segunda-feira, 31 de julho de 2017

Feirinha São Luís promovida pela Prefeitura reúne milhares de pessoas em sua 8ª edição


Feirinha São Luís promovida pela Prefeitura reúne cerca de 10 mil pessoas em sua 8ª edição
A estimativa da Polícia Militar do Maranhão é que cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite neste domingo (30) durante a Feirinha São Luís. O projeto, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), agrada aos turistas e moradores da capital e continuará durante todo o mês de agosto, com proposta para ser permanente. Realizada todos os domingos, das 7h às 15h, desde o mês de junho, mais de 40 grupos culturais e artísticos já se apresentaram no palco montado na praça.
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, atribui o sucesso do projeto à variedade de opções. "A proposta de reocupar o Centro Histórico aos domingos, conforme orientação do prefeito Edivaldo, é de grande responsabilidade, reunimos o melhor que tem em nossa terra, como nossas brincadeiras folclóricas, o artesanato, artes plásticas, a culinária peculiar, que agrega sabores do norte e nordeste, a produção agrícola, além da literatura, para valorizar os escritores e poetas da 'Atenas brasileira'. Tudo isso agregou valor ao projeto, que já foi abraçado pela população, atraindo turistas e gerando renda", frizou Ivaldo Rodrigues.
O casal mineiro, Alison Carneiro e Juliana Lima teceram só elogios ao projeto. "Viemos a São Luís pela primeira vez e achamos muito importante unir tanta coisa boa junta, como a parte agrícola, cultura, culinária típica, que para turistas como nós, queremos conhecer de perto a cultura das outras regiões, e a feirinha veio para somar com a viagem. Com certeza pretendemos voltar a São Luís mais vezes, e vamos indicar para os amigos virem também à feirinha", disse a médica Juliana.
PROGRAMAÇÃO
Na edição deste domingo o show do cantor Mano Borges fez o público vibrar ao som de canções típicas maranhenses e nordestinas. Quem também contagiou os fregueses da feirinha foi o Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues, Fernanda Garcia com show voz e violão, trazendo em seu repertório muita música popular brasileira, e Forró Cabuzé com pé de serra.
Nas barracas, diversas opções de artesanato, agricultura local e culinária. Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos e subprodutos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesãos e 11 para gastronomia.
A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.
CAMINHOS DA MEMÓRIA
Uma das novidades na programação de domingo foi o início do projeto Caminhos da Memória, da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) que ofereceu aos visitantes da Feirinha São Luís palestras e um passeio pelo Centro Histórico. O projeto tem foco em educação patrimonial por meio de ações voltadas à sensibilização da comunidade de São Luís para a valorização do patrimônio cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário