sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Congresso Nacional da UNEGRO será realizado na cidade universitária, em junho

Foto Congresso Nacional da UNEGRO será realizado na cidade universitária, em junho
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão sediará, de 09 a 11 de junho, o 5º Congresso Nacional da UNEGRO – União de Negros Pela Igualdade. O anúncio foi feito hoje pela reitora Nair Portela ao receber o presidente nacional da UNEGRO, Edson França, e o secretário de Igualdade Racial do Estado, Gérson Pinheiro.
Ao firmar o compromisso de apoiar a realização do evento, a reitora colocou à disposição espaços como o Centro de Convenções e o Centro Pedagógico Paulo Freire, que vão abrigar a programação científica e cultural do Congresso. “É muito importante para a universidade essa interface com organizações da sociedade civil e com o governo do Estado. Toda a comunidade universitária sai ganhando com esse tipo de parceria”, enfatizou.
Segundo Gérson Pinheiro, o Congresso é uma grande oportunidade para a discussão de questões voltadas para a igualdade racial. “Queremos trazer a militância do movimento negro nacional e algumas representações internacionais para, junto com o movimento negro do Maranhão, discutir a história, o momento atual e projeções para ações futuras voltadas para a igualdade racial e que promovam a inclusão do povo negro do Maranhão”, afirmou.
Para Edson França, a expectativa é a melhor possível. “Encontramos a universidade totalmente aberta a receber a sociedade, esse clamor dos movimentos sociais. Uma discussão que é importante para o Brasil”. França disse ainda ter ficado muito feliz ao saber que a UFMA oferece o primeiro curso superior de licenciatura em estudos africanos e afro brasileiros. “Para nós é um resgate extremamente importante, faz justiça a um saber civilizatório pouco explorado no Brasil”, testemunhou.
Da reunião participaram também o presidente das UNEGRO/MA, Antonio Soares Moreira e o secretário financeiro da entidade, José Nilton de Sousa.
Saiba Mais
A UNEGRO é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador / Ba, em pleno processo de redemocratização do país, e tem por objetivo precípuo o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Os seus 25 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira. Hoje a UNEGRO está organizada em 24 Estados da Federação, conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.

Desde a sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo, o Dia Nacional da Consciência Negra, entre outros.
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: ASCOM, com informações do site da UNEGRO
Última alteração em: 28/01/2016 18:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário