terça-feira, 26 de novembro de 2013

Partidos políticos: fragilidade democrática e atraso




Partido é uma associação de pessoas que programam e realizam ações com fins políticos e sociais. Pelo menos, em tese. No Brasil, essa instituição nunca passou por um momento de tão significativa falta de credibilidade. As manifestações de junho de 2013 se marcaram por uma profunda aversão às agremiações partidárias. Tanto é que a frase “os partidos não me representam” virou bordão. O certo é que a falta de representatividade dos partidos políticos brasileiros é uma realidade preocupante que precisa ser ampla e urgentemente discutida.
O principal responsável por esse quadro é a falta de participação política da sociedade brasileira. Um partido consistente, com um programa de governo definido, é resultado de discussões e debates entre diferentes setores sociais. Essa não é a realidade do Brasil. A apatia da população em relação à política abre espaço para o oportunismo daqueles que veem os partidos como meros instrumentos para se chegar ao poder e usufruir os benefícios que ele proporciona. A falta de participação da população é a principal causa da inconsistência dos partidos brasileiros.
O problema tem efeitos completamente prejudiciais para a democracia brasileira. A solidez democrática de um país depende da eficiência de instituições como o parlamento, a imprensa e os partidos políticos. Quanto menos representativas são as agremiações partidárias, menor é o nível de maturidade democrática de um país. Países autoritários, como Cuba, China e Coreia do norte, adotaram o modelo do partido único e procuraram meios de calar seus opositores. A inconsistência partidária é um fator importante para a fragilidade da democracia.
Outra consequência se revela no atraso social do país. Os partidos são responsáveis por apresentar programas de ações administrativas nos setores como saúde, segurança, transporte e educação. A fragilidade dessas instituições implica diretamente a ineficiência dos serviços públicos, o que traz impactos negativos na qualidade de vida da população. É o que se vê no Brasil, país onde os sistemas de saúde, segurança e educação são marcados pela precariedade. A ausência de partidos políticos consistentes conduz o país ao retrocesso no setor social.
A fragilidade dos partidos brasileiros é uma realidade que deve ser alvo da preocupação de todos. Para reverter esse quadro, é preciso estimular a participação política da população através de um trabalho de mudança de mentalidade. O brasileiro precisa acreditar na importância dos partidos e assumir uma maior atuação partidária. Os Estados Unidos, país mais importante do planeta, têm agremiações partidárias sólidas. O Brasil precisa lutar pela solidez das suas instituições democráticas para amadurecer politicamente e seguir rumo ao desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário