mil litros destinadas as escolas rurais.
Durante a agenda institucional, foi assinada a liberação de recursos para o PAA no valor de R$ 120 mil beneficiando 30 agricultores, o que resultou em um dos momentos mais aplaudidos pela população. Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o município e o Governo do Estado para execução do PAA, os agricultores familiares terão espaço garantido para comercialização da produção.
 
“Esse programa apresenta garantia ao produtor relacionado à compra de seus produtos e isso é um incentivo a mais para que eles possam continuar produzindo. Por outro lado, nossas escolas e outras instituições recebem produtos de qualidade, por isso, o PAA tem uma importância grande para o município. Queremos agradecer o Governo do Estado pela manutenção do programa. Só quem ganha é o nosso município”, ressaltou o prefeito de Presidente Vargas, Herialdo Pelúcio.
“O governo fez sua parte agora só depende de nós”, declarou entusiasmada dona Iracema Alves, criadora de ovino caprino de Vargem Grande. Além de receber a forrageira, dona Iracema vai receber fomento de R$ 2,7 mil para desenvolver e aumentar sua criação. No município de Vargem Grande, oito criadores foram beneficiados com a entrega de forrageiras.
O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, informou que os técnicos da Agência vão ajudar os criadores a manusear os equipamentos, além de acompanhar as ações e garantir assistência técnica.
A agenda contou com a participação da presidente do Iterma, Margareth Mendes; o secretário Adjunto da SAF, Francisco Sales; os prefeitos dos municípios, vereadores, movimentos sociais e a sociedade civil organizada.