sexta-feira, 30 de maio de 2014

Projeto Craques do Futuro afasta jovens da rua

O vereador Ricardo Diniz fez a entrega dos troféus e medalhas para crianças e adolescentes que participaram do encerramento do campeonato de futebol do Projeto Craques do Futuro, no final deste mês de maio.
 O programa consiste na realização de palestras educativas, atendimentos médicos e odontológicos, escolinhas de futebol de campo, natação e reforço escolar, além de várias práticas esportivas. O projeto teve a duração de três meses para atender as crianças do polo Coroadinho. A assistente social, Socorro Pereira, é responsável pelo instituto. Cerca de 300 crianças e adolescentes participam do projeto. O recurso para que o Instituto Cultural Manuel Lopes desenvolva o projeto foi obtido por meio de parceria proposta pelo vereador Ricardo Diniz (PHS).
Na oportunidade, a Prefeitura se comprometeu em buscar formas de manter o Instituto em pleno funcionamento. Ricardo Diniz lembrou o compromisso com a comunidade e com os representantes do povo, pelo fato de ter garantido recursos para obras como a do projeto Craques do Futuro. “É muito importante para nós que em um ano de mandato pudemos ter tantas conquistas. Temos que parabenizar estas pessoas que se doam para melhorar a vida dessas crianças e adolescentes”.
A assistente social Socorro Pereira, presidente do Instituto, agradeceu o apoio na implantação do projeto que beneficia as crianças para que não fiquem expostas aos perigos das ruas. O Instituto funciona há 30 anos, com cursos de informática, creche e vários cursos de capacitação profissional em parceria com o Sest/Senat. Por não ter participado da concorrência publicada em edital, ficou sem nenhum convênio e sem recursos por dois meses.

INSTALAÇÃO DE NOVO SINDICATO REÚNE CERCA DE 400 PROFESSORES DA UFMA



Com um total de 393 votos válidos, nenhum voto contra e nenhuma abstenção, os professores da Universidade Federal do Maranhão criaram ontem um novo sindicato, o SIND-UFMA, para representar a categoria internamente junto às instâncias da administração superior, e externamente, junto aos órgãos da administração federal e à sociedade civil. Na mesma assembleia, também foi aprovado o estatuto, a comissão provisória que vai preparar as eleições em 2015 e a solenidade de posse do grupo que vai estar à frente dos trabalhos até a aprovação do estatuto definitivo.
A assembleia de fundação aconteceu após vários encontros da categoria com os representantes da Federação dos Sindicatos dos Professores de Instituições de Ensino Superior, PROIFES, ao qual a seção sindical maranhense vai estar vinculada a partir de agora, para definir os parâmetros de atuação do sindicato no Maranhão. A criação do sindicato é uma aspiração antiga dos professores, principalmente, depois que a Associação dos Professores da UFMA, APRUMA, deixou de cumprir com os acordos de carreiras, cargos e salários junto ao governo federal, resultando na deteriorização das relações institucionais, e também depois que o próprio órgão se tornou um espaço de atuação partidária tanto nacional quanto localmente.
Para os professores, presentes à assembleia, a criação do SIND-UFMA visa estimular uma nova forma de atuação sindicalista, já que os associados vão poder decidir as questões via plesbicito;
participar de assembleias on line, ter uma representação de cada campo campi e abrir espaço para as demais instituições de ensino superior que ainda não possuem representações sindicais.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeito Josemar Sobreiro move ação judicial contra seu próprio aliado.

Blog do Rilton Silva


Mábenes Fonseca na Convenção do prefeito Josemar Sobreiro.
O prefeito de Paço do Lumiar Josemar Sobreiro começou a mostra sua ingratidão ao ex – prefeito Mábenes Fonseca, que ajudou o republicano a chegar ao comando do executivo municipal. 

Josemar Sobreiro protocolou no dia 14/11/2013, uma ação judicial contra o ex – gestor que tratasse de violação aos princípios administrativos; Dano ao erário público. O ato do prefeito desagradou muitas pessoas. Já se fala, ainda que em conversas reservadas, que o prefeito vai pagar com a mesma moeda tudo que vem fazendo com seus aliados e que a resposta é só uma questão de tempo. 

Pessoas que subiram e desceram ladeira no sol escaldante de Paço do Lumiar na campanha eleitoral, pedindo votos para eleger o prefeito Josemar, estão sendo as mais penalizadas na sua gestão. O prefeito vem sendo acusado de ingrato e olha que ingratidão é algo terrível. 

Mábenes Fonseca foi o principal articulador da desistência do seu irmão Frank Fonseca ao cargo de prefeito do município nas eleições de 2012. Tudo para somar força no grupo politico do prefeito Josemar Sobreiro, pra que a oposição pudesse consolidar a vitória no município. E agora como recompensa o prefeito Josemar Sobreiro move um processo contra o ex – prefeito. Com o episódio, alguns grupos políticos ligados à administração, acenderam o sinal vermelho de alerta total, para novas traições.

Veja o processo.


Márcio Jerry repudia "jornalismo de adivinhação"

Blog do Jonh Cutrim

O presidente estadual do PCdoB, jornalista Márcio Jerry reagiu com veemência às supostas declarações atribuídas a presidenta Dilma Rousseff de que ela estaria decepcionada com Flávio Dino, pré-candidato a governador da oposição ao governo do Maranhão.

Ao rechaçar o que classificou de “jornalismo de adivinhação”, o dirigente comunista denominou de fascista o método subterrâneo de colocar na boca do ex-presidente Lula e da presidente Dilma palavras contra Flávio Dino sem a divulgação de áudio ou gravações que comprovem as declarações. “Dizer que alguém disse algo que não disse, mas que não convém desdizer para não gerar constrangimento”, criticou.

De acordo com Jerry, o vazamento da fala inexistente (até que se prove o contrário) de Dima em desfavor de Dino foi feita pelo pré-candidato do grupo Sarney ao governo, senador Lobão Filho (PMDB). “Edinho Lobão colocou palavras na boca de Lula nunca confirmadas pelo próprio. E agora coloca na boca da presidente Dilma palavras que jamais serão confirmadas por ela”.

No twitter, o presidente do PCdoB no Maranhão e membro da executiva nacional da legenda ainda ressaltou a relação antiga entre o PT e o PCdoB em todo país. “É o partido com mais longeva aliança com o PT. Tem o respeito da presidente”, lembrou Márcio.

Vale frisar, nesse contexto, a ótima relação de Dilma e Flávio, algo que foi construído há alguns anos. Na campanha de 2008 para prefeito de São Luís, Dilma esteve pessoalmente no palanque de Dino. Quando assumiu a presidência da República, Rousseff nomeou o comunista no controle da Embratur.


A presidenta tem conhecimento da realidade política do estado governado pelo grupo Sarney e ciência de que Flávio Dino fez de tudo para ter o PT no seu palanque. Nesse aspecto, Dilma compreende, portanto, os passos dados por Dino para derrotar a oligarquia Sarney, a qual também não tolera e torce por seu fim.

Deputados afirmam que empresários estão forçando aumento no preço das passagens

Blog do Mario Carvalho

Deputados Jota Pinto e Othelino Neto
Os deputados Jota Pinto (PEN) e Othelino Neto (PCdoB), ao repercutirem na sessão de ontem (28), a greve dos motoristas de São Luís, criticaram a postura dos empresários de transporte coletivo que estariam criando dificuldades para o fim do movimento que está causando sérios transtornos à população.

Os parlamentares afirmaram que os empresários estão pressionando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) a conceder um aumento nos preços das passagens, o que, segundo eles, não seria concebível, visto a péssima qualidade dos ônibus que circulam na cidade. 

Jota Pinto lembrou que na então gestão do prefeito Tadeu Palácio, foram quase seis anos sem ter um aumento nos preços das passagens e não se via um movimento grevista no setor.  Além disso, a construção dos terminais teve início na então gestão Jackson Lago (PDT) e teve continuidade com Tadeu Palácio.

“De lá para cá, quais foram as intervenções para melhorar o sistema de transporte coletivo na capital?”, indagou Jota Pinto, condenando a forma como os empresários e sindicato da categoria estão tratando a população  de São Luís.

Othelino Neto, ao enfatizar que o aumento exigido pelos empresários não se justifica, disse que o ponto fundamental para se falar na possibilidade de um aumento seria o transporte público de São Luís ter qualidade. “Eu considero muito estranha e extremamente negativa essa postura dos empresários de transporte coletivo de São Luís, de criar sérios constrangimentos a toda população de São Luís, forçando uma situação para ter um benefício que é injustificável”, afirmou Othelino Neto.

Ainda segundo ele, resolvida a crise e os ônibus voltando a circular normalmente em São Luís, é o momento, de fato, de se aprofundar a discussão sobre o sistema público de transporte em São Luís. “O secretário municipal de Transportes Canindé informou que vai começar em julho a realizar as audiências públicas; é fundamental que aconteça isso para que nós possamos passar a limpo o sistema municipal de transporte público e aí não ficar mais todo ano tendo que enfrentar esse tipo de crise, até o ponto de nós chegarmos à licitação para o transporte público em São Luís”.

Prefeito Domingos Araken recebe Prêmio JK de Gestão Pública

              O Prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken (PT) está entre os 30 melhores prefeitos do Brasil condecorados com o Prêmio JK - Juscelino Kubitschek. A solenidade de entrega da premiação foi realizada durante o 11° Congresso Nacional de Prefeitos, realizado de 25 a 28 de maio, na Costa do Sauípe, na Bahia. O reconhecimento ao trabalho do Prefeito Domingos Araken foi justificado pelo conjunto do trabalho administrativo e importantes resultados da administração municipal.
            Ações que demonstram sensibilidade social, compromisso com metas assumidas para a promoção do desenvolvimento sustentável e proteção socioambiental, execução de metas nas áreas da saúde e educação, vocação educadora da administração do município, entre outras qualidades analisados pela organização nacional do Prêmio JK.
            A premiação existe há 12 anos e, atualmente, é considerado o mais importante reconhecimento da gestão pública municipal do Brasil, focados na promoção social, qualificação e responsabilidade pública. Os prefeitos foram eleitos depois de uma pesquisa feita junto a Ministérios, sites governamentais, lei de responsabilidade fiscal e indicações estaduais.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeitura avança nas obras para implantação do Plano de Melhorias no Trânsito

A Prefeitura de São Luís avança na execução do cronograma das obras de infraestrutura para implantação do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito. Os trabalhos seguem a determinação do prefeito Edivaldo para o desenvolvimento de mecanismos que permitam o aumento da mobilidade urbana em São Luís.
“Estamos trabalhando com mais qualidade na recuperação das vias, tudo para garantir um tráfego melhor e mais seguro para motoristas e pedestres. Também atuamos nas mudanças estruturais das vias, para viabilizar as intervenções do Plano de Trânsito”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.
Os serviços estão sendo realizados em vários pontos da capital que serão contemplados com as ações do Plano Estratégico. A interseção entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Litorânea, na altura da Praia de São Marcos, ganhou um conjunto semafórico, planejado para reduzir o número de acidentes no local. Além disso, a obra de diminuição do canteiro central na avenida para facilitar o acesso ao Calhau está adiantada e o trecho será contemplado com obras de drenagem e recapeamento.
O titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, explicou que a Litorânea passará ainda por alterações no horário de estacionamento. “Temos um estudo que prova que o volume de tráfego é muito intenso pela manhã e pela noite na Avenida Litorânea. Será proibido o estacionamento na pista direita da via, no sentido São Marcos – Olho D’Água, após o parquinho da Litorânea, de segunda a sexta-feira das 16h às 21h para dar mais fluidez ao trânsito na volta para casa das pessoas e diminuir o fluxo em outras avenidas”, disse o secretário.
Canindé destacou outros trechos que já sofreram alterações em relação ao estacionamento e, consequentemente, tiveram melhoria no fluxo de veículos.  “No Parque do Bom Menino, com a proibição do estacionamento na pista da direita, houve um aumento da velocidade média do transporte coletivo na via. O mesmo já foi observado nas avenidas Rio Branco e São Marçal, onde também foi proibido o estacionamento”, afirmou.
De acordo com o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, serão implantadas faixas exclusivas para ônibus nas Avenidas Cajazeiras, Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, Casemiro Júnior, Jerônimo de Albuquerque, São Marçal e Rio Branco. Os preparativos foram iniciados no começo deste mês pelo Corredor Anil-Centro e esta semana as obras foram intensificadas na Avenida Cônego Tavares, que receberá o fluxo do tráfego de veículos de passeio no Anil.
Para garantir a segurança dos pedestres, as equipes da Semosp trabalharam na construção de uma passagem apropriada do lado direito da Cônego Tavares. Na Avenida Casemiro Júnior, onde haverá a implantação de faixa exclusiva para ônibus, as equipes executaram substituição do meio-fio, para acelerar as obras de intervenção no trânsito da área.
O Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito foi anunciado pelo prefeito Edivaldo no começo deste mês contemplando 26 intervenções de curto, médio e longo prazo para garantia da mobilidade na capital. As obras de infraestrutura para implantação do Plano foram iniciadas na semana seguinte pelas equipes da Semosp nas avenidas São Sebastião, Casemiro Júnior e Holandeses.

UFMA oferece 3.108 vagas de graduação para o segundo semestre, via SiSU


ufma sisu
A Universidade Federal do Maranhão divulgou hoje, via Pró-Reitoria de Ensino, o Edital Nº 145/2014 – Proen, que regulamenta o ingresso para os cursos de Graduação da UFMA para o semestre 2014.2. O referido edital trata das vagas que serão disponibilizadas aos alunos que desejam ingressar na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utilizando a nota obtida na última edição do exame nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o segundo semestre, a UFMA ofertará 3.108 vagas distribuídas por campus – São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Imperatriz e Grajaú -, curso, turno e categoria especificados no anexo do edital. O documento consta que a seleção dos estudantes será feita em duas chamadas sucessivas, sendo que as vagas não ocupadas em chamadas regulares serão preenchidas pelos alunos constados na Lista de Espera, após estes confirmarem interesse pela vaga via SiSU no período específico.
O aluno deve ficar atento ao site da UFMA e ao calendário do SiSU para acompanhar o lançamento dos editais de chamada e respectivas datas. O candidato à vaga também deve ler o Edital Nº 145/2014 – Proen para saber de todos os documentos que deve ter em mãos no ato da matrícula, caso seja chamado.

Prefeitura trabalha na recuperação asfáltica das principais vias de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), intensificou nesta terça-feira (27) os serviços de recuperação asfáltica em avenidas de tráfego intenso como Kennedy, São Marçal, Carlos Cunha e Africanos. As ações de restauração atendem recomendação do prefeito Edivaldo de garantir maior trafegabilidade pela malha viária da cidade.
O trabalho, realizado em várias frentes, promove requalificação imediata do pavimento nas localidades com maior fluxo de veículos. “As equipes da Semosp estão trabalhando diariamente nas ruas, tanto solucionando os problemas quanto avaliando as necessidades das vias. Nossa intenção é reforçar o recapeamento, de maneira abrangente, para garantir trafegabilidade adequada por toda a cidade”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.
As ações visam melhorar o fluxo de veículos nas principais vias da capital. Na Avenida dos Africanos, por exemplo, os resultados do trabalho realizado pela Prefeitura já são perceptíveis. Houve melhora significativa do trânsito nas proximidades da Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro, facilitando o acesso pela via.

O cronograma para a execução dos serviços segue uma ordem de prioridade definida pela Semosp considerando as contribuições para aumento da mobilidade na capital. Com a intensificação dos trabalhos, ainda no início da semana, foram contempladas a Rua Boa Esperança, a via da Lagoa da Jansen e as avenidas Guajajaras, Franceses, São Luís Rei de França, Cajazeiras, General Arthur Carvalho e Casemiro Júnior.


NOVO SINDICATO DE DOCENTES DA UFMA SERÁ INSTALADO



Em meio à debandada em série de seus filiados, a APRUMA sofreu ontem uma baixa expressiva. O reitor Natalino Salgado e a sua esposa Bernardete Leal Salgado, professora do Departamento de Ciências Fisológicas, formalizaram pedido de desfiliação do sindicato de docentes da UFMA, depois de mais de vinte anos de associados. Eles acompanham um movimento em série que vem ocorrendo entre docentes da instituição, insatisfeitos com os rumos que o sindicato da categoria tomou nos últimos anos.

Dominada pela turma do PSTU, PSol e Conlutas, a APRUMA se afastou da base, abandonou as lutas da classe e passou a se dedicar a incitar greves e movimentos de protestos. O resultado dessa política, que não discute idéias e tem aversão à arte do diálogo e do pluralismo partidário, é o total esvaziamento da entidade.
O exemplo mais recente ocorreu na semana passada quando um pequeno grupo bloqueou a entrada do Campus no dia nacional de paralisação dos docentes das instituições federais de ensino superior. Não fosse pelo reforço recebido dos técnicos-administrativos, em greve há mais de dois meses, em número muito maior que o de professores, a mobilização teria sido um fiasco total.
A criação de um novo sindicato de docentes não é um fato isolado da UFMA. Movimento nesse sentido vem ocorrendo em várias universidades federais do país. Quase sempre motivado pelos mesmos erros cometidos pela entidade sindical dos professores da UFMA: o radicalismo e a intolerância, no lugar do debate de ideias e propostas, visando o fortalecimento da classe e a garantia de conquistas de interesse coletivo.
Uma fonte do movimento diz que a luta é para mudar estruturas arcaicas que não correspondem mais aos reais anseios dos professores. A proposta, explica a fonte, é instituir uma renovação na agenda sindical da UFMA, um movimento realmente autônomo, sem atrelamento a reitorias e partidos. Docentes de todos os departamentos têm apoiado a fundação do novo sindicato, cuja comissão provisória dirigente deve ser instalada oficialmente na próxima sexta-feira.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Assembleia aprova criação do feriado estadual da categoria bancária

O Projeto de Lei nº 210/2013, de autoria do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), que institui feriado estadual bancário, no dia 28 de agosto de cada ano, foi aprovado em segundo turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão e vai à sanção da Governadora.
O PL transforma o dia 28 de agosto em feriado bancário no âmbito do Estado do Maranhão, a exemplo do que já ocorre em Estados como Paraíba e Piauí e em diversas cidades brasileiras. Vale ressaltar que o dia só será feriado para a categoria bancária.
Os bancários desempenham importante função como profissionais na oferta de serviços indispensáveis para o desenvolvimento social e econômico tendo sido reconhecidos profissionalmente desde a criação do Banco do Brasil por Dom João VI.
Para o deputado Bira que é bancário e presidiu o Sindicato dos Bancários do Maranhão, os profissionais são expostos a altos níveis de pressão, extrapolação de jornada e vítimas de doenças relacionadas ao trabalho, assaltos a banco e, no caso do setor privado, de elevada rotatividade.

Dutra denuncia na Câmara que sumiram com R$ 70 milhões da Petrobras em Bacabeira

Blog do Jorge Vieira

O deputado federal Domingos Dutra (SD/MA) relatou ontem (26/5), da tribuna da Câmara dos Deputados, detalhes sobre a diligência realizada no que era para ser a Refinaria Premium I de Bacabeira, no Maranhão.

Na ocasião, o deputado destacou que foi gasto R$ 1,3 bilhão apenas nos trabalhos de terraplanagem, sendo que a Petrobrás ainda teve que pagar R$ 84 milhões a empresas por conta dos atrasos no calendário das obras. De acordo com o Dutra, a obra está paralisada com previsão de retomada apenas em 2015 e de funcionamento só em 2018.

“Comprovamos que a refinaria foi usada criminosamente durante as eleições de 2010, onde a oligarquia Sarney usou e abusou da imagem do presidente Lula e da presidenta Dilma, no lançamento da pedra fundamental da refinaria com propagandas eleitorais na TV e no rádio. Inclusive, as entregas dos currículos eram feitas na sede do jornal Estado do Maranhão”, completou o deputado.

Domingos Dutra relatou ainda que o diretor de obras e abastecimento da Petrobrás, José Carlos, informou que a empresa já pagou ao governo do Estado o valor de R$ 70 milhões de compensação ambiental. As comunidades para empreendimento não sabem para onde foi tanto dinheiro.

“Vamos descobrir qual foi a gata que comeu esses R$ 70 milhões. A exemplo dos R$ 33 milhões da estrada Paulo Ramos Arame, dos  44 milhões de dólares da Uzimar e dos R$ 300 milhões do polo de confecções de rosário. Coincidência ou não, essa montanha de reais sumiu durante os governos de Roseana Sarney”, denunciou o deputado.


O parlamentar espera que durante a Comissão Mista de Inquérito Parlamentar (CPMI) da Petrobras sejam passados a limpo todos os escândalos que envolvem a empresa.

Vereadores defendem parceria institucional entre Prefeitura e Governo do Estado

Blog do Mário Carvalho

Vereador Osmar Filho, líder do governo municipal
Vereadores de São Luís discutiram, nesta segunda-feira (26), a necessidade da parceria institucional entre a Prefeitura e os governos federal e estadual. Representantes do Legislativo Municipal enalteceram a atitude do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), em propor ação conjunta dos entes federados para resolver problemas de drenagem e pavimentação da cidade.

O líder do governo, vereador Osmar Filho (PSB), destacou a declaração pública do prefeito de que busca uma nova conversa com as instâncias executivas estadual e federal para ajudar São Luís, duramente castigada pelas chuvas de maio. “O que se quer é a sintonia, não ações isoladas da Prefeitura e do governo do Estado. O prefeito foi à televisão e solicitou uma agenda com a governadora Roseana e com a presidente Dilma. Devemos valorizar a ação do prefeito, que coloca o interesse da população acima de tudo. A governadora também sinalizou que quer, então, acredito que agora a parceria sairá do papel”, afirmou.

Pedro Lucas Fernandes (PTB) também solicitou a efetivação da parceria. “Nós sabemos das dificuldades, principalmente financeiras, enfrentadas pela Prefeitura, e entendemos que devemos dar as mãos sem cunho político, arregaçar as mangas para encarar a situação que se encontra a cidade”, disse. Os vereadores Beto Castro (PRTB), Nato (PRP) e Roberto Rocha Júnior (PSB) também se manifestaram no sentido de convocar o governo do Estado a estabelecer convênios, para que São Luís suplante o momento de dificuldade.

A cobrança por agilidade do governo do Estado foi exposta pelo vereador Francisco Chaguinhas (PSB), que criticou a gestão estadual por ainda não ter consolidado a ajuda necessária ao município de São Luís. Ele afirmou que a união de forças é devida pelos recursos de que dispõe os governos. “Temos que mudar esta mentalidade de que o governo não pode ajudar o prefeito de outro partido. Os governos federal e estadual, ao ajudarem não fazem favor. É preciso devolver os recursos à população em forma de serviços. A parceria é um sinal de respeito à população”, disse.

Zé Inácio prestigia 14ª Vaquejada de Fortuna

José Inácio com lideranças políticas em Fortuna, durante a vaquejada
Zé Inácio, o prefeito Zé Arlindo, vereadores do município e lideranças políticas do município durante a vaquejada
A convite do prefeito Arlindo Barbosa (PT), do município de Fortuna, Zé Inácio esteve neste domingo (25) no encerramento da 14ª Vaquejada de Fortuna no Parque Luciano Mendes de Sousa. A Vaquejada é considerada pela população como uma das festas mais esperadas.
O prefeito Arlindo Barbosa, na oportunidade ofereceu um almoço para Zé Inácio com a presença de vereadores, secretários municipais, empresários, lideranças comunitárias, entre outras autoridades. Na oportunidade Zé Inácio se reuniu com lideranças com o objetivo de saber as principais necessidades dessas comunidades e assim criar uma aproximação maior. Agendando reuniões.
Zé Inácio também se reuniu com os vereadores de base do Prefeito Arlindo Barbosa, com a intenção de conseguir apoio para a sua futura candidatura a Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Durante a reunião a maioria sinalizou apoiar Zé Inácio neste novo desafio.
O prefeito Arlindo Barbosa, declarou total apoio a pré-candidatura de Zé Inácio. “O meu apoio e pré-candidatura do Zé Inácio esta garantida”, ressaltou o prefeito.
A Vaquejada
Zé Inacio, o Prefeito Arlindo e lideranças comunitárias de Fortuna
Zé Inácio, o prefeito Arlindo e lideranças comunitárias de Fortuna; pré-candidato a deputado teve boa recepção
Durante a 14ª Vaquejada de Fortuna, Zé Inácio participou do encerramento do concurso e desfile de vaqueiros na arena e conheceu o Parque Luciano Mendes de Sousa, acompanhado do prefeito Arlindo, da primeira dama do município, Márcia Cardoso Mendes e comitiva. Zé Inácio fez visita às barracas, sendo muito bem recebido pela população.
Lideranças
Algumas lideranças comunitárias aproveitaram a presença de Zé Inácio no município de Fortuna para deliberarem algumas demandas de suas comunidades. Representantes dos Assentamentos de Barro Preto, Barracão eMatinha foram uns deles.
A agricultora rural de Matinha, Maria Francisca Martins de Sousa falou com o pré-candidato a Deputado Estadual, Zé Inácio sobre algumas dificuldades enfrentadas pelos assentados. Durante a conversar Zé Inácio se comprometeu a ajudar na medida do possível a situação desses assentados.
Visita em Presidente Dutra
A caminho ao município de Fortuna, Zé Inácio fez uma breve visita ao povoado Angical (PD), acompanhado de uma grande liderança de Tuntum, Cláudio Lima.
Em Angical, Zé Inácio conversou com alguns moradores e donos de comércio. Na oportunidade o advogado Antenor Filho, o sr. Antenor, Ariston Queiroz e Antônio Carlos tiraram uma foto para registra a visita do pré-candidato a Deputado Estadual Zé Inácio.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Weverton mira a Semed para financiar reeleição

Blog do Daniel Matos

Weverton mira Semed de olho em recurso para campanha
Weverton Rocha mira cofre da Semed de olho em recurso para campanha à reeleição
Como sempre foi do seu feito, o deputado Weverton Rocha, manda-chuva do PDT no Maranhão, recorre à conspiração e à chantagem para conquistar espaços na administração pública e assim tornar mais fácil a concretização dos seus planos políticos. O alvo do parlamentar agora é a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, vista por ele como espécie de mina de ouro, de onde pretende obter os recursos para financiar sua reeleição à Câmara Federal.
Weverton acalentava o sonho de emplacar o empresário e colega de PDT Márcio Honaiser candidato a vice-governador na chapa do comunista Flávio Dino. Milionário, Honaiser certamente retribuiria com generosidade o empenho do aliado, que assim contaria com mais recursos para tentar se renovar o mandato. Como o projeto não vingou e o PDT viu minguar sua participação na aliança dinista, o astuto deputado busca uma alternativa e enxergou na Semed uma oportunidade.
De forma sorrateira, Weverton Rocha bolou uma estratégia cujo objetivo é desgastar a atual gestão da secretaria, que tem à frente o professor e ex-vereador Geraldo Castro Sobrinho, muito bem avaliado desde que assumiu a pasta, em novembro do ano passado. O pedetista aproximou-se da direção do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública De São Luís (Sindeducação) e tem atuado como uma espécie de “conselheiro” durante a greve da categoria, iniciada na última quinta-feira e que prossegue por tempo indeterminado.
Weverton é conhecido pela esperteza e pelos métodos nada ortodoxos de lidar com o dinheiro público. Que o diga o caso da demolição, há cinco anos, do Ginásio Costa Rodrigues, principal espaço para disputa de competições esportivas amadoras, com destaque para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Na época secretário de Esportes e Juventude da gestão do falecido ex-governador Jackson Lago, ele pagou R$ 5,3 milhões de forma antecipada a uma construtora para por o ginásio abaixo e reconstruí-lo. A obra não foi adiante e o que restou foi o chão vazio.
Por causa do episódio, Weverton e um grupo de  auxiliares tiveram as prisões preventivas pedidas pela polícia. Daí não ser exagero afirmar que ele cometeu um verdadeiro crime não só contra o esporte, mas também contra a classe estudantil, que tinha o ginásio como o mais tradicional para os jogos escolares.
Apesar do histórico desabonador, Weverton nutre a ambição de apoderar-se justamente da Semed. E usa ninguém menos que os incautos professores para atingir seu objetivo.

Liderança de Quilombo em Brejo visita Zé Inácio

Esteve na manhã desta sexta-feira (23) no escritório de Zé Inácio, o vice-presidente da Associação Quilombola Árvore Verde do Município de Brejo, Francisco José de Sousa, acompanhado do Consultor Técnico, Daniel. Durante a visita ele conversaram com Zé Inácio sobre as demandas do quilombo.

O POVOADO CENTRO SECO PEDE SOCORRO!


Será que essa fumaça não atinge a humilde população de Centro Seco? Pois bem, mais uma vez a Empresa Margusa está operando um sistema de fornos de carvão bem próximo da comunidade de Centro Seco há 12km da sede de Urbano Santos-MA. Entende-se que isso não passa de um desacato aos direitos humanos e da vida, a fumaça prejudica não apenas o meio ambiente fauna e flora, mas também os moradores daquela comunidade sofrida. Sem falar nas condições precárias dos trabalhadores assalariados rurais que vivem em sistema de trabalho escravo explorados pela empresa. A Margusa há muito tempo atua no município de Urbano Santos, vale lembrar casos importantes como a resistência da população de Juçaral quando orientados pelo movimento social na década de 90 foram derrubar os fornos que transformavam o cerrado em carvão, as chapadas de Juçaral sofreram a devastação e a população ameaçada lutaram pelos seus direitos, foi uma conquista da militância dos direitos humanos. Centro Seco está organizando uma associação que pretende entrar com um pedido de regularização e arrecadação fundiária pelo ITERMA de 700 hectares de terras, infelizmente o povoado é todo cercado por campos de eucaliptos e do lado que limita com o município de São Benedito está a chamada gauchada com a monocultura de soja matando os animais dos camponeses quando adentram nas áreas. Se formos fazer uma retrospectiva, essas terras até a década de 40 não tinha donos, as famílias influentes na política dos anos 50, 60 e 70 se apossaram das áreas que por direito já era dos trabalhadores rurais que ali viviam e trabalhavam. No inicio de 80 a Florestal LTDA chega com o programa de teste do eucalipto e pra isso precisavam de terras para plantar a peste, daí sobrou para os lavradores, os gestores no período venderam grandes áreas fazendo com que a empresa adentrasse nas comunidades, não sobrando nada para os trabalhadores rurais.  Florestal se transformou em Suzano gerando a Margusa que é uma só causando cada vez mais problemas ambientais em nosso município. Essa fumaça está acabando com a vida dos animais silvestres, das águas, dos seres humanos, essa fumaça dos fornos de carvão está acabando com a vida. O Povoado Centro Seco pede socorro!

Prefeitura realiza visita em feiras para combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (24) visita às feiras do Angelim, Alemanha, Camboa e Turu para desenvolver ações de combate ao trabalho infantil. Equipes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) estiveram nos locais identificando os casos para encaminhamento de crianças e adolescentes aos serviços de proteção oferecidos pelo município. A ação está alinhada com a orientação do prefeito Edivaldo para fortalecimento da política de proteção infantil.
Durante a visita, feirantes e clientes foram sensibilizados sobre a necessidade de erradicar o uso da mão de obra infantil. O trabalho, desenvolvido através do serviço de Busca Ativa da Semcas, consiste na identificação de crianças e adolescentes para atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) mais próximo da residência delas. Além da inclusão da criança em programas sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Bolsa Família, os familiares são instruídos pelas equipes da Semcas para evitar a reincidência dos casos.
A coordenadora do Busca Ativa, Marta Andrade, explicou que a justificativa mais comum utilizada pelos responsáveis para os filhos ajudarem na despesa da casa é o discurso de não deixarem os adolescentes ociosos. “É precioso desconstruir a idéia de que, para não se envolver com drogas e crimes, é preciso trabalhar. A criança precisa é de atenção, instrução e educação”, esclareceu Marta. Ela lembrou que as feiras são um ambiente de vulnerabilidade para as vítimas do trabalho infantil.

ATUAÇÃO NAS FEIRAS
A Semcas matem uma equipe fixa de educadores sociais nas feiras da Cohab, Vinhais, Beira-Mar e Renascença, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, respectivamente. Além da abordagem e encaminhamento das crianças e adolescentes aos serviços e atendimento, as equipes trabalham sensibilizando as comunidades para não utilização da mão de obra infantil.

O exemplo de administração de Helena Duailibe

Blog do Diego Emir

Um dos problemas crônicos de São Luís é a saúde ou melhor os Socorrões, afinal falar em atendimento emergencial na cidade, imediatamente se remete aos hospitais Socorrão I (Djalma Marques) e Socorrão II (Clementino Moura). Nos últimos cinco anos, cinco gestores de revezaram na administração do sistema público de saúde da capital maranhense.

Gutemberg Araújo (2009-12), Santiago Servin (2012), Vinicius Nina (2013) e César Félix (2013-2014), se esforçaram para alcançar melhorias, mas nenhum chegou perto do que Helena Duailibe vem realizando.

Empossada em março de 2014 por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a médica era a última esperança do prefeito para resolver o problema da saúde municipal e acertou em cheio.

Em menos de duas semanas no cargo, Helena resolveu o problema do Socorrão II, esvaziando corredores e retomando parcerias importantes como a do Hospital Universitário e Santa Casa, possibilitando assim o fim das macas nos corredores e prologando o sofrimento daqueles que precisam de atendimento público.

Sem fazer "caças as bruxas", Helena promoveu uma reforma administrativa sem crises, aproveitou os funcionários que tinham desejar de ver a prosperidade do sistema e adotou medidas de contingenciamentos para evitar fuga de recursos.

Em meio a crise que a prefeitura vive, Helena Duailibe parece ser a única que passa ilesa, o trabalho desenvolvido pela secretária é reconhecido em todos os cantos da cidade.

Com apenas pouco mais de três meses a frente da Semus, Helena reinaugurou a Unidade Mista do Coroadinho, a Unidade Neurocirurgia do Hospital da Mulher, reestruturou o Samu, ampliou as salas de cirurgia do Socorrão I, ampliou o setor de emergência de clínica médica do Socorrão II, reativou os leitos de retaguarda da Santa Casa etc. Estes foram alguns feitos da secretária.

Helena assumiu, assim como deve ser, o caráter estritamente técnico, não se envolveu em questões políticas, apesar de ser uma excelente engenheira política. Conseguiu trazer os vereadores para o seu campo, praticamente todos são seus aliados.

A secretária ainda mantém uma agenda permanente de visita a todas unidades de saúde de responsabilidade do municipio. Além de manter o dialogo aberto com a secretaria estadual de Saúde e demais prefeituras conveniadas com a Semus.

Ponto para Edivaldo Holanda Júnior que soube acertar na escolha, sorte para a população de São Luís que agora tem atendimento de saúde com o minimo exigido e mérito para Helena Duailibe que mais uma vez demonstra competência para gerir a saúde pública.

Roberto Rocha percorre em mais cinco municípios pelo Diálogos pelo Maranhão

O pré-candidato a senador, Roberto Rocha (PSB), esteve junto com Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato a governador do Maranhão em mais cinco reuniões do Diálogos pelo Maranhão no interior do Estado. Campestre, Miranda do Norte, Coroatá, São Luiz Gonzaga e Caxias foram os municípios que receberam a caravana da mudança. Roberto Rocha esteve ainda em Imperatriz participando de evento organizado pelo PSDB.
Desde o início do último fim de semana, que Roberto Rocha, Flávio Dino, deputados estaduais e federais além de lideranças de partidos do campo da oposição vem percorrendo em mais edições do movimento Diálogos pelo Maranhão, que tem o objetivo de conversar com as lideranças e conhecer melhor o estado.
“Há mais de um ano que nós estamos percorrendo o Maranhão pelo Diálogos para conhecer melhor  nosso estado e saber quais as necessidades das pessoas. A cada encontro, conhecemos mais e mais o nosso povo”, afirmou Roberto Rocha.
Com participação popular, os encontros do Diálogos pelo Maranhão começou por imperatriz. Por lá, Roberto Rocha participou de um evento realizado pelo prefeito Sebastião Madeira, que reuniu milhares de pessoas.
Com a juventude, por meio do Diálogos com a Juventude, Rocha e Flávio Dino conversaram com os jovens de Caxias e Coroatá. Em Coroatá, o pré-candidato ao Senado falou sobre a importância da geração de emprego e renda principalmente para os jovens. Segundo ele, o estado tem a obrigação de gerar emprego por meio do desenvolvimento econômico.
“Só existe uma forma de gerar emprego é promovendo o desenvolvimento econômico com ação social e sustentabilidade”, afirmou Rocha.
Na sexta, Flávio Dino e Roberto Rocha estivrame em Miranda do Norte e São Luiz Gonzaga, cidades em que foi recepcionado por variadas lideranças políticas e comunitárias. Em Miranda do Norte, Roberto Rocha (PSB) destacou a consolidação da aliança entre os 9 partidos. “Com a chegada do PSDB e PPS, esse projeto fica cada vez mais sólido e firme no propósito de fazermos a mudança que há muito tempo o Maranhão pede,” disse.
Em São Luiz Gonzaga, Roberto Rocha lembrou aos presentes a importância do senador da República para cada estado e mostrou como os senadores que hoje representam o Maranhão não trabalham a favor da população.
“Quero mostrar ao povo do Maranhão para eu serve um senador como este representante do povo pode trabalhar por todos em nosso estado”, disse.
Fizeram parte dos eventos os deputados federais Pinto da Itamaraty (PSDB), Carlos Brandão (PSDB), Weverton Rocha (PDT), Waldir Maranhão (PP), Zé Vieira (PROS), Domingos Dutra (SDD) e Simplício Araújo (SDD).

A bancada estadual também se fez presente nos eventos, reunindo Eliziane Gama (PPS), Othelino Neto (PCdoB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Cleide Coutinho (PSB), Neto Evangelista (PSDB), Gardênia Castelo (PSDB), Bira do Pindaré (PSB), Valéria Macedo (PDT), Carlinhos Amorim (PDT) e Marcelo Tavares (PSB).

Associação Comercial promove XII Fórum da Mulher Empresária

“Muito Além da Gestão” é o tema da 12ª edição do Fórum da Mulher Empresária, promovido todos os anos pelo Conselho da Mulher Empresária da ACM, o evento será dia 29 de maio, das 17 às 21h, na Sede da Instituição.
O fórum é um espaço de debate sobre a participação feminina nos negócios, fortalecimento do empreendedorismo, troca de experiências e de boas práticas de gestão empresarial, o tema deste ano é uma alusão ás competências paralelas à gestão do negócio, tais como rede de contatos, associativismo e capacitação.
Com uma programação ampla e diversificada, serão abordados temas voltados para tecnologia, empreendedorismo, e ainda novas oportunidades de negócios e parcerias, contará também com palestras, lançamentos, apresentação de projetos e entrega do Troféu Mulher Notável 2014.
A palestra de abertura será feita pela Médica Geriatra, Zali San Lucas, que falará sobre “Longevidade Bem Sucedida”. Já a palestra Magna ficará por conta da Fundadora e CEO do Empreendedorismo Rosa, Lênia Luz, que falará sobre “Empreendedorismo Rosa:  Eu te empodero, você me empodera, nós nos empoderamos”.
Sobre o Empreendedorismo Rosa é possível relatar a importância de desenvolver projetos que estimulem as mulheres a assumirem negócios, a terem seu próprio empreendimento, pois estudos do SEBRAE e do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) apontam que, pela primeira vez, 52,4% dos novos negócios estão sob controle de mãos femininas. O Brasil se encontra na 7ª posição do ranking mundial de empreendedoras, composto por 42 países, com 7,7 milhões de mulheres à frente de negócios.
Baseadas na importância destes dados, é fundamental espaços como o do Fórum da Mulher Empresária para discutir sobre o dia a dia da mulher empreendedora, o que estão falando delas, ideias que poderão inspirar seu empreendimento e colaborar para o networking.
Como uma forma de prestar auxilia a algumas Instituições, a Associação Comercial do Maranhão informa que as inscrições estão abertas e podem ser feitas com doações de itens de lanche (leite, café, biscoito, etc.), que beneficiarão a Maternidade Maria do Amparo. Para maiores informações entre em contato pelo telefone: 3133-5800 ou pelos e-mails: acm@acm-ma.com.br oufaleconosco@acm-ma.com.br;secretaria@acm-ma.com.br.