segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Assembleia de Deus em São Luís comemora 95 anos

 Presidente da Assembleia de Deus Pr. José Guimarães Coutinho no culto em ações de graças
Com o tema “Sob o Impacto do Poder, rumo ao centenário unidos por uma grande obra” a IADESL festeja 95 anos de vitórias com vasta programação, iniciada dia 09 de janeiro, com culto e eleição da mesa diretora conduzida pelo pastor presidente da IADESL, José Guimarães Coutinho. Entre os dias 11 e 15, as festividades continuaram nas congregações com culto em ações de graças.
“Foi um bom trabalho Deus foi glorificado, transcorreu em clima cristão democrático. As missões devem continuar e ser intensificadas para que o maior número de pessoas sejam alcançados”, disse o presidente da IADESL, Pr. José Guimarães Coutinho.   
O trabalho pentecostal da Assembleia de Deus teve início em terras maranhenses, em 1921, quando a Igreja-mãe em Belém do Pará enviou o pastor Clímaco Bueno Aza à capital São Luís para desenvolver serviços de evangelização. Levando a mensagem de que Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e que em breve voltará, Bueno Aza encontrou na distribuição gratuita de folhetos e na colportagem de Bíblias e livros evangélicos, uma forma de cumprir sua missão naquele lugar, colhendo os primeiros frutos ao bater à porta de Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato: o casal abriu o entendimento para a compreensão do Evangelho, sendo os primeiros conversos à fé pentecostal, bem como a sua própria residência, onde passaram a realizar cultos, reuniões de oração e estudos da Palavra de Deus.
Marco - Em 15 de janeiro de 1922, oficializaram ali, na Rua 7 de Setembro, nº 149 - Centro, a base da Igreja Assembleia de Deus em São Luís (IADESL). Nesta data foi realizado o primeiro batismo em águas dos novos convertidos e celebração da Santa Ceia do Senhor. Os primeiros crentes a receberem o batismo com o Espírito Santo foram Propécio Lobato, Isabel Florestal e Maria Oliveira.
Desde a sua fundação, a IADESL foi presidida por Clímaco Bueno Aza, em 1922; Manoel da Penha, 1922-1927; Nels Julius Nelson 1927, 1939; Manoel César 1927-1932; Luís Higino de Souza, 1932-1935; Januário Norberto Soares 1935-1937; José Bezerra Cavalcante 1937-1939; Deocleciano Cabralzinho de Assis 1939-1941; Francisco Pereira do Nascimento, 1941, 1944; José Leonardo da Silva 1942-1943; José Ramos, 1944-1947; José Pinto de Meneses, 1948-1952; Francisco Moisés Garcia, 1953; Alcebíades Pereira de Vasconcelos, 1953-1956; José Teixeira Rêgo pastor que assumiu interinamente no ano de 1953; Estevam Ângelo de Sousa 1953-1996 – considerado um notável líder, pastoreou dinamicamente até 14 de fevereiro de 1996, quando o Senhor o chamou para o descanso eterno. E há 15 anos, a igreja vem sendo presidida pelo pastor José Guimarães Coutinho.
A Igreja-mãe enviou para o Maranhão não só o primeiro missionário, mas também os primeiros pastores e os manteve até 1947, quando a partir de então a igreja em São Luís passou a ter administração própria. Aos poucos foi se desenvolvendo, tanto na capital quanto no interior do estado e, mesmo com recursos escassos, seus membros distribuíam consideravelmente ajuda aos mais necessitados, visitando leprosários, residências, ruas, praças, etc. Muitas vezes, juntavam suas próprias contribuições para pagar transporte para os novos decididos, a fim de poderem congregar-se regularmente. Assim, o Senhor foi concedendo vitória ao seu povo, como tem feito até aqui.
 “Sou agradecido a Deus por coordenar as festividades dos 95 anos e por ser o 2º  vice-presidente da igreja, todos somos IADESL um só corpo” falou  pastor Joel Cruz da coordenação das festividades.
Para o Pr. Levi Câmara “É uma prazer continuar sendo vice presidente da IADESL vamos continuar trabalhando pra edificação do Reino de DEUS”.
Coordenando a Secretaria de Missões e Evangelismo Mundial da Assembleia de Deus em São Luís (SEMADESL) destacou, “estamos em 14 nações, levando a essência do amor de Cristo nos cincos continentes, e um privilegio continuar desenvolvendo este trabalho, tendo em vista que a obra missionária  é a tarefa primordial, fazer parte desta equipe que empreende que labora o fazer missionário é uma grande alegria e responsabilidade. Os 95 anos da IADESL, passa pelo momento da graças e benção de Deus, louvo a Deus, parabenizo os Assembleianos de todo o estado, a graça de Deus vai continuar marcando a nossa historia, Deus constituiu esta igreja para abençoar pessoas e vida neste estado e a partir dela”.  
Frutos - Em toda a Ilha de São Luís, que tem mais de um milhão de habitantes, a Assembleia de Deus possui mais de 50 mil fiéis  dividido em mais de 600 congregações e locais de culto, divididos em 102 áreas, coordenados por pastores, evangelistas e missionários.    
Assim, rumo aos cem anos, a Assembleia de Deus está presente nos 217 municípios do Maranhão, com mais de 5.100 templos, 800 pastores e evangelistas.
É notório que a Assembleia de Deus – hoje considerada a maior congregação evangélica pentecostal no Brasil, reunindo mais de 8 milhões de fiéis – além de pregar o Evangelho, promove trabalhos de assistência social em todo o país. É assim também em São Luís e em todo o Maranhão. São inúmeras as ações sociais desenvolvidas: atendimentos médicos; oferta de cursos profissionalizantes, cursos de alfabetização para jovens e adultos, cursos de música nas próprias congregações; distribuição de cestas básicas e construção de casas para famílias em situação de carência. Deste modo, paralelo ao evangelismo debaixo de pontes, nas ruas, hospitais, escolas, presídios etc., a igreja demonstra seu compromisso com o Evangelho de Cristo e manifesta a essência do amor cristão para com o próximo, atuando no sentido da inclusão social. 
Que o diga dona Elvira Gomes, 90 anos, membro da Assembleia de Deus em São Luís há 80 anos e há mais de 45 participando do vocal Círculo de Oração da Assembleia de Deus no bairro Ivar Saldanha – um dos grupos de senhoras mais antigos da igreja em São Luís. “Vejo a igreja contribuindo para o desenvolvimento da cidade, e espero que continue crescendo e formando pessoas que possam contribuir cada vez mais”.
Rumo ao Centenário da Assembleia de Deus em São Luís, a igreja prossegue com a obra. Dentre os vários empreendimentos da IADESL, que trabalha para resgatar vidas para a sociedade e, sobretudo para Jesus, está o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos e um grande Templo central que comporte 20 mil pessoas. Ambas as construções são um consenso no colegiado de pastores da igreja.
Que Deus em tudo seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário