terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeitura realiza obras de canalização do Rio das Bicas

Obras estão em estágio avançado e fazem parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga
Obras estão em estágio avançado e fazem parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), dá prosseguimento à conclusão das obras de canalização do Rio das Bicas. A ação inclui ainda a urbanização da área, com a construção do Parque Urbano Rio das Bicas e de 33 unidades habitacionais para atender famílias reassentadas com a recuperação do canal. As obras estão em estágio avançado e fazem parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, implementado na gestão do prefeito Edivaldo.
A obra de canalização do canal do Rio das Bicas e evitará enchentes, erosão nas margens e assoreamento do curso d’água. A obra compreende o trecho entre a Rua São Pedro e a Avenida Vicente Queiroga, aproximadamente 2 km de extensão. A intervenção está sendo realizada em três trechos e inclui ainda a execução de galerias tubulares de concreto armado e demais dispositivos de microdrenagem. A obra beneficia todo o polo do Coroadinho e Salinas do Sacavém.
O titular da Sempe, Gustavo Marques, lembrou que a execução do projeto é uma das prioridades da pasta determinada pelo prefeito Edivaldo. “A nova administração trabalha de forma transparente e participativa. Para isso está sempre com sua equipe alinhada, com as secretarias cooperando entre si para que a população seja beneficiada. O diálogo com a comunidade também foi essencial para o bom andamento das obras”, disse.
Para a canalização do Canal do Rio das Bicas, foi realizada a indenização e a transferência temporária das famílias que moravam às margens do rio para outras localidades sem risco de alagamentos. O projeto da Sempe inclui a construção de 33 unidades habitacionais para essas famílias, para que possam residir próximo às antigas residências, mas fora da área considerada de risco. As habitações começarão a ser construídas em dezembro na Rua da União e na Avenida dos Portugueses, região próxima ao Coroado.
A Prefeitura executará ainda projeto de urbanização às margens do Canal do Rio das Bicas para revitalização da área, o que inclui a construção do Parque Urbano do Rio das Bicas. A obra está em fase de licitação e tem início previsto para fevereiro de 2015. O Parque será construído com recursos do Banco Mundial e será composto por praças e áreas com funções diferenciadas: passeios, descanso e esporte e lazer, proteção permanente e proteção ambiental. As obras beneficiarão principalmente os moradores de bairros como Areinha, Belira, Lira, Madre Deus, Bairro de Fátima, Coroadinho, Parque Amazonas e áreas adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário