terça-feira, 17 de outubro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Fátima Araújo realiza ação social
na Câmara Municipal nesta quinta
Acontecerá nesta quinta-feira, (19), estará realizando uma ação social na Câmara Municipal de São Luís em parceria com o PROCON/MA e VIVA, numa iniciativa da vereadora Fátima Araújo (PCdoB). O evento terá início às 08h e se estenderá até às 17 hs., e será direcionada para os servidores do Legislativo Ludovicense e para as pessoas que frequentam aquela casa parlamentar.
A ação social irá disponibilizar para os interessados os serviços de emissão de documentação como Carteira de Identidade, CPF, certificado de antecedentes criminais entre outros, “como forma de proporcionarmos um atendimento facilitado às pessoas para que possam garantir o acesso a cidadania”, garante a parlamentar comunista.
Esse tipo de iniciativa tem sido realizada ultimamente pela vereadora do PCdoB em alguns bairros da capital maranhense, onde já receberam essa ação social comunidades como da Vila Conceição/João de Deus, João Paulo e Residencial Lago Azul.
Gestores mirins visitam
Câmara Municipal de São Luís
 
O prefeito e a vice-prefeita mirins visitaram, na segunda-feira, 16, a Câmara Municipal de São Luís. Thiago Cutrim, de 11 anos, e Kimberly Saori, de 12 anos, estudam na Unidade de Educação Básica Maria Rocha, na Areinha, e foram eleitos por meio de um projeto da Prefeitura, que tem objetivo de despertar a consciência política e social em crianças e adolescentes, além de incentivá-los a conhecerem os trabalhos do legislativo e executivo.
Os chefes mirins do Executivo Municipal de São Luís foram eleitos a partir da apresentação de projetos voltados para a sustentabilidade.
A preservação do meio ambiente e o fim da corrupção serão prioridades no mandato das crianças. “A compra de voto é começo da corrupção no país e nós temos que combater essa prática. Além disso, precisamos ensinar as pessoas tanto na comunidade escolar, como na sociedade em geral, a importância de cuidar da natureza”, declarou o prefeito Thiago.
Durante a sessão legislativa, o presidente Astro de Ogum (PR) sugeriu que o projeto idealizado pelos gestores fosse discutido em uma reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. Após essa reunião, o projeto será votado pelos vereadores e passará a ser lei após a sanção do prefeito Edivaldo Holanda Jr.
No fim da visita, o prefeito Thiago e a vice Kimberly conversaram com os jornalistas que cobrem o dia a dia na Câmara.
As crianças terão um ano para participar de atividades da agenda da Prefeitura e pôr em prática o plano de governo.
 
Josué Pinheiro solicita policiamento
permanente para o bairro do Vinhais
Apresentando a justificativa de que a comunidade do bairro do Vinhais encontra-se em pânico diante dos sucessivos assaltos a pedestres, arrombamento de imóveis e de veículos, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está solicitando que a Mesa Diretora da Câmara Municipal encaminhe ofício ao governador Flávio Dino, que determine ao órgão relacionado ao assunto a permanência de policiamento veicular para a localidade.
Afirma ele que “segundo os moradores do bairro, os marginais se aproveitam das ruas desertas e sem segurança para praticarem assaltos e roubos em qualquer horário”. Com essa situação, o parlamentar social democrata completa: “diante da insegurança instalada, a comunidade faz um apelo às autoridades da segurança pública para disponibilizar a permanência de policiamento veicular ostensivo, visando garantir a segurança da local”.
“A comunidade encontra-se temerosa pelos constantes assaltos às residências, aos veículos e aos arrastões, tendo crescido o registro de casos”, acentua Josué Pinheiro, e diz que “o temor aumenta para o pedestre quando sai de casa, ou quando desce do transporte público, principalmente nas proximidades da Praça do Letrado”.
Silvino Abreu cobra a recuperação
do asfalto de rua do Habitar Apaco 

O vereador Silvino Abreu (PRTB) protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura de São Luís - por meio daSecretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) – realize, em caráter de urgência, a recuperação asfáltica da Rua 7, Quadra 9, no Habitar Apaco, Conjunto Cidade Operária.
O pedido de Silvino Abreu será enviado, por meio de ofícios pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário da Semosp, Antônio Araújo. Ambos devem adotar as devidas providências para atender os moradores do Habitar Apaco, que cobram o benefício da Prefeitura.
Recentemente, Silvino Abreu visitou o Habitar Apaco – a pedido dos moradores do conjunto - e constatou que o pavimento asfáltico da via está totalmente deteriorado, impossibilitando o tráfego normal de veículos, causando prejuízos aos motoristas e incômodos aos moradores e visitantes.
No pleito ao prefeito e ao secretário, o vereador Silvino Abreu sugere que a recuperação total do pavimento asfáltico da rua do Conjunto Habitar Apaco, seja incluída no cronograma de obras públicas de recuperação das ruas da capital, que está sendo realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Estado.
Vereador pede reativação
de linha de ônibus 
 
Com o objetivo de garantir mobilidade para milhares de moradores de São Luís, o vereador Genival Alves (PRTB) protocolou um ofício junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal, solicitando que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), tome providência para reativar de forma imediata a linha Vila Luizão/João Paulo.
A linha possui 38 quilômetros e vai beneficiar usuários do bairros no entorno das avenidas: São Luís Rei de França, Holandeses, Casemiro Júnior, João Pessoa e Kennedy.
Segundo o parlamentar, a rota deve funcionar com cinco ônibus durante os dias úteis, quatro aos sábados e três aos domingos.
No ofício, Genival ainda sugere que os coletivos que forem fazer linha para região possam ser novos, com ar condicionado e disponibilizar o Bilhete Único, garantindo conforto e segurança para os usuários de transporte público.
Após tramitar na Casa Legislativa, o requerimento será enviado ao Executivo Municipal, que vai realizar estudos para reativar o serviço na Vila Luizão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário