quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Governo apresenta projeto dos agropolos agroindustriais a produtores de Arari


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, apresentou aos produtores  de Arari o projeto Agropolos, durante o 38º Festival da Melancia, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro. O agropolo do Mearim, composto inicialmente pelos municípios de Vitória do Mearim, Arari e São Mateus do Maranhão, está entre os cinco primeiros que serão implantados ainda em 2015.
A apresentação fez parte da programação do V Encontro Tecnológico da Melancia, e contou com a participação de várias instituições ligadas ao setor produtivo, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), SEBRAE, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arari e produtores rurais de diversas comunidades do município e localidades vizinhas.
O cultivo da melancia está entre as culturas a serem trabalhadas no agropolo do Mearim, dentro da cadeia da hortifruticultura, que contempla ainda hortaliças folhosas, banana, açaí e acerola. Além dessa cadeia, as de rizicultura (cultivo de arroz) e piscicultura também serão incentivadas.
A pedido da Sagrima, complementando a explanação da secretaria sobre as ações a serem desenvolvidas no polo, o coordenador da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, realizou palestra sobre a cultura da melancia e assuntos relativos ao cultivo, produção, cultivares e comercialização (agronegócio).
“O diálogo e a participação dos produtores são fundamentais para a implantação dos agropolos, através deles levantamos as demandas e planejamos as ações para fortalecer as cadeias produtivas que têm potencial para crescer. É esse trabalho em conjunto com o poder público estadual, municipal, produtores e instituições parceiras que trará uma mudança efetiva na produção agropecuária do Maranhão, por meio desse projeto”, ressaltou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário