quinta-feira, 27 de março de 2014

Maranhão Natureza: Prefeitura de Ribamar e Instituto Chico Mendes realizam ação ambiental no Guarapiranga em defesa do peixe-boi marinho


peixe-boi marinho
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de São José de Ribamar realizam, nesta sexta-feira (28) e no sábado (29), o projeto Guarapiranga de Educação Ambiental, ação pedagógica que visa sensibilizar a população sobre a importância de preservar o peixe-boi marinho. 

O trabalho acontecerá na localidade Guarapiranga, zona rural de São José de Ribamar, onde funciona o projeto Peixe-Boi, coordenado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos do Maranhão. Na sexta, as atividades têm início a partir das 15h e no sábado a partir das 8h, se prolongando durante todo o dia. 

A ação pedagógica contará com oficinas de sensibilização para a conservação do peixe-boi marinho visando à prática da pesca sustentável, apresentação de trabalhos, dinâmicas, palestras ministradas por profissionais da área e debates. 

Estão envolvidas no trabalho as seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Estadual Upaon-Açu, Miritiba, Alto Preguiças e Centro Nacional de Pesquisa de Mamíferos Aquatícos (CMA) – Maranhão.

Gil Cutrim: prefeito de Ribamar
O objetivo geral do projeto é sensibilizar a comunidade de Guarapiranga e do entorno, por meio de ações educativas voltadas para a minimização dos problemas ambientais, causados pela degradação ambiental dos ecossistemas costeiros, além de exercitar a cidadania a partir da conservação do peixe-boi e outras espécies. 

O peixe-boi é uma das espécies marinhas mais ameaçadas de extinção. De acordo com pesquisadores, existem hoje aproximadamente 500 peixes-bois ao longo do litoral brasileiro, entre os estados de Alagoas, no Nordeste, e no Amapá, na região Norte do país. 

A boa notícia é que a maior população do mamífero aquático se encontra no litoral maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário