sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Câmara de São Luís homenageia veteranos da Segunda Guerra Mundial

 Autor da proposta, Ivaldo Rodrigues lembrou que os veteranos brasileiros romperam barreiras teoricamente imperscrutáveis e contribuíram para o fim do perigo que ameaçava a humanidade
A Câmara Municipal de São Luís homenageou, nessa quarta-feira (19), os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em cerimônia realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que destacou a atuação dos “valentes soldados da FEB na Segunda Guerra Mundial, na Itália, contra o Nazismo e o Fascismo, há 72 anos precisamente, colocando suas vidas à disposição da Nação”.
Conforme o vereador, os veteranos brasileiros romperam barreiras teoricamente impenetráveis e contribuíram para o fim daquele perigo que ameaçava a humanidade.
“Esses brasileiros romperam barreiras teoricamente imperscrutáveis e nos enchem de orgulho, servindo de exemplo para várias gerações, por sua bravura e patriotismo, contribuindo “para o fim daquele perigo que ameaçava a humanidade. Temos que batalhar o tempo todo para que exista paz entre os homens e os países”, declarou, reforçando que, naquela época, a Força Expedicionária Brasileira conquistou 20 vitórias.
HISTÓRIA VIVA
Presidente da Associação Regional da Federação Expedicionária Brasileira, o veterano Anselmo Alves, de 94 anos, declarou se sentir honrado por participar desse momento histórico, que para ele significa reviver uma nova etapa de sua vida.
Dezoito ex-combatentes da II Guerra Mundial foram homenageados pela Câmara Municipal de São Luís
“Estou me sentindo honrado por participar desse momento histórico, que para mim significa viver uma nova etapa de minha vida. A homenagem é um resgate da história e da memória da participação da Força na Segunda Guerra Mundial. Foi um conflito sangrento, com mais de 50 milhões de vítimas, do qual a nossa Nação teve a honra de participar, no sentido de libertar os povos”, assinalou o ex-combatente, afirmando, inclusive, que o Brasil foi o único país sulamericano a enviar tropas à Itália e os homens que receberam essa homenagem são exemplos de história viva.
Durante a sessão solene, 18 ex-combatentes receberam as homenagens. Um deles foi o senhor Luís Alves, que já participou de todos os encontros nacionais que reuniram heróis da segunda guerra.
“Isso é muito importante para nós e paro Brasil. O Brasil sabe que tem uma raça muito boa, homens de verdade, de coragem, que sabem lutar, sabem vencer e eu tenho orgulho de ser um deles”, ressaltou.
OS HOMENAGEADOS
A solenidade contou com a participação de autoridades e familiares dos homenageados. Na ocasião, Ivaldo Rodrigues entregou aos ex-combatentes a maior honraria do Legislativo municipal de São Luís: a Medalha Simão Estácio da Silveira, além do Título de Cidadão de São Luís, em reconhecimento aos veteranos que participaram da cerimonia.
Fora alvos das homenagens os seguintes ex-combatentes: veterano Anselmo Alves, veterano Gilberto Teixeira de Araújo, veterano Benedito Bernardo do Nascimento, veterano Simão Pereira, veterano Israel Rosenthal, veterano Oudinot Wiladino, veterano Lot Eugenio Coser, veterano Nestor Alves dos Santos, veterano Luís Alves de Sousa, veterano Rigoberto Souza e veterano José Bernardino Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário