quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prefeitura certifica professores e comunidade em curso de Braille

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), certificou os 42 participantes do curso de Braille realizado durante o primeiro semestre deste ano. A formação teve carga horária de 120 horas e foi voltada para professores da rede municipal de ensino e para a comunidade em geral. A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha.
“Nunca na história da nossa cidade foram oferecidas tantas vagas para capacitar os professores em Educação Especial. Mais do que certificados, os alunos deste curso estão aptos a desenvolver suas atividades para o avanço de uma educação verdadeiramente inclusiva, uma das principais metas do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, afirmou o titular da Semed, Geraldo Castro.
O curso teve o objetivo de promover o conhecimento acerca do sistema Braille, possibilitando tanto o entendimento do sistema de comunicação como o aperfeiçoamento das relações interpessoais com as pessoas que têm deficiência visual. Foram abordados temas como “Conceito de Deficiência Visual”, “Alfabeto Braille”, “A Comunicação e a Relação Interpessoal com a Pessoa Cega”, entre outros.
Além do curso de Braille, a Semed disponibilizou no início deste ano outras duas qualificações na área de Educação Especial: Educação Especial em Contexto e o curso de Libras, totalizando 450 vagas para docentes e para a comunidade. No segundo semestre deve ser oferecido o curso de Soroban, instrumento que facilita o ensino da Matemática para os estudantes cegos.

EXPERIÊNCIAS
Professora da rede municipal há 12 anos, Teresa Santos foi aluna do curso de Braille e afirma que hoje se sente mais segura para receber um aluno com deficiência visual. “Acreditamos que a inclusão é possível e que todos são capazes de aprender. Devemos tratar de igual para igual o que alguns tratam como diferente”, concluiu.
José de Ribamar Mesquita, instrutor do curso, destacou a necessidade dos professores estarem sempre preparados para receber os estudantes. “O professor pode escolher a matéria para lecionar, mas não pode escolher a quem vai ensinar. Ele deve estar sempre preparado para não ter dificuldades para ensinar quem quer que seja”, disse.
Para assegurar o aprendizado dos alunos com deficiência, a Semed disponibiliza ainda a figura do professor itinerante, que auxilia o professor da turma regular na execução de suas atividades. “Nossa função é fazer com que os estudantes com alguma deficiência participem de todos os momentos da sala de aula. Acredito que todos são capazes de aprender e essas crianças nos inspiram a sermos melhores pessoas e profissionais mais dedicados”, contou a professora itinerante Josiane dos Reis.

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos estudantes cegos, a Prefeitura de São Luís inaugurou no início deste mês o núcleo de produção em Braille. O objetivo é garantir mais celeridade na produção das atividades e do material a ser usado em sala de aula. “Os nossos alunos cegos não precisarão mais esperar tanto tempo para que as atividades cheguem até eles”, explicou a superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Ayres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário