quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vereador Batista e secretário discutem greve

Vereador Batista Matos

O vereador Batista Matos (PPS) esteve esta semana com o secretário de educação do município, professor Geraldo Castro, onde pediu maiores informações do procedimento da prefeitura para por fim a greve dos professores que já dura mais de 100 dias, prejudicando milhares de crianças.
Geraldo Castro explicou a Batista Matos que a Prefeitura de São Luís tem mantido a disposição para o diálogo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino de São Luís (Sindeducação). “Já realizamos várias reuniões, sempre com a presença do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da titular da 2ª Promotoria Especializada em Educação, Maria Luciane Belo”.
O esforço para continuar com as negociações tem ocorrido mesmo após o movimento de paralisação dos professores ter sido decretado ilegal pela Justiça do Maranhão e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “É uma inverdade dizer que este governo não negocia. Foi confirmada a ilegalidade da greve, mas ainda assim nos interessa o diálogo, porque os impasses devem ser resolvidos”, explicou Geraldo Castro.
Secretário Geraldo Castro
“Essa situação precisa ser resolvida o mais breve possível. É necessário que se encontre um acordo entre Sindicato e Semed fruto do bom senso. De um lado tem as reivindicações do Sindicato, mas do outro existe o limite das possibilidades financeiras do município e na ponta estão milhares de alunos sem aula. O bom senso tem que ser em favor destas crianças”, comentou Batista Matos.
Geraldo Castro Sobrinho enfatizou que quase a totalidade dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb) já é utilizada para o pagamento da folha de professores. Ele lembrou que no ano passado, foi possível conceder um reajuste salarial de 9,5% a categoria e também diversas progressões salariais que estavam pendentes.
CARGA HORÁRIA E LEITE NA ESCOLA
Em 2013, Batista Matos liderou uma comissão de pais de alunos que pedia a regularização da carga horária que estava reduzida em algumas escolas. Na época a negociação ocorreu com o ex-secretário Alan Kardec. Com a mesma comissão de pais, o vereador também atuou na defesa do retorno do programa Leite na Escola. “Foram duas conquistas importantes que beneficiaram milhares de alunos. Nosso compromisso é continuar trabalhando em favor da educação das crianças de nosso município. A Câmara de vereadores tem acompanhado de perto e levantado discussões para que essa greve seja finalizada e logo tenhamos professores e alunos dentro da sala de aula”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário