sábado, 31 de janeiro de 2015

Prefeitura entrega laptops a 300 estudantes

  

Aluna recebe laptop, que a ajudará nas tarefas escolares, melhorando  o desempenho nos estudos
Aluna recebe laptop, que a ajudará nas tarefas escolares e a melhorar o desempenho nos estudos
Estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Mariana Pavão receberam da Prefeitura de São Luís laptops, que vão auxiliar no processo de ensino-aprendizado. Dotados de acesso à internet, os computadores entregues aos estudantes também contém ferramentas pedagógicas importantes para o desenvolvimento do aluno, como jogos educativos e programas específicos para a produção de textos e confecção de trabalhos escolares. A entrega foi feita pela Secretaria Municipal de Educação e beneficiou 300 estudantes. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o governo federal, através do programa Um Computador por Aluno (UCA).
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, participou da entrega oficial e destacou o empenho do prefeito Edivaldo em buscar parcerias que propiciem ao alunos a ampliação do acesso às tecnologias de informação e comunicação. “Este programa visa não só a inclusão digital, mas o fomento à pesquisa e melhoria do aprendizado de uma forma geral. Que estes laptops sejam ferramentas pedagógicas utilizadas por professores e educandos em prol do conhecimento”, almejou Geraldo Castro. Presente à solenidade, o vereador Pavão Filho também destacou a importância da ação. “É uma grande satisfação participar deste momento histórico, especialmente nesta escola que possui o nome da minha falecida mãe.
Secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, entre dezenas de estudantes que receberam os laptops
Secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, entre dezenas de estudantes que receberam os laptops
A entrega desses equipamentos representa mais um avanço da Prefeitura de São Luís no que tange à questão da inclusão digital. Em especial, esperamos que essas crianças possam utilizar os equipamentos para adquirir muito mais conhecimento”, declarou o vereador.
Conhecimento – Antes que os estudantes levem os equipamentos para casa, o programa prevê uma fase de adaptação e orientação, com dois meses de manuseio dentro da escola e orientação dos professores. Ao final do período letivo, o laptop é devolvido para ser disponibilizado a outro estudante no ano seguinte. Para os estudantes, o recebimento dos laptops permitirá a aquisição de conhecimento associada à diversão. Maria Clara Costa, do 2o ano da UEB Mariana Pavão, fazia auto-retratos e utilizava os jogos pedagógicos dos equipamentos antes do início da solenidade de entrega oficial. “Já joguei três joguinhos muito divertidos. É muito legal poder utilizar esse laptop para aprender e ainda se divertir. Eu adorei!”, declarou a estudante de oito anos.
Sobre o projeto
Computadores são dotados de acesso à internet e também contém ferramentas pedagógicas
Computadores são dotados de acesso à internet e também contém ferramentas pedagógicas
O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi implantado com o objetivo de intensificar o uso as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. O Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Convite de Posse

O deputado estadual eleito pelo voto consciente, Wellington do Curso, convida a população maranhense para prestigiar a solenidade de posse para o cargo de deputado estadual. O ato acontecerá neste domingo (1º/Fev), às 9h30min, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Graças a Deus este mandato é de todos nós! 
 
O acesso ao plenário e à galeria será restrito, mas toda a assessoria, amigos, alunos, professores e  lideranças que desejarem prestigiar esse momento histórico estão convidados para a foto oficial.
Contamos com a sua presença!
Deputado estadual Wellington do Curso
#PorAmorAoMaranhão

Deputado Zé Inácio (PT) acompanha senador Eduado Suplicy (PT) em visita ao governador Flávio Dino.

Na manhã desta sexta-feira (30), o senador Eduardo Suplicy (PT) acompanhado do deputado estadual diplomado Zé Inácio (PT) e algumas lideranças do diretório estadual do partido foram recebidos pelo governador do Maranhão, Flávio Dino. O encontro aconteceu na Sede oficial do governo Palácio dos Leões. 
O senador petista apresentou ao governador Flávio Dino, a proposição do seu livro “Renda Básica de Cidadania. A Resposta dada pelo Vento”, onde defende a implantação de uma renda básica para todos os habitantes, como já acontece em alguns países da Europa. 
Já deputado diplomado Zé Inácio (PT) se comprometeu enquanto parlamentar em defender a proposta de Renda Básica de Cidadania no Sistema de Proteção Social aqui no Maranhão. “A RBC é uma renda suficiente para que uma pessoa possa prover as suas necessidades vitais, como alimentação, saúde, educação e outras, que, através do programa, deve ser paga pelo governo a toda e qualquer pessoa residente no País, inclusive as estrangeiras residentes há cinco anos ou mais no Brasil, não importa sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo socioeconômica”, esclarece o deputado. 

Por sua vez o governador Flávio Dino se comprometeu em sancionar a Lei, após ser aprovada pelo parlamento. 
Eduardo Suplicy relata em seu livro como no Brasil se desenvolveu ideia de se instituir a garantia de uma renda mínima para todos aqueles cuja renda não alcança um certo patamar, por meio de um imposto de renda negativo até a instituição do Programa Bolsa Família, iniciado em outubro de 2003. “Como senador da república passei a estudar as vantagens da renda básica de cidadania incondicional. Fiquei persuadido de que era ainda melhor que   garantia de uma renda mínima por meio do imposto de renda negativo, conforme o projeto que eu apresentara em abril de 1991,aprovado pelo Senado em dezembro de 1991, ou no formato da Bolsa Família”, finaliza o Senador.
Aliado -  O deputado estadual Zé Inácio (PT) fará parte do Blocão da base aliada ao governo. Durante a reunião, o governador Flávio Dino fez questão de ressaltar a importância da presença política do deputado petista na base aliada ao governo. 
Como líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, o parlamentar pretende ter como foco em seu mandato seguimentos prioritários como quilombolas, agricultores, assentados, jovens entre outros.     

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Estado possibilita reforma do ginásio poliesportivo da Apae

Uma parceria firmada entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) possibilitou a reforma do ginásio poliesportivo da Apae. A obra, construída com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, foi entregue na quarta-feira (28).
Foto 2 Divulgação Sedel - ginásio poliesportivo da APAEO secretário da Sedel, Márcio Jardim, participou da cerimônia de inauguração ao lado do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e campeão olímpico, Gilberto Godoy, o Giba. A reforma do ginásio poliesportivo da Apae durou cinco meses e garantiu a melhoria da infraestrutura, além da adequação da quadra às dimensões oficiais. Ele ressaltou que o espaço poderá sediar disputas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Na ocasião, Márcio Jardim falou sobre os benefícios da correta aplicação da Lei de Incentivo ao Esporte e reforçou o compromisso do governo em investir em novos equipamentos esportivos. “Para nós será prioritário apostar na construção de equipamentos esportivos de qualidade e desde já convido a Apae a nos apresentar projetos que sirvam a esse segmento da nossa sociedade”, afirmou.
Participaram da cerimônia a presidente da Apae de São Luís, Arionildes da Silva e Silva, e a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

GBMAR forma mais uma turma de guarda-vidas

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão formou mais uma turma de guarda-vidas. Os concludentes do curso receberam certificados em solenidade realizada no Posto de Salva-Vidas, no Calhau.
A solenidade de formatura da turma teve a presença do subcomandante geral do CBMMA, coronel José Henrique Pessoa, e contou ainda com a participação de praças e oficiais. O curso foi coordenado pelo major Arnaldo Macedo.
Com carga horária de 225 horas/aula, o curso teve início em agosto e terminou esta semana. Nesse período, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas sobre salvamento aquático no mar e pilotagem de embarcações (moto aquática e bote).
Foram ensinadas técnicas utilizadas em salvamentos com pranchão, entrada na água e nado de aproximação atravessando a arrebentação e reboque de vítimas utilizando nadadeiras e flutuador, situações que permitiram aos alunos vivenciaram a realidade das ações de guarda-vidas no ambiente marítimo.
Foi abordado, ainda, conhecimentos sobre a formação de correntes de retorno, responsáveis pela maioria dos afogamentos.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Mais de mil alunos da rede municipal participam do Festival Maranhão na Tela

Cerca de 1,2 mil alunos da rede municipal de ensino estão participando do 7º Festival "Maranhão na Tela". Por meio de parceria firmada ente a Prefeitura de São Luís e o governo do estado, estudantes de 34 Unidades de Educação Básica (U.E.B.) estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a sétima arte, aliando a diversão com o enriquecimento cultural.
Até sexta-feira (30), alunos de 24 escolas de Ensino Fundamental e dez creches assistem às sessões especiais do Festival de Animação Estudantil (Animarte), realizadas às 9h e às 14h30 no Cine Praia Grande e no teatro Alcione Nazaré.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, diz que a parceria segue a orientação do prefeito Edivaldo, de promover o regime de colaboração entre as diversas instâncias do poder público e assegurar o acesso à cultura para as crianças e adolescentes de São Luís.
"Além do ensino regular, a garantia de uma educação de qualidade passa pelo acesso a atividades de lazer, esporte e cultura. Assim, amplia-se o conhecimento e vivência dos estudantes para um desenvolvimento mais sadio e que valorize a formação cidadã", ressaltou o titular da Semed.
Liana Cristina Sousa, gestora adjunta da U.E.B. Zuleide Andrade, localizada no povoado Maracujá, zona rural de São Luís, disse que achou muito interessante a iniciativa de convidar os estudantes para assistir à produção apresentada no festival. "Os alunos ficaram eufóricos e com muita expectativa por causa deste convite. Uma atividade como essa é importante porque representa um incentivo para conhecer os produtos culturais", destacou a gestora.
Giovanna Santos Aguiar, 11, estudante da U.E.B. Uruati, também na zona rural, disse que os filmes do festival são muito diferentes do que está acostumada a ver, mas que gostou deles. "As animações tratavam de diversos assuntos, envolvendo meio ambiente, reciclagem, lixo... achei legal", afirmou.
O FESTIVAL
Em sua 7ª edição, o Festival inova trazendo o Anim!Arte, que tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação entre os estudantes. O Maranhão na Tela é um festival de cinema focado no fomento à produção audiovisual maranhense, realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Educação com a equipe do Festival. Este ano, a Seduc firmou parceria com o município para ampliar as ações de Formação de Platéia do projeto Núcleo Arte Educação. Toda a programação está disponibilizada no site oficial do Festival: www.maranhaonatela.com.br.

Incra destina R$ 22 milhões para realização de obras de infraestrutura em assentamentos no Maranhão

O superintendente regional do Incra no Maranhão, Jowberth Alves se reuniu nesta última terça-feira (27), com prefeitos de municípios que irão executar obras de infraestrutura em assentamentos de reforma agrária durante o ano de 2015. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete, na Superintendência do órgão, no bairro do Anil.
Ao longo do ano serão executados 12 convênios, sendo que 11 são referentes à primeira Chamada Pública de Infraestrutura realizada pelo Incra/Sede em 2014. Um dos convênios é fruto de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Cleber Verde. Todos os convênios visam a implantação, recuperação ou melhoramento de estradas vicinais que dão acesso a projetos de assentamento do Incra.
Os 12 convênios juntos somam um investimento de R$ 22.176.521,73 e atenderão os municípios de Araguanã; Arari; Balsas; Mirador; Presidente Juscelino; Matinha; São Benedito do Rio Preto; Zé Doca; Chapadinha e Vitória do Mearim.
Parceria
Durante a reunião o superintendente do Incra-MA, Jowberth Alves, ressaltou a importância da parceria com os municípios para realização de obras  nos assentamentos com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas.
Falando de parcerias, a superintendente substituta do Incra-MA, Fátima Santana, enfatizou a necessidade destas Prefeituras também assinarem o Termo de Cooperação com o Incra-MA para implantação da Sala da Cidadania digital, com o objetivo de oferecer ao cidadão alguns serviços disponibilizados pelo Incra no próprio município.
O prefeito do município de Mirador, Joacy de Andrade Barros, afirmou que o município não conseguiria realizar a recuperação de estradas nos assentamentos sem a parceria com o Incra.           “Recebemos várias demandas para recuperação desta estrada entre os assentamentos Santana Morrinhos e Giki, mas não tínhamos condição de atender. Agora iremos receber cerca de R$ 2,7 milhões do Incra-MA e faremos a obra que vai favorecer a melhoria do transporte e ecoamento da produção”, disse.
Participaram da reunião os prefeitos Valmir Amorim (Araguanã); Djalma Machado (Arari); Joacy Barros (Mirador); Afonso Celso Teixeira (Presidente Juscelino); Marcos Costa (Matinha) e Alberto Gomes (Zé Doca).
Próximas etapas
De acordo com servidor responsável pelo setor de convênios do Incra-MA, George Aragão, as prefeituras precisam realizar licitação para contratação da empresa que executará a obra e, em seguida, lançar toda a documentação do processo licitatório no Sistema de Convênios do governo federal (Siconv). “Depois que o contrato com a empresa for assinado, publicado no Diário Oficial da União e lançado no Siconv, a Prefeitura deposita a contrapartida do convênio e o Incra-MA paga a primeira parcela para início das obras”, detalhou.
George explicou também que depois de realizada a primeira etapa da obra, os engenheiros do Incra-MA farão uma fiscalização do que já foi executado para, em seguida, ser liberado o pagamento da segunda parcela.
Finalizando a reunião, o superintendente Jowberth Alves, informou aos prefeitos que continua aberta até o dia três de março de 2015, a segunda Chamada Pública de Infraestrutura do Incra, visando o recebimento de propostas para implantação de obras de infraestrutura (estrada e poços) em projetos de assentamento. O edital pode ser acessado aqui. 

GOVERNO DE TODOS NÓS: GOVERNO DO ESTADO LANÇA MARCA E SLOGAN DA GESTÃO FLÁVIO DINO

O Governo do Estado do Maranhão lançou, na tarde desta quarta-feira (28), no Palácio dos Leões, a marca e slogan da gestão que serão usados entre 2015 e 2018.

Foto-2-Governo-lança-marca-e-slogan-da-gestão-2logo_capa-450x325
Com o mapa do Maranhão pintado nas cores das bandeiras do estado e do Brasil, e com o slogan ‘Governo do Maranhão. Governo de todos nós’, a marca revela o início de um novo tempo, de integração com o resto do país e de políticas públicas voltadas para toda a população maranhense.

Ao apresentá-la aos profissionais da imprensa, o secretário estadual de Comunicação, Robson Paz, informou que, ao elaborar a marca, a equipe de marketing do Estado atendeu às diretrizes estabelecidas pelo governador Flávio Dino de realizar uma gestão que já trabalha, desde o dia 1° de janeiro, em ações efetivas para a transformação da realidade no Maranhão e a prestação de serviços públicos que cheguem a toda a população.

“A marca representa o tempo de mudança pelo qual passa nosso estado com toda sua gama de diversidade e pluralidade. Ela representa todo esse conjunto de características e ações implementadas pelo governador Flávio Dino”, relatou o secretário. Ele lembrou que as cores da bandeira do estado indicam a diversidade do povo maranhense, e as cores da bandeira brasileira revelam a integração do Maranhão com o país.

“O conceito, de integrar no mapa as cores da bandeira brasileira e maranhense, indica um grande sentimento da nossa população em superar as adversidades, de mostrar a verdadeira potencialidade do Maranhão, mas também de trazer o Brasil para construção deste momento diferenciado que o Maranhão passa, desse governo que busca, acima de tudo, trabalhar pelo conjunto da população, de fazer com que os serviços públicos deixem de ser um privilégio de poucos e possam beneficiar toda a população maranhense”, esclareceu.

A mistura de cores ainda é um convite ao apoio e participação efetiva de todos os segmentos da população maranhense e brasileira na ruptura com o modelo político e econômico vigente, e a estrela, ao meio do mapa, representa, exatamente, a expectativa por esta quebra de paradigmas.

“Trazendo a estrela como uma grande representação da esperança que cerca todo esse momento, de que a partir de agora, certamente, teremos um estado mais prospero e desenvolvido, e acima de tudo com justiça e igualdade social”, destacou.

O secretário adjunto de Marketing e Mídias Sociais, Marco Aurélio, ressaltou que o slogan, reproduzido em fonte de fácil leitura, também atendeu às diretrizes da nova gestão. “A repetição da palavra Governo reforça a ideia de que nós nos propomos a fazer um Governo para todos. A repetição deve intensificar a ideia, deixando clara a nossa missão”, aponta Marco Aurélio.

Prefeitura de Paço do Lumiar convoca aprovados em concurso público

Prefeito Josemar Sobreiro assina edital de convocação de aprovados no concurso público para provimento de cargos no Município
Prefeito Josemar assina edital de convocação de aprovados no concurso público para provimento de cargos no Município
O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PR) assinou, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o Edital Nº 001/2014, cujo resultado foi homologado pelo decreto municipal Nº 1881/2014 para vagas de provimento efetivo do quadro de pessoal do município. O ato aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a participação do secretariado municipal e membros do legislativo luminense.
Na oportunidade foi exposta a demanda de cada secretaria afim de fim de potencializar as políticas públicas desenvolvidas pelo equipamento público. De acordo com o prefeito Josemar Sobreiro, “os novos servidores irão suprir a demanda defasada de recursos humanos, uma vez que é crescente a necessidade da população local em torno da efetividade da prestação dos serviços públicos”.
A primeira convocação estabelece a chamada de 459 aprovados entre nível superior, médio e fundamental, para apresentação de documentação e exames médicos conforme requisitos constantes no anexo II, do Edital Nº 001/2015, disponível no site da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar (www.pacodolumiar.ma.gov.br).
Prazo
Prefeito com sua equipe de secretários, que receberão os novos servidores em suas  respectivas pastas
Prefeito com sua equipe de secretários, que receberão os novos servidores em suas respectivas pastas
Os classificados devem comparecer a partir do dia 29 de janeiro de 2015, junto à Unidade Integrada “Ministro Henrique de La Roque”, no conjunto Maiobão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para apresentação de documentos pessoais em cópia autenticada em cartório, ou cópia acompanhada de original, além de exames médicos, atestado de saúde ocupacional e laudo médico atestando grau ou nível de deficiência (para candidatos aprovados nas vagas de portadores de necessidades especiais), para análise de aptidão física, clínica e mental pela equipe multiprofissional, integrada à Junta Médica Oficial. Não serão aceitas documentações incompletas, rasuradas ou ilegíveis.
A assinatura do termo de posse deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias a contar da data da publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial do Estado
Concurso
A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou, em 19 de outubro, do ano passado, as provas do concurso público para provimento de 603 vagas com salários variam entre R$ 864,66 e R$ 1.105,24 (nível fundamental), R$ 864,66 e R$ 1.965,78 (nível médio) e R$ 2.025,54 e R$ 2.986,50 (nível superior), com carga horária de trabalho entre 30h e 40h semanais cada.
O concurso ofertou vagas para 69 cargos entre eles, o de merendeiro, motorista, agente administrativo, condutor socorrista, digitador, fiscal de obras, orientador social e engenheiros. A maior demanda do concurso está na área da Educação, para professores especialistas em educação infantil e ensino fundamental, e atendimento de pessoas com deficiência; e na Saúde, para agentes comunitários de saúde e de combate de endemias, especialidades médicas e enfermeiros.

MAIS SEGURANÇA: JEFFERSON PORTELA AFIRMA QUE A CRIMINALIDADE VAI BAIXAR E ANUNCIA NOVAS AÇÕES

O secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, garante que a criminalidade no Estado vai baixar, a partir de fevereiro, graças às ações adotadas pelo Governo Flávio Dino para garantir a repressão ao tráfico e à atuação de quadrilhas, com policiamento ostensivo e enfrentamento do banditismo.

Portela disse que a convocação de mil aprovados no último concurso da Polícia Militar, anunciada pelo governador quando assumiu, vai ajudar a desafogar, mas que o Estado precisará de mais policiais.

CONVOCAÇÃO – Enquanto isso, o secretário revelou que serão colocados nas ruas outros 500 policiais que estavam no serviço interno do Sistema de Segurança, para permitir a atuação ainda mais intensa nas áreas mais críticas da criminalidade na Ilha e no resto do Estado.

O secretário contou que a colocação de 500 policiais no trabalho externo vai ser possível com a convocação, através de seletivo, de 500 policiais reformados ganhando até 50 por cento do provento, para substituir os da ativa, no serviço interno da secretaria.

PRESO À BUROCRACIA – Disse ainda que as ações contra grandes líderes do crime organizado serviram para começar a desarticular essas facções e que a polícia vai continuar agindo duro, no sentido de oferecer um Estado com melhor qualidade de vida para a população.

“As perspectivas são boa para a área de segurança do nosso Estado”, assegurou.

Também anunciou parceria com outras polícias, a exemplo da Rodoviária, para impedir a entrada de drogas no Estado. Várias ações conjuntas serão realizadas nos próximos dias.

Jefferson Portela afirmou que a valorização profissional está dando um gás extra aos policiais, para que participem de forma efetiva dessas ações. De acordo com ele, muitos passavam de dez a 15 anos sem qualquer promoção, o que desmotivava, mas que esses problemas serão sanados.

O secretário confessou que ainda se sente amarrado, gastando muito tempo assinando papelada herdada da burocracia, mas que pretende dedicar a maior parte do tempo como secretário, nas ruas, acompanhando de perto as operações (Por Waldemar Ter).

SEDEL: MÁRCIO JARDIM DIZ QUE ESTRELAS NACIONAIS E MINISTRO ESTARÃO EM ENCONTRO DE SECRETÁRIOS

O secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, confirmou que várias estrelas nacionais, a exemplo de Leila e Ana Moser, do vôlei; o capitão do penta, Cafu; e Lars Grael, o maior medalhista brasileiro, estarão no Encontro de Secretários Estaduais e Gestores de Esporte, que acontecerá em São Luís, nos dias 5 e 6 de fevereiro.


Márcio Jardim disse que o evento trará também o ministro dos Esportes, George Hilton, e servirá para mostrar que o Governo Flávio Dino está colocando o Maranhão no roteiro dos eventos importantes ligados ao mundo desportista.

Outras estrelas ou ex-estrelas do esporte também estarão presentes, a exemplo de Edmilson, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol e pentacampeão; e os ex-nadadores Rogério Romero e Gustavo Borges. Já Leila Barros, que jogou na Seleção Brasileira de Vôlei, atualmente é secretária de Esporte de Brasília.

ENCONTRO MUNICIPAL- Márcio Jardim contou que a Sedel aproveitará a mobilização, para realizar, no dia 7 de ferreiro, o Encontro dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer, para debater uma agenda específica voltada para os municípios.

“São dois eventos importantes e que servirão para alinhar as políticas do Governo Flávio Dino com o cenário nacional e com os municípios maranhenses”, explicou (Por Waldemar Ter).




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Bar do Chico terá duas atraçoes no melhor point da ilha

O Bar do Chico, no Maranhão Novo, apresenta nesta quinta (29/01), das 20h às 23h, show com o cantor Sergio e na sexta (30/01) mais uma vez com a  cantora Simone Mouse. O Bar do Chico é Situado em local privilegiado, em frente ao Shopping da Ilha, o bar também é conhecido como Amendoeira, e é um dos ambientes de lazer mais tradicionais dessa região de São Luís. Uma ótima pedida para o seu happy hour. Realização: Guerreiro Produções.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Aberto prazo para adesão de escolas e municípios aos JEMs 2015

O Estado abriu o prazo de inscrição para escolas e municípios aderirem à edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que chega à 43ª edição. O termo de adesão, bem como o regulamento dos JEMs e o calendário oficial dos jogos já estão disponíveis na página da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel): www.esporteelazer.ma.gov.br.
Os municípios e instituições da rede pública e privada interessados em participar da competição devem entregar o termo de adesão devidamente preenchido até o dia 13 de março na sede da Sedel. O prédio da Secretaria está localizado no Complexo Esportivo em São Luís, na Travessa Guaxenduba, no Outeiro da Cruz.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) abriu prazo para escolas e municípios aderirem aos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) que, este ano, chegam à sua 43ª edição. Os municípios e instituições da rede pública e privada interessados em participar da competição têm até às 19 horas, do dia 13 de março, para entregar o termo de adesão na Sedel (Travessa Guaxenduba, n° 100, Bairro Outeiro da Cruz – Complexo Esportivo, São Luís/MA).
De acordo com o regulamento dos jogos, os alunos inscritos nas modalidades, naipes e provas dos JEMs devem estar matriculados até o dia 27 de marco de 2015 na instituição de ensino, e cursando regularmente as aulas, para participarem da competição. Além disso, serão recebidas propostas para sediar as etapas regionais dos JEMs até o dia 31 de março.
A primeira seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses ocorrerá em março, com as disputas da etapa metropolitana/municipal, que termina no mês de maio. Em seguida, serão realizadas as etapas regionais, no período de 1º a 29 de julho.
Já a etapa estadual será realizada entre os dias 30 de julho e 1º de outubro, em São Luís, com disputas das categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). A Sedel informou que as Paraolimpíadas Escolares serão realizadas de 11 a 30 de setembro.
Os JEMs 2015 servem como etapa classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, nas categorias infantil e infanto, na modalidade masculino e feminino.
Na página da Sedel na internet estão disponíveis outras informações com o caderno de encargos da etapa regional dos jogos escolares e modelos de ficha, além de termos de responsabilidade. Outras informações sobre os JEMs 2015 poderão ser obtidas pelo telefone (98) 2109-5939.

Prefeitura de Paço do Lumiar assina contrato para gestão dos sistemas de abastecimento d’água e esgoto

Prefeito Josemar durante coletiva explana sobre as melhorias no sistema de abastecimento de água e esgotos nos municípios
Prefeito Josemar detalha melhorias no sistema de abastecimento de água e esgotos de Paço do Lumiar e Ribamar
Nos próximos 35 anos, o Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico, denominado como Pró Cidade, que tem como função gerenciar os sistemas de abastecimento d´água e esgotamento sanitário dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, será gerido pela Odebrecht Ambiental.
O anúncio oficial da parceria foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 26, durante uma coletiva de imprensa, no Hotel Luzeiros, que contou com a participação de executivos da Odebrecht Ambiental, e dos prefeitos de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR) e São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB).
O contrato, que será fiscalizado por uma Agência Reguladora do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, prevê investimento de R$450 milhões em obras, equipamentos e serviços e tem como metas garantir, no prazo de seis anos, água de qualidade para 90% das residências, e em oito anos, instalar rede de esgotamento para atender 80% dos domicílios dos municípios.
Para o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, com o início da nova gestão dos serviços de água e esgoto, serão realizados grandes investimentos que irão gerar melhorias por toda a cidade. “O objetivo maior do consórcio é oferecer um serviço de qualidade à população, por isso, nosso trabalho será incansável, até que ele seja alcançado. Acredito que essa nova gestão do consórcio será eficiente e nos trará bons resultados”, salientou. Josemar também ressaltou o investimento da iniciativa privada no saneamento básico. “Este investimento de R$450 milhões irá aquecer a economia local, gerando emprego e renda aos luminenses”, concluiu o gestor.
O diretor da Odebrecht Ambiental no Maranhão, Hélder Dantas, garante melhorias. “Chegamos ao Maranhão para mudar para melhor a vida da população de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, para isso temos um grande planejamento que prevê investimentos e novas ações no setor”, ressaltou Helder Dantas.
Pró Cidades
A criação do Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico, denominado como Pró Cidades, cuja formalização aconteceu em agosto do ano passado, surgiu da necessidade dos municípios em otimizar os seus sistemas de abastecimento d´água e de esgotamento sanitário, antes gerenciados pela CAEMA, prestando, desta forma, um melhor serviço aos usuários.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeitura dobrou número de salas de recurso para atendimento a estudantes

 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçou o atendimento a estudantes com deficiência com a implantação de 39 novas salas de recurso ao longo da atual gestão. No início de 2013, a rede municipal de ensino dispunha de 77 salas de recurso. Hoje, são 116 – um aumento de mais de 50% em dois anos.
As salas de recurso multifuncionais são espaços construídos e mantidos pela Prefeitura de São Luís para receber, no contraturno escolar, crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Elas possibilitam atendimento educacional especializado e atendimento individual para, a partir do conhecimento das necessidades específicas de cada aluno, promover o estímulo adequado das áreas necessárias e potencializar o aprendizado. Atualmente, a Prefeitura de São Luís atende a 730 estudantes nesses espaços.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o trabalho desenvolvido nas salas de recurso e o empenho do prefeito Edivaldo em assegurar uma educação inclusiva a todos os estudantes matriculados na rede escolar de São Luís. “Temos promovido a otimização dos atendimentos na área de Educação Especial, bem como aumentado progressivamente a oferta de cursos e oportunidades de formação na área. O competente e dedicado trabalho desenvolvido pelos educadores que atuam nas salas de recurso é mais um passo em direção à nossa meta, que é a de melhorar cada vez mais a qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino de São Luís”, disse Geraldo Castro.
A ampliação no número de salas de recurso veio a partir de uma parceria com o governo federal, por intermédio do Ministério da Educação. Com a parceria, foram adquiridos kits de informática, cada um com dois notebooks e uma impressora; e kits de material pedagógico, com jogos de memória, alfabeto móvel, tapete alfabético, dominó em Libras e em números, esquema corporal e kit de lupas. A Prefeitura de São Luís, por sua vez, reforçou o quadro de professores das salas com a contratação de novos profissionais mediante processo seletivo simplificado, disponibilizou oportunidades de formação continuada e proporcionou espaço adequado nas escolas para a implantação das salas.
ALTAS HABILIDADES
Victor Gabriel Marques Rios, 6 anos, estuda na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, no Centro. Identificado com altas habilidades aos três anos de idade, ele é atendido na sala de recurso da U.E.B. Luís Serra, próxima à sua residência. Agora, ele se prepara para iniciar um novo desafio: aprovado em 1º lugar no seletivo de uma prestigiada escola particular de São Luís, o garoto recebeu uma bolsa de estudos integral.
Vera Lúcia Marques Barbosa, mãe de Victor Gabriel, diz que o trabalho desenvolvido nas salas de recurso foi fundamental para o desenvolvimento integral do estudante, que aprendeu a ler sozinho, com dois anos e dois meses, mas tinha dificuldades com a escrita, coordenação motora e socialização. “Depois que o Victor começou a frequentar esse espaço, ele desenvolveu a escrita, o relacionamento com os colegas e até começou a organizar melhor seus horários para brincar e estudar”, comentou a mãe. Foi da professora da sala de recursos a ideia de inscrever o filho em um processo seletivo de escola particular. “Eu disse não várias vezes e foi a professora da sala de recursos que me convenceu. Nunca imaginei que alguém da minha família teria uma oportunidade como esta”, disse.
“Quando ele chegou aqui, aos três anos, o vi certa vez parado de frente para um cartaz no pátio e parecia que estava lendo, mas não dei muita atenção. Até que a professora dele, nos primeiros dias de aula, nos chamou para dizer que tinha um aluno que já sabia ler”, contou Ruth Pereira Rocha, coordenadora pedagógica da escola.
A matéria que Victor mais gosta de estudar é matemática. “Eu já sei ler, então o que eu mais gosto de fazer agora é brincar com os números”, diz o garoto. Ele diz que vai sentir falta dos colegas da U.E.B. Bernardina Spíndola, mas conta que já visitou a nova escola e gostou muito do ambiente e do parquinho, por causa do escorregador. “Quero fazer muitos amigos, estudar e brincar muito na nova escola”, discorre Victor Gabriel – de grande potencial e de muitos talentos.
SAIBA MAIS
A implantação das salas de recursos passou a ser obrigatória a partir de 2008, quando foi aprovada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Atualmente, todos os sete núcleos geográficos em que está dividida a rede municipal de ensino possuem escolas equipadas e com salas de recursos em funcionamento. A Superintendência da Área de Educação Especial (SAEE) da Semed possui uma equipe técnica de aproximadamente 50 profissionais que atuam nas escolas para viabilizar ações que priorizem o atendimento às crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, bem como orientação e acompanhamento das famílias desses alunos.

Governo amplia serviços do Corpo de Bombeiros em São José de Ribamar

O Governo do Estado inaugurou oficialmente os serviços do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) em São José de Ribamar na última sexta-feira (23). A partir de agora, a população do município e de toda a região terá a presença permanente da equipes de bombeiros atuando nos trabalhos de prevenção de acidentes, combate a incêndios, monitoramento das praias, fiscalização de estabelecimentos comerciais e locais de eventos, combate à venda ilegal de gás GLP, entre outras ações.
A descentralização do serviço foi determinada pelo governador Flávio Dino e integra as medidas de expansão do sistema de segurança para todo o Maranhão. As instalações do 1° Subgrupamento de Bombeiros Marítimos estão sediadas no complexo da Secretaria Municipal de Trânsito, no Solar dos Navegantes. O prédio foi cedido pela Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.
O secretário de Segurança, Jefferson Portela, em seu pronunciamento, enfatizou que a instalação, em definitivo, de uma unidade do Corpo de Bombeiros representa o início do novo modelo de governo, que busca aproximar as políticas públicas do cidadão.
“Estamos vivendo um dia histórico. A entrega dessa unidade é o início da construção de um Maranhão mais digno para nosso povo. Momento importante em que celebramos a chegada física e moral com tudo aquilo que simboliza a Instituição Corpo de Bombeiros para a sociedade. A partir de agora, os moradores de Ribamar terão aqui a presença de todo o aparato de segurança pública”, afirmou o secretário.
Os bombeiros irão atuar conjuntamente com o 13º Batalhão da Polícia Militar. Para o desenvolvimento das ações, eles irão dispor de viaturas administrativas, Auto Bomba Tanque (ABT) de combate a incêndio, ambulância, além de equipamentos operacionais. Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, inaugurar mais uma unidade da corporação é motivo de honra.
“Inauguramos, nesta data, uma política de descentralização e interiorização das atividades do Corpo de Bombeiros. São Jose de Ribamar é a primeira cidade a ser contemplada com nosso plano de expansão das atividades para todo o estado. Temos aprovação do governador Flávio Dino e vamos colocar em prática nosso plano de gestão de entregar novas unidades em vários municípios”, relatou o comandante.
O coronel Célio Roberto lembrou que a cidade tem uma das maiores áreas balneárias do Maranhão, abrigando dez praias. “Ribamar faz parte da região metropolitana de São Luís e já é a terceira cidade em número de habitantes, além de possuir um intenso turismo religioso. Temos observado um crescente aumento dos problemas locais, que justificam nossa preocupação em garantir que o Estado esteja se instalando nesta área. Agora, o sistema de segurança dará uma resposta mais eficaz às demandas locais e os resultados vão refletir na melhoria de vida das famílias que aqui residem”, afirmou.
A solenidade de início das atividades do 1° Subgrupamento de Bombeiros Marítimos também contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antonio Alves; do coordenador do Grupo Tático Aéreo (GTA), coronel Ismael Fonseca; do secretário municipal de Articulação Política, José Ribamar Dourado; além de vereadores e da comunidade.

Flávio Dino e ministra Kátia Abreu debatem projetos para agricultura no MA

O governador Flávio Dino e o secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser, estiveram no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para debater com a ministra Kátia Abreu soluções para o aumento e a diversificação da produção maranhense. A ministra apresentou aos representantes do Governo do Maranhão o planejamento feito pelo ministério para investimentos na região conhecida por MAPITOBA (área que integra Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).
Com investimentos na infraestrutura rodoviária, ferroviária, de energia e de escoamento e armazenagem da produção, o projeto do Governo Federal deverá ter grande impacto no Maranhão. A ministra pediu o empenho do Maranhão no projeto e teve retorno positivo do governador e do secretário, que garantiram que o Governo do Estado vai atuar como colaborador para garantir as condições de agilidade para a viabilização das obras.
A atenção ao MAPITOBA vai garantir que a produção da “última fronteira agrícola do mundo” tenha maior circulação e possa ser exportada com agilidade e qualidade. Segundo Kátia Abreu, a região é prioridade para o Governo Federal, já que tem possibilidade de alavancar a produção brasileira e garantir a circulação de renda no país.
“Os investimentos previstos pelo MAPITOBA são reestruturantes para o nosso estado. Com o incremento da produção e da infraestrutura, fazemos os indicadores sociais crescerem, integrante produção, emprego e renda,” disse o governador à ministra durante a reunião.
Além dos novos projetos que devem ser realizados em sintonia entre Estado e União, a visita ao Ministério propiciou debates sobre o Porto do Itaqui, a inauguração do Terminal de Grãos e obras estruturantes para que a produção agrícola do Maranhão possa circular. Entre as reivindicações do Governo do Estado, estão a reestruturação das BR 010 e 235, além da recuperação da rodovia estadual MA-006, que corta o Estado do sul ao norte.
A visita ao Ministério da Agricultura e Abastecimento fez parte de uma agenda extensa do Governo do Maranhão em busca de parcerias para garantir o crescimento do Estado na área social nos próximos anos. Acompanhado de secretários das pastas relacionadas, Flávio Dino visitou também os ministérios das Cidades, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Corpo de Bombeiros discute planejamento estratégico para o quadriênio 2015-2018

 Órgãos e unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estão desenvolvendo um plano estratégico de gestão para os próximos quatro anos. O trabalho integra as diretrizes do Governo do Estado para a área da Segurança Pública, com a finalidade de otimizar os investimentos, programas e atividades.
“A iniciativa vai possibilitar o avanço organizacional da Corporação. Um de nossos principais compromissos é dar à tropa as condições adequadas para que ela possa desenvolver as atividades com empenho e motivação. Temos do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança, Jefferson Portela todo o apoio necessário e o compromisso com a instituição Bombeiro Militar. Esse mapeamento é primordial para o alinhamento de nossas ações, e refletirá no aprimoramento da prestação de serviço público à sociedade.”, ressaltou o comandante geral, coronel Célio Roberto.
Órgãos e unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estão desenvolvendo um plano estratégico de gestão para os próximos quatro anos. O trabalho integra as diretrizes do Governo do Estado para a área da Segurança Pública, com a finalidade de otimizar os investimentos, programas e atividades.
“A iniciativa vai possibilitar o avanço organizacional da Corporação. Um de nossos principais compromissos é dar à tropa as condições adequadas para que ela possa desenvolver as atividades com empenho e motivação. Temos do governador Flávio Dino e do secretário de Segurança, Jefferson Portela todo o apoio necessário e o compromisso com a instituição Bombeiro Militar. Esse mapeamento é primordial para o alinhamento de nossas ações, e refletirá no aprimoramento da prestação de serviço público à sociedade.”, ressaltou o comandante geral, coronel Célio Roberto.
 
No início da semana, foi realizada uma reunião com chefes e representantes de todas as unidades, setores e departamentos, com o objetivo de apresentar os relatórios de produtividade, traçar o planejamento de compras e aquisições para a elaboração dos termos de referência. O próximo passo é reunir as informações, delinear as prioridades e dar início do processo licitatório.
Na oportunidade, todas as áreas de atuação, reunidas, apresentaram suas necessidades e as formas de ação integrada entre elas, focando na exposição de índices e diretrizes que favoreçam seu impacto nas atividades administrativas, operacionais e de atendimento de emergência.
 O diretor de Apoio Logístico, tenente-coronel Joabe Pereira disse que esse trabalho começou com o levantamento das reais situações de cada setor que compõe o CBMMA. “Ouvimos dos chefes e comandantes sobre as principais demandas, dificuldades e solicitamos que eles produzissem um documento que subsidiará o projeto maior de gestão administrativa e operacional para os próximos anos”.
Depois de concluída esta primeira etapa, serão apresentadas as metas de cada comando. Nesta sexta-feira, dia 26, já está marcada uma nova reunião para maior detalhamento e definição de prioridades e de apresentação dos termos finais de referência ao comando.

Estamos extinguindo privilégios, diz secretário Márcio Jerry

Márcio Jerry, secretário de Articulação Política, diz que o momento é de muito trabalho e que os resultados aparecerão naturalmente, por isso ainda não está no momento de cobranças por resultado
 (Diego Emir/ O IMP/D.APRESS)
Ele rejeita o título de homem forte do governo. Mas é inegável perceber a força que Márcio Jerry (PCdoB) possui no executivo estadual. Ao receber a reportagem de O Imparcial, o secretário de Articulação Política, abreviou sua extensa agenda no Palácio dos Leões - em que recebe diariamente, vereadores, deputados, prefeitos, presidentes de sindicatos e outros – para falar um pouco do inicio da gestão de Flávio Dino (PCdoB). O discurso parece afinado e nada destoa da fala do governador. Palavras como mudança, pressa, republicanização e melhorias no IDH são constantes na entrevista.

O secretário ainda fala da sua relação com a classe política, deixa claro que o executivo não vai interferir nos poderes e que pelo contrário, existe uma vontade do fortalecimento de cada poder. Ele ainda fala dos resultados das ações que vão ser apresentadas em breve, por isso não é razoável cobra-las agora, como alguns já fazem.

Márcio Jerry aproveita para falar de 2016, diz que está longe e que na hora certa vão conversas. Mas deixa a entender que a parceria entre governo e prefeitura é um processo que levará a reeleição de Edivaldo Holanda Júnior, candidato natural a ser apoiado pelo PCdoB.

Confira na íntegra a entrevista:

O Imparcial – Além de dívidas, existem mais problemas na atual estrutura administrativa do estado?
Márcio Jerry – O governador Flávio Dino recebeu o estado em situação preocupante. A dívida já é conhecida por todos. Mas também problemas relacionados aos indicadores sociais que são de ruins a péssimos. Portanto é uma situação histórica que vinha se repetindo. Agravado com a desorganização administrativa. Houve um prejuízo por conta da não realização de uma transição como deve ocorrer, com dados reais e financeiros. Dessa forma recebemos um estado com pouca reserva de recursos, apenas R$24 milhões em caixa e com prazos muito curtos para efetuação de pagamentos. Tivemos uma responsabilidade em curtíssimo prazo também que é o pagamento de uma parcela da dívida com Bank of America, enfim há uma situação de gravida, não é discurso para justificar nada, pois o governador disse que iria botar o governo para andar. Por isso é necessário reiterar que recebemos o governo com muitas dívidas, um dos motivos que levou a transferência do pagamento do ultimo dia do mês para o primeiro útil do seguinte, como forma de garantir o cumprimento das obrigações do estado com o trabalhador. É uma situação delicada, mas o governo encarou com seriedade e com metas determinadas.

Pagamentos realizados entre os dias 29 e 31 de dezembro de 2014 foram suspensos, foram encontradas irregularidades?
Sim, houve uma série de irregularidades, que estão sendo sistematizadas pela Casa Civil e pela secretaria de Transparência e Controle, e serão oportunamente apresentadas de forma clara e transparente. Foram pagamentos realizados no apagar das luzes, que por si já são estranhos, chegando ao cúmulo de haver pagamentos sendo realizados a empresas da própria família do governador interino. Existem outros indícios. Outros pagamentos relativos a serviços, esses vão ser honrados. Mas está sendo feito um trabalho minucioso para apresentar um perfil desses recursos bloqueados.

O governador vem reiterando que tem pressa e existem prazos para cumprimento de metas. Já existe uma definição de quando serão apresentados balanços?
Já na posse o governador anunciou uma série de medidas. Em primeiro lugar chamamos atenção para erradicação das escolas de taipa, depois incorporação dos excedentes do concurso dos militares e outras medidas, que visava mostrar trabalho, pois o governo não está chorando sobre o leite derramado. Todos os secretários, anterior a posse, apresentaram um paper ao governador, sobre o que pretendiam fazer e os principais problemas de suas pastas. Isso foi avaliado pelo equipe e são objetos de monitoramento permanente do que foi apresentado, para que não haja um vácuo, nem paralisia, nem lentidão, pois a máquina não pode parar.

O governo chegou tomando algumas medidas que irritaram alguns. Isso se deve ao fato que algumas benesses a poucos estão sendo cortadas?
As medidas anunciadas pelo governador tem tido amplo impacto na sociedade. A republicanização do Convento das Mercês, que não era prioridade, mas conta do desenrolar dos fatos ganhou notoriedade e foi aplaudido pelo público. O que há de descontentamento são bem residuais e são de pessoas que não se acostumaram com um novo momento determinada pela vontade soberana do povo. O que tem sido feito pelo governador, tem recebido ampla aceitação popular e aplaudida pela população, acredito que seguirá esse ritmo, pois temos mais novidades. O que está sendo feito é a extinção de privilégios, pois só assim buscaremos as melhorias de políticas públicas voltadas para a população.

É justo cobrar em menos de 30 dias, resultados desse governo?
É normal e compreensível, mas ainda não é tempo de cobrar ações conclusivas do governo. Existe uma mudança de atitude desse governo, pois é um novo jeito de governar e os resultados vão chegar.

Márcio tu és considerado o homem forte do governo, o teu papel vai além da Articulação Política?
Em primeiro lugar com muita humildade, eu rejeito essa denominação de homem forte do governo. Existe um homem forte que é o governador Flávio Dino. Não há abaixo dele, nenhum homem ou mulher forte no governo. Todos estamos com a mesma missão de mudar o Maranhão. O papel de dialogar com os secretários internamente é Casa Civil, e o Marcelo Tavares tem muita capacidade para ocupar esse cargo. O meu papel é de dialogo com o parlamento, com a sociedade ao lado do Chico Gonçalves da secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, com o governo federal ao lado de Domingos Dutra da Representação Federal e junto aos prefeitos. Também tenho uma relação mais ampla que é com os municípios, que vai além dos prefeitos. O meu papel é de permitir que o governo tem diálogo permanente com a sociedade, município e parlamento.

Vocês já definiram o tamanho da base governista na Assembleia?
Nós esperamos ter a maioria. Com um bloco ou blocos. É natural que seja assim, pois o povo do Maranhão elegeu um programa de governo para comandar o executivo e há uma vontade dos parlamentares em sintonizarem com esse propósito. Temos uma noção que a imensa maioria dos deputados não faz oposição, mas sim tem um sentimento de que todos se deem as mãos. Com respeito a oposição, que será bem tratada, ouvida e respeitada.

Existe interferência do executivo na eleição da Assembleia?
Não há nenhuma interferência do governo nessa disputa. Não existe apenas o discurso, mas a necessidade de fato da republicanização, tanto que defendemos o fortalecimento do executivo, do legislativo e do judiciário. Os poderes devem atuar em uma agenda que promova a mudança. Portanto não haverá em hipótese alguma do executivo no que vai acontecer no legislativo. O parlamento é livre e é importante que seja assim.

Já existe um nome a ser indicado para liderança do governo?
Nós estamos examinando alguns cenários, nomes que podem assumir o governo. Pode inclusive ser alguém que não apoiou a nossa coligação. Isso não é uma regra. Não adotamos esse critério. Nos próximos dez dias iremos avançar na escolha desse nome, assim como a eleição e a montagem da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Como está a parceria com a prefeitura?
Desde o dia 5 de janeiro, o governador recebeu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que é nosso aliado político, como todos sabem. Já iniciamos a discussão do assunto parceria, que envolve o Centro Histórico, temos também um programa de asfaltamento em São Luís, o qual será feito também em Imperatriz e Timon. Outra área importante é a de mobilidade urbana, onde iremos encontrar soluções para os problemas atuais.

E quanto a eleição de 2016, o que vocês estão pensando?
A eleição de 2016 está longe. Temos vários companheiros que podem vir a disputar o cargo, mas nós temos um prefeito que é candidato natural a reeleição. O nosso partido é aliado e integra esse projeto com muita desenvoltura. Por isso é legitimo que Edivaldo pleiteei a vontade de ser reeleito. Mas hoje o principal objetivo do nosso governo é desenvolver o trabalho em parceria. Edivaldo governou por dois anos, sem nenhum gesto e agora essa situação vai mudar. Nós estamos irmanados, integrados e quando for o momento certo, os partidos vão se reunir e definir candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Além de secretário, o senhor é presidente do PCdoB e claro pensa no desenvolvimento do partido. É errado pensar que Flávio Dino possa chegar a presidência da República?
Não diria errado, mas isso não frequenta o debate partidário. A preocupação número um do governador é governar bem. Este é o foco e único. Assim que Flávio Dino acorda e dorme, pensando em trabalhar de forma incessante por melhorias no estado. Na política, como na vida é importante cumprir etapas da melhor forma possível. E agora é necessário Flávio Dino governar bem. O que o PCdoB colherá futuramente será o bom exemplo de governar, o que ajuda a melhorar a imagem do partido, que tem uma grande contribuição ao processo democrático no país. Temos uma experiência concreta e que anima os comunistas do país.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Reitor da UFMA participa de reuniões com os ministros da Educação e de Energia

 
Reitor Natalino Salgado destacou que diálogo com Ministério da Educação fortalece a educação no país
Reitor Natalino Salgado destacou que diálogo com Ministério da Educação fortalece a educação no país
BRASÍLIA - O reitor da UFMA, Natalino Salgado, membro da Diretoria Executiva da Andifes, participou, nesta quarta-feira (21), de reuniões com os Ministros Cid Gomes da Educação, e Eduardo Braga de Minas e Energia. Os reitores entregaram documentos aos dois ministros com as demandas relativas ao ensino superior no País. Ao Ministro da Educação, Cid Gomes, foi entregue documento ressaltando os anseios dos dirigentes das instituições, representando as universidades federais, com relação à pasta da Educação. Entre elas, uma maior autonomia do Ministério da Educação e, consequentemente, das políticas de educação, a execução do Plano de Desenvolvimento das Universidades, um novo ciclo de expansão planejado, com foco na excelência e com o objetivo de cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Também foi solicitado a continuidade de programas relacionados à pós-graduação, assistência estudantil, internacionalização e dimensionamento de pessoal (professores e técnico-administrativos), entre outras demandas.
Segundo o Reitor Natalino Salgado, esse diálogo com o Ministério da Educação fortalece a educação no País, uma vez que, a Andifes, enquanto protagonista do desenvolvimento do sistema de educação no Brasil, reuni-se com ministro Cid para apresentar a necessidade de continuar buscando recursos para fortalecer a educação no País e manter as linhas de financiamento das universidades. “Mesmo nesses momentos de dificuldades financeiras, conversamos com ele, sobre a liberação dos projetos de lei que está no congresso para liberação de vagas para contratação de docentes e técnicos e também conversamos sobre a necessidade de um planejamento maior para liberação de orçamento que atenda as demandas da Universidade. Com isso, apontamos fatores como a assistência estudantil, que é uma das nossas prioridades, na qual buscamos recursos para dar condições de estadia, alimentação e permanência dos estudantes na Universidade, além de convidá-lo para participar da próxima reunião da Andifes”, explicou.
Energia
Universidades gastam, atualmente, em torno de 16% de energia, valor excessivo, segundo o reitor da UFMA
Universidades gastam, atualmente, 16% dos seus recursos com energia, valor excessivo, segundo reitor da UFMA
Já ao Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi proposto a criação de um plano, coordenado nacionalmente pelo Ministério e a Andifes, para racionalização e eficiência no uso de energia pelas instituições universitárias, que possa também ser replicado a outros órgãos públicos. Considerando que a maioria das universidades federais já estabeleceram parcerias com as empresas de energia, subordinadas ao Ministério de Minas e Energia, uma segunda frente seria a criação de mecanismos, incentivos e espaços de interlocução permanentes com objetivo de ampliar as condições e diversificar as áreas desses relacionamentos. Também foi levantado que a inclusão de outros órgãos de governo nessa interação, como as agências reguladoras e especialmente o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), podem dar maior escala e qualidade nessas parcerias.
Nesse aspecto, Natalino Salgado ressalta que, atualmente, as universidades gastam em torno de 16% de energia, cujo valor é excessivo, em se tratando que, com os reajustes, esse percentual subirá para 20%, ou seja, é necessário criar projetos que diminuam esse gasto exacerbado, o que penaliza e prejudica a manutenção das universidades. “Dialogamos com o ministro para obter apoio do ministério para financiamento de projetos que sejam autosustentáveis em termo de energia para diminuir as contas e fazer parcerias de energias alternativas para ajudar o País a enfrentar esta crise energética”, afirma.
Ele enfatiza também que há uma necessidade de buscar fontes alternativas de energia para que a energia possa ser barateada, armazenada e vendida para as concessionárias a fim de diminuir o custo com energia das universidades. “Ficou acordado com o ministro Eduardo Braga, que ele assinará um compromisso de pactuação com a Andifes e, a partir daí, vamos ter parcerias com vários órgãos que compõe o sistema de energia do ministério”, concluiu.