sexta-feira, 16 de maio de 2014

Movimento “Acorda, Araguanã” quer mudar destino político do município

Dona Lucimar e familia

 Liderança política expressiva da cidade de Araguanã, Dona Lucimar Amorim reuniu familiares, amigos e várias autoridades na comemoração do seu aniversário de 70 anos, no último fim de semana. Além do clima de descontração, a festa foi marcada pela criação do movimento “Acorda, Araguanã”, que pretende lançar candidato a prefeito do município em 2016. Dois filhos de Lucimar disputam a indicação do grupo à sucessão municipal.
Adrovan do PT e o Dep Heméterio Weba
Prestigiaram o evento o deputado estadual Hemetério Weba (PV), o membro da Executiva Estadual do PT Adrovan; o coordenador do Programa Terra Legal no Maranhão, Jouberth Frank; o blogueiro Genivaldo Abreu, entre outras presenças ilustres.

Em meio às felicitações à aniversariante, os líderes presentes começaram a discutir novos rumos para a política no município, hoje dominada pelo grupo do prefeito Valmir Belo Amorim (PR), acusado de empregar vários parentes na administração municipal e de comprar bens caros, como veículos e imóveis, desde que assumiu o cargo, em 1º de janeiro de 2013.
“Acorda, Araguanã”
Roberta, Valtinho, Vania, Magna, lucimar e Chico
As articulações culminaram com o lançamento do movimento “Acorda, Araguanã”, que reúne políticos, líderes comunitários e cidadãos dispostos a mudar a realidade do município, marcada por uma série de abusos cometidos per aqueles que hoje estão no poder.  
Jowberth Frank e a Prof. do IFMA Aline Avila
Vilanor Ferreira e Valtinho Amorim, ambos filhos de Lucimar, são os nomes mais cotados para disputar a eleição de prefeito com apoio do movimento, que conta com vários apoios de peso. “Não só a nossa família, como todo o nosso grupo, estão de acordo com os nomes indicados”, diz a matriarca, destacando o carisma dos dois entre os conterrâneos.
O prefeito Valmir Amorim ainda tentou boicotar o encontro, mas não obteve êxito, já que o movimento logo obteve várias adesões e certamente se consolidará como alternativa de poder em Araguanã.       
Dados
A turma boa de Araguanã
Localizado na microrregião do Pindaré, Araguanã fica a 341 quilômetros de São Luís. O primeiro registro de habitação no município data de 1958. A cidade tem 13.957 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (2010). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,548, é considerado baixo, o que deixa clara a necessidade urgente de mudança das políticas públicas praticadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário