terça-feira, 30 de junho de 2015

Sedel e Ufma discutem primeiros resultados da parceria para desenvolvimento do futebol no Maranhão

Próxima etapa será feita na cidade de Imperatriz, nos dias 1º e 2 de julho

Na manhã desta quinta-feira (25) o secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, e o secretário adjunto de projetos incentivados da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Leonardo Cordeiro, receberam equipe técnica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) para discutir os primeiros resultados da parceria que visa ao desenvolvimento do futebol no estado e definir a próxima etapa, que será feita na cidade de Imperatriz.
Nos dias 1º e 2 de julho, equipes da Sedel e Ufma vão até Imperatriz para realizar exames de acompanhamento e avaliação fisiológica e genética dos atletas do time do Imperatriz. Os procedimentos são semelhantes aos que foram realizados com os atletas do Sampaio Correa, no mês de maio.
Participaram da visita à Sedel o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufma, Professor Doutor Fernando Carvalho, o chefe do Departamento de Educação Física da Ufma, Mário Sevílio, o professor e fisiologista da Ufma, Christiano Veneroso e a professora do Departamento de Biologia da Ufma, Flávia Castello Branco Vidal, além do ex-fisiologista da seleção brasileira, Professor Doutor Emerson Silami.
“Essa parceria do governo do Estado com a Ufma envolve um trabalho sistemático e de pesquisa e os testes que serão feitos com o time do Imperatriz já mostram a continuidade e avanço desse trabalho conjunto”, destacou Márcio Jardim.
Sobre os avanços da pesquisa, a professora do Departamento de Biologia da Ufma, Flávia Castello Branco Vidal, explicou: “Nós já temos os resultados preliminares das coletas que fizemos com os atletas do Sampaio. No que diz respeito à parte genética, estamos aguardando receber os reagentes para extrair o DNA e começar a trabalhar com essas informações a fim de identificar qual o treino mais adequado para cada atleta”.
De acordo com o professor Mario Sevílio, coordenador técnico do projeto, a equipe técnica da Ufma envolvida na realização dos exames de avaliação dos atletas inclui profissionais de Educação Física, Biologia e Farmácia. “A Ufma e o governo do Estado estão disponibilizando toda a estrutura necessária e de qualidade para fomentar o desenvolvimento dos atletas do Maranhão”, complementou. Para Emerson Silami, a parceria está no caminho certo. “Os trabalhos começaram bem, mas sabemos que os resultados vêm gradualmente”, disse.
Programação
Na terça-feira 30 de junho será realizada reunião preparatória com abordagem feita pelo Professor Doutor Emerson Silmai sobre o tema “Ciência e futebol – três décadas de evolução do Brasil”, a partir das 16 horas, na Unidade Federal do Maranhão (Campus Imperatriz). Na quarta-feira 1º de julho serão feitos os exames de coleta, composição corporal, termografia e dinamometria, no Campus Ufma de Imperatriz, a partir das 8 horas. E na quinta-feira (2), serão feitos os testes de velocidade e capacidade aeróbica, no Estádio Frei Epifânio, a partir das 8 horas.

Deputado Wellington parabeniza municípios e pede Mais Asfalto para Esperantinópolis e Arari

O deputado Wellington do Curso (PPS) parabenizou, em suas redes sociais, na manhã do último sábado (27), a população dos municípios de Esperantinópolis e Arari pela passagem do aniversário de ambas.
Na oportunidade, o parlamentar, que tem se preocupado em defender proposições em favor de diversas cidades do Estado, destacou a Indicação encaminhada por ele ao Governo do Estado e ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, solicitando a inclusão dos dois municípios ao programa "Mais Asfalto".
"Esperantinópolis e Arari encontram inúmeros bairros à espera de asfaltamento, justificando, assim, a necessidade de se fomentar ações que objetivem a pavimentação asfáltica dessas cidades. Com a possibilidade da ordem de serviço para o asfaltamento pelo 'Mais Asfalto' do Governo nas principais vias dos municípios, torna-se pertinente a solicitação, a fim de que se possa garantir a intervenção no sentido de se enfatizar as melhorias das vias urbanas e proporcionar maior mobilidade para os esperantinopolenses e ararienses", ressaltou.

Deputado Zé Inácio prestigia Festejos Juninos em Itinga do Maranhão


O deputado Zé Inácio (PT) encontra-se em Itinga do Maranhão desde a última sexta-feira (26) prestigiando uma das maiores festas juninas do sul maranhense, o Arraiá da Avenida, que esse ano está em sua 6ª edição.
O arraial foi criado em 2010, ainda na primeira gestão da prefeita Vete Botelho com o objetivo de resgatar o folclore a cultura junina na cidade e proporcionar às famílias itinguenses em evento de grande beleza. Nos últimos seis anos, nesse período, a Avenida Presiden...te Médici se transforma em um grande arraial com barraquinhas de comidas típicas, apresentações de grupos de dança, grupos de quadrilhas de fora e o já tradicional concurso de quadrilha com a participação dos grupos locais. O evento oferece ainda uma banda musical por noite e a cada ano atrai maior número de pessoas. O Arraiá da Avenida ficou conhecido também pela beleza da decoração, que a cada ano surpreende os participantes.
Companhia Marizés
Esse ano, além da programação tradicional, a comunidade foi presenteada pelo deputado Zé Inácio com a presnça da Companhia de Artes e Cultura Popular Marizés, do Município de Bequimão, cidade natal do deputado, que veio fazer uma belíssima apresentação de Bum-Meu-Boi na noite de sábado (27), enriquecendo a programação do Arraiá da Avenida. A apresentação da Companhia Marizés é marcada pela forte influência dos sotaques de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba, tambor de crioula e forró de caixa. A coreografia bem ensaiada e o sorriso estampado no rosto de cada brincante encantou os itinguense que assistiram ao belo espetáculo.
“ A prefeita Vete está de parabéns pela criação desse evento tradicional no município. O Arraiá da Avenida é uma festa de rara beleza com uma das decorações mais belas que já vi e não deixa nada a desejar aos grandes arraiais realizados em São Luis, bem como em outras cidades maranhenses” – disse o deputado.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mais um ciclo se encerra: o programa “Comando da Noite” chega ao fim, na Rádio Capital AM

 
Mais um ciclo se encerra em minha carreira profissional na comunicação. O programa "Comando da Noite", depois de garantir uma das maiores audiências para a Rádio Capital AM, no horário de 21h às 23h30, chega ao fim. A marca Comando da Noite continuará comigo. Tem sido assim, desde o ano de 2001, quando lancei esse programa na Rádio Educadora AM, em um período em que nenhuma emissora ocupava o horário noturno com radiojonalismo. Uma aposta exitosa, pois, em seguida, outras emissoras passaram a inserir jornalismo na programação da noite.

E por que tomo essa decisão? Na verdade, fui forçado a isso, desde que a direção da emissora (não sei a mando de quem) determinara, na semana passada, a redução do horário do programa para apenas uma hora, das 23h à meia-noite. Um espaço de tempo diminuto para um programa de grande audiência e participação popular. A direção tinha a certeza que, com apenas uma hora de programa, reduziria a audiência e me faria desistir. Na verdade, a vontade dela (a direção) era me tirar de vez da rádio. Não o fez para que não houvesse repercussão maior. Queria que eu tomasse a iniciativa de sair. E conseguiu.

Mas o que teria levado a direção da rádio a tomar essa decisão? Talvez uma entrevista, ao vivo, com o deputado licenciado e Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, no programa de terça-feira(23). Bira tem discordado do posicionamentos do mandatário do PSB, dono da emissora, na condução da aliança em torno de uma candidatura a prefeito de São Luís. Bira do Pindaré defende a continuidade do apoio a Edivaldo Holanda ou o lançamento de candidatura própria, sempre seguindo orientações do grupo liderado pelo governador.

O que fiz, sem saber dessa disputa interna no PSB? Convidei Bira para fazer um balanço das ações de sua pasta. O suficiente para que eu fosse penalizado. Na tarde do dia seguinte, quarta-feira(24), vinha a sentença: o Comando da Noite teria apenas uma hora de duração, das 23h à meia-noite. Por que sair do São Cristóvão, tarde da noite, para apresentar apenas uma hora de programa, numa emissora localizada no Calhau, distante cerca de 16 Km? Poderia fazê-lo em respeito aos ouvintes. No entanto, não posso aceitar essa falta de respeito, primeiro aos ouvintes, depois a um profissional que tem 26 anos de atuação na imprensa maranhense e quem tem conquistado seu espaço com muito trabalho.

Eu ainda estava concluindo este texto quando fui surpreendido, no fim da tarde desta segunda-feira(29), com um telefonema do diretor operacional da emissora, Paulo Henrique, comunicando que o programa, por decisão da direção, estava suspenso por tempo indeterminado.

Prefiro seguir meu caminho, ao lado dos verdadeiros representantes dos anseios da maioria da população do Maranhão, a ter que tolerar atos ditatoriais de quem não respeita aqueles que sofrem - sem receber nenhuma recompensa financeira - para manter a emissora em evidência e com programas de audiência.

Sigo de cabeça erguida, na certeza de ter cumprido muito bem o meu papel como âncora de programas jornalísticos. Com a certeza de que, ao longo de vários anos, tenho dado minha contribuição para que o Maranhão encontre o caminho do desenvolvimento. Estou feliz pelo governo Flávio Dino, o verdadeiro líder e condutor do processo de mudanças da prática política no Estado. 

Em breve, o "Comando da Noite" voltará ao ar, na Rádio Voz do Maranhão online. Sempre com liberdade e altivez! 

Só um recado: quem não tem com o que me pague, não me deve nada!

Durante Simpósio com a presença do ministro do TSE, deputado Wellington fala sobre Crise da Democracia

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), participou na última sexta-feira (26) do Simpósio "Democracia representativa em crise: problemas e soluções". O evento aconteceu na Universidade Federal do Maranhão e contou com a presença do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira; do Secretário Adjunto da Casa Civil, Carlos Lula e do professor Edson Vidigal.
Na ocasião,  discutiu-se sobre a democracia, além de diversos pontos que fortalecem a presença do cidadão nas decisões políticas de seu estado.
"Muito se tem dito que a democracia está em crise. Após o debate aqui, chego a conclusão de que, na verdade, a democracia não está em crise, mas em mutação. Faz-se necessário que concretizemos o real sentido do termo 'democracia'. É em busca do pleno exercício da cidadania que tenho pautado as ações na Assembleia, almejando a aproximação entre o povo e o parlamento e, assim, à representação legítima dos interesses e anseios da população maranhense", declarou o parlamentar.

Prefeitura contabiliza mais de 900 professores certificados na área de Educação Especial

Prefeitura contabiliza mais de 900 professores certificados na área de Educação Especial
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já contabiliza 963 professores certificados em cursos da área de Educação Especial. O levantamento abrange tanto os cursos de formação em Braille, Libras, Soroban, Educação Especial em Contexto e Educação Física Inclusiva – os dois últimos em nível de pós-graduação. As formações da área de Educação Especial, que já estão incorporadas ao calendário de cursos da Prefeitura de São Luís, visam capacitar os educadores para atender os estudantes com deficiência em sala de aula.
A marca foi atingida este mês, com a certificação de mais 127 educadores em Braille, Libras e Soroban. Desde o início da atual gestão, 173 professores concluíram o curso de Libras e 164, o de Braille. Outros 497 participaram da formação de Educação Especial em Contexto. Políticas públicas de inclusão, acessibilidade, transtornos globais do desenvolvimento e autismo são alguns dos temas trabalhados pelo curso.
Por meio de parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFCE), 25 educadores fizeram a pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado. Outros 35 professores especializaram-se em Educação Física Inclusiva, por meio de parceria com o Unicef. As formações e especializações disponibilizadas pela Prefeitura de São Luís e por meio da articulação com parceiros atendem ainda às estratégias 14.4 e 15.10 do Plano Municipal de Educação (PME), que afirmam que o Município deve promover a formação de professores e coordenadores pedagógicos na área de Educação Especial.
A solenidade de conclusão de curso foi realizada no auditório da Escola Modelo Benedito Leite e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
"Valorizar os profissionais do magistério com a oferta de cursos de formação e garantir a qualidade do ensino para os estudantes com deficiência são diretrizes do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Parabenizo a todos os que concluíram o curso e agora podem atender ainda melhor os nossos estudantes. Agradeço também o esforço e o zelo de toda a equipe que trabalhou nesta formação", disse o secretário Geraldo.
Os cursos de Braille, Libras e Soroban têm duração de três meses. As aulas trabalham técnicas e dicas para os professores identificarem as necessidades das pessoas com deficiência, propondo metodologias de ensino diferenciadas, influenciando diretamente nos resultados em sala de aula.
Patrícia dos Reis Batalha, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Lindalva Teotônia Nunes, na Vila Isabel, já havia feito os cursos de Braille e de Educação Especial em Contexto. Esta semana, ela comemorou também a certificação em Libras.
"É uma ótima oportunidade de capacitação para os professores da rede municipal. A aula é muito dinâmica e os professores são muito atenciosos. Essa iniciativa é  importante para inclusão dos alunos e com certeza trará grandes resultados em sala de aula", disse a professora. Ana Paula Moraes, professora da U.E. B. Dilson Ramos Bessa, na Vila Esperança, concorda. "Acho que todos os professores e servidores públicos deveriam fazer esses cursos. Foi uma experiência maravilhosa", afirmou.
MEMÓRIA
A formação dos profissionais do magistério na área de Educação Especial também ajuda a melhorar o trabalho desenvolvido nas salas de recurso – espaço disponibilizado, nas unidades escolares, para o atendimento específico de estudantes com deficiência, em complementação à rotina de sala de aula.
Na gestão do prefeito Edivaldo, o número de salas de recurso da rede municipal mais que dobrou: passou de 39, em 2013, para 116 no início deste ano. A ampliação do número de salas de recurso também é prevista no Plano Municipal de Educação.

TEM INÍCIO O FESTEJO DA PARÓQUIA DE SANTA PAULINA

A partir desta terça-feira, dia 30, a Paróquia de Santa Paulina, localizada no Residencial Pinheiros I, iniciará o festejo da sua padroeira, que este ano traz como tema “É na força da Eucaristia que encontramos a paz!”. A paróquia, que existe há três anos, é a primeira no Maranhão a receber a santa como padroeira. Santa Paulina nasceu na Itália, mas viveu no Brasil desde a infância, realizando, segundo o Vaticano, dois milagres em terras brasileiras e sendo canonizada pelo papa João Paulo II, no ano de 2002. 

A Paróquia de Santa Paulina, além do Residencial Pinheiros (sede) também engloba os bairros Primavera, Angelim, Cantinho do Céu, São Marcos e Ipem Angelim. Durante os dias de festejo, a comunidade promoverá muitos momentos de oração, espiritualidade, novenas, procissões, missas e atrações juninas, com bumba-meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, bandas musicais típicas, sorteios e rifas.
O festejo inicia dia 30 de junho, com a novena de Santa Paulina – tendo, deste dia até o dia 8 de julho, terço às 19h e missa às 19h30. No dia 9, o dia do falecimento de Santa Paulina, haverá alvorada pelas ruas às 5h30, seguida por um momento de oração e café da manhã na Paróquia. Às 18h, deste mesmo dia, haverá procissão pelas ruas do Residencial Pinheiros. Finalizando o festejo, no dia 10, a programação habitual retorna: terço às 19h, missa às 19h30. Além disso, nos dias 27, 28, 3, 5 e 10, haverá largo com as atrações juninas, e, no dia 4, haverá o Festival Distrital da Juventude Dehoniana, com músicas, poesias e manifestações religiosas abordando o amor em Deus e o carisma dehoniano.
Neste ano o festejo ganhou um brilho diferenciado com a chegada da Relíquia de Santa Paulina. Trata-se de um fragmento do osso da santa, que foi enviado pela Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, que a santa fez parte. Juntamente com a relíquia, foi enviado um documento em latim atestando a veracidade do fragmento humano enviado a São Luís. O corpo de Santa Paulina está sepultado em São Paulo e a relíquia é uma forma de entender que a Madre existiu que fortalecer a devoção dos devotos.
Erguida com ajuda e doações comunitárias, a igreja cresce a cada ano e, desde que se tornou Paróquia, festeja anualmente Santa Paulina. O pároco responsável pelas
comunidades é o padre Valdenir Tadeu da Cunha, juntamente com o vigário, padre Djalma Lúcio. “Mergulhando a comunidade na força do Espírito Santo e convocando cada vez mais fiéis a se engajarem no caminho da fé e da santidade, a Paróquia Santa Paulina espera a comunidade católica de São Luís para que possam vivenciar, juntos, esse momento de bênçãos”, convidou o pároco, padre Valdenir Tadeu.

SANTA PAULINA
Av,02, Qd.18, nº01, Residencial Pinheiros )1 – Cohama – São Luís-MA.
Telefone: (98) 3223-6809
PASCOM – Pastoral da Comunicação
Coordenador: José Augusto – (98) 98843-9774

Márcio Jardim prestigia abertura dos Jogos de Tuntum

Cerimônia acontece no Estádio Temão, com presença de cerca de três mil pessoas
 O secretário de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, participou da abertura dos VII Jogos Escolares Tuntuenses neste domingo (28). A cerimônia foi realizada no Estádio Temão, com presença de cerca de três mil pessoas.
Ao lado do prefeito de Tuntum, Doutor Tema, e do secretário municipal de esportes e lazer, Chiquinho Nascimento, Marcio Jardim falou sobre a importância dos JEMs e sobre o compromisso do governo do Estado de expandir os jogos não só em quantidade, mas em qualidade.
Os Jogos Escolares Tuntuenses  terão inicio nesta segunda-feira (29) e seguem até o próximo domingo, com participação de 15 escolas e 850 alunos, disputando sete modalidades esportivas.
Para ver mais fotos da abertura dos Jogos Escolares Tuntuenses, acesse a Galeria de Fotos dos Jogos Municipais, disponível no site da Sedel.

Deputados se comprometem a destinar emendas para o Arraial da Cidade em 2016

Antes mesmo de terminar, visando repetir o inquestionável sucesso da primeira edição, o idealizador do Arraial da Cidade, na Cohama, o vereador Astro de Ogum já vem trabalhando para garantir a edição em 2016. Para tanto, desde a inauguração, o presidente da Câmara Municipal de São Luís esteve ciceroneando várias autoridades no camarote vip.
 
No sábado(27), assim como o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, ao lado da ex-mulher Alexandra Trovão e das filhas, foi a vez do deputado federal José Reinaldo Tavares(PSB), bem como o deputado estadual Fábio Braga(PTdoB), acompanhado da esposa, mostrarem-se bastante impressionados com a beleza e popularidade do arraial.
 
Durante um bate papo descontraído, no decorrer do jantar, os dois deputados anunciaram que irão destinar emenda parlamentar para assegurar que o presidente faça um arraial ainda mais bonito no ano que vem. Ao longo da semana, a ex-deputada Gardênia Castelo já havia feito comunicado semelhante, referindo-se ao pai, o deputado federal João Castelo.
 
“Mesmo me recuperando de uma cirurgia nos olhos, de tanto ouvir falar no sucesso do arraial, quis conhecer in loco o espaço, e confesso que me surpreendi, pois é muito mais bonito do que imaginei. O presidente Astro de Ogum está de parabéns”, disse o deputado José Reinaldo Tavares.
 
Declaração semelhante foi externada pelo deputado estadual Fábio Braga. Radiante, o vereador Astro de Ogum evidenciou que foi um desafio erguer o espaço em apenas 15 dias, contudo em nenhum momento duvidou da capacidade dele e do seu grupo, haja vista a paixão que detém pela cultura maranhense.
 
“Fico lisonjeado com a receptividade dos nossos representantes, tanto na câmara federal quanto estadual, pois o anuncio ratifica não apenas o sucesso, mas, acima de tudo, o reconhecimento do trabalho que desenvolvo em prol de todos daqueles que fazem um espetáculo maravilhoso, igual o batalhão do Bumba Boi da Maioba”, enfatizou o presidente.
 
No sábado, além do boi da Maioba e Pindoba, subiram no palco do Arraial da Cidade as cantoras Rosa Reis e Teresa Canto, a dança portuguesa Lírios e Encantos de Portugal, cacuriá asa cana da Liberdade e o boi mimoso de São Bento.

UNICEF reúne adolescentes e coordenadores de saúde do adolescente da Amazônia Legal para falar sobre direitos

Políticas públicas de saúde e a garantia dos direitos a meninos e meninas LGBTT serão enfocados nos eventos
 
Belém, 29 de junho de 2015 - Os direitos de meninos e meninas, especialmente a saúde, serão o foco de dois eventos simultâneos realizados pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), em Belém. No período de 29 de junho a 01 de julho, serão promovidos o I Encontro dos Coordenadores Estaduais da Saúde do Adolescente e Coordenadores Municipais da Plataforma dos Centos Urbanos da Amazônia Legal Brasileira e o IV Encontro de Adolescentes da Amazônia, na Escola de Governo do Pará.
Os três escritórios do UNICEF na Amazônia (Manaus, Belém e São Luís) organizam as atividades em conjunto com o Instituto Peabiru, Governo do Pará e Ministério da Saúde. A ação faz parte da Agenda Criança Amazônia, iniciativa que busca pautar os desafios na área da infância e juventude na região direcionada à garantia da prioridade absoluta de crianças e adolescentes nas políticas públicas.
O objetivo do encontro é promover o debate e construção de estratégias na Amazônia Legal Brasileira, na garantia de direitos de adolescentes amazonidas, como também, apoiar os gestores estaduais e municipais e adolescentes, diante do enorme desafio para atenção integral deste grupo populacional, em particular os municípios que aderiram ao Selo UNICEF e à Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).
Também são parceiros regionais os governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, com apoio do Laboratório Aché, Celtins, Celmar e Celpa.
 
I Encontro Regional Coordenadores de Saúde dos Adolescentes da Amazônia - Para este, serão reunidos os coordenadores dos nove estados da região, juntamente com os coordenadores das três capitais da Amazônia que participam da Plataforma dos Centros Urbanos (São Luís, Belém e Manaus).
 O evento faz parte do Plano Anual de Trabalho do UNICEF voltado à cidadania dos adolescentes e conta com a parceria do Ministério da Saúde, resultado da forte articulação do referido Ministério e o UNICEF Brasil. 
A proposta do encontro é a discussão da Caderneta de Saúde do Adolescente: avanços e desafios da sua implantação na Amazônia Legal Brasileira enquanto estratégia de protagonismo juvenil e promoção da saúde e da cidadania; o Programa Saúde na Escola (PSE): Como fortalecer os estados e municípios da Amazônia Legal Brasileira na governança, articulação intersetorial e promoção da saúde na escola; e Promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes LGBTT.
 
IV Encontro de Adolescente da Amazônia Legal - Adolescentes atuantes na infância e adolescência, protagonistas e integrantes de grupos de incidência política dos nove estados da Amazônia Legal vão se reunir para tratar sobre as políticas de saúde do adolescente e a garantia dos direitos de meninos e meninas LGBTT.
São 35 adolescentes, a maioria deles integrantes da Rede Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), também terão um momento em conjunto com os coordenadores de saúde para traçar propostas e estratégias que promovam o direito à saúde sem distinção de raça, etnia, credo, orientação sexual ou situação socioeconômica.
A agenda do encontro dos adolescentes inclui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens: Avanços e desafios na Amazônia Legal Brasileira; Nem mais, nem menos que uma pessoa adulta: desconstruindo o preconceito geracional; Caderneta de Saúde de Adolescente: EU TENHO DIREITO!; “Pra que Time ele Joga?” Direto a Diversidade sexual: mitos e realidades; Estamos ligados na missão do UNICEF: promover e proteger os direitos de crianças e adolescentes LGBTT; Programa Saúde na Escola: diálogo entre políticas; Mas, onde entra o adolescente nesta HISTÓRIA? Adolescentes e Coordenadores: Sempre entrelaçados nos nossos estados e municípios.
Como resultados da interação entre coordenadores e adolescentes, serão elaborados documentos direcionados ao poder público e ao UNICEF, para apoiar a implementação da política de saúde dos adolescentes na região.
 
Sobre a PCU - A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF que tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades nas grandes cidades brasileiras, melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos centros urbanos brasileiros, especialmente daquelas que têm seus direitos mais violados, por meio do impulso à redução das desigualdades intramunicipais. O primeiro ciclo, realizado de 2008 e 2012, abrangeu os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, com o registro de importantes conquistas. Após a realização de uma avaliação externa, levando em consideração lições aprendidas, a PCU foi expandida para outros centros urbanos brasileiros.
A segunda edição abrange o período de 2013 a 2016 e contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em torno do compromisso com a melhoria de dez indicadores, por meio do investimento em políticas públicas e do fomento à participação política e social.

domingo, 28 de junho de 2015

Classe política já começa a monitorar nome de Natalino Salgado para possível disputa de prefeito de São Luís

Com o crescimento da possibilidade de Natalino Salgado disputar a prefeitura de São Luís, a classe política começa a monitorar o desempenho do reitor da Universidade Federal do Maranhão perante ao eleitorado ludovicense. O nome do médico já vem sendo monitorado em pesquisas de consumo interno. Para quem não é filiado a partido político e nunca disputou cargos eletivos fora do ambiente acadêmico, o desempenho de Natalino vem animando e assustando possíveis aliados e adversários, respectivamente.
A primeira pesquisa a publicar os números de um possível cenário de disputa eleitoral com o nome de Natalino Salgado será a TV Guará, através do Instituto Exata. O resultado deve ser divulgado na próxima semana e ainda contará com a inclusão de outros nomes como Edivaldo Holanda Junior, candidato à reeleição; Eliziane Gama, João Castelo, Roseana Sarney, Ricardo Murad, Rose Sales, Bira do Pindaré, Luís Fernando, Neto Evangelista, Antônio Pedrosa, Zeluis Lago e Marcos Silva
Apesar de toda essa movimentação, Natalino ainda não externa sua intenção de disputar a prefeitura, por enquanto ele vem sendo incentivado por aliados, políticos, movimentos sociais e amigos. Inúmeros partidos tem lhe procurado, porém esta é outra incógnita a ser equacionada nos próximos meses.

Vereadora Rose Sales cobra do Governo Municipal a conclusão das obras na feira do Anil

 Atraso nas obras têm causado transtornos aos feirantes e frequentadores do local. Em reunião de trabalho, a Vereadora Rose Sales juntamente com uma comitiva de feirantes do Anil cobraram do Secretário de Governo Municipal, Sr. Lula Filho, que o município conclua as obras de reestruturação e adequação da feira do bairro Anil, as obras já estão paradas há quase 01 ano e meio. A reforma da feira foi uma conquista de luta da Vereadora junto ao Executivo Municipal, para atender aos anseios dos feirantes e moradores do Anil, dos bairros vizinhos e pra cidade em geral, porém, as obras que foram iniciadas em 12 de fevereiro de 2014, com previsão de serem concluídas em 90(noventa) dias até agora estão por terminar, paradas.
De acordo com o vice-presidente da feira, a suspensão das obras está prejudicando o comércio na região: “eles começaram a obra e não concluíram, ou seja, o comércio teve uma queda, porque as pessoas evitam frequentar o local, com medo que alguma coisa aconteça, ficam receosas, e a gente não tem outro local para vender as mercadorias, e já está passando do prazo para concluir a reforma, e a prefeitura sequer fez a transferência dos feirantes, só queremos trabalhar com mais dignidade, mas sem estrutura adequada fica difícil”, frisou Jefferson Carlos.
Durante reunião o Secretário de Governo do município, mediante as reiteradas reivindicações de Rose Sales e dos feirantes, se comprometeu que, em uma semana, irá se reunir com os representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SEMOSP e a Secretaria Municipal de Agricultura , Pesca e Abastecimento.

Roubos em ônibus têm redução de 46%, aponta Sindicato das Empresas de Transportes

Operação Catraca é intensificada nas principais avenidas da capital maranhense. Foto: Nael Reis/Secom O mês de junho de 2015 registrou queda de 46% nas ocorrências de roubos a coletivos, em relação ao mesmo período no ano passado. O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, colocou em ação a Operação Catraca, que consiste em rondas nos coletivos para evitar assaltos a ônibus e garantir tranquilidade e segurança aos usuários do transporte público na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo o balanço feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís, entre os dias 1º e 25 de junho de 2015 houve queda de 46% nos roubos a coletivos em relação ao mesmo período do ano passado e queda de 78% em relação ao mês de junho de 2013. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirma que a Operação Catraca continuará com ações preventivas para evitar assaltos e roubos nos ônibus que rodam em São Luís.
Através de blitz, revistas, busca de armas e drogas a Polícia Militar tem desenvolvido um trabalho que visa combater a violência nos coletivos.  A operação responsável pela segurança nos coletivos é chamada de Operação Catraca e faz parte de uma série de ações integradas da Segurança Pública para combater os principais tipos de crime na Região Metropolitana.
Dados da capital revelam que o último trimestre observou uma grande diminuição no número de roubos em coletivos no total. O levantamento do Sindicato mostra que em relação a abril deste ano, o mês de junho registrou uma queda de 67 ocorrências (abril) para 14 (em junho), o que corresponde a redução de 79% na quantidade de crimes nos coletivos. O governador Flávio Dino assegura que ações de prevenção e combate à criminalidade continuarão a promover cada vez mais segurança a toda à população.
Número de homicídios também é menor
O número de homicídios registrados no mês de maio também é menor, se comparado com as ocorrências no mesmo mês do ano passado, além de aumento da quantidade de armas apreendidas em todo o estado, se comparamos os dados com o mesmo período do ano passado. A variação é de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 71 homicídios dolosos na capital enquanto em 2015, esse número caiu para 62.
Entre janeiro e maio de 2015, foram apreendidas 554 armas durante as prisões e operações realizadas pela Polícia Militar. Esse dado revela a saída das ruas de armamento ilegal e potencialmente perigoso.

sábado, 27 de junho de 2015

Prefeitura amplia serviços de reurbanização em vias e bairros da capital

Prefeitura amplia serviços de reurbanização em vias da capital
Todas as obras de melhoria – pavimentação e requalificação asfáltica – que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís na capital maranhense estão recebendo serviços complementares de drenagem superficial, que incluem implantação e correção de sarjetas, meios-fios e calçadas.
"Na área de infraestrutura, temos investido esforços para assegurar mobilidade urbana e maior fluidez ao tráfego. As frentes de obras espalhadas pela cidade trabalham intensamente para melhorar as condições de trafegabilidade em locais onde diariamente circulam milhares de veículos e pessoas", disse o prefeito Edivaldo. 
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que as intervenções complementares são essenciais para assegurar ao cidadão qualidade de vida e bem-estar. "A drenagem superficial é um serviço essencial para ampliar a vida útil da pavimentação. Previne o acúmulo de água nas vias urbanas, contribuindo ainda para a redução de focos de doenças como a dengue, além de acidentes", ressaltou Araújo.
Na região dos bairros Cohama e Turu, foram recapeadas e já estão recebendo tratamento de drenagem superficial as ruas do Aririzal, Coronel Eurípedes Bezerra I e Boa Esperança, Segunda Travessa Boa Esperança e Avenida General Arthur Carvalho; Avenidas Brasil e Santa Isabel, ruas Deputado Luiz Rocha, Coronel Eurípedes Bezerra II, Principal e Laertes Santos, Primeiro de Maio e Rua Projetada, no bairro Vicente Fialho.
Em bairros como Vila Janaína, Vila Riod, Vila Cascavel e São Raimundo as melhorias promovidas nas vias com a implantação de calçamento, asfalto ou do recapeamento da via também são seguidas de tratamento de drenagem superficial.
Intervenções complementares são essenciais para assegurar ao cidadão qualidade de vida e bem-estar
BALANÇO
Mais 25 km de extensão de ruas e avenidas de São Luís foram recapeados nos últimos dois meses pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além de terem sido implantados aproximadamente 6 km de asfalto em regiões antes desassistidas de infraestrutura urbana, como a Vila Riod, Pontal da Ilha, Vila Janaína, entre outros. Além do Turu, Cohama, Vicente Fialho, as obras contemplam ainda bairros São Raimundo, Vila Cascavel, Jardim América e Cidade Operária.
Novas frentes de trabalho foram abertas, ampliando os serviços para os bairros Vinhais (Rua do Arame) e Cohaserma (ruas 2,3,4,5 e 6). O serviço municipal de requalificação de vias deve avançar nos próximos meses para outras regiões da cidade, como Areinha, Cohatrac, Cohab, entre outras.
Na área Itaqui-Bacanga, seguem em ritmo acelerado as obras de recapeamento da Avenida Sarney Filho (Vila Embratel) e Principal (Anjo da Guarda), viabilizadas a partir da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, por meio do programa Mais Asfalto. Na Cidade Operária, as obras de pavimentação pelo convênio foram iniciadas e contemplam mais de 100 vias. Em toda a cidade, o convênio estadual contempla com novo asfalto aproximadamente 120 km de ruas danificadas pela presença de buracos, fissuras e deformações. 
De acordo com o secretário Antônio Araújo, a meta é chegar ao final deste ano, somando todas as frentes de obras de requalificação de vias urbanas da capital, com mais de 220 km de ruas e avenidas recuperadas em São Luís.
FALA, POVO!

Francisco Alves de Oliveira, aposentado, morador da Rua Nice Lobão, na Vila Apaco
Francisco Alves de Oliveira, aposentado e morador da Rua Nice Lobão, na Vila Apaco
"Nós não temos nada a reclamar. Isso era só lama. Tinha dia que nem em casa a gente podia entrar. Agora, todo dia podemos sentar na porta de nossa casa e conversar com nossos amigos"


Ana Carolina Rodrigues Pereira, estudante e moradora da Rua Santa Terezinha na Vila Riod
Ana Carolina Rodrigues Pereira, estudante e moradora da Rua Santa Terezinha na Vila Riod
"Aqui quando não chovia era só pedra e poeira, e quando chovia era pior ainda só lama. Não tinha a menor condição de sair de casa. Hoje a realidade é outra. Passa carro, ônibus. Vou para o colégio com mais tranquilidade"

Joel da Silva, cabeleireiro, morador do Vicente Fialho
Joel da Silva, cabeleireiro e morador do Vicente Fialho
"Show de bola! A gente andava pelo bairro desviando de buraco, agora está assim, tudo asfaltado, com sarjeta para não acumular água. E a gente percebe que é um serviço de qualidade, não é só tapa-buraco. Pessoal do bairro todo feliz"

Carlos Alberto Costa Santos, autônomo, morador da Rua São Jorge, no Baixão
Carlos Alberto Costa Santos, autônomo e morador da Rua São Jorge, no Baixão
"Essa obra é sonho de 30 anos, agora concretizado. Aqui, quando chovia, alagava tudo. Ficávamos isolados. Hoje, a nossa realidade é outra. Agradecemos ao prefeito Edivaldo. Deus haverá de recompensá-lo por essa realização" 

Prefeitura investe na divulgação de São Luís no exterior para aumentar fluxo de turistas

Prefeitura investe na divulgação de São Luís no exterior para aumentar fluxo de turistas
A Prefeitura de São Luís espera aumentar o fluxo de turistas na capital com a divulgação do destino no cenário internacional, visando impulsionar novas atividades de desenvolvimento de negócios e a geração de um movimento de atração de novos investimentos. Operadores, agentes de viagens e jornalistas franceses interessados em incluir São Luís nos grandes roteiros internacionais deverão visitar a capital maranhense no mês de outubro para conhecer a cultura, culinária, praias e patrimônio histórico local.
A visita do trade francês a São Luís é resultado de um workshop realizado pela Prefeitura de São Luís no último dia 16, em Paris, na França, no qual um equipe da Secretaria Municipal de Turismo, coordenada pela secretária Socorro Araújo, apresentou um roteiro turístico que inclui, além de São Luís, os municípios de Alcântara e Barreirinhas.
"O roteiro reúne em torno de 52 atividades turísticas. As realizações apropriadas de promoções que exponham São Luís, Alcântara e Barreirinhas à apreciação dos estrangeiros podem significar grandes transformações econômicas, sociais e culturais", segundo observou a secretária.
O workshop integra as ações definidas entre a Prefeitura de São Luís e O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em acordo que visa promover cidades brasileiras com grandes potenciais turísticos no mercado internacional.
São Luís é um dos 65 Destinos Indutores do Turismo do Brasil é parte integrante da Associação dos Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur), estando incluída nas ações de desenvolvimento diferenciadas para alcançar a competitividade internacional.
As negociações para o acordo com a Embratur para divulgação do destino São Luís, Barreirinhas e Alcântara no cenário internacional foram articuladas pelo secretário municipal de Governo, Lula Fylho, quando então secretário municipal de Turismo. 
"Nós buscamos parceiros que reconhecem em São Luís e neste roteiro, especificamente, todo o potencial turístico com o qual já estamos familiarizados, de modo a catalisar mecanismos de divulgação e promoção do turismo local em suas mais diversas modalidades, aproveitando cada nuance da riqueza histórico-cultural que nossa cidade tem a oferecer. Tivemos êxito nesse projeto e sabemos que o mercado se abrirá a muitas outras possibilidades no que se refere ao turismo em São Luís, à medida que nossa cidade for sendo descoberta também por aqueles que ainda não estiveram aqui", disse o secretário Lula. 
Dentre várias capitais brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo, que pleitearam o recurso para divulgar seus destinos, apenas São Luís conseguiu operacionalizar o acordo. A promoção se dá com ações de Famtour e Presstrip, Workshop, Mostra Gastronômica e produção de material promocional, incluindo sacola, card drive, catálogo, folder e vídeos de cinco, três e um minuto.
"Este é um convênio que impõe critérios rigorosos para liberação dos recursos e execução do programa, que é todo acompanhado por técnicos da Embratur", contou a secretária Socorro Araújo, que adiantou que os próximos workshop serão realizados em Buenos Aires, na Argentina, em agosto, em Lima, no Peru, e em Bogotá, na Colômbia, estes com previsão para a segunda quinzena de setembro.
"Com a crise do turismo de negócios, que tem atingido não só São Luís, mas vários destinos brasileiros, a Prefeitura de São Luís tem buscado mostrar a importância do turismo de lazer para que essa modalidade possa ser comercializada e a gente possa dar uma guinada no turismo", contou a secretária.
Depois da vinda dos operadores franceses, São Luís deverá receber também caravanas de Buenos Aires, Lima e Bogotá. "Uma de nossas propostas é atrairmos turistas estrangeiros, porque a moeda deles está mais forte do que a nossa, tornando este o momento favorável para visitar o Brasil", observou Socorro Araújo.
CAFÉ COM O TRADE
As negociações resultantes do workshop em Paris serão apresentadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) ao trade de São Luís durante um café da manhã que será realizado no próximo dia 2 de julho. "Neste momento, vamos expor todo o trabalho desenvolvido em Paris, dizendo o que foi, os contatos que fizemos com os operadores e agentes de viagens que participaram do evento", explicou a secretária.
Socorro Araújo destacou que a divulgação é um dos principais instrumentos de que se dispõe para estimular o incremento do fluxo turístico em direção a um determinado destino. "Assim, a promoção do produto turístico depende de ações distintas e complementares. As empresas que atuam no setor promovem seus produtos (hotéis, agências, restaurantes, entretenimentos). Entretanto, o consumidor só os utiliza em função da destinação, pois é preciso promover a localidade turística, com seus atrativos", observa a secretária.

Alcântara comemora festas juninas com novas estradas, escolas e avanços no turismo, cultura e na produção rural

            Os alcantarenses têm muitos bons motivos para comemorar as festas juninas deste ano. Junho, mês do dia dos namorados e de São Pedro, São João e São Marçal, também foi o período em que a Prefeitura de Alcântara (MA) entregou aos moradores as novas estradas de acesso à região das Praias e à Canelatíua, avançou na construção das novas escolas dos povoados de Cujupe e Oitíua e garantiu ainda outros importantes avanços.
            Segundo o Prefeito Domingos Araken (PT), em junho, a Prefeitura também avançou  a distribuição de mais de 12 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão aos agricultores familiares do município. Araken destacou ainda os avanços no turismo e a na produção cultural. “Inserimos Alcântara na Rota das Emoções, programa do Sebrae que  estimula o turismo e a geração de renda local e realizamos mais um grande São João”.
            O secretário municipal de turismo, Nailton Lobato, participou do III Salão de Turismo da Rota das Emoções, realizado neste mês, em Jericoacoara. “Integramos agora os roteiros complementares no Polo São Luís, que contempla os municípios de São José de Ribamar, Raposa, São Luís e Alcântara”, disse Lobato. E as boas notícias continuam: “Fechamos negócios com os receptivos Ponto a Ponto, Gekos, Inovar Turistas, Caravelas Turismo e outras empresas que operam o roteiro turístico de Alcântara”, disse Lobato.
            Turismo. A Rota das Emoções interliga os estados nordestinos do Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 15 municípios. No Maranhão, os municípios que integram a Rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. A Prefeitura de Alcântara expôs no Salão seus atrativos turísticos e agora faz parte da Rota das Emoções. Do turismo para a produção rural. Em junho, Alcântara intensificou a entrega de sementes.
            “Distribuímos neste primeiro semestre mais de 12 toneladas de sementes para aumentar a produtividade dos nossos agricultores familiares. Em parceria com o Governo do Maranhão, distribuímos em Alcântara duas toneladas de sementes de feijão, seis de milho e quatro de arroz”, disse o secretário municipal de Agricultura Familiar, Produção e Pesca, Aniceto Pereira. E até setembro serão inauguradas as escolas de Cujupe e Oitíua.
            “Cada uma dessas escolas terão seis amplas e modernas salas de aulas e toda a infraestrutura física, administrativa e pedagógica necessária para o bom rendimento dos alunos e educadores em sala de aula”, disse Araken. Em junho, o município também ganhou o inédito regimento próprio de aposentadoria dos servidores municipais. “O Alcântara Previdência agora é realidade. 15 servidores já foram aposentados pelo novo regime de aposentadoria”, disse Araken. E as festas juninas continuam até o final do mês.
            Arraial. Depois de realizar com sucesso a melhor Festa do Divino de todos os tempos, a Prefeitura de Alcântara instalou no belíssimo cenário da Praça da Matriz, o Arraial de Todos os Santos, onde todas as noites se apresentam artistas locais e grupos folclóricos, a exemplo das danças portuguesas: Majestade de Portugal, Flor de Portugal, Sonho de Portugal, Coroa de Lisboa, Lírios de Bacutiruba e mais, o Cacuriá Alegria da Vila Airton, a dança de Boiadeiro Alegria de Alcântara, quadrilha Sorriso de Alcântara, Boiadeiro Encanto de Alcântara, Forró de Caixa e o Bumba meu boi Brilho de São João.

Arraial da Cidade é sucesso de crítica e público em São Luís

O Arraial da Cidade, localizado no bairro da Cohama, tem sido sucesso de crítica e público desde a inauguração, no último dia 12. Diariamente, o espaço recebe milhares de pessoas, entre autoridades e anônimos que, além de prestigiar a apresentação dos grupos folclóricos, procuram degustar a culinária típica do período.
 
Para o idealizador do arraial, o vereador Astro de Ogum, o sucesso é reflexo do árduo trabalho que desenvolve em prol da cultura maranhense há mais de uma década. “Estou muito feliz com o feito alcançado. O sucesso de público e crítica não apenas evidencia o que muitos insistem em negar, digo, o trato diferenciado que sempre dispensei a cultura maranhense”, disse o vereador.
 
Uma programação diferenciada, com tudo que existe de melhor no movimento cultural maranhense, foi montada pelos organizados. Brincadeiras dos quatro cantos do Estado não foram esquecidas, como a quadrilha Matuto do Rei, oriunda do município de Açailândia, que dançou no palco do Arraial da Cidade no dia 24 de junho.
 
“Desde a inauguração já estive aqui várias vezes trazendo a minha pequena Brenda, de apenas seis meses, bem como a minha mãe de 96 anos, e mesmo nos dias de grande público, como o show da cantora Alcione e o cortejo em homenagem a São João, na contramão do que ocorre no restante da cidade, nenhuma confusão foi registrada. Este espaço foi montando pensando em atender a família como um todo, ou seja, do mais velho ao mais novo. O arraial é simplesmente lindo”, concluiu Andressa Gomes, moradora do bairro da Cohama.

“Embora sendo um sentimento muito feio, fico com um pouco de inveja ao vê esse arraial, pois tínhamos tudo isso ao nosso alcance, lá na Vila Palmeira, mas por questões políticas, estamos precisando nos deslocar. As pessoas que se espantam como a beleza do espaço é porque não conheciam o trabalho do vereador. Diferentemente do que tentam propagar, toda essa estrutura sempre teve no Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira”, disse com saudosismo a dona de casa Ana Paula Gomes, moradora na Vila Palmeira.
 
Por conta do sucesso, diversas brincadeiras estão se oferecendo para se apresentar, inclusive, dispensando o pagamento de cachê. “Hoje subir ao palco do Arraial da Cidade é motivo de orgulho, pois aqui tem quem possa nos assistir”, pontuou Sérgio da Anunciação, dono de um pequeno grupo de tambor de crioula na área Itaqui Bacanga.
 
Além do vereador Astro de Ogum, o Arraial da Cidade teve o apoio do senador Roberto Rocha e do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Roseana Sarney reúne ex secretários e correligionários políticos em um almoço em sua residência

A ex governadora Roseana Sarney já se articula para as eleições do próximo ano, ela se reuniu com ex secretários e correligionários políticos em um almoço em sua  residência  . Isso quer dizer que a ex governadora não se intimidou com a onda de acusações e indícios  em um suposto envolvimento no recebimento de propina no caso da Petrobras.
A governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão são dois dos beneficiários de um esquema milionário de corrupção na Petrobras. É o que afirma reportagem da revista Veja deste final de semana. A revista traz reportagem de capa sobre o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada com a Polícia Federal. Ele entregou nomes de políticos que teriam sido beneficiados por esquema de corrupção envolvendo o doleiro Alberto Yousseff.
Cita a revista: “Titular da pasta de Minas e Energia, o peemedebista Edison Lobão é citado por Paulo Roberto como um dos beneficiários do esquema montado na Petrobras. Por meio da assessoria do ministério, Lobão disse que sua relação com o ex-diretor foi sempre institucional. Ele nega ter
recebido dinheiro de Paulo Roberto Costa.”
Roseana também aparece na lista de governadores citados pelo ex-diretor. Segundo a revista, o dinheiro desviado de obras da Petrobras, seria convertido pelo doleiro Alberto Yousseff para chegar na mão de políticos. A revista afirma que Paulo Roberto também entregou o nome de seis senadores. O mundo político maranhense se pergunta se não há nenhum senador maranhense envolvido no caso.

Estudantes da rede municipal participam do Dia Ecoa em São Luís

Estudantes da rede municipal participam do Dia Ecoa em São Luís
Um show de ciências reuniu aproximadamente 200 estudantes da rede municipal de ensino no Teatro da Cidade de São Luís para comemorar o Dia Ecoa. A atividade é uma realização do projeto Educação Comunitária Ambiental (Ecoa), desenvolvido em escolas da zona rural através de uma parceria entre o Instituto Alcoa e a Prefeitura de São Luís.
O Projeto Ecoa levou para o palco do Teatro da Cidade o trio "Ciência em Show". O grupo é formado por Wilson Namem, Gerson dos Santos e Daniel Angelo. Os três são cientistas, professores do curso de Física da Universidade de São Paulo (USP) e têm quadros sobre ciência em programas de televisão. O trio mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, agradeceu a parceria do Instituto Alcoa. "O prefeito Edivaldo é um defensor das parcerias que oferecem oportunidades diferenciadas de aprendizado para as nossas crianças. Atividades como essa transbordam as fronteiras da sala de aula e incentivam o interesse dos estudantes pela ciência, na medida em que eles percebem o quanto ela está presente nas nossas atividades cotidianas", disse o titular da Semed.
Objetos simples como pratos, copos, água, detergentes e barbantes serviram de matéria prima para vários experimentos divertidos que prenderam a atenção dos estudantes. "Foram muito legais todas as experiências que eles fizeram. O melhor foi quando o detergente explodiu e subia um monte de espuma como se fosse um vulcão. Adorei ter vindo aqui", contou o estudante Lucas Chagas Cantanhede, 8 anos, do 3º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Arthur Azevedo, em Pedrinhas.
A professora Vanessa Santos, do 1º ano do Ensino Fundamental na U.E.B. Hortência Pinho, destacou a importância de eventos como esta para complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula. "Com certeza os alunos vão chegar em casa eufóricos, falando e tentando mostrar para os pais e para toda a família as experiências que foram feitas no palco. Depois contam para os amigos e, no final, acabam expandindo o conhecimento pra toda a comunidade", enfatizou a professora.
A coordenadora do núcleo de Educação Ambiental (Nea) da Semed, Francisca Marques, lembrou que o dia Ecoa foi precedido de uma capacitação com os professores das escolas participantes do projeto. "Os professores conseguem agregar os valores da educação ambiental aos conteúdos de sala de aula, beneficiando os estudantes, a própria escola e toda a comunidade", explicou Francisca.
Até o mês de agosto, o dia Ecoa acontecerá em todas as localidades onde a Alcoa mantém operações, abrangendo Itapissuma (PE), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), Tubarão (SC) e Utinga (SP). "Desta forma, conseguimos levar informação às crianças das comunidades, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social. O conhecimento é um dos fatores fundamentais para a transformação de nossa realidade", afirma Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

Márcio Jardim discute ações de fomento ao esporte com lideranças políticas do MA

Foram discutidas ações de apoio e incentivo ao esporte e lazer no interior
Na tarde desta quinta-feira (26), o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, recebeu lideranças políticas dos município de Buriti, Anapurus e Mata Roma, para discutir ações de apoio e incentivo ao esporte e lazer no interior do estado.
“Em Anapurus planejamos realizar campeonatos envolvendo zona urbana e rural para estimular a prática do esporte”, disse o vice-prefeito de Anapurus, Ademar do Sindicato.
“Estamos buscando apoio do governo especialmente no fornecimento de materiais esportivos,” explicou o vereador de Mata Roma, Bezaliel Albuquerque.
Durante as visitas, Márcio Jardim destacou que o governo do Estado tem como diretriz de atuação apoiar e fomentar o esporte e lazer nos interiores, atendendo às demandas dos municípios no que for possível.
O deputado Edson Santos também visitou a Sedel nesta quinta-feira (25).
 

Wellington do Curso solicita implantação de mais Unidades de Segurança (USC) para bairros de São Luís

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã da última quinta-feira (25), o deputado Wellington do Curso (PPS) apresentou, mais uma vez, proposições em defesa da Segurança Pública do Estado. Dessa vez, o parlamentar solicitou a ampliação do número de Unidades de Segurança Comunitárias (USC) no Maranhão, tendo em vista a criminalidade que, segundo ele, permeia a sociedade. Existem duas USCs instaladas em São Luís, sendo uma na Vila Luizão e outra no bairro Coroadinho.
Na oportunidade, Wellington destacou a importância das USCs, além de enfatizar a pertinência da polícia comunitária, sobretudo, nos bairros considerados “mais violentos” da capital.
“Após o primeiro ano de implantada, os índices de criminalidade nos bairros atendidos pela USC (Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão) diminuíram consideravelmente, segundo o CIOPS. Quanto à implantação do projeto, adotou-se como critério básico de escolha da localidade o comportamento das linhas de tendência quanto aos crimes dolosos contra a vida, contemplando, assim, as áreas com os maiores índices de criminalidade”, destacou Wellington.
O deputado ainda citou vários bairros da capital que necessitam de Unidades de Segurança, em caráter emergencial. Entre eles, Cidade Olímpica, Maiobão, São Raimundo, Pedrinhas, Vila Maranhão, dentre outros que, segundo o Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), são os bairros onde há maior índice de crimes violentos letais intencionais.
“Ressalta-se aqui o caráter emergencial, não de apenas se garantir novas Unidades de Segurança, mas a necessidade de se enfatizar o combate à criminalidade e, assim, ao zelo por aquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, declarou.