sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Sagrima capacitará mais de 2 mil pessoas por meio do Programa Rumo Certo

(Foto: Samira Lis)
 
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) assinou, junto ao governador Flávio Dino, um termo de parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), possibilitando a realização de capacitações no âmbito do Programa Rumo Certo.
O Rumo Certo é uma iniciativa que objetiva o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional do Maranhão. Coordenado pela SEAP, o programa vai oferecer mais de 45 mil vagas em cursos para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores penitenciários.
Destas 45 mil vagas, a Sagrima terá 2.100 vagas de capacitações, voltadas para os eixos de agricultura, pecuária e pesca, com o objetivo de qualificar esse público, possibilitando a sua volta ao mercado de trabalho.
“Este é um trabalho muito bonito que a SEAP vem fazendo, levando dignidade aos detentos e seus familiares. A Sagrima será uma parceira exatamente na parte de capacitação e treinamentos, visando preparar essas pessoas para que elas possam voltar para o mercado de trabalho”, disse o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.
Inédito no Maranhão, o Programa Rumo Certo vai ampliar as oportunidades de formação e qualificação de mão de obra, oferecendo cursos de capacitação profissional, alfabetização, pós-graduação e preparatório para vestibulares, totalmente gratuitos, dentro do sistema carcerário maranhense. A inciativa vai potencializar os serviços prestados no ambiente prisional e beneficiar a sociedade em todos os aspectos.
O programa contará com um moderno estúdio, onde todas as aulas serão gravadas e transmitidas pelas centrais de informática instaladas, inicialmente, em oito unidades prisionais da capital e 18 no interior, na modalidade de ensino a distância. As aulas também serão presenciais nas salas de aula em funcionamento nas mais de 40 unidades prisionais da capital e também do interior do estado.
“A parceria que a Sagrima celebrou com a SEAP é muito importante, pois além de ser uma ação de política pública cooperada, ela nos propicia estar diretamente envolvidos na qualificação desses detentos e na criação de novas oportunidades de vida”, disse subsecretário da Sagrima, Edjailson Sousa, que acrescentou: “Nós estaremos levando cursos e treinamentos que possibilitarão a reinserção no mercado de trabalho e a mudança de vida dessas pessoas”.
Além da Sagrima, estão na lista de parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Também contribuem as secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), da Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e do Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário