quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Agricultoras da comunidade Arraial, em São Luís, recebem Biofertilizante Verdão

O sucesso do Biofertilizante Verdão, distribuído pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) nos Agropolos, está chamando a atenção dos agricultores por todo o estado. Esta semana, foi a vez das agricultoras da comunidade Arraial, em São Luís, conhecerem os benefícios do insumo, criado e patenteado pela secretaria e receberem sementes de hortifrutis.

O grupo de 25 agricultoras aprendeu sobre a composição e benefícios do Verdão e levaram cerca de 40 litros para aplicar nas hortas e plantações de fruteiras. Dona Maria Antônia Pereira é agricultora e já está ansiosa para testá-lo. “Estamos todas maravilhadas! Gostamos demais, pelos benefícios que vai trazer para nossa plantação. Estávamos ansiosas para receber”, disse.

Composto de adubos orgânicos, como esterco bovino e de frango, vegetais diversos, como bananeira e cana de açúcar, rapadura e aceleradores biológicos de compostagem, o Verdão deixa as frutas mais robustas, suculentas e atraentes e as hortaliças com verde mais vivo e surgiu da necessidade de uma solução de baixo custo e alta rentabilidade para recuperação de solos desgastados.

Além disso, com o uso contínuo do Verdão, é possível obter produtos agrícolas mais saudáveis, manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas e aumentar a resistência da planta contra a ocorrência de pragas.

Agricultores assistidos nos Agropolos da Ilha, Rio Balsas e Rio Tocantins já estão utilizando o biofertilizante e já receberam capacitações para iniciarem a própria produção. A Sagrima já distribuiu mais de 70 mil litros do insumo. “O Verdão tem sido um reforço importante para o aumento da produção e da produtividade dos agricultores dos Agropolos, além de ser ecologicamente interessante. Estamos trabalhando para aumentar o seu alcance, instalando usinas em algumas regiões e realizando oficinas sobre sua fabricação e uso nas feiras e eventos agropecuários do estado”, explica o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário