segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Governo promove 118 oficiais da Polícia Militar

Foto 2 - Promoção oficiaisForam promovidos, nesta segunda-feira (31), 118 oficiais da Polícia Militar do Maranhão, em solenidade realizada, no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís. O vice-governador, Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, prestigiou a solenidade que reuniu diversas autoridades, familiares e amigos dos promovidos. As promoções fazem parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado para a valorização dos servidores públicos estaduais que compõem o Sistema de Segurança Pública.
O vice-governador, representando o governador Flávio Dino, destacou a sensibilidade do Governo do Estado, que por meio de Medida Provisória estabeleceu o acréscimo de cargos de policiais militares. “É o que tem tornado reais as promoções históricas realizadas ano longo deste ano. Flávio Dino tem investido na valorização, na modernização e no aumento do contingente policial para que contemple tanto as necessidades destes profissionais quanto as necessidades da população maranhense”, declarou Carlos Brandão.
O vice-governador também citou outras iniciativas já realizadas pelo governo Flávio Dino em prol da segurança pública e dos policiais militares, como a convocação de aprovados no concurso público, que estão em formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), concluindo o curso de soldados; recomposição salarial dos quadros – de 23,8% a 88%, acumulada até 2018 -, e além disso a ampliação da assistência médica e social aos servidores da Polícia Militar.
“Estas são provas concretas de que o Governo do Estado está empenhado não só em melhorar o fluxo de promoções dos profissionais militares, mas de investir em novos quadros, com a formação adequada. Quem ganha com isso é a nossa população”, complementou Carlos Brandão.
Do total de promoções, foram promovidos três oficiais a coronel, posto mais alto da corporação; a tenente-coronel (17), a Major (33), a Capitão (29), a 1º Tenente (12) e a 2º Tenente (23). Além desta ação, o governo tem desenvolvido ações que resultarão na modernização das forças policiais que integram o Sistema de Segurança Pública, como compra de novos equipamentos e melhorias na estrutura física dos órgãos.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela destacou que as promoções representam o crescimento da instituição. “A ascensão funcional representa o avanço na carreira. Cada promoção não é um avanço individual e sim um avanço coletivo, no qual o que importa, de fato, é o engrandecimento da Polícia Militar, sendo assim, algo de alta relevância para o Estado. A partir de agora a instituição fica mais fortalecida, o que vai otimizar a prestação dos serviços de Segurança Pública”.
Vice-governador Carlos Brandão cumprimenta oficial promovidoVice-governador Carlos Brandão cumprimenta oficial promovido
“A experiência nos mostra que o bom policial é aquele que está sempre buscando conhecimento para bem desempenhar sua profissão. Que vive o dia-a-dia da instituição e que é policial 24 horas por dia. O trabalho no policiamento é orientando a comunidade, é dando o exemplo, é servindo de referência àqueles que lhe conhecem e estão ao seu redor. O bom policial é muito útil a sociedade e a promoção é exatamente o reconhecimento desse trabalho e assim cada promoção traz consigo o crescimento da instituição”, parabenizou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves.
Além destas promoções, o governador Flávio Dino realizou, em junho deste ano, a maior promoção da história da PMMA, na qual foram promovidos 1414 praças da corporação, pondo fim a uma espera de mais de 24 anos, proporcionando aos praças alcançar mais uma graduação na carreira militar.
Reconhecimento
Um dos promovidos ao posto de coronel, Marco Antônio Terra Schutz, lembrou da importância da promoção. “É um momento para agradecer a todos os policiais que contribuíram para a minha promoção. A responsabilidade aumenta e vamos nos dedicar cada vez mais para fortalecer a Polícia Militar e proteger as famílias maranhenses”, afirmou.
Estiveram presente ainda, o subcomandante geral da PMMA, coronel Raimundo Sá; os coronéis Pedro Ribeiro, Antônio Aquino, Frederico Pereira, comandantes do Comando de Policiamento de Área Metropolitano I e II e do Comando de Policiamento Especializado; além de outras autoridades.

Prefeitura e governo do Estado promovem acesso de jovens à música erudita

Prefeitura e governo do Estado promovem acesso de jovens à música erudita
Aproximar os jovens da rede pública de ensino do universo da música erudita e do canto. A proposta é do Projeto Via Musical, de iniciativa do governo do Maranhão e em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na comunidade da Vila Maranhão, cerca de 500 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa assistiram a um concerto didático. A atividade foi realizada na igreja São Joaquim do Bacanga, em frente à escola.
Desde o início do projeto, em abril, cerca de 2 mil jovens já foram beneficiados pelo projeto. A apresentação nas comunidades é precedida de uma visita ao teatro. Durante a apresentação, os músicos apresentam os instrumentos musicais, os diversos gêneros e os compositores – uma estratégia para transformar o concerto em momento de aprendizado e fazer da música erudita um tema interessante para os jovens. Na programação, uma apresentação da cantora lírica Rose Nogueira; o Duo Minas Mar de piano e trompa, formado pela pianista Andréa Rodrigues e o trompista Jânio Morae; e o Duo de violão e flauta, formado pelo violonista Tiago Fernandes e o flautista Tiago Garcez.
O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que a contribuição do projeto para a formação cultural e cidadã dos jovens. "Agradeço a parceria com as secretarias estaduais de Cultura e de Educação, que possibilitaram este momento para os nossos jovens. É um momento gerador de entusiasmo. O primeiro contato com um instrumento é um estímulo para a curiosidade. Desejamos que essa curiosidade se converta em vontade de pesquisar e aprender cada vez mais", disse o secretário de Educação.
O secretário estadual de Cultura, Felipe Camarão, esteve presente ao evento e também frisou os benefícios para os jovens. "Por meio deste projeto, buscamos atuar para possibilitar o primeiro contato dos adolescentes com a música, despertando o interesse e o gosto pelo estudo musical", afirmou o secretário.
MÚSICA
O estudo da música não é completamente desconhecido dos alunos da U.E.B. Gomes de Sousa. Os estudantes do 6º ao 9º ano da escola participam de uma orquestra estudantil. Os ensaios acontecem durante a aula de Educação Musical e no contraturno das atividades de sala de aula. "Os adolescentes estudam os diversos tipos de instrumentos, o desenvolvimento da música e o contexto histórico. O projeto Via Musical vai complementar esse trabalho que já desenvolvemos", explicou Daniel Ferreira, professor de música dos estudantes.
Curiosos e interessados durante o concerto, o público de estudantes apreciou a interpretação dos músicos. José Guilherme de Moura Gomes, 13 anos, contou que era a primeira vez que via muitos daqueles instrumentos. "Gosto muito de música e estou conhecendo vários instrumentos. Me identifico mais com os de sopro, acho bem legal, contou o estudante entusiasmado.
A gestora da U.E. B Gomes de Sousa, Maria Inês Barros de Macedo, destaca que a oportunidade descobriu vários talentos dentro da escola. "A música é fantástica e os meninos adoram. Estão conhecendo o mundo da música de concerto e a sua história e muitos estão descobrindo suas próprias aptidões para a música", disse a gestora.

Prefeitura e Governo assinam Termo de Cooperação para realização dos Jogos Municipais Ludovicenses

Prefeitura e Governo assinam Termo de Cooperação para realização dos Jogos Municipais Ludovicenses
Um marco na história do esporte maranhense foi concretizado na tarde desta quinta-feira (27) na sede da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel). Um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado foi assinado e o município de São Luís irá realizar os Jogos Municipais Ludovicenses, que servirão como etapa classificatória dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
"Esse é um grande avanço na história do Esporte dentro da nossa capital. São Luís será mais uma vez a capital do esporte. Espero que possamos com essa parceria conseguir mobilizar nossas escolas para que venham a participar e acabar transformando este evento, além da competição, em uma forma de integração entre os alunos. Essa era a parceria que estava faltando em prol do esporte. Estamos diante de um governo do Estado extremamente compromissado e, a partir de hoje, temos então uma missão: fazer São Luís mais presente na realização dos JEMs", destacou o secretário Municipal de Desporto e Lazer, Júlio França.
Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a parceria entre o governo e a prefeitura contribui para construção da agenda do esporte. "Essa parceria é o começo de um novo caminho em que governo e prefeitura trabalham juntos para construir a agenda do esporte no Maranhão. Estamos trabalhando um novo formato para os JEMs, com reestruturação do evento em quantidade e qualidade. O governo do Estado já alcançou importantes conquistas nos JEMs 2015, como o crescimento na adesão dos municípios, a realização de projetos de lazer para os atletas e garantia de estrutura completa de alimentação. Essa parceria com a prefeitura é mais um avanço e tornará os jogos mais equilibrados", completou o secretário Márcio Jardim, durante a cerimônia de assinatura do termo.
Em 43 edições dos Jogos Escolares Maranhenses, o governo do Estado foi responsável pela organização da etapa metropolitana, envolvendo os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, e os vencedores dessa etapa garantiam vaga na etapa estadual dos jogos escolares. Com a assinatura do termo, os municípios da região metropolitana de São Luís organizarão seus próprios jogos municipais, classificando as escolas vencedoras para a etapa regional dos JEMs.
Além de São Luís, o município de São José de Ribamar também já confirmou a realização dessa etapa para o próximo ano. A ideia é que Paço do Lumiar e Raposa também realizem seus próprios jogos da etapa classificatória.
Estiveram presentes também na cerimônia a secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, o secretário adjunto municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, o representante da Câmara Municipal, vereador Ivaldo Rodrigues, a equipe de Coordenação Geral dos JEMs 2015 e representantes de federações.

Professora da rede municipal representará São Luís em programa da Câmara Federal

Professora da rede municipal representará São Luís em programa da Câmara Federal
A professora Kenia Machado Maia, 38 anos, representará São Luís na 5ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Aprovada em uma seleção promovida pela Câmara Federal com professores de todo o Brasil, a professora, que atende a estudantes com deficiência na sala de recursos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), participará de uma formação em Brasília com outros 54 educadores de todo o país. A programação iniciou nesta segunda-feira (31) e prossegue até o dia 4 de setembro.
De iniciativa do Poder Legislativo, o programa Missão Pedagógica no Parlamento tem como objetivo contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiência e valores democráticos, bem como criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância de inserir a educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras. Além de Kenia, também foi selecionada, no Maranhão, a professora Elana Cardoso de Abreu, da cidade de Estreito, a cerca de 800km de São Luís.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou a professora pelo desempenho e desejou sucesso na atividade. "Em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, parabenizou a professora Kenia pelo desempenho no processo seletivo e desejo que os dias de formação sejam frutíferos. Ter professores da nossa rede municipal participando de programas em nível nacional é algo que muito nos orgulha e é um elemento sinalizador da qualidade e da dedicação dos nossos educadores", destacou o secretário de Educação.
RESPONSABILIDADE
O Programa é dividido em três etapas. A primeira é a inscrição e a análise de currículos com comprovação de projetos desenvolvidos na escola. Os educadores selecionados nesta etapa participam de um curso na plataforma virtual do programa. Aqueles que tiverem melhor desempenho no curso participam da capacitação que acontece em Brasília.
A terceira e última etapa será a aplicação do projeto na escola. Ao final do programa, os participantes são certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.
Para Kenia, a aprovação para participar da capacitação em nível nacional trouxe alegria e ao mesmo tempo sensação de responsabilidade. "Fiquei muito orgulhosa por conseguir a vaga, mas também senti o peso da responsabilidade, pois na seleção havia vários professores muito capacitados, alguns até com doutorado. Espero poder representar muito bem o meu estado e minha escola", disse Kenia.
Formada em Filosofia e com especialização na área de Educação Especial, Kenia tem experiência de mais de dez anos na rede municipal de ensino. No início da carreira, ela não imaginava que tivesse habilidades para trabalhar com estudantes com deficiência – concepção que ela mudou a partir do trabalho na sala de recursos. "Como educadora, busco desenvolver a autonomia das crianças, deixar a família e os meninos mais confiantes e independentes. Trabalhar com eles melhorou minha visão e minhas atitudes com relação à deficiência, percebendo todos como cidadãos que devem ter oportunidades iguais", pontuou Kenia.
A gestora da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Maria Francisca Moraes de Araújo, também comemorou a conquista da professora. "Foi com grande alegria que recebemos a notícia da aprovação da professora Kenia Maia para o curso. Nos sentimos representando a rede municipal neste programa e somos muito gratos por isso. Na volta, a professora vai aplicar os conhecimentos adquiridos e compartilhar as experiências com os estudantes e com os colegas educadores, ajudando a melhorar as regras de convivência e de cidadania em nossa unidade de ensino", comemorou a gestora.

Deputado Zé Inácio acompanha ministro Patrus em Itapecuru

O deputado Zé Inácio (PT) acompanhou o Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias em visita ao assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra  Cristina Rosa e ao quilombo Santa Rosa dos Pretos, localizados no município de Itapecuru Mirim.

O Maranhão é o segundo estado que o Ministro Patrus realiza visitas em áreas de Assentamentos e Comunidades Quilombolas com o objetivo de dar continuidade ao compromisso de dialogar e conhecer a realidade dos territórios do Brasil rural.

O deputado Zé Inácio (PT) durante evento ressaltou a importância de ações como essas com a parceria dos governos federais, estaduais e municipais. Zé Inácio também destacou o papel dessas comunidades para o fortalecimento da agricultura familiar em nosso estado. “O papel dessas comunidades é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso Estado, pois são elas que produzem a nossa agricultura e este é um momento impar para essas comunidades que ao longo dos anos foram esquecidas”, declarou o deputado.     

Patrus afirmou que conhecer os territórios é uma oportunidade de valorizar os múltiplos olhares do país, para a criação de sinergias. 

Zé Inácio ainda destaca a importância de investimentos nas áreas rurais para o desenvolvimento sustentável no Maranhão. “A produção agrícola do nosso estado precisa ser alavancada, pois existem gargalos, como falta de investimentos em tecnologias e capacitação, assim como também programas específicos para os agricultores, além de linhas de créditos. Já está mais que na hora de fazermos os reparos com os agricultores rurais (quilombolas, quebradeiras de coco, assentados, pescadores e indígenas), que vem sendo deixada de lado ao longo desses anos”.

Patrus no Maranhão -  A vinda do Ministro ao Maranhão se deu ao lançamento do Plano Safra. Na oportunidade ele realizou visita aos territórios rurais, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizando programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, a participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O assentamento Cristina Rosa e ao quilombo Santa Rosa dos Pretos pertencem ao Território da Cidadania Vale do Itapecuru, que é composto pelos municípios de Ananatuba, Catanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Rita e Vargem Grande, neste território, com mais de 8,9 mil quilômetros quadrados e quase metade da população vivendo no meio rural, nasceu o movimento das quebradeiras de coco babaçu. 

CMDCA divulga relação de candidatos à vaga de Conselheiro Tutelar

 
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) divulgou sexta-feira (28) o nome dos pré-candidatos a Conselheiros Tutelares aptos a ser candidato no processo de escolha unificado no dia 4 de outubro.
Ao todo 242 pré-candidatos se inscreveram 221 fizeram o curso de capacitação durante três dias e somente 123 obtiveram a nota sete (7,0) na avaliação psicológica e na prova sobre o sistema de garantia e estatuto da criança e do adolescente (ECA) estando aptos a participar do processo de escolha na condição de candidatos a Conselheiros Tutelares. 
Números por áreas de aprovados: Itaqui-Bacanga (15); Centro/Alemanha (15); Coroadinho/João Paulo (16); Cidade Operária/Cidade Olímpica (14);  Vila Luizão/Turu (12) Zona Rural (11); São Cristóvão/São Raimundo (10); Cohab-Cohatrac (10); Anil-Bequimão (10) e São Francisco-Cohama (10).
 O CMDCA foi criado em 1991, conforme Lei Municipal 3.131, e tem como objetivo principal formular diretrizes para a Política Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente de São Luís.  A relação completa está disponível no site www.cmdca-slz.org.br  

Fábio Braga leva prefeitos à Caema e cobra benefícios para a população

O deputado Fábio Braga (PTdoB) promoveu, na quarta-feira (26), uma grande reunião dos prefeitos de Riachão Crisogono Vieira, de Vitorino Freire Zé Leandro e de Bom Jesus das Selvas Cristiane Damião e do presidente da Câmara Municipal de Vitorino Freire vereador Jair Rodrigues, com o presidente da Caema Davi Telles.
Durante a reunião, Fábio Braga cobrou do presidente Davi Telles urgência para resolver os graves problemas de abastecimento d´água enfrentados pela população de Riachão, de Vitorino Freire e de Bom Jesus das Selvas, especialmente os relacionados com a falta de perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais. 
Em nome dos prefeitos e da população, Fábio Braga solicitou também o empenho do presidente da Caema para solucionar os problemas de distribuição de água potável nos bairros dos três municípios, especialmente nas regiões periféricas, onde as comunidades reclamam da falta de ampliação de novos pontos de ligações.
LUTA PELA POPULAÇÃO
Depois de ouvir os pleitos da população, formulados pelo deputado Fábio Braga e pelos prefeitos, o presidente Davi Telles prometeu que vai determinar a visita de uma equipe técnica da Caema a Riachão, a Vitorino Freire e a Bom Jesus das Selvas, para levantar os problemas cobrados e providenciar as devidas soluções.
Momentos depois da reunião, os prefeitos elogiaram a iniciativa do deputado Fábio Braga de levá-los à presença do presidente da Caema, a fim de cobrar soluções para os problemas dos três municípios. Para os prefeitos, a luta de Fábio Braga em benefício da população foi uma promessa de campanha agora cumprida.

Roberto Rocha Jr. Solicita pavimentação e quadra poliesportiva para o bairro Apeadouro

Por meio de requerimento aprovado nesta segunda-feira (31), no plenário da Câmara Municipal, o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) solicita que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realize a pavimentação da Avenida Luiz Rocha, no bairro Apeadouro. De acordo com o parlamentar, apesar de o bairro ser um dos mais antigos da capital maranhense, os moradores sofrem muito com a falta de infraestrutura das ruas e avenidas.
“A Avenida Luiz Rocha está com o asfalto em péssimas condições, com muitos buracos, o que acaba causando prejuízo, não só aos moradores, mas, também, a todos que precisam passar pelo local. Tenho certeza de que o secretário Antônio Araújo vai atender o nosso pleito, e levar o asfalto para essa rua, e a outras desse bairro que necessitam passar por melhorias”, disse. 
Roberto Rocha Júnior também requereu a construção de uma quadra poliesportiva para o bairro Apeadouro. A solicitação foi direcionada à Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel). Segundo ele, a construção da quadra tem como principal objetivo, oferecer mais oportunidades de lazer por meio do esporte para as crianças, jovens e adultos que residem no bairro. 
“Uma quadra poliesportiva que atenda as crianças, jovens e adolescentes desse bairro, será um equipamento de grande utilidade para todos, visto que o esporte, além de ser uma alternativa de lazer, ainda ajuda a afastá-los das drogas”, ressaltou. 

"O Hospital de Imperatriz está jogado às baratas", denuncia deputado Wellington

 
Durante sua ida a Imperatriz, após cumprir vários compromissos políticos, o deputado Wellington do Curso (PPS)  fez uma visita surpresa, na tarde da última sexta-feira (28), ao Hospital Munipal de Imperatriz (Socorrão), onde ficou estarrecido com a situação encontrada.

De acordo com o parlamentar, o Hospital encontra-se em estado de precariedade e desumanidade e, ao falar com pacientes, pôde comprovar as principais problemáticas daqueles que precisam do sistema municipal de saúde.

"Ao conhecer  de perto o hospital municipal de Imperatriz, pude comprovar quanto a nossa saúde ainda encontra-se na 'UTI'. Ao passar por cada parte vemos o caos: super lotação, pessoas atendidas nos corredores (macas nos corredores), pacientes tomando soro nos corredores e segurando as bolsas de soro na mão, baratas por todos os lados, dentre tantas outras mazelas que ferem a dignidade humana. O hospital de Imperatriz está jogado às baratas! Enquanto representante do povo maranhense e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, não me calarei diante de atos desumanos como este", relatou.

Ao discorrer sobre as problemáticas do Socorrão de Imperatriz, durante seu pronunciamento na sessão desta segunda-feira (31), Wellington destacou o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 que defende a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco de doenças.
Na ocasião, o parlamentar encaminhou requerimentos ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAOp), do Ministério Público, solicitando a fiscalização no Hospital Municipal de Imperatriz; e à secretária municipal de saúde, Conceição Madeira, solicitando esclarecimentos sobre a prestação de serviços de saúde no município, a superlotação, atendimento desumano nos corredores do Hospital, dentre outras mazelas que prevalecem no local.

UFMA concede título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Ozanira da Silva e Silva

SÃO LUÍS – O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, reconhecido pela CAPES/MEC como um dos doze melhores do Brasil, viveu uma noite especial na última quinta-feira. A professora Maria Ozanira da Silva e Silva, fundadora do Programa, recebeu do reitor Natalino Salgado o título de Doutora Honoris Causa, honraria oferecida pela UFMA a personalidades que se distinguem pelo saber, pela atuação na ciência ou pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos, características que traduzem o trabalho da homenageada, com 48 anos de atuação pela Universidade.
 
A solenidade, realizada no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, contou com a presença da coordenadora da área de Serviço Social da Capes, Maria Lucia Garcia; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, Valéria Ferreira Santos de Almada Lima – que fez o pronunciamento em homenagem a Maria Ozanira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva; e da pró-reitora de Ensino , Isabel Ibarra Cabrera.
 
São incontáveis as contribuições de Maria Ozanira para a área de políticas públicas no estado e no país. Como docente, iniciou sua atividade na UFMA em 1967, onde construiu uma carreira de muita dedicação e êxito. Publicou 46 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 57 capítulos em livros de diversas áreas e 72 textos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente, ela é referência nacional e internacional no meio científico pelos estudos realizados nos temas “pobreza”, “políticas de enfrentamento à pobreza” e “programas de transferência de renda”, cujos estudos começaram ainda nos anos 70, sendo interlocutora da área em várias gestões da universidade.
 
Junto a outros pesquisadores, participou da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), da qual foi a primeira coordenadora do Comitê de Ciências Humanas e Sociais e, posteriormente, se tornou membro do respectivo Conselho Superior. Em 1990, coordenou uma equipe de docentes que deu origem, em 1993, ao Mestrado em Políticas Públicas da UFMA, onde foi a primeira coordenadora. Em 2001, com a reestruturação do curso para torná-lo em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, contribuiu para a criação do curso de doutorado na mesma área. Hoje, a Pós-Graduação em Políticas Públicas está entre as melhores pós-graduações do Brasil, com conceito 6 na Capes, em uma escala de 1 a 7. Maria Ozanira também acumula na carreira posição de destaque na Capes, por seus dois mandatos como coordenadora adjunta da área de Serviço Social do orgão.
 
Durante seu pronunciamento, lembrou que sua carreira profissional foi desenvolvida inicialmente por intensa atuação como docente na graduação em Serviço Social da UFMA e no desenvolvimento de atividades de extensão universitária que traduzem, desde então, seu entendimento de que a universidade deve contribuir concretamente para melhoria da vida do subalternizados da sociedade. E avisou que ficará em ativa participação na área. “Esta solenidade pode parecer uma despedida, mas ainda não é. Continuarei dando o melhor que posso para a UFMA, para o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e para a sociedade brasileira”, exaltou.
 
O reitor Natalino Salgado exaltou a importância da doutora para a Universidade Federal do Maranhão. “Na professora Maria Ozanira, encontrei uma companheira de trabalho, comprometida com o crescimento e com o comprometimento de nossa universidade. Responsável por elevar o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas a um nível internacional e alcançar a nota 6 na avaliação da Capes, a professora possui formação acadêmica elevadíssima e devo lembrar que ela foi laureada pela nossa universidade com o Prêmio Mérito Acadêmico, que leva justamente o seu nome”. 
 
Graduada em 1966 pela Universidade Federal do Maranhão, Maria Ozanira da Silva e Silva soma diversas publicações de livros com o seu nome. Dentre suas obras publicadas listam-se “A Política Educacional Brasileira: Verso e Reverso”, “Refletindo a Pesquisa Participante”, que teve duas edições publicadas, “Formação Profissional do Assistente Social”, também com duas edições, “O Serviço Social e o Popular”, que contou com sete edições publicadas, “Renda Mínima e Reestruturação Produtiva”, entre outros. Como coordenadora e co-autora, publicou os livros “Comunidade Solidária: o Não-Enfretamento da Pobreza no Brasil”, “Serviço Social: Pós-Graduação e Produção do Conhecimento do Brasil”, “Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo”, este com três edições, “Política Social Brasileira no Século XXI”, a “Prevalência dos Programas de Transferência de Renda”, com seis edições, “O Bolsa Família no Enfrentamento da Pobreza no Maranhão e no Piauí”, com duas edições,  “O Sistema Único de Assistência Social: uma Realidade em Movimento”, com três edições publicadas, e “Os Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe”. Publicou ainda “Pobreza e Políticas Públicas no Enfrentamento à Pobreza”, pela Editora da UFMA (EDUFMA).  

domingo, 30 de agosto de 2015

Pré-candidatura de Roberto Rocha propõe novas perspectivas à sucessão municipal em São Luís

A pré-candidatura do Senador Roberto Rocha á prefeitura de São Luís, anunciada durante o encontro regional do PSB no Maranhão, neste sábado (29), na presença do Governador Flávio Dino (Pecado B), do presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira, e das maiores lideranças do PSB no Maranhão, deu nova panorâmica à sucessão municipal na capital maranhense.
Roberto Rocha declarou que a sua decisão pela pré-candidatura tem um novo olhar: “não podemos trabalhar por São Luís com obras emergentes, feitas poucos meses antes das eleições. São Luís é uma capital. O que se realiza nela influencia todo o nosso estado. Devemos dar a atenção que a capital precisa. As decisões que se referem às eleições municipais são acordadas pelas executivas municipal e nacional. O PSB é um partido democrático e exerce essa democracia. Algumas lideranças do partido já vinham relacionando meu nome a essa candidatura”, declarou o senador, ao justificar sua decisão de concorrer às eleições. 
Rocha lembrou ainda que não é a primeira vez que concorre para a sucessão municipal. “como candidato na chapa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em uma eleição vitoriosa, fui vice-prefeito de São Luís e tive a oportunidade de andar pela cidade, acompanhar os problemas e sei que esta cidade precisa de um novo olhar”. 
O anúncio da pré-candidatura foi feito na presença de centenas de pessoas que participavam da vasta programação do encontro, incluindo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que veio a São Luís especialmente para o evento. Alguns minutos antes, o Deputado Estadual Bira do Pindaré havia anunciado sua pré-candidatura a prefeito com a aprovação do presidente estadual do partido no Maranhão, Luciano Leitoa e em meio aos aplausos dos socialistas presentes. O Partido Socialista Brasileiro, agora, acumula duas pré-candidaturas à prefeitura de São Luís. Roberto Rocha, por usa vez, garante um feito inédito no Maranhão, que tem pela primeira vez, um senador se lançando a pré-candidatura de prefeito.
Como senador, Roberto Rocha já defendia, desde o início do seu mandato, alguns projetos voltados para a capital maranhense, a exemplo da criação de um Parque Ambiental, o apoio no senado à instalação da segunda esquadra da Marinha do Brasil em São Luís e um projeto de revitalização da Lagoa da Jansen.  

Corpo de Bombeiros é escolhido para integrar parceria com a gigante Furnas

 
O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, sediado na cidade de Balsas, sob o comando do capitão Willys Pablo Leite do Nascimento foi escolhido para integrar um projeto “Furnas Educa”, desenvolvido em todo o País pela empresa Furnas, subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica.
A primeira edição do projeto, que tem como objetivo a conscientização de Crianças quanto à economia de energia e a prevenção a queimadas - foi realizada entre os dias 24 e 27 do mês em curso. Além do CBMMA, a Prefeitura do município também irá fazer parte do projeto, que tem como tema “Prevenção a Incêndios Florestais”.
O projeto, que tem como público alvo os alunos da rede municipal de ensino, será desenvolvido de forma intercalada durante  o ano todo. “ Nesse contexto a presença do Corpo de Bombeiros é vital, tendo em vista que a atividade preventiva é essencial ao nosso trabalho”, disse o comandante;
“Sem contar, ainda, que o público alvo é ideal, haja vista que a criança é excelente disseminador de informação, pois atingem os pais, tios, amigos próximos à residência e não tem cautela ao cobrar o que foi ensinado”, finalizou o coronel Roberto.

O capitão Willys explicou que nessa primeira etapa, a cidade de Balsas foi a única escolhida no Maranhão em razão do grande número de incêndios florestais. “Através da apresentação de palestras e atividades dinâmicas conseguimos alcançar o nosso objetivo”, disse o capitão que esteve pessoalmente coordenando todo o trabalho.
 
Furnas
Furnas nasceu com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava o país na década de 50. A Usina de Furnas foi a primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil, com capacidade de 1.216 MW, implantada no rio Grande (MG) em 1958. Em 1963, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas começou a funcionar efetivamente, em Passos (MG).
Com sede no bairro Botafogo, zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, Furnas possui empreendimentos no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte e, mais recentemente, no Ceará.
O sistema de Furnas conta hoje com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Empreendimentos construídos com recursos próprios e em parceria com outras empresas. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa por esse sistema, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia através das hidrelétricas.

A empresa garante o fornecimento de energia para locais onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que respondem por 81% do PIB nacional.

Bombeiros do 5º GBM evitam tragédia com carro tanque em Caxias

Uma atuação rápida e precisa de uma guarnição do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, sediado em Caxias – evitou uma tragédia sem precedentes nesta sexta-feira(28), na BR/316.
De acordo com informações do Comando Operacional do CBMMA, a guarnição retornava de um atendimento quando se deparou com um princípio de incêndio em um caminhão tanque bitrem da distribuidora de combustível Alé.
Carregada com 40 mil litros de combustível, os pneus da careta bitrem estavam em chamas e, segundo os bombeiros, possivelmente ocasionado pelo travamento de um dos rolamentos, devido à alta temperatura do asfalto.

Deputado Wellington participa de Audiência sobre Segurança Pública em Imperatriz

Na manhã desta sexta-feira (28), o deputado Wellington do Curso (PPS) participou do "Diálogos pela Segurança", uma Audiência Pública com excedentes do último concurso da Polícia Militar, em Imperatriz.
Com o tema "Efetivo policial: entre o real e o ideal, a reunião  aconteceu no auditório da faculdade Pitágoras de Imperatriz e contou com a presença do deputado estadual Cabo Campos (PP), do vereador do município, Rildo Amaral (SD), do sargento Ebnilson Carvalho e excedentes/aprovados da região Tocantina no último concurso da PM.
Durante seu pronunciamento, Wellington, que também é membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia e desde o início do seu mandato tem sido um defensor incansável da Segurança Pública, destacou sua trajetória de vida e enfatizou que sempre estará ao lado dos direitos das minorias.
"Enquanto parlamentar e representante legítimo dos maranhenses, independente de questões políticas, estou em defesa dos policiais, dos cidadãos maranhenses, da segurança pública, dos direitos humanos e das minorias. Como membro da Comissão de Segurança da Assembleia, coloco-me à disposição de todos os aprovados/excedentes e demais membros da classe para que juntos possamos lutar, de forma unida, pelos direitos de todos aqueles que não têm voz", ressaltou.
Como encaminhamento, ficou marcada uma Audiência Pública, a ser realizada no dia 17 de setembro, na Câmara Municipal de Imperatriz, solicitada pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, para discutir, junto a representantes do Estado e a Comissão de Excedentes, sobre a situação dos aprovados. Foi solicitado, também, a convocação, em caráter de urgência, dos excedentes, dando ênfase à  região Tocantina.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretário Márcio Jardim participa da abertura dos JUMs 2015

Representando o governo do Estado, o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, participou da cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Maranhenses 2015 (JUMs), realizada no ginásio Castelinho, na noite desta sexta-feira (28).
Além do secretário Márcio Jardim, a cerimônia contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, do secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro, do secretário municipal de desportos e lazer, Júlio França, do vereador Ivaldo Rodrigues e do presidente da Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (Fame), Márcio Ribeiro.
“O momento político que vivemos nos permite promover o desenvolvimento humano por meio do esporte. Esse trabalho conjunto entre prefeitura, estado e Fame é o primeiro passo de compromisso com políticas públicas de esporte universitário mais efetivas”, destacou Márcio Jardim.
Durante a cerimônia foi exibido vídeo sobre a história dos JUMs e também houve participação dos atletas maranhenses da natação, Thiago Rezzo e Ana Zélia Jansen. Ao final, foi disputado o jogo de abertura dos JUMs, entre UFMA e Faculdade Estácio.
Os JUMs 2015 estão sendo apoiados pelo governo do Estado, que garantiu toda a equipe de recursos humanos envolvidos na competição. Ao todo, são 12 modalidades: basquetebol, handebol, voleibol, futsal, atletismo, natação, judô, xadrez, badminton, vôlei de praia, tênis e tênis de mesa.
Os JUMs seguem até o dia 04 de setembro.

Advogado diz que problemas no sistema penitenciário está na falta de concurso

 
O advogado João Damasceno (foto), um dos grandes criminalistas atuante na justiça maranhense, disse hoje que o governador Flavio Dino (PCdoB) precisa intervir pessoalmente no Sistema Penitenciário do Estado. 
Se realmente existe um compromisso de efetivamente se fazer mudanças com transformações para melhorar todo o sistema e de um modo especial o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, precisa-se acabar com seletivos, o que nada mais é  uma terceirização em que o próprio Estado, contrata pessoas sem qualificação adequada, lhes paga um salário muito aquém dos servidores públicos que estão nas unidades prisionais e naturalmente concorre para a criação de problemas de diversas ordens. 
Os exemplos do passado recente servem como referências, e de maneira alguma se pode insistir em ações idênticas que destruíram a imagem do Maranhão em todo o mundo, em que o Estado ainda é referência de violência dentro dos cárceres.
João Damasceno, bastante conhecido nos meios jurídicos e políticos como “Bazar”, diz que a solução para o Sistema Penitenciário do Maranhão, está primeiramente em acabar com a superlotação e a realização de concurso público para no mínimo 600 agentes e inspetores penitenciários. 
Há necessidade urgente resolução dos problemas insalubres, com respeito aos direitos e dignidade humana de todos os presos indistintamente.  Nenhum preso será ressocializado encarcerado, e em condições desumanas, dai que o governador Flavio Dino, que já foi magistrado e tem conhecimento da problemática brasileira e mundial poderá fazer importantes transformações no Maranhão, registrou o advogado João Damasceno.

Comunicado Importante

Comunicamos a todos que houve uma alteração no local e horário do encontro do Partido Socialista Brasileiro ( PSB), que acontecerá neste sábado (29). O evento não será mais na Praia Grande, conforme foi divulgado. Ele ocorrerá a partir das 13 horas no Fetaema (CESIR), na estrada do Aracagy.
Presenças confirmadas :
Carlos Siqueira (presidente Nacional do PSB);
Paulo Câmara ( gover. de Pernambuco);
Flávio Dino (gov. do Maranhão );
Roberto Rocha (senador); José Reinaldo (deputado ferderal); Luciano Leitoa (presidente estadual do PSB ); Bira do Pindaré (deputado. Estadual) e demais autoridades.

Militância do PDT mostra poder de mobilização e empolga Edivaldo

Na presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, do governador Flávio Dino, do ministro do Trabalho Manoel Dias e dos dirigentes da legenda no Maranhão, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e outros quinze chefes da executivos municipais, entre os quais Léo Coutinho e Gil Cutrim, oficializaram seus ingressos no PDT nesta manhã desta sexta-feira (28).
Edivaldo convenção do PDT
Foi um evento grandioso para marcar a largada do prefeito Edivaldo rumo a reeleição. No palanque, o prefeito ressaltou os dois anos de perseguição do grupo Sarney contra a população de São Luís, mas observou que agora conta com a parceria do governador amigo, Flávio Dino, e os trabalhos estão fluindo normalmente.
Políticos que estiveram acompanhando a convenção do PDT ficaram admirados com o nível de mobilização e empolgação da militância com a reeleição de Edivaldo e com o tamanho do evento num período em que nenhum partido conseguiria promover um ato com tamanha magnitude.
O governador Flávio Dino, entusiasta da reeleição de Edivaldo, agradeceu o engajamento da militância do partido na sua vitoriosa campanha em 2014 e observou: “assim como o PCdoB procura ajudar a cidade como programas, com o “Mais Asfalto”, agradeço ao PDT por nos ajudar a governar”.
Ao chegar a casa de eventos Patrimônio Show, o prefeito teve dificuldade de chegar até o palanque por conta da recepção eufórica do público presentes, o que o deixou bastante confiante de que terá ao seu lado um exército de militantes durante a campanha eleitoral que se aproxima.

São Luís recebe conselheira do Ministério da Justiça

Dra. Ana Sueli de Salles com o também palestrante Eduardo Corrêa
Dra. Ana Sueli de Salles com o também palestrante Eduardo Corrêa
Quem esteve em São Luís foi Aline Sueli de Salles, Doutora em Direito pela Universidade de Brasília e Conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Ela proferiu interessante palestra sobre o tema “Anistia Política e Comissão de Anistia no Contexto Brasileiro da Justiça de Transição”, na noite da última quarta-feira, no Teatro João do Vale (Praia Grande), por ocasião de evento científico (Juris Florence) coordenado pelo Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior. A programação será encerrada nesta sexta-feira. O tema geral é “A Democracia Equilibrista: discutindo os processos de construção de direitos no Brasil nos últimos 30 anos”.
Entre outras coisas, ela esclareceu que a Justiça de Transição é um conjunto de mecanismos que trata dos legados históricos de violência autoritária, o que se presenciou em diversos países. Entre os anos 1964 e 1985, o Brasil viveu sob uma ditadura civil militar. Após um período de transição, o qual iniciou com a Lei de Anistia 6.683 de 1979, passando pela promulgação da Constituição de 1988 e as Leis 9.140/95 e 10.559/02, responsáveis pela implantação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e a Comissão de Anistia, respectivamente entendia-se como consolidada a democracia no Brasil.
No entanto, apenas esses instrumentos não completam aquilo que se denomina como “justiça de transição”, a qual apresenta como características primordiais a reparação das vítimas atingidas naquele período, a busca pela verdade e construção da memória, a efetivação da justiça e a reforma de instituições do Estado. No caso brasileiro, nem todas essas características foram efetivadas até o momento. Assim, dentro do que se denomina processo transicional, verifica-se ainda a dificuldade de se estabelecer parâmetros idênticos para os diversos países e situações de violações por parte do Estado, sendo necessária a análise comparada com os processos transicionais ocorridos em outros países. “Em outras palavras, trata da responsabilização dos agentes que atuaram nesses regimes autoritários. No Brasil, há pessoas que foram julgadas inclusive por casos de tortura, embora o país ainda adote medidas de transição lentas”, disse Aline Sueli de Salles.
Dra. Ana Sueli de Salles com a professora Ana Maria Marques, coordenadora do curso de Direito do Florence, e a professora mestra Ildoana Paz Oliveira, diretora acadêmica do Florence
Dra. Ana Sueli de Salles com a professora Ana Maria Marques, coordenadora do curso de Direito do Florence, e a professora mestra Ildoana Paz Oliveira, diretora acadêmica do Florence
Ao promover debates sobre os processos de construção de direitos no Brasil nos últimos 30 anos, a Jornada objetiva o intercâmbio científico entre docentes, discentes e profissionais de diferentes instituições para discutir a temática, além de incentivar a produção acadêmica na área do Direito. O evento busca ainda mostrar à comunidade jurídica do Maranhão seu comprometimento constante com o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como o reflexo desta filosofia na formação docente.
Participam também do evento, como palestrantes: o jurista e escritor de diversas obras e coletâneas, Dr. Silvio Venosa; o presidente da Comissão da Verdade do Rio e da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Dr. Wadih Damus, e o ex-promotor de Justiça de Minas Gerais e autor de diversas obras, Dr. Dimas Messias.

Uema forma mais 15 alunos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

 
IMG-20150828-WA0000
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, na noite desta quinta-feira (27), a solenidade de colação de grau de 15 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
O evento aconteceu no Espaço Renascença, em São Luis. Concluíram o CFO, 15 alunos da 7ª turma “Tenente Mendes”, que teve como paraninfo o comandante adjunto do CBMMA, coronel Joabe Pereira de Souza.
“É um orgulho ser homenageado como paraninfo dessa turma de cadetes. Em nossa trajetória, temos nos dedicado a tornar o Corpo de Bombeiros uma instituição forte, formada por homens e mulheres de valores e comprometidos com a sociedade. A Corporação recebe mais essa turma, que inicia a vida profissional em uma das instituições de maior credibilidade no mundo, justamente pelos excelentes serviços prestados aos cidadãos. Que os senhores possam levar para a carreira todo aprendizado adquirido ao longo do curso e na Academia Militar, desempenhando funções com responsabilidade, dedicação e empenho”, destacou coronel Joabe Pereira.
Ingresso e formação
O CFO é um curso superior de graduação, resultado de um convênio com a Uema, com duração de três anos, incluindo o período de aprendizado na Academia de Bombeiros ‘Josué Montello’, no qual o aluno recebe instruções teóricas e práticas voltadas à execução das atividades bombeirísticas. Ao final dos três anos, o cadete é nomeado aspirante por período mínimo de seis meses. Após esse prazo, ele é promovido a 2º Tenente, o primeiro posto do oficialato do CBMMA.

AGRITEC 2015: Araken, Patrus Ananias e Flávio Dino, juntos pelo desenvolvimento rural das comunidades quilombolas

 
                O ministro Patrus Ananias, o governador Flávio Dino, o prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT) estiveram reunidos na Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), sediada na Fazenda Escola da UEMA, em São Bento (MA), onde dialogaram sobre os atrativos turísticos do município. Em exposição com produtos culturais, agrícolas e turísticos das comunidades quilombolas locais, o stand do município de Alcântara é um dos mais visitados da Agritec 2015 e ficará aberto somente até sábado (29).

            Em consonância com os governos estadual e federal, o prefeito Araken investe forte para o desenvolvimento do setor rural. “Estamos focados no fortalecimento da produção rural de Alcântara. Contratamos seis técnicos agrícolas, médico-veterinário e agrônomo para trabalharem junto aos nossos agricultores, e assim produzirem mais e melhor, proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos os alcantarenses”, disse Araken.

            Durante a Agritec 2015, o prefeito Araken e equipe da administração municipal e moradores conheceram as ações lançadas pelo governador Flávio Dino e o ministro Patrus Ananias, nas áreas de Educação, Agricultura, Regularização Fundiária, Produção, Segurança e Cidadania para os municípios da Baixada. O ministro lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 para o Maranhão e o Selo Quilombola do Brasil.

            Na ocasião, o governador Flávio Dino assinou mensagem do projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa, criando o CNH Rural, programa que isentará o pagamento da Carteira de Motorista a trabalhadores rurais de baixa renda. A Agritec é parceria do Governo do Maranhão, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (Com informações da Secom do Governo do Maranhão)

Audiência Pública discute Fundo de Compensação do Registro Civil

Foi realizada nesta quinta-feira (27) no Auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa a Primeira Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio, que altera a Lei Complementar nº 130/2009, que criou o Fundo de Compensação do Registro Civil do Maranhão.
O objetivo da audiência pública foi esclarecer para a população as deficiências dos Cartórios de Registro Civil do Maranhão em razão do ínfimo valor repassado a título de compensação dos atos gratuitos praticados e experiências exitosas de outros Estados. O Maranhão ocupa um dos piores índices de Sub-Registro e um dos piores acervos do Brasil. 
O deputado Zé Inácio fez como encaminhamento a criação de uma Comissão para dialogar com o Tribunal de Justiça para tratar do desfecho da audiência pública. “Faremos um dialogo mais amplo com o Tribunal de Justiça a partir da criação de uma Comissão para que possamos chegar a um entendimento sobre esta pauta e assim garantir o direito a cidadania à população e uma prestação de serviço de qualidade”.  
Estiveram presentes os Registradores Civis do Maranhão, José Emygdio Carvalho Filho, Membro do Fundo de Registro Civil do Fundo de Registro Civil de Pernambuco, João Henrique Alencar, o SubDefensor Público Geral do Maranhão, Wherther de Moraes Lima Júnior, o Juiz de Direito da Comarca de TIMON/MA, Paulo de Menezes, O Chefe de Divisão de Arrecadação do FERC, Neto Segundo, Assessor da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel José Neto, Presidente da Associação dos Titulares de Cartório, Thiago Aires Estrela, o Registrador Civil do Estado de Minas Gerais, Leandro Correa, o Diretor de Assuntos para Sustentabilidade do Registro Civil do Rio de Janeiro, Humberto Monteiro Costa, o Supervisor de Pesquisas do IBGE, Vito Santos. Ainda se fizeram presente, representantes da sociedade civil, Conselho Tutelar, entre outros.
A audiência ainda contou com três (03) palestrantes, Rosseline Privado Rodrigues, titular da 2ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, Humberto Monteiro Costa, Delegado para Assuntos de Sustentabilidade da Arpen/RJ e João Henrique de Alencar, Secretário Administrativo do Fundo de Ressarcimento de Pernambuco.  
O Projeto - O Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio (PT) tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa. 
Nele é proposto a gestão compartilhada entre o Tribunal de Justiça e as entidades representativas dos cartórios no comando do Conselho Gestor do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC).  
O fundo capta recursos por cada ato realizado pelos cartórios de registro civil no estado, para dar garantia à gratuidade de serviços que são prestados à população. 

Secretário Márcio Jardim dialoga com representantes de comunidade quilombola de Turiaçu

 

Na tarde desta segunda-feira (24) o secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, conversou com representantes de comunidade quilombola do município de Turiaçu para tratar sobre as demandas esportivas da região.
Representando a comunidade quilombola de Jamary dos Pretos, Valdery Silva falou sobre a importância de projetos esportivos que envolvam os moradores da região. “Nosso intuito é ter o governo como parceiro, especialmente no desenvolvimento de projeto esportivo de futebol, que envolva toda a comunidade”, afirmou.
Após ouvir as demandas apresentadas, Márcio Jardim reforçou o compromisso do governo do estado em levar o esporte e lazer às comunidades rurais. “O governo do estado tem se esforçado no sentido de interiorizar suas ações. Vamos levar em frente essa parceria, identificando projetos que alcancem a comunidade quilombola de Turiaçu”, disse.

Professores da rede municipal recebem formação para incentivar o aprendizado da Matemática

 
Professores da rede municipal recebem formação para incentivar o aprendizado da MatemáticaProfessores de matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram nesta quinta -feira (27) de uma capacitação que visa estimular o interesse pela matemática e potencializar o aprendizado. O projeto de formação para professores "O Círculo da Matemática do Brasil" é desenvolvido pelo instituto Tim em parceria com o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A atividade aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA) e contou com a presença do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, e do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
O titular da Semed destacou que a formação é uma das atividades da parceria entre governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. "Esta atividade que estamos realizando hoje é prova concreta do esforço do governo do Maranhão para que os municípios tenham acesso à ciência e os educadores, acesso à formação. Agradeço em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e dos meus colegas professores. Tenho certeza que a dedicação e empenho dos nossos professores são fatores que movem esta rede municipal", disse Geraldo Castro.
O secretário de Educação lembrou ainda que está em curso até esta sexta-feira (28) a oficina de elaboração de itens da Prova Brasil, voltada para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.
O gestor da Secti, Bira do Pindaré, destacou que a matemática é uma estratégia no desenvolvimento da educação. "A matemática pode melhorar vidas. Espero que essa formação contribua com os educadores no sentido de conservar, nas crianças, o mesmo interesse e curiosidade que elas demonstravam pela Matemática na idade pré-escolar", disse Bira.
PROJETO
O projeto, iniciado em 2013 pelo Instituto Tim, tem foco em crianças de 6 a 10 anos. Os educadores-formadores do Círculo da Matemática forneceram alguns princípios pedagógicos e instrumentos que podem ser utilizados na sala de aula. Os professores que participaram da formação receberão acompanhamento através de uma Central de Relacionamento, que orientará sobre o uso dos materiais didáticos ofertados pelo projeto e a abordagem pedagógica. O projeto prevê ainda a disponibilização de recursos online, incluindo uma videoteca didática.
"A bailarina na linha dos números, o relógio, as máquinas de funções fazem parte da nossa formação e serão apresentados hoje para somar nas atividades já desenvolvidas por eles", explicou Viviane Beatriz Hummes, educadora-formadora do projeto.
Com experiência de 6 anos na rede municipal, a professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Anjo da Guarda, Euda Bezerra da Silva Ferreira, disse que essa metodologia aplicada pelo curso vai auxiliar para dinamizar as aulas de matemática. "As crianças veem a matemática como uma matéria muito difícil. Acrescentar o lúdico vai incentivar o gosto pela disciplina, além de melhorar o desempenho dos alunos e a autoestima", comentou a professora do 1º ano do Ensino Fundamental.
Para o gestor da U.E.B Piancó, José Maria Alves de Sousa, a ideia é que os resultados sejam notados nas avaliações dos estudantes. "A formação é um suporte para nossos professores. Serão novas técnicas para eles usarem com as crianças. Com o trabalho mais dinâmico e participativo, os estudantes vão aprender mais rápido, colaborando para a elevação educacional das nossas escolas," disse José Maria.
Com foco nos primeiros anos do ensino fundamental, O Círculo da Matemática do Brasil traz ao país a abordagem The Math Circle, criada pelos professores da Universidade de Harvard Robert e Ellen Kaplan. Seu ponto forte é a concepção pedagógica, segundo a qual a participação e reflexão dos alunos são essenciais para a construção do conhecimento matemático. A avaliação de impacto mostrou que as crianças participantes em 2014 melhoraram suas competências matemáticas em 7,3% em média.

Audiência Pública discute Fundo de Compensação do Registro Civil

Foi realizada nesta quinta-feira (27) no Auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa a Primeira Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio, que altera a Lei Complementar nº 130/2009, que criou o Fundo de Compensação do Registro Civil do Maranhão.
O objetivo da audiência pública foi esclarecer para a população as deficiências dos Cartórios de Registro Civil do Maranhão em razão do ínfimo valor repassado a título de compensação dos atos gratuitos praticados e experiências exitosas de outros Estados. O Maranhão ocupa um dos piores índices de Sub-Registro e um dos piores acervos do Brasil. 
O deputado Zé Inácio fez como encaminhamento a criação de uma Comissão para dialogar com o Tribunal de Justiça para tratar do desfecho da audiência pública. “Faremos um dialogo mais amplo com o Tribunal de Justiça a partir da criação de uma Comissão para que possamos chegar a um entendimento sobre esta pauta e assim garantir o direito a cidadania à população e uma prestação de serviço de qualidade”.  
Estiveram presentes os Registradores Civis do Maranhão, José Emygdio Carvalho Filho, Membro do Fundo de Registro Civil do Fundo de Registro Civil de Pernambuco, João Henrique Alencar, o SubDefensor Público Geral do Maranhão, Wherther de Moraes Lima Júnior, o Juiz de Direito da Comarca de TIMON/MA, Paulo de Menezes, O Chefe de Divisão de Arrecadação do FERC, Neto Segundo, Assessor da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel José Neto, Presidente da Associação dos Titulares de Cartório, Thiago Aires Estrela, o Registrador Civil do Estado de Minas Gerais, Leandro Correa, o Diretor de Assuntos para Sustentabilidade do Registro Civil do Rio de Janeiro, Humberto Monteiro Costa, o Supervisor de Pesquisas do IBGE, Vito Santos. Ainda se fizeram presente, representantes da sociedade civil, Conselho Tutelar, entre outros.
A audiência ainda contou com três (03) palestrantes, Rosseline Privado Rodrigues, titular da 2ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, Humberto Monteiro Costa, Delegado para Assuntos de Sustentabilidade da Arpen/RJ e João Henrique de Alencar, Secretário Administrativo do Fundo de Ressarcimento de Pernambuco.  
O Projeto - O Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio (PT) tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa. 
Nele é proposto a gestão compartilhada entre o Tribunal de Justiça e as entidades representativas dos cartórios no comando do Conselho Gestor do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC).  
O fundo capta recursos por cada ato realizado pelos cartórios de registro civil no estado, para dar garantia à gratuidade de serviços que são prestados à população. 
ivil
Foto/Legenda: Deputado Zé Inácio (PT) preside audiência pública dos Cartórios. 
Foi realizada nesta quinta-feira (27) no Auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa a Primeira Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio, que altera a Lei Complementar nº 130/2009, que criou o Fundo de Compensação do Registro Civil do Maranhão.
O objetivo da audiência pública foi esclarecer para a população as deficiências dos Cartórios de Registro Civil do Maranhão em razão do ínfimo valor repassado a título de compensação dos atos gratuitos praticados e experiências exitosas de outros Estados. O Maranhão ocupa um dos piores índices de Sub-Registro e um dos piores acervos do Brasil. 
O deputado Zé Inácio fez como encaminhamento a criação de uma Comissão para dialogar com o Tribunal de Justiça para tratar do desfecho da audiência pública. “Faremos um dialogo mais amplo com o Tribunal de Justiça a partir da criação de uma Comissão para que possamos chegar a um entendimento sobre esta pauta e assim garantir o direito a cidadania à população e uma prestação de serviço de qualidade”.  
Estiveram presentes os Registradores Civis do Maranhão, José Emygdio Carvalho Filho, Membro do Fundo de Registro Civil do Fundo de Registro Civil de Pernambuco, João Henrique Alencar, o SubDefensor Público Geral do Maranhão, Wherther de Moraes Lima Júnior, o Juiz de Direito da Comarca de TIMON/MA, Paulo de Menezes, O Chefe de Divisão de Arrecadação do FERC, Neto Segundo, Assessor da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel José Neto, Presidente da Associação dos Titulares de Cartório, Thiago Aires Estrela, o Registrador Civil do Estado de Minas Gerais, Leandro Correa, o Diretor de Assuntos para Sustentabilidade do Registro Civil do Rio de Janeiro, Humberto Monteiro Costa, o Supervisor de Pesquisas do IBGE, Vito Santos. Ainda se fizeram presente, representantes da sociedade civil, Conselho Tutelar, entre outros.
A audiência ainda contou com três (03) palestrantes, Rosseline Privado Rodrigues, titular da 2ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, Humberto Monteiro Costa, Delegado para Assuntos de Sustentabilidade da Arpen/RJ e João Henrique de Alencar, Secretário Administrativo do Fundo de Ressarcimento de Pernambuco.  
O Projeto - O Projeto de Lei Complementar nº 006/2015, de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio (PT) tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa. 
Nele é proposto a gestão compartilhada entre o Tribunal de Justiça e as entidades representativas dos cartórios no comando do Conselho Gestor do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC).  
O fundo capta recursos por cada ato realizado pelos cartórios de registro civil no estado, para dar garantia à gratuidade de serviços que são prestados à população.