quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CEAPE/MA comemora 25 anos de atuação no Estado e faz festa em Cururupu

 
 O Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado do Maranhão - CEAPE-MA já conta com 25 anos de atuação no Maranhão, desde que teve sua regulamentação em 1989. Iniciando suas atividades dedicado ao desenvolvimento socioeconômico de pequenos empreendimentos no Estado.
Nesta última Semana, a festa de comemoração dos 25 anos do CEAPE - MA aconteceu na agência de Cururupu, que em sintonia com as ações do Outubro Rosa, que acontecem em todo o país, celebrou com a participação de enfermeiros e psicólogos da disponibilizados pela Secretária Municipal de Saúde, que explicaram a importância da prevenção do cancer e os profissionais de saúde demonstraram como fazer o auto exame das mamas. clientes da agência tiraram suas dúvidas sobre o tema. A festa contou ainda com a entrega de brindes eum café da manhã para todos os participantes.
Para a diretora do CEAPE - Claudia Cisneiros o Maranhão tem apresentado avanços na concessão de micro crédito para seus pequenos empreendedores, principalmente nas áras mais afastadas " As concessões de crédito realizadas pelo CEAPE para os micro empresários e pequenos comerciantes visam o desenvolvimento da economia do estado e a melhoria da qualidade de vida da população. Nestes 25 anos vimos o aumento da produtividade de muitos setores que antes não eram atendidos por nenhum banco pois não tinham o perfil de cliente que os grandes bancos buscavam na época, e o CEAPE supriu essa necessidade dos micro empreendedores”, atesta.
Avanços
Nos seus 25 anos de atuação o CEAPE já conquistou milhares de cliente em todo o estado onde possui 27 pontos de atendimento, principalmente em localidades mais pobres onde as pessoas tem maior dificuldade de acesso ao crédito. A contribuição do crédito do CEAPE para a estruturação dessas atividades pode ser evidenciado pela melhoria da dinâmica que vem alcançando a economia destas áreas, onde muitos pequenos comerciantes já são clientes há mais de 10 anos e sabem que podem contar com a concessão de crédito de acordo com a sua capacidade de pagamento.
O Maranhão, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é o estado que no Brasil que mais cresceu no acesso a renda. Nos últimos anos, 2,3 milhões de maranhenses saíram da pobreza extrema. O Maranhão reduziu de 20% para 8% o total da população abaixo da linha da pobreza. O que significa que a população passou a ter mais acesso à renda e ao poder aquisitivo. O aumento do acesso a renda no Estado reflete os recentes programas sociais do governo, mas também a atuação de instituições como o CEAPE na região, que tem buscado facilitar a inclusão financeira para população ofertando serviços financeiros adequados às suas necessidades, contribuindo com a sua qualidade de vida.
Micro Empreendedores
A Diretora do CEAPE, Cláudia Cisneiros, destaca a importância da concessão de crédito aos pequenos empreendimentos para o crescimento do Estado “Estas são atividades que contribuem, efetivamente para a economia de qualquer estado, e conceder crédito a estes pequenos empreendedores significa realizar a inclusão financeira de milhares de pessoas, isto favorece a melhoria da qualidade de vida de toda uma população e a diminuição das desigualdades socioeconômicas no Maranhão" Explica a diretora.
No último ano, de todas as operações de crédito do CEAPE realizadas no Maranhão 100% dos valores financiados foram realizadas com pequenos comerciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário