sábado, 22 de agosto de 2015

Projeto Cruz Vermelha VIVA foi um sucesso no Maranhão com o apoio do MARACAP


A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) contou com a caravana de 250 universitários de diversas áreas para atuar em 27 cidades dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro, como parte integrante do projeto Cruz Vermelha VIVA, que permite que os alunos voluntários levem seus conhecimentos a populações socialmente vulneráveis. O Projeto conta com uma parceria da INVESTCAP e os produtos por ela credenciados: MARACAP (MA), VITORIACAP (BA), KARIRI DA SORTE (CE) e RIOCAP (RJ).
As ações foram realizadas no período de 17.07 a 01.08 e todos que participaram do Projeto passaram por uma triagem, treinamento e curso de capacitação, toda essa preparação com o objetivo de prestar serviços de apoio comunitário através de atendimentos, atividades, orientação e prevenção. No Maranhão o projeto foi realizado em parceria com o MARACAP e contou com cerca de 80 voluntários divididos em equipes multidisciplinares com 10 pessoas por equipe, atuando nos municípios de São Luís (nas regiões específicas da Cidade Olímpica, Itaqui-Bacanga e Vila Vitória), São José de Ribamar, Presidente Juscelino, Bacabal, Santa Inês e Caxias.
Uma prova da importância da ação para a sociedade é o sucesso que foi no município de Bacabal, que com todo o apoio logístico da Prefeitura de Bacabal, que forneceu alojamento, alimentação e transporte, o que colaborou para a percepção sobre a situação de cada comunidade e suas necessidades emergenciais (Saneamento, Água, Energia Elétrica, Estradas e etc.). Nessa região foram realizados diversos atendimentos como testagens, formação de primeiros socorros, atividades recreativas, cultivo de hortas, e diversas palestras educacionais, que beneficiaram o povoado de Centro do Cirilo, as comunidades Cajueiro, Bela Vista, Fala Cantando, Sincorá, Terra Santa, Seco das Mulatas, Sobradinho, Vila São Francisco, Campo Redondo e mais 11 localidades que receberam a visita dos membros da Cruz Vermelha.
Todos os demais municípios contemplados pelo Projeto da Cruz Vermelha Brasileira contaram de alguma forma com o apoio das suas referidas prefeituras, que compreendem a importância de levar cada vez mais conhecimento à população, ensinando de forma simples como é possível identificar os problemas básicos e os recursos locais para resoluções, como dinamizar a comunidade, incentivar a valorização dos recursos locais, além de proporcionar outra visão sobre expectativa de vida com informações úteis de prevenção, dicas de saúde e educação. Esta foi apenas a primeira edição do Projeto Cruz Vermelha Viva, que já está planejando outra edição com maior amplitude para Janeiro de 2016.

Um comentário: