segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Maranhão completa 15 anos sem nenhuma ocorrência de febre aftosa

Foto 2_Divulgação_Aged_29082016 - Maranhão completa 15 anos sem nenhuma ocorrência de febre aftosaA Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) comemora, nesta segunda-feira (29), 15 anos sem ocorrência de casos de febre aftosa no estado. O último caso, considerado como foco zero pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi registrado em 29 de agosto de 2001, no município Governador Eugênio Barros.
Segundo a diretora de Defesa e Inspeção Animal da Aged/MA, Viviane Correa, em 2001, após um estudo minucioso do perfil do estado, foi criada a estrutura do Serviço de Defesa Agropecuária que, no ano seguinte, culminaria com a criação da Agência. A meta inicial do serviço era o cadastramento dos proprietários, das propriedades rurais, dos efetivos dos rebanhos e do sistema agroprodutivo local a fim de viabilizar as primeiras auditorias orientativas do Mapa.
Foi por meio desses avanços que o foco zero de febre aftosa no estado foi registrado. “Antes desse caso, o Maranhão não tinha uma estrutura de defesa agropecuária organizada; por isso, o risco do estado para a doença era não conhecido. Quando tivemos que atender esse foco, o estado estava começando a avançar, assim, a ocorrência ficou conhecida oficialmente como foco zero”, explica o coordenador de defesa animal, Aymoré Fernandes Filho.
O foco zero serviria como um parâmetro para avaliar a evolução do Maranhão no controle da doença, caso novas ocorrências fossem notificadas. Desde então, além de não haver registros de novos casos, o estado avançou nas conquistas do status sanitário para febre aftosa, saindo da classificação de “Risco não conhecido” para “Alto risco”, em 19 de setembro de 2002; de “Alto risco” para “Risco médio”, em 28 de dezembro de 2004; e, finalmente, alcançando o “Risco Baixo”, em 02 de setembro de 2013. Desde maio de 2014, o Maranhão tem o reconhecimento internacional concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa com vacinação.
“Nesses 15 anos, conseguimos formar uma equipe, criar uma carreira especial para o setor agropecuário e, daqui pra frente, nós buscaremos manter esse status sanitário, o que não é tarefa fácil e exige uma vigilância constante. Estamos também pensando no futuro: queremos o status de livre de febre aftosa sem vacinação, como o estado de Santa Catarina”, defende o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Comemoração
Para marcar a data, as 18 Unidades Regionais da Aged mobilizarão crianças e produtores em eventos e palestras sobre “O Controle da Febre Aftosa no Maranhão”, de 29 de agosto a 02 de setembro. Também está previsto para a metade de setembro, em São Luís, o lançamento oficial do selo postal comemorativo dos 15 anos sem aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário