quarta-feira, 30 de agosto de 2017

HU-UFMA realiza primeira cirurgia de frenotomia

Procedimento consiste em cortar e remover o freio lingual
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) deu, neste mês de agosto, mais um passo importante para o cumprimento total do protocolo de identificação precoce da anquiloglossia (anomalia rara que apresenta o freio lingual curto ou inserido muito próximo à ponta da língua, mais conhecido como língua presa ou curta). Trata-se da primeira cirurgia de frenotomia (procedimento que consiste em cortar e remover o freio) em bebê triado por meio do teste da linguinha realizado no HU-UFMA. O procedimento aconteceu na quinta,17, no Alojamento Conjunto, setor da Unidade Materno Infantil e foi realizado pelo Serviço de Odontologia. A prevalência deste tipo de deformidade é de cerca de 4% a 11% entre os recém-nascidos.
Segundo o coordenador do Banco de Leite Humano do HU-UFMA, o fonoaudiólogo Christyann Lima, o frênulo lingual é uma prega membrana mucosa abaixo da língua. Ela ajuda a estabilizar a base da língua e normalmente não interfere na movimentação, mas causa uma adesão da língua ao assoalho bucal podendo resultar na restrição dos seus movimentos. Entre as principais consequências dessa condição pode-se destacar dificuldades na amamentação e dor ao amamentar. Em crianças e adultos, a língua presa tem sido atribuída como a causa de problemas na fala, nos dentes, além de prejudicar a higiene oral. 
No HU-UFMA, o Teste da Linguinha é realizado pelo Serviço de Fonoaudiologia de maneira universal nos bebês que estão no Alojamento Conjunto da Unidade Materno Infantil e, em caso de dificuldades, esses bebês são monitorados por fonoaudiólogos nos ambulatórios especializados do Hospital, no Banco de Leite Humano e Follow Up, que também realizam o teste.  
Saiba mais:
Intervenção - A frenotomia, conforme preconizada pelo Ministério da Saúde, deve ser realizada em casos severos de anquiloglossia, antes mesmo do bebê sair da maternidade. É um procedimento rápido e de fácil realização. O bebê pode se alimentar diretamente no seio materno após o procedimento. O procedimento reduz diretamente a dor na pega do seio que é muito referida pelas mães. 
O que é o teste da linguinha?
É um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário