quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Residência em Endocrinologia comemora quinze anos e faz homenagens


Residência em Endocrinologia comemora quinze anos e faz homenagens
Evento contará também com conferência magna proferida por doutores da USP

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) comemorará nesta sexta-feira, 1º, os 15 anos da Residência em Endocrinologia. O evento reunirá profissionais, pacientes e personalidades da área da saúde que serão homenageadas pela grande contribuição a saúde do Maranhão, em especial ao Serviço de Endocrinologia e Metabologia do HU-UFMA.

O chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia, Professor Associado Manuel Faria, destacou a importância do evento. “Esse será um momento ímpar, de reconhecimento aos profissionais que muito fazem e fizeram pela área da endocrinologia e pela saúde do nosso estado. É também uma oportunidade de reunir os endocrinologistas formados pelo nosso Serviço e que estão distribuídos por doze estados da Federação”.

Além das homenagens, a programação contará com duas conferências magnas ministradas por dois renomados médicos endocrinologistas: o professor doutor Ayrton Custódio Moreira (Professor Titular da USP – Ribeirão Preto/SP), que abordará o tema: “A sense of time – glucocorticoid circardian clock: from the ontogeny to the diagnosis of Cushing’s Syndrome”; e o professor doutor Francisco José Albuquerque de Paula (Professor Associado da USP – Ribeirão Preto/SP), com o tema: “Osteoporose e Diabetes”. Serão apresentados também resumos dos estudos em desenvolvimento no Serviço.

O evento iniciará às 8h30, no auditório do 3º andar do Centro de Referência em Endocrinologia e Metabologia, situado na Rua das Hortas, 239, Centro.

Conheça a história da Residência:

O HU-UFMA iniciou 2002 a Residência Médica na especialidade de Endocrinologia, tendo em vista a grande demanda para essa área assistencial junto à população do estado. O responsável pela implantação e primeiro supervisor da Residência em Endocrinologia foi o médico endocrinologista, Manuel dos Santos Faria.

A Residência Médica, de acordo com a Lei 6.932 de 07/07/1981, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário