quinta-feira, 28 de maio de 2015

CMDCA mobiliza comunidades para primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) realiza, no período de 13 a 28 de maio, reuniões nas dez áreas onde acontecerão eleições para conselheiros tutelares este ano. Durante estas reuniões serão escolhidos dois representantes de cada área, um titular e um suplente, para compor a comissão especial eleitoral, conforme determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
            Deilson Botão, secretário executivo do CMDCA, explicou que estas primeiras reuniões são o início da mobilização das comunidades no sentindo de conscientizar e trazer a sociedade para participar do processo de escolha dos membros dos 10 Conselhos Tutelares da capital maranhense, sendo que três deles estão sendo implantados este ano.
            Conselhos tutelares são órgãos autônomos, permanentes e sem o poder de julgar. Eles têm o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, como nos casos em que a criança não frequenta a escola, é vítimas de maus-tratos ou abuso sexual, por exemplo.  Os conselheiros tutelares, que passam a ter mandato de quatro anos em 2015, precisam ter perfil para o cargo. Qualquer cidadão que esteja em dia com suas obrigações eleitorais poderá votar no dia 04 de outubro, em todo o Brasil, nos candidatos a conselheiros tutelares na área em que reside.
            As reuniões de mobilização serão realizadas nas áreas Cohab/Cohatrac, Cidade Operaria/Cidade Olímpica, Coroadinho/João Paulo, São Francisco/ Cohama, Itaqui-Bacanga, Vila Luizão/Turu, Zona Rural, Centro/Alemanha, Anil/Bequimão e São Raimundo/São Cristóvão.
            A reunião desta quinta-feira, 28, será com as lideranças comunitária da área São Raimundo/São Cristóvão no Conselho Sócio Comunitário do Conjunto São Raimundo, situado na rua Tibiri, s/n, Conjunto São Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário