quarta-feira, 29 de junho de 2016

24º Congresso Brasileiro de Fruticultura é lançado em São Luís

Com o tema “Fruteiras nativas e sustentabilidade”, o congresso será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Foto: Divulgação
 
Pesquisadores, representantes de instituições governamentais, de ensino e da sociedade civil prestigiaram o lançamento da 24ª edição do Congresso Brasileiro de Fruticultura, na última segunda-feira (27), no auditório Neiva Moreira, da Assembleia Legislativa do Maranhão. Trata-se do maior e mais tradicional evento técnico-científico do segmento de fruticultura no Brasil.
Na solenidade, foram apresentadas as diretrizes do congresso, que será realizado em São Luís, entre os dias 16 e 21 de outubro, além dos avanços que o evento trará para o setor agropecuário do Maranhão. De acordo com o professor Almy Cordeiro de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, a escolhida do Maranhão não foi por acaso. “São Luís foi escolhida a partir de uma proposta feita pela Uema e também pelo potencial do estado para a fruticultura. A despeito do Maranhão importar quase todas as frutas consumidas aqui, ele tem um potencial gigantesco para ser um grande exportador de frutas não só para outros estados como para outros países, inclusive por sua posição privilegiada”, explicou o professor, referindo-se ao Porto do Itaqui.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Fruticultura, em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Agricultura Familiar (SAF), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste.
“Nós de pronto atendemos a esse convite e nos integramos à organização do evento porque entendemos que essa é uma oportunidade decisiva para fruticultura do Maranhão, uma vez que existe o apoio do Governo do Estado e nós, como um órgão que trabalha inovação, tecnologia e mercado, não poderíamos ficar de fora”, ressaltou o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins.
Com o tema “Fruteiras nativas e sustentabilidade”, o congresso será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. São esperados 1.200 participantes de vários estados, entre pesquisadores, produtores, empresários e representantes de empresas públicas e privadas ligados ao setor, que movimentarão a comunidade acadêmica, a economia e o turismo do estado.
Com o tema “Fruteiras nativas e sustentabilidade”, o congresso será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Foto: Divulgação
 
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), a vinda do congresso pela primeira vez ao estado pode fazer a diferença para produtores e para a fruticultura maranhense. “É muito importante para o Maranhão sediar esse congresso. Vamos receber estudantes, cientistas, que virão conhecer nossa produção e nosso turismo e, principalmente, fomentar esse grande potencial que nosso estado possui, trazendo o que há de mais novo e avançado no Brasil e no mundo para que possamos não só discutir a fruticultura no país, mas dar um grande impulso na fruticultura e fazer o Maranhão crescer”, disse.
Para submissão de trabalhos e mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.fruticultura2016.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário