quarta-feira, 29 de junho de 2016

Governo implanta novo agropolo na Agrobalsas 2016

Instalação do agropolo do Rio Balsas foi discutida em reunião com diversas instituições parcerias e representantes da classe produtora. Foto: Divulgação
 
Após a experiência bem-sucedida do agropolo da ilha, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), iniciou a implantação do agropolo do Rio Balsas, durante a 14ª edição do Agrobalsas.
Em reunião com representantes de instituições financeiras, secretarias municipais, instituições de ensino, representantes dos produtores, do Sebrae e das agências estaduais de Defesa Agropecuária (Aged) e Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), foram discutidas as demandas do setor e as cadeias produtivas que serão priorizadas no agropolo.
Os agropolos são espaços geográficos, nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados trabalham sistematicamente, com o objetivo de aumentar a produtividade para atender aos consumidores, a partir da produção, agroindustrialização e comercialização.
O trabalho, voltado para as 10 cadeias produtivas definidas como prioritárias pelo programa “Mais Produção”, será realizado de acordo com a vocação de cada agropolo, em propriedades selecionadas como Unidades de Referência de Produção (URPs).
As cadeias de leite e derivados e aquicultura foram definidas como as prioridades do polo, o que, de acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, soma à produção de grãos já forte na região. “Precisamos fomentar outros negócios, transformando a proteína vegetal do grão em proteína animal, na forma de ração para bovinos e peixes, agregando valor aos nossos produtos e gerando mais emprego e renda”, disse.
Um comitê gestor com representantes de 16 instituições já foi formado a partir dessa discussão e o agropolo já começará a receber assistência técnica nas duas cadeias definidas no segundo semestre deste ano, por meio do convênio com o Senar assinado no início do mês. Um escritório do projeto será instalado em Balsas e já estão previstas melhorias no laticínio da região e na fábrica de processamento de pescado.
Para Jaquesfrank Martins Coelho, vice-presidente da Cooperativa Mista Agro Leiteira de Balsas (COMALBA), o Agropolo do Rio Balsas vai proporcionar uma união de esforços para atender a demandas antigas dos produtores. “A expectativa é grande, porque o projeto de agropolo na região, pelo que percebemos, vem facilitar e mostrar melhor as necessidades dos produtores para podermos trabalhar mais próximos do governo. Na cadeia do leite, será muito bom porque temos um laticínio que precisa ser adequado para receber o selo de inspeção estadual e temos uma dificuldade muito grande com a assistência técnica às propriedades e vimos que o estado já está comprometido com essas necessidades”, ressaltou.
Agropolo da ilha
Com o auxílio do Governo do Estado, por meio do programa Agropolos, desenvolvido pela Sagrima, agricultores da Ilha de São Luís vêm aumentando sua produção e seus produtos, conquistando espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados da região metropolitana.
Itens como cheiro verde, alface, vinagreira, couve, acerola, carambola, pimenta, macaxeira, quiabo e maxixe produzidos nas 40 Unidades de Referência de Produção (URPs) do Agropolo da Ilha abastecem três redes de supermercados, além das feiras da capital.
Em breve, o número de URPs será praticamente dobrado, chegando a 75 propriedades atendidas, recebendo assistência técnica, insumos e oportunidades de comercialização e inserção no mercado formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário