sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Vereadores de primeiro mandato se destacam pelas audiências públicas propostas e que se identificam com os anseios coletivos

      
 Os vereadores Cézar Bombeiro (PSD) e Marcial Lima (PEN), estão no exercício do primeiro mandato na Câmara Municipal de São Luís e sabem perfeitamente aplicar os seus conhecimentos e experiências profissionais dentro do contexto do legislativo municipal e assim vão correspondendo a muitas das aspirações populares.
           Cézar Bombeiro, sindicalista e sempre envolvido em debates sobre direitos e luta por dignidade humana, pelos seus princípios e valores e participação comunitária, se tornou um semeador da formação de consciências criticas, levando incentivo para muitas associações de bairro lutar pelo protagonismo da história de cada uma delas.
Foi da sua iniciativa a audiência pública sobre Regularização Fundiária na cidade de São Luís. Atendeu aos pedidos de milhares de famílias que são posseiras das áreas em que construíram as suas casas, mas querem a titulação da propriedade. Cézar Bombeiro,  iniciou a luta pelos bairros da Liberdade, Camboa, Monte Castelo, Alemanha e Vila Palmeira e despois estendeu as suas reivindicações a outros bairros. A audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal reuniu muitas autoridades e encaminhamentos que estão sendo processados, embora enfrente algumas dificuldades de percursos daqueles que não fazem e se manifestam contra os interesses coletivos.
DEFESA INTRANSIGENTE
          Marcial Lima, como radialista e jornalista se destaca pela intransigente defesa de princípios e direitos constitucionais do povo sofrido de São Luís. Sabe perfeitamente cobrar e muito mais orientar a população, quanto a questão do exercício da própria cidadania, além de chamar à responsabilidade os gestores públicos. Quer esteja em um estúdio de Rádio ou TV, na Câmara Municipal ou em qualquer comunidade, a sua postura de luta é a mesma, sem temer a nada.
          Tem se constituído como um defensor radical, de milhares de pessoas que todos os dias buscam atendimento médico em postos de saúde e hospitais das redes municipal e estadual e que são desrespeitadas em seus direitos pelos seus gestores públicos. Diante da grande problemática e das denúncias cada vez mais crescentes de corrupção dentro das instituições dos Sistemas de Saúde Municipal e Estadual, o vereador Marcial Lima conseguiu realizar uma importante audiência pública no legislativo municipal.
           “Foi uma oportunidade impar para que os gestores públicos ouvissem  as cobranças de diversos segmentos sociais sobre direitos à saúde e manifestações de servidores temporários do Sistema Municipal de Saúde, quanto a salários e condições de trabalho, além da cobrança por medicamentos nos postos e hospitais da rede municipal. Pelos entendimentos e compromissos assumidos, a audiência pública sobre a Saúde Pública em São Luís ficou marcada no legislativo municipal”, finalizou ele.
Vereador Pavão Filho solicita reforma de
unidade educacional no bairro Rio Anil
 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento do vereador Pavão Filho (PDT) no qual solicita ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, providências no sentido de determinar a reforma completa da Unidade de Educação Básica (UEB) Mariana Pavãolocalizada no bairro Rio Anil.
 
Segundo a reivindicação, que será encaminhada ao poder Executivo municipal, o vereador solicita a implantação de salas climatizadas, em virtude da referida escola não dispor de infraestrutura adequada, para acomodar alunos, professores e colaboradores, o que dificulta de maneira significativa no aprendizado.
 
Conforme Pavão Filho, o espaço escolar é um ambiente formador de personalidades e de representações, sua estrutura física deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e desenvolverem seus pensamentos críticos.
 
Para o vereador, estudar em um ambiente agradável, contribui positivamente no processo de aprendizagem e ao mesmo tempo tornar-se estimulante. “Com uma estrutura física adequada e de qualidade, poderemos propiciar aos alunos, padrões de qualidade que lhes permite atender suas necessidades sociais, cognitivas e motoras”, observa Pavão.
Beto Castro  quer instituir campanha para
reduzir as mortes e ferimentos no trânsito   
O vereador Beto Castro (PROS) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal, instituindo a Campanha Maio Amarelo Pela Paz no Trânsito no Município de São Luís. Depois da aprovação do projeto, a Campanha será realizada, anualmente, no mês de maio. 
No momento, o projeto de lei está tramitando na Comissão de Justiça e Mobilidade Urbana do poder Legislativo Municipal, mas será levada à apreciação do plenário nos próximos dias. A expectativa é que a importante proposição seja aprovada por unanimidade.         
Para o vereador Beto Castro, a campanha tem como objetivo reduzir o número de mortos e feridos no trânsito de São Luís, através de uma reflexão sobre o comportamento dos pedestres, dos motociclistas, dos ciclistas, dos motoristas e dos passageiros.
Beto Castro esclarece que a Campanha surgiu da necessidade de alertar a todos sobre a falta de atenção no trânsito, buscando a maior segurança das vias públicas municipais. Castro pede apoio dos colegas vereadores para aprovar o projeto.
                              DADOS ALARMANTES
Depois de aprovada em plenário, a lei poderá ser sancionada pelo prefeito, no prazo de 60 dias. As despesas decorrentes da execução da importante lei decorrerão à conta das dotações orçamentárias próprias do Município, suplementadas se necessário.   
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, 78 pessoas morreram de acidentes de trânsito em São Luís, em 2016, o que representa um crescimento de 4% no número de acidentes em relação ao ano de 2015, quando 75 pessoas morreram.      
Segundo a SSP, em 2016, 42,3% das mortes no trânsito em São Luís foram causadas por atropelamentos, 38,46% por colisões, 14,1% por choque entre veículos. Outros 5,2% das vítimas morreram em capotamentos, queda de motocicletas e derrapagens. 
Edson Gaguinho requer recuperação asfáltica para ruas
Epitácio Cafeteira e São Sebastião, no bairro Janaína.
 
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Edson Gaguinho (PHS) solicitou a recuperação asfáltica das ruas Epitácio Cafeteira e São Sebastião, localizadas no bairro Janaína. O pedido foi encaminhado para a Prefeitura de São Luís e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Segundo os moradores da área, os buracos que tomam conta das ruas, estão prejudicando o tráfego de veículos, causando sérios prejuízos. O pedido feito pelo vereador foi encaminhado em regime de urgência e os moradores esperam agora a recuperação das ruas.
“É muito importante a recuperação dessas vias, pois os problemas comprometem o fluxo de veículos, dificultam os deslocamentos, fazendo com que os motoristas realizem manobras arriscadas, causando lentidão e ainda prejuízo com seus veículos. Acredito que a Prefeitura de São Luís irá resolver o problema”, finalizou Edson Gaguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário