terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bira diz que Roseana só entregou o Pam Diamente após muita denúncia


Após oito anos fechado e outros cinco em reforma, a Governadora do Maranhão reinaugurou, nesta segunda-feira (29), o Hospital PAM Diamante. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), durante os quase quatro anos do atual mandato vinha denunciado diuturnamente o descaso da Governadora com a saúde Pública e com a “reforma” do PAM Diamante.
O parlamentar inclusive utilizou inserções na Propaganda Eleitoral Gratuita para denunciar o abandono do Hospital. Em um breve pronunciamento após a reinauguração, a gestora afirmou que não terá tempo para terminar a obra por completo e, portanto, deixará os acabamentos para seu sucessor.
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Bira do Pindaré criticou duramente a Governadora pela demora na reforma, ressaltou que a população de São Luís ficou prejudicada e sem atendimento por muitos anos, enquanto era anunciada com pompa a construção de 72 hospitais, que nunca foram totalmente concluídos, pelo interior do Maranhão.
“Nós temos relatos de muitas pessoas que procuram essas unidades e não encontram funcionamento. Ou porque não tem médico, ou porque não tem um medicamento. Então, a transformação na saúde pública do Maranhão é uma grande enganação. Não existe efetivamente. O povo do Maranhão continua sendo obrigado a se espremer nas filas do Socorrão em São Luís, porque não tem as unidades regionais de alta complexidade no interior”, protestou Bira.
O socialista destacou a triste realidade das pessoas que moram no interior do Maranhão. Não existe atendimento ortopédico em cidades como Pinheiro, Chapadinha e Santa Inês. Os pacientes são transferidos para São Luís, ou até para Teresina, Belém ou Fortaleza, em casos extremos maranhenses procuram atendimento em Brasília ou Goiânia
Para Bira, o Governo do Maranhão anunciou a reinauguração do PAM Diamante, na semana da eleição, para tentar justificar ações na área da saúde que não aconteceram no mandato da Governadora. “Este é o PAM que deveria estar aberto ao povo, mas infelizmente ficou cinco anos parado e agora fizeram a maquiagem e vão entregar alguma coisa para tentar justificar à população que o hospital está em funcionamento”, denunciou

SAULO ARCANGELI ASSINA CARTA COMPROMISSO COM O “FÓRUNS E REDES DE DEFESA DOS DIREITOS DA CIDADANIA DO MARANHÃO”

O candidato ao governo Saulo Arcangeli(PSTU) participou do ato “O Candidato que não assina a Carta Compromisso, não tem compromisso com o Povo”,  organizado pelo FÓRUNS E REDES DE DEFESA DOS DIREITOS DA CIDADANIA DO MARANHÃO com a presença dos núcleos de Defesa de Zé Doca, Amapá do Maranhão, Newton Bello, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, Santa Luzia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Apicum Açu, Serrano do Maranhão, Cururupu, Bacuri, Peri-Mirim, Palmeirandia, Arari, São Bento, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Morros, Santa Rita, Belágua, Itapecuru-Mirim, Urbano Santos, Presidente Vargas, Vargem Grande, Anajatuba, Cantanhede, Nina Rodrigues, São Bernardo, Anapurus, Mata Roma, Brejo, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Benedito Leite, Balsa, São Félix de Balsa, São Raimundo das Mangabeiras, entre outros municípios.
 
A carta foi elaborada durante o Congresso Maranhense de Políticas Públicas na cidade de São Mateus, com a participação de cerca de 600 delegados, e reforçou a importância de pensar o Estado do Maranhão como lugar que deve respeitar a sua pluralidade de populações, garantir a biodiversidade, assegurar a forma de desenvolvimento e economia que mais promovam o ser humano e a natureza..
 
Para isso , conforme o documento, deve-se  combater o patrimonialismo, a impunidade, o latifúndio e a grilagem de terras, reforçar a agricultura familiar, aprofundar a democracia direta e representativa e investir em políticas públicas que garantam saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança , infraestrutura e integração regional, saneamento básico, proteção ao meio ambiente, terra, moradia, trabalho e renda para a população.
 
O Candidato Saulo Arcangeli reafirmou que em seu programa está contemplada grande parte das reivindicações apresentadas na Carta e que a partir daquele momento assumiria o compromisso com todos os itens listados.

Lobão Filho discute relacionamento entre governo e igreja com líderes evangélicos

O candidato ao governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB), reuniu-se, nesta segunda-feira (30), em São Luís, com lideranças evangélicas para discutir o relacionamento entre o governo e as igrejas do Maranhão. Pastores e membros de diversas congregações compareceram ao evento e discutiram propostas de alianças para o desenvolvimento de serviços sociais em prol do estado.
“O governo não pode financiar a igreja, mas pode instrumentá-la para que vocês atuem na sociedade junto ao governo. A igreja é um bom caminho, por exemplo, para tirar os jovens das drogas. Não vou tirar os jovens do crack com a polícia, mas pela fé e pela alma e não há como chegar ao coração das pessoas sem vocês”, afirmou Lobão Filho aos pastores.
 
O missionário Vilas Boas, presidente da Unipas (União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários) no Maranhão levantou a necessidade de albergues e casas de repouso para abrigar mendigos no estado. “Nós capelães distribuímos alimentos e cobertores à noite para os moradores de rua, mas não temos para onde leva-los”. Vilas Boas citou o exemplo de estados como São Paulo e Santa Catarina em que o estado oferece albergues com banho e dormitório para que essas pessoas passem a noite.
Lobão Filho propôs um serviço em larga escala, equiparando o trabalho de todos os pastores à capelania. “Minha proposta é que os pastores não se direcionem apenas aos fieis, mas que assistam às famílias em situações de dificuldade, aos presos e demais setores da sociedade carente de amparo espiritual”, sugeriu. “Há traficantes nas portas das escolas e a igreja é o exército do bem para enfrentar esse mal. Para enfrentar o traficante, o governo tem a polícia, mas a igreja é uma grande aliada das vítimas”, completou.
 
Juventude – O estudante Mizael Junior, participante do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, destacou a participação do senador Lobão Filho na aprovação do programa no Congresso Nacional e afirmou que o candidato tem muito a fazer pela juventude do estado. “A juventude evangélica apoia Lobão Filho. Em terra que o comunismo pisa não cresce grama. Quem conhece a verdade, não apoia o outro lado”, declarou.
Lobão Filho recebeu as orações dos líderes evangélicos para a obtenção de inteligência emocional e habilidade para lidar com as pressões da reta final da campanha. O candidato agradeceu as preces e finalizou o evento com um pedido. “Não venho aqui pedir votos, mas peço que vocês orem para que seja escolhido o melhor candidato para o Maranhão. O nosso estado pode ser muito maravilhoso para o nosso povo e, se Deus permitir, há de ser muito em breve”.

Antônio Pereira reúne 10 mil pessoas durante mega comício em Buriticupu


O deputado Antônio Pereira (DEM-25333) reuniu, em um mega comício na cidade de Buriticupu, uma multidão calculada em mais de dez mil pessoas, que apóiam a sua reeleição para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.  
O mega comício foi organizado pelo prefeito Zé Gomes, pelo ex-prefeito Gildan e a esposa, vereadora Joelda e pelos vereadores Ely Josélio (presidente), Pipoca, Gomes Filho, Abimael, Raimundo Filho, Evaristo, Careca, Jairo da Cikel e Ceci e pela juventude de Buriticupu.    
Durante o mega comício - acompanhado do candidato Hildo Rocha (federal) – Antônio Pereira reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo povo de Buriticupu, buscando recursos junto aos governos estadual, federal e outras esferas de poder.  
                          MERECE O VOTO DO POVO 
Em seu discurso, o prefeito Zé Gomes pediu votos para Antônio Pereira e agradeceu os benefícios conseguidos para o povo nos setores de infra-instrutura, educação, saúde e saneamento básico, especialmente a construção da nova e moderna rodoviária de Buriticupu. 
Da mesma opinião compartilham o ex-prefeito Gildan Medeiros e a esposa, vereadora Joelda Medeiros, o presidente da Câmara Municipal de Buriticupu, Ely Josélio e os vereadores Pipoca, Gomes Filho, Abimael, Raimundo Filho, Evaristo, Careca, Jairo da Cikel e Ceci.
Ambos pediram votos para Antônio Pereira e destacaram o trabalho do deputado, que levou recursos para pavimentar avenidas, ruas, estradas e construir de poços artesianos, um posto de saúde e uma moderna Unidade e Pronto Atendimento (UPA).      


Após pesquisas, Roberto Rocha segue confiante em eleição histórica

As recentes pesquisas de intenções de voto para o Senado confirmaram o
crescimento do candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Roberto
Rocha (PSB). Divulgada neste final de semana, a Exata/Fiema/TV Guará e a
Data M ratificaram a liderança do candidato apoiado por Flávio Dino
sobre seu principal concorrente, Gastão Vieira (PMDB).
Para Roberto Rocha, o crescimento na reta final da campanha evidencia a
confirmação real do desejo de mudança para o Maranhão, atualmente
representado apenas pelo mesmo grupo político, que há décadas impõe aos
maranhenses um estado com os piores índices de desenvolvimento, apesar
de ser possuidor de inúmeras riquezas.
“O povo sabe que o caminho para o Estado melhorar, passa também pelo
Senado. O povo vai eleger um senador amigo do Maranhão e parceiro de
Flávio Dino”, disse Rocha, ressaltando que a população maranhense cansou
de tantos anos de desmandos e atraso.
Os números a favor confirmam que Roberto Rocha está perto de uma eleição
histórica para a oposição. Dono dos três mandatos de senador, a
oligarquia Sarney pode ter pela primeira vez um opositor ocupando uma
cadeira no Senado.
Com 36% das intenções de voto segundo pesquisa Exata/Fiema/TV Guará,
Roberto Rocha abriu sete pontos de vantagem sobre Gastão Vieira, que
agora soma 29%. Já na Data M, o candidato apoiado por Flávio Dino também
lidera com 34,8%, ante 24,6% do seu principal concorrente.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Wellington do Curso realiza caminhada no Centro de São Luís

O candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) realizou, na manhã deste sábado (27), uma caminhada pelo Centro da capital maranhense. O evento contou com a participação de alunos, ex-alunos, professores, amigos e colaboradores de sua campanha, que defende como lema um jeito novo de fazer política. 
 
A população, que se reuniu na Praça João Lisboa e percorreu a principal área comercial do Centro de São Luís, fez questão de demonstrar apoio à candidatura de Wellington do Curso e deixou clara a necessidade de que é preciso mudar e dar uma oportunidade para que Wellington possa expressar, com trabalho, o amor que tem pelo Maranhão. 
Desde o começo de sua campanha, Wellington, que tem sido muito bem aceito em todos os lugares pelos quais passou, conta com uma equipe de simpatizantes que participa ativamente de caminhadas, panfletagens e reuniões políticas em apoio à sua luta por uma vaga na Assembleia.
Na oportunidade, o candidato também agradeceu a toda a sua equipe e a todos os que estão participando direta e indiretamente da sua jornada política, rumo ao Legislativo Estadual.


ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS PARAM ATIVIDADES NESTA QUARTA DEVIDO À FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E DISCRIMINAÇÃO POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL

 
Para alertar a população sobre a carência estrutural e a defasagem salarial sofridas pelos membros da Advocacia Geral da União (AGU), Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais com atuação no Maranhão vão paralisar suas atividades, nesta quarta-feira (1º de outubro).
A mobilização é parte do Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal. Em São Luís, os participantes se concentrarão na seção maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), no Calhau, a partir das 10h30.
No Maranhão, as atividades da AGU são exercidas por 68 membros, sendo 13 Advogados da União, 20 Procuradores da Fazenda Nacional e 35 Procuradores Federais, todos genericamente denominados advogados públicos federais. Em todo Brasil se encontram em atividade mais de 7.000 advogados públicos federais.
Os Advogados públicos federais orientam governantes, principalmente, nos atos que geram despesas para os cofres públicos, evitando a má aplicação dos recursos públicos e defendem a União Federal em causas judiciais. Esses advogados garantem a execução de políticas públicas (conjunto de ações do Estado para o bem coletivo), seja pela defesa judicial ou pelo assessoramento jurídico aos dirigentes do governo federal. Por exemplo: assessorando a criação e defendendo o sistema de cotas e o ENEM, na área educacional; assessorando a criação e execução das obras do PAC, na área de infraestrutura, assessorando e defendendo a implementação do programa bolsa família e minha casa minha vida, na área social, a demarcação de áreas indígenas e de territórios de quilombolas, entre outras políticas públicas. Atuam, ainda, na cobrança e recuperação dos créditos públicos (da União e de suas autarquias e fundações públicas), bem como no combate ao mau uso do dinheiro público.
REIVINDICAÇÕES No centro das reivindicações da mobilização desta quarta está a concessão da autonomia à Advocacia-Geral da União, como já ocorre com a Magistratura, com o Ministério Público e, mais recentemente, como à Defensoria Pública. Este é um dos objetivos da Proposta de Emenda à Constituição nº 82/2007.
“Esta falta de autonomia resulta em problemas como ausência de estrutura predial, de logística e de pessoal. Os advogados públicos federais vêm sendo remunerados com subsídios e até mesmo verbas indenizatórias inferiores aos que são pagos às demais carreiras jurídicas”, explica o Advogado da União e um dos líderes da paralisação da categoria no Maranhão, Leonardo Marques.
Segundo os advogados públicos federais, o Governo Federal trata a AGU de modo discriminatório e insensível, apesar das três greves deflagradas pela
categoria em menos de uma década. “Se estas greves não tivessem ocorrido, o cenário da AGU seria ainda mais dramático”, completa Marques.
A categoria também defende o Projeto do Novo Código de Processo Civil, que modifica os honorários de sucumbência e garante que o advogado público também possam recebê-los . Honorário de sucumbência é o valor pago ao advogado da parte vencedora pela parte vencida em uma disputa judicial. Atualmente, os únicos advogados a não receberem os honorários são os advogados públicos federais, uma vez que todos os advogados privados e a grande maioria dos advogados públicos estaduais e municipais já recebem.
CONCENTRAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO Na OAB-MA, no Calhau (Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, Nº01), a partir das 10h30.
CONTATO PARA ENTREVISTAS
 Leonardo Marques (Advogado da União) – 9173 1839 
André Campello (Procurador da Fazenda Nacional (8115 - 7478)

Em reta final de campanha Zé Inácio percorre vários municípios



O município de Fortuna mais uma vez recebe a visita do candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT). Desta vez, um grande comício realizado no povoado Barro Preto, com a presença do prefeito, Arlindo Filho, secretariado, vereadores, lideranças politicas e correligionários levou centenas de eleitores a conhecer um pouco mais da trajetória política do candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT). 
A agricultora rural de Barros Preto, Maria Celestina Oliveira da Silva, declarou que ela e a família votam 13 123. “Lá em casa todo mundo é 13123. Zé Inácio sempre deu atenção pro nosso povo quando a gente chegava lá no Incra. Não temos como não eleger esse homem”. 
Zé Inácio como gestor público conseguiu liberar recursos para o município de Fortuna para a construção de estrada em áreas de assentamentos, incluindo Barro Preto. Também neste período conseguiu, foram liberadas máquinas como patrol, retroescavadeira, caçamba e carro pipa. 
Para o prefeito Arlindo Filho, Zé Inácio é o candidato a deputado estadual com maior qualificação para representar a classe trabalhadora e o homem do campo na Assembleia Legislativa. “Como gestor público, Zé Inácio sempre foi comprometido e dedicado às ações referentes à agricultura familiar e reforma agrária, por este motivo acredito que será um candidato do povo. Estamos juntos nessa luta!”, declarou Arlindo Filho.
O presidente da Camara Municipal, Vitorino Antunes, declarou que Zé Inácio será o candidato mais bem votado de Fortuna, porque o povo sabe reconhecer o que ele fez pelo município. “Zé Inácio em parceria com o prefeito Arlindo Filho deu qualidade de vida para o homem do campo de nossa terra. Hoje os caminhos de acesso nos assentamentos  é outro, porque o povo tem estrada para sair de suas localidades e vender o que produzem”, desabafou o presidente da Câmara, Vitorino Antunes.
É do povo – Ainda em atividades constantes por todo o Maranhão, o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) esteve em Tutóia, aonde se reuniu com uma grande quantidade de lideranças comunitárias de vários povoados que o apoiam, como é o caso de Bebedouro, Bel’água, Santa dos Cavalos, Curralino, Mutamba, Barro Duro, Santa Rosa do Jardim, Bom Gosto, Paxicá, Lagoinha, Santa Clara, Itaperibe e a Sede. O evento foi organizado por membros do Partido dos Trabalhadores de Tutóia.   
Ainda em Tutóia, Zé Inácio ( PT ), acompanhado do vereador Osvaldo Sousa Filho esteve no povoado Cana Brava, na Vila Cauã levando suas propostas para conhecimento das famílias da comunidade. 
Carreata no Areial – No município de Paulino Neves, candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT), teve uma agenda bastante extensa. Participou de uma carreata no areal percorrendo a Sede do município e de uma reunião com lideranças de Barreirinhas e Paulino Neves, n povoado Prata. A reunião foi liderada por Gerson Rocha Soeiro (Paulino Neves) e Mariana Pires dos Santos (Barreirinhas).  
De Paulino Neves estiveram presentes lideranças de Passagem do Lago, Marajá, Prata, Cardosa, Simplício, Contenda, Barrocão e Anajá. Do município de Barreirinhas estiveram representantes das comunidades de Gira Mundo, PE Riachinho, Ponta do Buriti, Marcelinho, Goiabal, Quebra II, Santa Cruz, Mioa e Passagem do Gado. 
Em seguida, o candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT) percorreu em uma grande carreata que teve inicio no povoado Água Riquinha  com destino à sede do município Paulino Neves. O evento foi organizado pelas lideranças Pedro da Barriquinha, Duca Emidio e Jeziel do Carmo e contou com a presença maciça das comunidades em torno, São Domigos, Meladinho, Tingedor e Barriquinha. 

domingo, 28 de setembro de 2014

Antônio Pereira é carregado nos braços pelo povo de Imperatriz

 
O deputado Antônio Pereira (DEM-25333) foi carregado nos braços pelo povo da cidade de Imperatriz, durante mais uma mega manifestação de apoio popular à sua reeleição, para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.    
A mega recepção aconteceu casa da vereadora Terezinha Soares, com a presença do prefeito Sebastião Madeira, dos vereadores José Carlos (presidente leito) Eudes Silva, Pimentel, Esmerahdson, Fátima Avelino e expressivas lideranças de Imperatriz.      
Acompanhado da esposa Carol Pereira, Antônio Pereira foi carregado nos braços pela multidão, calculada em mais três mil pessoas, quando falou da luta por Imperatriz, pela Região Tocantina e seu projeto de trabalho para o povo nos próximos quatro anos. 
                              AP0IO DE MADEIRA  
Em seu discurso, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, defendeu a reeleição do deputado Antônio Pereira, e agradeceu os benefícios levados pelo democrata para a cidade de Imperatriz, principalmente os relacionados com o setor de saúde pública. 
A anfitriã da festa, vereadora Terezinha Soares, pediu votos para Antônio Pereira e declarou que acredita no trabalho do deputado, que sempre atendeu os pleitos da população de Imperatriz, principalmente os dos setores de saúde e infraestrutura. 
Da mesma opinião compartilham os vereadores José Carlos,  Eudes, Pimentel, Esmerahdson e a vereadora  Fátima do Avelino. Ambos acham que o trabalho de Antônio Pereira deve continuar, porque ele é o legítimo representante do povo na Assembleia.       


Wellington do Curso visita moradores de Mocajituba em Paço do Lumiar.

Na noite dessa sexta-feira (26), Wellington do Curso, candidato a deputado estadual pelo PPS, esteve em Itapera do Mocajituba, localizado na zona rural de Paço do Lumiar, onde se apresentou para a comunidade e falou sobre suas propostas e trajetória de vida
Na ocasião, Wellington agradeceu pelo carinho recebido e destacou sobre a importância da política e a necessidade de se construir um Estado com mais oportunidades, através de um jeito novo de fazer política.
“Não podemos desanimar! Devemos plantar a semente da esperança e nunca desistir de dias melhores. Só através de uma política feita do povo e para o povo, viveremos em um Maranhão consciente e mais humano às causas sociais”, finalizou Wellington do Curso.

“Caravana da Mulher” entusiasma moradores de Paço do Lumiar


Paulinha Lobão convocou as mulheres e incitou a força, que cada uma possui, para a transformação do cenário político maranhense
A esposa do candidato ao governo do estado, Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão”, Paulinha Lobão, participou na tarde de sexta-feira (26), de um encontro com o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobrinho, deputados, lideranças políticas e comunitárias, além de moradores da Região da Grande São Luís. O evento aconteceu no estádio do Centro Educacional São Francisco de Assis, localizado na cidade de Paço do Lumiar, a fim de mobilizar a comunidade “sobre o melhor para o governo do Maranhão”.
  Paulinha Lobão convocou as mulheres e incitou a força que cada uma possui para a transformação do cenário político maranhense. “O papel da mulher na política é fundamental. Entramos com a afetividade para mudar essa realidade que tanto nos dói. É, por que temos o dom de dar a vida, que zelamos pelo próximo. Estarei zelando por vocês junto a Lobão filho, que também tem o objetivo de cuidar dos maranhenses”, completou a comunicadora.
  A mulher de Lobão Filho, que costuma levar a história de vida e a mensagem de paz e renovação do candidato ao Palácio dos Leões, relevou o propósito divino que estava reservado para o esposo e o seu compromisso com o estado. “Lobão Filho vem realizando obras de grande destaque. Acredito que vamos fazer um governo que o povo do Maranhão merece com mais saúde, mais emprego, mais educação”, pontuou a apresentadora de TV.
  Para a primeira-dama de Paço do Lumiar, Ivoni Oliveira, o candidato peemedebista é, sem sombra de dúvidas, o mais preparado para governar o Maranhão, já que tem desenvolvido uma campanha ética e limpa. Ela ainda alertou os presentes que façam suas escolhas e desenvolvam a cidadania de maneira responsável e consciente, votando em candidatos que se enquadrem num bom exemplo de vida e transparência. “Chegou a hora de termos a consciência de mudar a nossa realidade e não nos deixar levar pelos falsos discursos. Eu escolho o candidato leal e transparente, eu voto em Lobão Filho para governador”, complementou.
  Já a líder comunitária, Paula Nascimento, falou sobre a questão da educação, na qual Lobão Filho possui propostas assertivas. “O candidato da oposição não pensa nos menos favorecidos e na educação deles. Em São Luís, já se percebeu isso com o prefeito, de quem é aliado, e deixou a educação jogada para as traças. Lobão Filho é o melhor candidato”,

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: ZÉ INÁCIO MANTÉM CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL A PLENO VAPOR E NEGA BOATOS

O ex-superintendente do INCRA e candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT),  nega que esteja fora da disputa, por conta de questões jurídicas dentro do chapão.

Zé Inácio rebateu os boatos e assegurou que mantém sua candidatura a pleno vapor.

Explicou também que o PT está na disputa para deputado estadual sem coligação e criticou os espalhadores de boatos, com a finalidade de esvaziar sua campanha.

De acordo com o candidato, nessa reta final de campanha aparecem todos tipos de boatos e descartou qualquer risco de vir a ser impugnado.

“Minha candidatura está firme e forte, e nessa reta final aumentamos o corpo-a-corpo, para garantir nossa eleição, mesmo com essa boataria sem sentido” , afirma Zé Inácio.

Artistas participam de campanha do Wellington do Curso.

O candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) contou com a participação de artistas em sua campanha. Os cantores Wesley Safadão, Mara Pavanelly e Romim Mata, considerados ícones do forró, fizeram as músicas de campanha.
 
Wesley Safadão, vocalista da banda Garota Safada, amigo pessoal de Wellington, disse que foi uma satisfação gravar o jingle de Wellington. Na música, Wesley afirma o compromisso de Wellington do Curso com a educação e o progresso do Maranhão através do seu novo jeito de fazer política.
 
A cantora Mara Pavanelly, também amiga de Wellington, destacou que é dia de ver o Maranhão mudar e para isso é necessário renovar votando em Wellington do Curso 23123, oficializando assim o apoio ao candidato.
 
Romim Mata, considerado a voz do paredão, também presenteou Wellington com uma música para a sua campanha em que afirma que está chegando a hora de votar e o Maranhão precisa "acordar". O jingle enfatiza ainda que Wellington do Curso está preparado para nos representar e que nele podemos confiar. 
"Foi gratificante e uma honra para mim receber de presente esses jingles de campanha feitos por esses artistas que, além de amigos que eu admiro, também são ídolos para muitos maranhenses", agradeceu Wellington do Curso.


Lobão Filho reúne milhares em comício em Estreito

Comício de Lobão Filho em Estreito reuniu as principais lideranças políticas do Sul do Maranhão
Comício de Lobão Filho em Estreito reuniu as principais lideranças políticas do Sul do Maranhão (Foto: Júnior Foicinha)
O candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governo estadual, senador Lobão Filho (PMDB), ratificou em um grande comício na cidade de Estreito, que reuniu as principais lideranças políticas do Sul do Maranhão, que o seu governo terá em sua essência as marcas da efetividade, da competência e resultados céleres e positivos que vão transformar o Maranhão em um estado de oportunidades para todos, rico economicamente, com justiça social e melhor distribuição de renda.
Entre as várias ações para garantir uma gestão “empresarial”, Lobão Filho citou o programa “Governo 3E – Eficiente, Eficaz, Efetivo” com novos paradigmas de administração e com mecanismos e instrumentos para aumentar a sua eficiência no controle das contas públicas, eficácia na solução das demandas e efetividade na manutenção de suas diretrizes.
O candidato peemedebista disse ainda que a “Escola de Governo” terá um papel essencial para revitalizar e fortalecer a máquina governamental. “Vamos torná-la um centro de capacitação dos servidores públicos em sintonia com os novos paradigmas de gestão que vamos implementar”, disse Lobão Filho ao anunciar também a pavimentação da MA 138, entre os municípios de Estreito e São Pedro dos Crentes.
Outro programa de governo arrolado pelo senador foi o programa “Honra ao Mérito”, que vai possibilitar a ascensão funcional e acréscimos de remuneração com base no mérito e na produtividade dos servidores públicos estaduais, com foco na meritocracia. “Vamos implantar um sistema de governo com base sólida no planejamento e na implememtação de estratégias interligadas para fortalecer a imagem e a identidade interna e externa do Maranhão e de sua gente”, afirmou.
Lobão Filho destacou ainda os programas “Maranhão Banda Larga”, que será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada para fortalecer a Rede Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, inserindo definitivamente o Estado no mapa mundial virtual e o “Maranhão Transparente”, para disponibilizar a todos os dados referentes a projetos, obras, ações e contas públicas, com seus respectivos cronogramas de realização.
“Esse vai ser o nosso governo. Com fé, amor e esperança no coração vamos imprimir um governo atuante e consonante às aspirações e demandas de nossa população, dos nossos municípios. Um governo que vai dotar o Maranhão de toda a infraestrutura necessária e um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social, onde cada maranhense terá orgulho de sua terra e força do trabalho para a sua realização plena enquanto cidadão”, enfatizou Lobão Filho ao constatar a força do povo que o apoia e de correntes políticas que estão engrossando as fileiras do “Pra Frente, Maranhão”, rumo a vitória em cinco de outubro.
Força política
O comício na cidade de Estreito entre outras lideranças da região do Sul do Maranhão reuniu os prefeitos de Campestre, Valmir Morais, São João do Paraíso, José Aldo, Carolina, Ubiratan Jucá, Bom Jesus das Selvas, Cristiane Campos, Feira Nova, Paulo Barbosa, Governador Edison Lobão, Evandro Viana, Riachão, Dr. Crisógno, além de vereadores e outras lideranças desses e de outros municípios.
O anfitrião, o prefeito de Estreito, Cícero Morais, (o Cicin), disse que apoia Lobão Filho por que tem certeza que vai continuar realizando o sonho da população de sua cidade e mudando para melhor toda a sua infraestrutura. “Hoje, temos mais de 50 obras em plena execução. Implantamos o nosso Distrito Industrial. Temos energia elétrica na quase totalidade de nossas localidades. Lobão Filho é sinônimo progresso e desenvolvimento. Vamos sempre para frente e não vamos nós deixar enganar com falsas promessas”, alertou.
A presidente da Câmara de Vereadores de Estreito, Mariana Leite, afirmou que apoia Lobão Filho para que Estreito continue seguindo com a transformação que está passando, para melhor, na zona urbana e rural e “não podemos nos iludir com histórias para dormir daqueles que só tem promessas e não trabalho por seu Estado e a sua gente”.

Jornal Pequeno recebe a visita de Wellington do Curso.

Na manhã dessa quinta-feira (25), o candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) esteve visitando a sede do Jornal Pequeno,
localizada no Centro da capital maranhense, onde foi recebido pelo jornalista e diretor do impresso, Ribamar Bogéa.
Na oportunidade, Wellington conheceu o processo de produção do jornal e também como funciona o sistema de impressão e ouviu atentamente às explicações feitas pelo jornalista, acerca dos procedimentos para produção de matéria, edição, diagramação e impressão de um jornal.
 
Ao final, Ribamar Bogéa falou sobre a trajetória do veículo midiático, lançado por ele em 29 de maio de 1951, num momento em que todos os órgãos de imprensa do Estado encontravam-se vinculados a grupos ou partidos políticos.
"Como leitor assíduo dos principais veículos de comunicação maranhenses, vejo que o Jornal Pequeno, desde os seus primórdios, fez história, pois surgiu na condição órgão de imprensa conceitualmente apartidário, fora de todas as propostas e propósitos políticos vigentes", afirmou Wellington do Curso. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bandidos tentam incendiar ônibus no Cohatrac e escola no Coroadinho


Policiais militares observam carro abandonado por bandidos que tentaram incendiar ônibus no Cohatrac (Foto: Blog do Luís Pablo)
Policiais militares observam carro abandonado por bandidos que tentaram incendiar ônibus no Cohatrac (Foto: Blog do Luís Pablo)
Bandidos ligados a uma facção criminosa voltaram a aterrorizar São Luís ontem à noite. Os criminosos promoveram duas tentativas de incêndio, a um ônibus no Cohatrac e a uma escola municipal do bairro Coroadinho. Felizmente, os dois atentados não tiveram consequências graves.
A tentativa de incêndio ao coletivo ocorreu no Cohatrac IV e  foi praticada por quatro homens que ocupavam um Fiesta Hatch prata. Após terem a ação frustrada, os bandidos abandonaram o carro próximo ao local onde está sendo construído um shopping e fugiram a pé. O circuito de TV de um imóvel registrou o momento em que o quarteto abandonava o veículo, o que pode ajudar na identificação dos meliantes.
O caso foi registrado no Plantão Central do Cohatrac. A Polícia Militar deu início às buscas aos bandidos, mas nenhum dos acusados foi localizado até o momento.
Escola
A escola alvo do atentado foi a Unidade de Ensino Básico Rubem Almeida, no Coroadinho, onde estudam milhares de crianças e adolescentes. Seguindo ordens de uma facção criminosa, marginais despejaram gasolina na cantina do colégio e atearam fogo, mas as chamas não se alastraram. Apenas algumas toalhas foram queimadas. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado, o que despertou pânico na comunidade.
A Secretaria de Segurança Pública já deu início à investigação dos dois episódios e mantém e reforço do policiamento nas ruas, com abordagens a motoristas, motociclistas, pedestres e dentro de ônibus.
Sobre a tentativa de incêndio na escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deverá se pronunciar nas próximas horas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bira defende a nomeação dos concursados da Polícia Civil como medida eficaz no combate a onda de terror e violência que tomou conta do Maranhão

A violência que tomou conta de todo Maranhão e à luta dos aprovados no último concurso para delegado, perito e escrivão foram temas do discurso do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (24).
 
Para Bira, o Maranhão enfrenta um dos piores momentos de sua história, onde a segurança pública está completamente falida e a crise no Sistema Penitenciário se transformou em uma vergonha mundial. O parlamentar criticou a promessa, não cumprida, pelo Governo do Estado de se construir novos presídios.
A situação dentro de Pedrinhas continua com trabalhadores terceirizados e, portanto, os serviços estão absolutamente precarizados. O socialista ressaltou que o crescimento geométrico da proporção de homicídios na ilha de São Luís é maior que nos dois maiores centros urbanos do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
A impunidade e a falta de apuração na maioria dos casos de homicídios registrados no Maranhão também foram destacadas pelo deputado Bira. “Eles na sua grande maioria acabam ficando sem investigação, sem identificação dos autores do crime, sem condenação, sem punição a ninguém e aí é um ciclo vicioso que realimenta a criminalidade no Estado do Maranhão”, criticou.
No entendimento do socialista, à reivindicação dos delegados, escrivães, peritos e demais categorias que esperam ansiosamente por nomeações é justa e a inclusão dos concursados no sistema de segurança pública ajudaria a combater a crescente criminalidade.
 
Para o parlamentar, o Estado do Maranhão está absolutamente à deriva e sem Governo. Ele entende que a Governadora perdeu o controle e a população está assustada, por isso Bira solicitou à Presidente Dilma uma intervenção no Maranhão, tendo em vista a falta de condição e despreparo do Governo do Estado.
 
“O Governo Federal tem que assumir, está na Constituição, artigo 34, Inciso III. Grave comprometimento da ordem pública, situações como essa, a Presidência da República, de ofício, pode intervir no Estado, em caráter temporário, para restabelecer a ordem. Em Pedrinhas, os bandidos estão fugindo por cima do muro, por baixo do muro, pelo portão, derrubando paredes, é uma clara evidência da falta de controle. Se o Estado não consegue manter os apenados atrás das grades, a população fica completamente desprotegida e o Estado absolutamente sem razão de existir”, protestou Bira.

Paralisação da Polícia Civil, de 24 a 26 de setembro, é suspensa

Policiais Civis estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 24, em frente à REFFSA para decidirem pela continuidade ou não da paralisação de advertência nos dias 24, 25 e 26 de setembro em todo o Estado. Em votação a maior parte dos grevistas decidiu pela suspensão do movimento paredista em virtude da situação crítica em que se encontra a capital São Luís, na qual a população está à mercê das facções criminosas, cujas ordens partem de Pedrinhas, e que estão tocando terror pela cidade.
De acordo com o Presidente do Sinpol, Heleudo Moreira, outro motivo é que o Poder Judiciário pediu o prazo de de 30 dias para a execução da Gratificação de Natureza Técnica do Policial Civil. “Se a determinação da Justiça não for cumprida pelo Executivo, daremos continuidade ao movimento de paralisação”, destacou. O Presidente da ASPCEMA, Amon Jessen, destacou que mesmo sendo contrário à suspensão da paralisação de advertência, entende que a Polícia Civil não pode deixar a população abandonada neste momento de ataques violentos. “A Polícia Civil deve cumprir seu papel perante a sociedade”, ressaltou.
Entre os motivos da suspensão da paralisação de advertência estão também as falsas alegações de ligação do movimento de greve a candidatos que concorrem às eleições. Os dirigentes do movimento grevista ressaltam que as paralisações são legitimas e que a Polícia Civil do Estado do Maranhão busca seus direitos através da mobilização grevista com respaldo na lei.
O diretor do SINPOL, Rocha, enviou mensagem aos policiais civis do interior do Estado:
“Companheiros, essa não é a hora de condenar e muito menos crucificar alguém ou alguma instituição. Em São Luís a violência impera. Desse jeito nunca teremos o apoio da sociedade. No interior não tem facção criminosa, mas em São Luís tem. Não sejamos egoístas, sejamos compreensíveis. A paralisação prossegue no dia 13 de outubro.”
Apesar da suspensão da paralisação de advertência dessa semana, está mantida a terceira paralisação de advertência no período de 13 a 17 de outubro, sendo analisada a possibilidade de greve por tempo indeterminada, em Assembleia a ser realizada no final da tarde do dia 17 de outubro.
Além da Gratificação de Natureza Técnica, a categoria reivindica a Dedicação Exclusiva para o Policial Civil, as melhorias das condições de trabalho, a contratação dos excedentes que fizeram academia e estão aptos a assumir os cargos e minimizar o baixo efetivo e o reajuste das gratificações congeladas desde 2007.

Zé Inácio intensifica campanha na grande São Luís

 
A Rua Grande, no centro de São Luís, recebeu na tarde desta terça-feira (23) uma grande caminhada com o candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT). Além de correligionários e eleitores, também estiveram presentes o suplente de Senador, Antônio Heluy (PT) e o coordenador da campanha de Dilma em São Luís, kleber Gomes ((PT). 
Durante a caminhada, Zé Inácio (PT), apresentou aos comerciários, camelôs, lojistas e pessoas que por ali passavam suas propostas de campanha. A vendedora de loja, Cristina Maria Viana, confessou que gostou das propostas de Zé Inácio e que ele sim merecia o seu voto. “Estou desacreditada da política, mais lendo as propostas de Zé Inácio acreditamos que ainda existem políticos comprometidos. Vou votar nele!”, declarou. 
Acompanhado de duas grandes lideranças do Partido dos Trabalhadores o suplente de Senador Antônio Heluy e o coordenador da campanha de Dilma em São Luís, kleber Gomes que também declararam apoio à luta de Zé Inácio nesta campanha.
Muitos correligionários acompanharam Zé Inácio pela rua grande, entre eles, a dona de casa, Maria Tereza Silva. “Sou 13123 e Zé Inácio vai ser o no nosso deputado estadual, tenho fé e Deus”, disse dona Maria. 
A caminhada foi encerrada e grande estilo na Praça Deodoro, local em que Zé Inácio recordou ter sido grande palco de seus discursos quando iniciou a sua militância política. “Recordo que no inicio da minha trajetória política a Praça Deodoro era o local de encontro daqueles que sempre lutaram por uma sociedade mais justa. E hoje estou aqui novamente, só que desta vez pedindo o seu voto para que na Assembleia Legislativa possamos fazer transformar esse sonho em realidade”, concluiu Zé Inácio (PT).  
Campanha Intensa 
Desde o inicio da semana que  as atividades do candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) estão voltadas para a grande Ilha.  No domingo (21), amigos e correligionários realizaram uma carreata pelas principais ruas da área Itaqui / Bacanga com mais de cem carros.    
Ainda no domingo (21) foi realizando um almoço em Paço do Lumiar e reuniu amigos e apoiadores do petista. Na ocasião, também estiveram
presentes o coordenador  da campanha, Sidney Nogueira e toda equipe da coordenação geral. 
Na manhã de segunda-feira (22), o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT), esteve na Zona Rural de São Luís, na Vila Horizonte, com a presença de lideranças de Coqueiro, Vila Samara, Inhaúa, Estiva, Vila Piçarreira e Vila Esperança. 
Ainda na segunda-feira (22), o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) participou de uma reunião com lideranças comunitárias da zona rural de São Luís. O encontro aconteceu na Vila dos Cachorros, mais estiveram presentes representantes das comunidades Taim, Vila Sarney, Pedrinhas, Pau Deitado, Vila Maranhão, Jacu, Cajueiro, Matinha e dos bairros São Cristóvão e João de Deus. O ato contou também com representantes do candidato a deputado federal, Cleber Verde e foi dirigida pela petista Maria Máxima Pires. 
No período da noite, o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) encerrou suas atividades com mais uma reunião. Desta vez, no bairro da Liberdade, onde teve a oportunidade de conversar com a equipe da brigada e líderes comunitários. O encontro foi organizado por Ana Lourdes Almeida Rosa. Também esteve presente um representante do deputado federal, Zé Carlos. O trabalho da brigada é realizado por 32 pessoas e atinge vários bairros de São Luís, como Liberdade , Coroadinho , Maracanã, Centro, Monte Castelo, Vila Palmeira, entre outros.
Na manhã de terça-feira (23), foi realizada uma reunião com a presença do candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) e do candidato a deputado federal, Zé Carlos, no residencial Canaã, Zona Rural de São Luís. O petista levou suas propostas para a comunidade e recebeu apoio dos eleitores. 

Wellington do Curso defende a importância do Voto Consciente

A cada ano de eleição os discursos de alguns políticos são sempre muito bem formulados e, até mesmo, agradáveis de se ouvir. Porém, é preciso ir além das palavras. As pessoas estão desacreditadas diante de tantas falcatruas, corrupção e casos de políticos que só pensam em enriquecer e triplicar seus bens, aproveitando-se assim, do dinheiro público. Política não é isso. Isso é corrupção. 
O candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) afirma que deve haver comprometimento efetivo com o povo e é fundamental que cada um dos representantes do Legislativo pense no bem comum e não em benefício próprio. A Assembleia Legislativa, que defende como lema "A serviço do Maranhão", é uma casa do povo, não um local onde se resolvem todos os problemas, mas na qual os parlamentares assumiram o seu compromisso com a sociedade, através de seus projetos e ações.
Pensando nessas questões, Wellington do Curso vem fazendo a diferença por onde passa. Sempre "com os pés no chão" e levando seu jeito novo de fazer política, através de sua ações de campanha, ele vem deixando bem claro sobre a importância do voto consciente e da Política para a sociedade, além de ressaltar sobre o comprometimento que a juventude deve exercer no período eleitoral, através do voto não-obrigatório (16 anos), mas que é um direito do cidadão.
 
"Não venda o seu voto e não troque por favores oportunistas que só aparecem nas vésperas da eleição. 
Se você parar para pensar, vai perceber que quem acaba pagando a conta somos nós. Pense bem antes de votar, pois só você é responsável pelos políticos que escolhe", alerta Wellington do Curso.

Roberto Rocha apresenta projetos para São Luís em debate na câmara de

A Câmara Municipal de São Luís recebeu para um debate, nesta
segunda-feira, 22, os candidatos do maranhão ao senado da república.  O
vereador Professor Lisboa (PCdoB), autor da proposição que aprovou a
sabatina, abriu a fala na tribuna ressaltando a importância daquele
momento para que as propostas dos candidatos pudessem ser conhecidas
pelo parlamento municipal e pela população. Criticou a ausência dos
candidatos Gastão Vieira (PMDB) e Evan de
Andrade (PCB), referindo-se
principalmente ao candidato peemedebista como “sem compromisso
verdadeiro com São Luís”. Lisboa cobrou dos atuais senadores que lutem
pelo interesse de São Luís.
“Lamento profundamente a ausência. Queríamos um debate macro e São Luís
não pode ser preterida. A figura do senador ainda é vista como algo
distante. As ausências empobrecem o debate”, criticou o parlamentar.
Aplaudido de pé pelos vereadores, Roberto Rocha (PSB) explanou por 17
minutos na tribuna, explicando a necessidade da oposição eleger um
senador no próximo dia 5. Criticou o atual modelo de segurança pública
no estado, condenando também a perseguição da governadora Roseana Sarney
(PMDB) à São Luís.
Ao responder os questionamentos dos concorrentes, Roberto Rocha criticou
a postura de Gastão Vieira, enquanto Ministro do Turismo, por não ter
trazido investimentos á capital maranhense: “Alguém sabe dizer qual foi
o recurso liberado por Gastão, para São Luís, que esteja em execução?”
questionou.
Roberto Rocha explanou suas propostas para São Luís e para o Maranhão.
Arguído sobre projetos para acabar com a falta d’água em São Luís, o
candidato explicou que somente a troca de canos da Italuís, serviço que
a Caema já está fazendo há pelo menos cinco anos, não vai resolver os
problemas da cidade. “É necessária a duplicação da rede”, disse Rocha,
que afirmou que a atual gestão do governo do estado é nociva. “A Caema
administra 137 municípios do Maranhão. Para resolver o problema de água
no interior, a Caema precisa de cerca de 180 milhões de reais. Um valor
muito maior estava sendo dividido por esse grupo que está no governo do
estado, no exterior em negociatas e esquemas de lavagens de dinheiro
relacionados ao escândalo da Petrobrás”, declarou
Ao se referir a projetos de infraestrutura para a cidade, segundo
Roberto Rocha, a implantação do VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos), será
incluída. Outro projeto será a duplicação da Avenida dos Portugueses,
com ciclovia, no trecho que vai até o Porto do Itaqui. Na entrada da
cidade, a rotatória do aeroporto ganhará um viaduto em forma de “S”, que
de acordo com o candidato “é uma obra importante para desafogar o
trânsito naquele trecho. Há recursos federais para isso”.
A segurança pública também foi incluída nas projeções do candidato do
PSB para o senado. “Estamos sitiados, disse Roberto Rocha, Somos quase
sete milhões de ludovicenses e temos somente sete mil policiais. Um
policiail para cada mil pessoas. O sistema prisional é tratado com
irresponsabilidade. A minha proposta é que em cada município de 100 mil
habitantes seja construída uma penitenciária regional para atender a
pequenos delitos. Isso poderá ser feito com o Orçamento Geral da União”,
explicou.
No esporte Roberto Rocha apresentou como proposta a construção de
praças esportivas e parques. “Ao mesmo tempo que a cidade fica mais
bonita, incentiva os meninos a praticarem esporte, que é a maior terapia
de combate á criminalidade entre jovens”.
Roberto Rocha finalizou suas propostas afirmando que estabeleceu seu
principal compromisso com São Luís: construir um shopping popular, a
exemplo do que já existe em Teresina. “resolveremos o problema de um
local para o comércio informal que sairá das ruas e terá uma estrutura
com espaço, conforto e adequação tanto para os comerciantes quanto para
os consumidores. Haverá um elevador panorâmico e praças de alimentação.
E mais: o VLT fará linha para o shopping popular, que passará a ser um
centro de atração a turistas na cidade. É uma forma de aquecimento da
economia da nossa São Luís”, justificou.

Wellington do Curso se posiciona sobre a insegurança no Estado.

“São Luís, uma Ilha provinciana cercada de olhares por todos os lados. De quem vem de fora, a beleza; de quem está dentro, a tristeza”. Com essa frase, o candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) emitiu seu posicionamento sobre a situação em que se encontra a Segurança Pública do Maranhão.
 
Enquanto homem público, cidadão, ex-sargento do Exército e especialista em inteligência militar, expresso o meu extremo pesar e preocupação, diante do clima de insegurança instalado na capital do Estado.
 
A cidade de São Luís está mergulhada na sua mais grave crise de segurança pública, em toda a sua história, diante dos inúmeros ataques causados por duas facções criminosas, que vem amedrontando a sociedade e as próprias instituições públicas, assim como, retirando um dos mais sagrados direitos da Constituição, que é o de ir e vir dos cidadãos, não encontrando sequer uma resposta rigorosa e eficaz do Governo do Estado.
O Governo do Estado, há anos demonstrou a sua absoluta incapacidade no trato do sistema carcerário, que em nada expressa o mando do Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal e a própria Constituição, que impõem, como prioridades, a aplicação da pena e a ressocialização do apenado, pois as cadeias maranhenses constituem-se como verdadeiras “universidades do crime”, sem deixar de ressaltar a falta de condições materiais e a baixa remuneração recebida pelos policiais maranhenses.
Temos alguns prontos defensores dos “direitos humanos”, que sempre amparados por muitos holofotes, colocam todos os policiais no “cesto da corrupção e da truculência”, como se fosse uma postura única a todos, o que caracteriza absoluto desrespeito à vida e ao sossego público.
Por último, ressalto que esta é a minha opinião como cidadão acoado pela violência que se abateu em São Luís, e não uma estratégia eleitoreira, diante do não retorno dos impostos que pagamos, pois “cidadãos” de facções criminosas nos retiram o sagrado direito da paz e da liberdade.
Como educador, sempre acreditei nos princípios da Educação, pois ela é que transforma o mundo. Um cidadão, assistido pela sociedade, através da Educação, tem oportunidades, o que consequentemente o afasta da criminalidade e facilita a sua inserção no convívio social.
Observa-se, portanto, que deve haver uma política de ressocialização, através da educação dentro dos presídios.
Exigimos Respeito! Exigimos a nossa liberdade, a defesa da vida, da propriedade e da incessante busca da felicidade, como assim defende a declaração universal dos Direitos Humanos.

Voto livre e mandato popular

Nestes mais de dois meses e meio de campanha, tenho constatado o crescimento do voto livre no Maranhão. Não é algo restrito a São Luís ou às grandes cidades do Estado. Trata-se de um fenômeno que abrange indistintamente  pequenas, médias e grandes cidades, com maior profundidade nestas e com menor alcance nas demais.
A meu ver, este é um acontecimento extraordinário e que tem reflexos diretos sobre o desempenho do mandato daqueles que se elegerem com o voto livre e soberano do eleitor maranhense. Sim, porque sem as amarras do poder econômico e sem a força inibidora dos cabos eleitorais profissionais, o parlamentar eleito pelo voto livre poderá atender ao que pretende e pensa Sua Majestade, o Eleitor Cidadão.
Tenho buscado o voto entre esse eleitorado esclarecido e independente, que deseja ter um representante no Parlamento e que se propõe a acopanhar o mandato que ajudou a construir, com sugestões, reivindicações e críticas.
No decorrer da campanha, tenho estabelecido instrumentos de ligação permanente com o eleitorado: criei grupos de whatsapp para o acompanhamento diário da campanha, posto artigos, fotos e vídeos nas redes sociais, forneço o número de meu celular ao eleitor comum e peço o número dele. Pretendo continuar com esses instrumentos no exercício do mandato, ampliando-os no decorrer do tempo.
O jornalista Diego Emir, numa postagem recente, pôs a nu o triste espetáculo dos bandeiraços pagos, nos quais o rosto de desânimo dos agitadores das bandeiras revela a falta de engajamento da “militância” remunerada. O sentimento de satisfação do eleitor com a atuação e as posturas de seu representante é e deve ser a compensação pelo voto livre, consciente e soberano, dado na solidão da cabine eleitoral.

Luiz Pedro é jornalista, exerceu dois mandatos de deputado estadual, foi secretário municipal de Comunicação e presidente da Fundação de Cultura de São Luís. No governo Jackson Lago foi secretário chefe de gabinete do governador. Atualmente, é candidato a deputado estadual com o número 65.400.

Policiais civis realizarão nova paralisação de advertência

Conforme anunciado, a Polícia Civil do Estado do Maranhão fará nova paralisação de advertência nos dias 24, 25 e 26 de setembro. A partir das 7h desta quarta-feira, os policiais civis estarão concentrados em frente à REFFSA. “Nossa luta continua, agora em busca da Dedicação Exclusiva para o Policial Civil, das melhorias das condições de trabalho, da contratação dos excedentes que fizeram academia e estão aptos a assumir os cargos e minimizar o baixo efetivo e do reajuste das gratificações congeladas desde 2007”, destacou Heleudo Moreira. Se todas as reivindicações não forem atendidas, outra paralisação já está marcada para 13 a 17 de outubro, podendo ser deliberada greve geral por tempo indeterminado.
As regionais e delegacias municipais de Caxias, Timon, Bacabal, Imperatriz, Pinheiro, Codó, Rosário e Viana também estão preparadas para aderiram ao movimento. Os policiais dessas regionais farão o movimento chegar aos demais municípios do Maranhão. Porém, a determinação é que seja cumprida a legislação que é manter 30% dos efetivo para atender à população. De acordo com o vice-presidente do SINPOL, Fabrício Severo Filho, 70% da categoria suspendeu as atividades, conforme diz a lei, mantendo 30% de funcionamento. “Em são Luís funcionaram os quatro plantões centrais: REFFSA, Cidade Operária, Cohatrac e Vila Embratel. Todos em regime de 24h para atender a sociedade nos casos de emergência, assim como nas demais cidades que aderiram à paralisação”, informou.
Estão à frente do movimento paredista o SINPOL (Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão), a ASPCEMA (Associação dos Servidores da Policia Civil) e APOTEC (Associação de Polícia Técnico Científica do Maranhão), que mobilizaram as atividades de investigadores, escrivães, comissários, operadores de rádio, motoristas policiais, peritos criminais, médicos legistas, toxicologista e farmacêutico legista.

Deputado Antônio Pereira reúne multidão em Presidente Dutra,Tuntun e São Domingos



O deputado Antônio Pereira (25333) reuniu milhares de pessoas em grandes manifestações de apoio à sua reeleição para o quarto mandato, nos municípios de Presidente Dutra, Tuntum e São Domingos, ambos localizados na Região Central do Maranhão.  
Acompanhado da esposa Carol Pereira, do candidato ao Governo Lobão Filho, do candidato ao Senado, Gastão Vieira e do candidato a deputado federal, Hildo Rocha, Antônio Pereira foi aclamado pelo povo dos três municípios, que agradece seu trabalho.  
Em Presidente Dutra o prefeito Juran Carvalho e seu grupo político defendem a reeleição de Antônio Pereira e pedem votos para o democrata, que levou recursos para a atual administração transformar o município num verdadeiro canteiro de obras. 
                          TRABALHO RECONHECIDO  
Em Tuntum, Antônio Pereira recebe apoio da líder política Ana Izabel.  No comício que reuniu cinco mil pessoas, Ana Izabel disse que com recursos levados por Antônio Pereira, entregou para o povo patrulha mecanizada, kits de irrigação e ruas asfaltadas.  
Em São Domingos, Antônio Pereira recebe o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Neném do Leão, e dos vereadores Astolfo Seabra, Moura, Wilsão da Lagoa, Pedão do Baixão, Leomar e das vereadoras Irislane, Adailta Bandeira e Rosa Cipó.
Em nome dos vereadores, o presidente da Câmara, Neném do Leão, declarou que pede votos para Antônio Pereira porque o deputado beneficiou o povo com dois poços artesianos, 4 km de asfalto para as ruas que estavam esburacadas e uma viatura policial.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Zé Maria e Cláudia Durans do PSTU farão campanha em São Luís neste sábado (27)

O candidato à presidência da República pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), José Maria de Almeida, estará em São Luís neste sábado (27). Zé Maria participa junto com a candidata a vice, a maranhense Claúdia Durans, de entrevistas, caminhada pela Rua Grande e uma festa com apoiadores e simpatizantes do partido.
 
Se for analisada a prestação de contas por eles apresentada ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], vai ver que todas estão sendo financiadas pelos bancos, pelas mesmas grandes empresas do agronegócio, as mesmas empreiteiras", disse Zé Maria. Segundo ele, aí começam aí as situações de corrupção e nasce a relação de fidelidade dos candidatos, não com o eleitor, mas com a empresa que está pagando a campanha.
 
Zé Maria criticou as campanhas dos candidatos na televisão, dizendo que estão repletas de inverdades. “O que estamos vendo hoje é um festival de mentiras. É um espetáculo da falta de seriedade com que os grandes partidos tratam a política em nosso país. Eles põem um filme de ficção na televisão para tentar enganar o povo brasileiro.”
 
Zé Maria foi preso durante a ditadura e foi um dos líderes das greves no ABC. Foi um dos fundadores do PT, mas acabou expulso do partido em 1992. A vice em sua chapa é a professora do Departamento de Serviço Social da UFMA, Claudia Durans, de 49 anos, também do PSTU.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Wellington do Curso realiza campanha em Cantanhede e Pirapemas.


Durante esse final de semana, o candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS) visitou os municípios Cantanhede (169 km de São Luís) e Pirapemas (191 km). Esteve também em alguns povoados da região, entre eles, Santa Tereza e Vila do Mato, onde vivenciou pessoalmente a realidade que poucos conhecem. 
Wellington manteve uma aproximação com a população de Cantanhede durante toda a semana, através de uma equipe de colaboradores que realizou os trabalhos de divulgações em carros de som e panfletagem. Devido ao grande carinho que recebeu na cidade, Wellington adaptou sua agenda para dar mais atenção ao município.
Sandro Sousa, que é um dos multiplicadores da campanha de Wellington na região visitada, fez questão de reunir pessoas da comunidade, que atentamente o receberam e pararam para ouvi-lo.
 
Sempre "com os pés no chão", Wellington do Curso vem alertando aos eleitores maranhenses sobre a necessidade de se fazer um novo jeito de fazer política que combata a corrupção eleitoral. Na oportunidade, falou também sobre sua trajetória de vida e todos os desafios que teve que enfrentar no decorrer dos anos.
Em discurso, o candidato reafirmou que a comunidade precisa "acordar" e se envolver mais na Política, pois tudo passa por ela. 
"É através da política honesta que se concretizam os ideais sociais políticos. A responsabilidade não está só nas mãos de um prefeito ou de um governo, mas com cada um de nós e uma dessas ferramentas é o voto consciente. Precisamos acordar e votar em quem realmente tem compromisso com o povo do Maranhão e não com seus próprios interesses ou por acordos políticos. Não podemos deixar de ter esperança! Precisamos acreditar e nos empenhar, pois só através das atitudes é que se acontece a verdadeira mudança", enfatizou Wellington do Curso.

Zé Inácio (PT) visita assentamentos em Chapadinha

 Durante  todo  este domingo (21), o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) realizou visita às áreas de assentamentos do município de Chapadinha. 
 Acompanhado da prefeita, Dulcilene Belezinha, do secretário de Obras Aluísio Santos, do secretário de Trabalho e Renda, José Ribamar Lima de Sousa e do Secretário de Assistência Social Francisco das Chagas Lima Paiva e assessores. 
 A prefeita Dulcilene Belezinha, mais uma vez declarou que Zé Inácio (PT) é o candidato a deputado estadual dela e do seu secretariado. “Zé Inácio é o candidato deste município porque sempre trabalhou em prol da melhoria da nossa cidade e como reconhecimento de todo o seu trabalho iremos apoia-lo esta empreitada”, confirmou Belezinha.  
 Um dia intenso de atividades dentro das comunidades rurais de Chapadinha, onde o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT) já realizou ações como gestor público e pretende realizar muito mais após eleito.   
 O petista  Zé Inácio (PT) conversou com moradores dos povoados Maceno e Vila Nova e os assentamentos Chapada Limpa I e II e Paiol. 
 Em Maceno, quando esteve como presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, liberou recursos para a construção de cerca de 200 quilometros de estradas, melhorando o caminho de acesso não das  áreas adjacentes ao povoado também. 
 Segundo a agricultora Maria Firmina dos Anjos, depois da construção da estrada ela pode produzir mais na roça e agregar mais valor aos produtos que vende na feira da Sede. “Antigamente, antes dessa estrada o que eu produzia estragava porque as vezes não tinha como sair do Povoado para Chapadinha de tão ruim que era o caminho. Agora não, a situação é outra depois da estrada”, declarou.   
 No povoado de Vila Nova, quando esteve como Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Zé Inácio (PT) incluiu o povoado no Programa Saberes da Terra. 
 Para a diretora da escola local, a professora Marinete Ferreira Lima essa foi uma das maiores benfeitorias para a comunidade. “A realidade da educação aqui dentro da Vila Nova mudou após o Saberes da Terra, graças ao Zé Inácio”, diz a professora Marinete.   
 Os assentamentos Chapada Limpa I e II, também foram beneficiadas, como Superintendente do Incra,  Zé Inácio (PT), trouxe vários benefícios para essas comunidades. Além do beneficio da estrada, também teve a construção de casas e crédito apoio pelo Pronaf. Paiol também foi beneficiado com estrada e construção de poços artesianos.
 O candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT), enfatiza que sempre trabalhou pela qualidade de vida no campo e garantiu que como deputado estadual, continuará realizando ações ainda mais abrangentes em todo o Maranhão para que o desenvolvimento rural de nosso estado seja uma realidade.   
 Carretada da Vitória – Na noite de sábado (20), o candidato a deputado estadual Zé Inácio participou da a maior carreta já vista no município de Chapadinha. Com a presença de Paulinha Lobão e de vários políticos como os candidatos a deputado federal Cleber Verde e Chiquinho Escórcio e do suplente de Senador, Antônio Heluy (PT). Acompanhados da prefeita Dulcilene Belezinha, políticos da região e secretariados.
Após percorrer a cidade de Chapadinha, a prefeita Dulcilene Belezinha e seus candidatos, inclusive o candidato a deputado estadual  Zé Inácio (PT), subiram ao palanque onde foi realizado um grande comício com a presença da futura primeira dama, Paulinha Lobão que trouxe mensagem do futuro governador do estado, Lobão Filho para o povo da região. 

Roberto Rocha no Senado é a garantia do Maranhão de oportunidades proposto por Flávio Dino

Por onde passa, Flávio Dino ressalta a importância de colocar no poder o senador que representa a mudança
No pleito que ocorre no próximo dia 5 de outubro, o cidadão escolherá, dentre os vários cargos, os senadores que representarão o país no Congresso Nacional. No Maranhão, com o intuito de mudar a política que é exercida há décadas pelo mesmo grupo, foi formada a coligação “Todos pelo Maranhão”, que de maneira unificada buscam eleger o candidato ao governo do Estado, Flávio Dino, e o candidato ao Senado, Roberto Rocha.
A unificação da oposição em prol da candidatura não somente ao governo do Estado, mas também ao Senado, demonstra a maturidade política dos partidos que integram a coligação, que compreendem a necessidade que um novo governo terá, em Brasília, por um senador que seja de sua base aliada, uma vez que atualmente, dos três senadores que representam o estado, todos compõem a base do atual governo. 
 Flávio Dino, que tem percorrido todas as regiões do Maranhão acompanhado do candidato Roberto Rocha, por onde passa ressalta em seu discurso a importância da mudança, também, no Congresso Nacional, colocando no poder o senador que representa a mudança. “O Maranhão precisa voltar a ter senadores que lutem pelo povo maranhense e não apenas que acatem os interesses de um grupo político. Nós queremos mudar a história do governo deste estado”, disse.
Roberto Rocha em suas visitas aos municípios maranhenses, deixa claro que existem dois projetos em disputa. "Nessa eleição só tem dois lados: o que está aí há cinco décadas e mergulhou o estado no atraso, com promessas que nunca são cumpridas e o outro é o que propõe uma mudança, um governo mais justo, um governo para os maranhenses”. Rocha acrescenta. “Eu serei, no Senado, o apoio para essa mudança, na busca de recursos para o Maranhão, para que Flávio Dino traga mais oportunidades para o nosso povo”.
Eleger Roberto Rocha vai muito além do que eleger o candidato da oposição, mas representa a confirmação real do desejo de mudança para o estado, atualmente representado apenas pelo mesmo grupo político, que há décadas impõe aos maranhenses um estado com os piores índices de desenvolvimento, apesar de ser possuidor de inúmeras riquezas.