terça-feira, 29 de abril de 2014

Prefeitura apresenta balanço das atividades na Educação



Ampliação do número de professores e de vagas para estudantes estão na lista de ações, que também inclui a volta do programa Leite na Escola
Entre as iniciativas com impacto imediato na sala de aula estão a regularização do calendário escolar e a ampliação do número de professores
Entre as iniciativas com impacto imediato na sala de aula estão a regularização do calendário escolar e a ampliação do número de professores
Comemorado nesta segunda-feira, dia 28 de abril, o Dia Mundial da Educação foi criado para fortalecer o compromisso assumido por 180 países de garantir que a educação alcance todas as pessoas do planeta até 2015. A Prefeitura de São Luís está engajada nessa meta. Desde o início da gestão do prefeito Edivaldo Jr. foram iniciadas várias ações na área da educação incluindo uma série de investimentos presentes no programa Avança São Luís.
“Garantir toda criança na escola é uma recomendação do Ministério da Educação, da Unesco e uma determinação do nosso prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Seguimos firmes buscando assegurar a concretização dessa diretriz e possibilitar que ela aconteça de forma digna. A educação é um dos instrumentos mais eficientes para a cidadania”, declarou o secretário de Educação, Geraldo Castro.
Entre as iniciativas com impacto imediato na sala de aula estão a regularização do calendário escolar e a ampliação do número de professores e de vagas para novos estudantes. O ano letivo começou no dia 10 de fevereiro, ocasião em que o prefeito Edivaldo Jr. oficializou a entrega de 15 mil livros didáticos para a Educação Infantil, que há cinco anos não recebia o material. Outros 300 mil exemplares foram distribuídos ao Ensino Fundamental.
A Secretaria de Educação (Semed) contratou 650 novos professores através de processo seletivo simplificado e abriu 25 mil novas vagas para estudantes na rede municipal de ensino. Para agilizar o ingresso desses educandos, foi implantada a gestão informatizada de vagas, através de um sistema online, as escolas da capital disponibilizam informações sobre os estudantes matriculados e a quantidade de vagas existentes nas escolas, evitando problemas como a duplicidade de matrículas.
Apoio
Para garantir que os estudantes cheguem às salas de aula com conforto e segurança, a Prefeitura de São Luís viabilizou também o transporte escolar na zona rural. No início deste ano, foram entregues 44 ônibus, que se somaram à frota já existente na Semed. Outros 30 estão com recursos assegurados junto ao governo federal, a previsão é que sejam incorporados até o final do ano letivo, totalizando uma frota de 80 veículos para o transporte escolar da rede municipal de ensino.
No mês de março, o prefeito Edivaldo Jr. garantiu a volta do Programa Leite na Escola, beneficiando mais de 130 mil crianças e adolescentes, entre integrantes da rede municipal de ensino ou matriculados em escolas comunitárias. Cada estudante recebe, por mês, 1kg do leite “Kilinho” e leva para casa como forma de complemento à alimentação.
O incentivo à qualidade do aprendizado passa também por iniciativas como o programa Saúde na Escola, executado em parceria com o governo federal. Por meio do programa, as crianças que apresentam indícios de algum problema de visão são examinadas por oftalmologistas. Posteriormente, caso o problema seja confirmado, elas recebem óculos. Todo o processo é gratuito.
Professores e infraestrutura
A garantia de cursos de formação e de aperfeiçoamento têm sido um dos pilares da gestão Edivaldo Jr. Através de uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foram disponibilizadas 180 vagas para graduação em Pedagogia e os docentes que já possuem a graduação puderam se inscrever na especialização em Gestão Pública.
Ao longo do mês de abril, a Semed realizou rodadas de diálogo com os servidores da educação municipal, buscando identificar as necessidades de aprimoramento para, a partir daí, elaborar um calendário de formação consistente com as necessidades da rede. Merecem destaque os cursos de Braille, Libras e Educação Especial em Contexto. Somados, os três cursos contabilizam 410 vagas. O Núcleo de Formação Ambiental (NEA), por sua vez, abriu 90 vagas para a formação em Educação Ambiental – e encerrou a semana com mais de 100 inscritos.
Este ano, a Prefeitura entregou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Rêgo totalmente recuperada. A escola é referência na qualidade do material utilizado e na infraestrutura. Também passaram por reformas as unidades localizadas na Vila Apaco e no Maracujá, os trabalhos já foram concluídos e os prédios serão entregues após vistoria da Semed. Nos últimos cinco meses, mais de 60 escolas já passaram por algum procedimento de manutenção e reforma predial.
A Prefeitura de São Luís tem ainda recursos assegurados para a construção de mais dez escolas e 26 creches, através do maior programa de construção de creches de todo o Brasil em parceria com o governo federal.
Saiba mais
A data de 28 de abril como Dia Mundial da Educação faz referência ao encontro de representantes de 180 países no Fórum Mundial da Educação, realizado no ano 2000 na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento por meio do qual os países presentes se comprometeram a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário