sexta-feira, 26 de junho de 2015

Estudantes da rede municipal participam do Dia Ecoa em São Luís

Estudantes da rede municipal participam do Dia Ecoa em São Luís
Um show de ciências reuniu aproximadamente 200 estudantes da rede municipal de ensino no Teatro da Cidade de São Luís para comemorar o Dia Ecoa. A atividade é uma realização do projeto Educação Comunitária Ambiental (Ecoa), desenvolvido em escolas da zona rural através de uma parceria entre o Instituto Alcoa e a Prefeitura de São Luís.
O Projeto Ecoa levou para o palco do Teatro da Cidade o trio "Ciência em Show". O grupo é formado por Wilson Namem, Gerson dos Santos e Daniel Angelo. Os três são cientistas, professores do curso de Física da Universidade de São Paulo (USP) e têm quadros sobre ciência em programas de televisão. O trio mistura conhecimento e diversão para aproximar adultos e crianças da ciência.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, agradeceu a parceria do Instituto Alcoa. "O prefeito Edivaldo é um defensor das parcerias que oferecem oportunidades diferenciadas de aprendizado para as nossas crianças. Atividades como essa transbordam as fronteiras da sala de aula e incentivam o interesse dos estudantes pela ciência, na medida em que eles percebem o quanto ela está presente nas nossas atividades cotidianas", disse o titular da Semed.
Objetos simples como pratos, copos, água, detergentes e barbantes serviram de matéria prima para vários experimentos divertidos que prenderam a atenção dos estudantes. "Foram muito legais todas as experiências que eles fizeram. O melhor foi quando o detergente explodiu e subia um monte de espuma como se fosse um vulcão. Adorei ter vindo aqui", contou o estudante Lucas Chagas Cantanhede, 8 anos, do 3º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Arthur Azevedo, em Pedrinhas.
A professora Vanessa Santos, do 1º ano do Ensino Fundamental na U.E.B. Hortência Pinho, destacou a importância de eventos como esta para complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula. "Com certeza os alunos vão chegar em casa eufóricos, falando e tentando mostrar para os pais e para toda a família as experiências que foram feitas no palco. Depois contam para os amigos e, no final, acabam expandindo o conhecimento pra toda a comunidade", enfatizou a professora.
A coordenadora do núcleo de Educação Ambiental (Nea) da Semed, Francisca Marques, lembrou que o dia Ecoa foi precedido de uma capacitação com os professores das escolas participantes do projeto. "Os professores conseguem agregar os valores da educação ambiental aos conteúdos de sala de aula, beneficiando os estudantes, a própria escola e toda a comunidade", explicou Francisca.
Até o mês de agosto, o dia Ecoa acontecerá em todas as localidades onde a Alcoa mantém operações, abrangendo Itapissuma (PE), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), Tubarão (SC) e Utinga (SP). "Desta forma, conseguimos levar informação às crianças das comunidades, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento social. O conhecimento é um dos fatores fundamentais para a transformação de nossa realidade", afirma Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário