quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Sistema da Telessaúde do HU-UFMA será implantado no Mato Grosso

Programa possibilitará monitoramento em tempo real, favorecendo a gestão mais eficiente da tele-educação
Com o objetivo de trabalhar em parceria e de forma colaborativa com outros núcleos que integram o Programa Telessaúde Brasil Redes, o Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) recebeu a visita nesta terça-feira, 15, do coordenador de campo e do desenvolvedor do Núcleo de Telessaúde do Mato Grosso, com sede no Hospital Universitário Júlio Müller, Valdelírio Venites e Jorge Araújo Bezerra, respectivamente. Os visitantes conheceram o sistema de monitoramento de tele-educação, desenvolvido pelo Núcleo do Maranhão, para que seja utilizado e implantado no Mato Grosso.  Ambos os hospitais são vinculados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Para o coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA, Humberto Serra, essa parceria vem ratificar o trabalho sério e comprometido da equipe. “Saber que estamos ajudando outros centros do país só nos orgulha, esse trabalho foi construído com o conhecimento e expertise da equipe do Núcleo”. A parceria com o Mato Grosso vem desde o final do ano passado quando foi disponibilizado o sistema de monitoramento voltado para as atividades de teleconsultorias. Nesse segundo momento, a intenção é a melhoria da ferramenta de tele-educação, possibilitando o intercâmbio.  
O coordenador de campo do Núcleo de Telessaúde do Mato Grosso, Valdelírio Venites, destacou a importância do sistema para a melhoria dos processos. “Nós atendemos 141 municípios e hoje toda a exportação e monitoramento é feito de forma manual, precisamos garimpar a informação. Hoje, não conseguimos identificar o ponto, só identificamos o município. O HU-UFMA já está mais avançado e é isso que precisamos. A ideia é pegar o sistema e implementar em algumas ações”.
Venites ainda realçou dois pontos importantes que a ferramenta vai proporcionar ao Núcleo do Mato Grosso. “Uma é o registro de frequência e a outra é a certificação. A ferramenta vai dar essa agilidade, rapidez e melhorarias. Levando esse sistema, ganhamos em economia de escala e escopo porque não perderemos muito tempo em ter que desenvolver um novo programa”.           
O desenvolvedor do Núcleo de Telessaúde do Mato Grosso, Jorge Bezerra, disse que o sistema possibilitará um avanço muito grande no processo. “Hoje, possuímos um método quase 100% manual e ainda tem informação que não conseguimos captar.  O sistema que vão nos ceder engloba tudo o que precisamos para melhorar, manter o controle e conseguir novas captações”.
Saiba mais
O Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA foi implantado em 2007 e é financiado pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O serviço conta com uma infraestrutura moderna, o que possibilita alcançar via web os lugares mais longínquos. Dispõe de auditório, sala de reunião, cinco equipamentos para videoconferência e cinco salas virtuais – Webconf. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário