quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prefeitura participa de encontro com Conselhos Municipais de Educação

 
Prefeitura participa de encontro com Conselhos Municipais de EducaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou nesta terça-feira (29), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, do V Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Maranhão. A programação realizada nos dias 29 e 30 deste mês tem como tema "O papel dos Conselhos Municipais de educação na implementação dos Planos e dos Sistemas Municipais de Ensino", que integra um conjunto de ações, palestras, debates, mesa redonda e relatos de experiências dos Conselhos Municipais da Educação.
O encontro tem como objetivo fortalecer a integração e a troca de experiências entre os Conselhos de Educação, refletir sobre o CME como órgão normativo do Sistema Municipal de Ensino e qualificar os Conselheiros Municipais de educação para atuação na elaboração e acompanhamento das políticas municipais de Educação.
A programação do evento abordou no primeiro momento o tema "Os desafios de implementação dos Planos Municipais de Educação e dos Sistemas Municipais de ensino sob a perspectiva dos Conselhos e das Secretarias Municipais de Educação (Uncme) e (Undime)". Representando o prefeito Edivaldo, o secretário municipal de Educação e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Maranhão (Undime-MA), Geraldo Castro Sobrinho participou do evento, ao lado da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento.
ENSINO
Para o secretário de Educação, os Planos Nacional e Municipal de Educação, apresentam metas e estratégias para a melhoria do ensino municipal prezando por uma educação de qualidade. "É um trabalho complexo, mas de grande importância para a educação de cada município, no qual define as diretrizes para a gestão municipal. O prefeito Edivaldo trabalha incansavelmente nas metas e ações no sentido de melhorar cada vez mais o ensino em nosso município, superando os obstáculos que surgem para melhoria da educação", destacou o titular da Semed.
A presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento, destacou a importância do trabalho do Conselheiro Municipal de Educação e a parceria da Uncme e Undime para realização do encontro. "Desenvolvemos um papel social e civil de extrema importância como conselheiros. No nosso encontro buscamos trocar experiência e fortalecer a nossa formação e da equipe técnica. A parceria da Uncme e Undime foi fundamental para o evento, pois sem ela não conseguiríamos atender as políticas de educação através dos trabalhos dos conselheiros", ressaltou Gilvânia Nascimento.
PALESTRAS
Palestras sobre o Sistema Nacional de Educação (Sase) e Base Nacional Comum Curricular (SEB/MEC), a mesa redonda "Os Fóruns de educação e suas contribuições para o sucesso dos Planos de educação" e o lançamento do livro "Cimbalos, Lutas e Olhares" do autor Emerson Araújo, presidente do Conselho Municipal de Educação de Tuntum foram destaque da programação desta terça-feira (29).
A abertura do evento também contou com a presença da coordenadora Estadual e Regional da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação, professora Lindalva Batista, secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, presidente do Conselho Municipal de Educação, Roberto Mauro Gurgel, coordenadora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef-MA).
Também estiveram no evento Eliana Almeida, coordenadora Geral do Fórum Estadual de Educação do Maranhão, Ilma Fátima de Jesus, secretária de Educação do Município de Paço do Lumiar, Graça Privado, presidente do Conselho Municipal de Educação de Pedreiras, Maria R. Ferreira Lima e dezenas de representantes dos conselhos municipais do estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário