sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nina Rodrigues: Prefeitura promove através de Secretaria ações em prol do fortalecimento da agricultura Familia



Duas importantes ações foram realizadas neste mês pela Secretaria de Desenvolvimento do Campo: Agricultura e Pecuária com o objetivo de melhorar a agricultura familiar em Nina Rodrigues.



Programa Garantia Safra 

Durante toda a manhã desta quarta feira (18) estiveram reunidos no Centro de Formação os mais de seiscentos beneficiários do Programa Garantia Safra para ouvir as explicações detalhadas sobre o programa. A atividade contou com a participação do Coordenador do Garantia Safra no Maranhão, Jean Carlos, o Secretário de Administração e Planejamento, Zacarias de Moraes e a Vereadora Dolores, além do Secretario de Desenvolvimento do Campo: Agricultura e Pecuária, Alberto Araújo. O Secretário Zacarias justificou a ausência do Prefeito Riba do Xerém, informando que este se encontra em Brasília em busca de recursos para obras importantes em Nina Rodrigues e ressaltou o compromisso do Prefeito e do governo municipal com a agricultura familiar, prova disso é contrapartida que o Município está fazendo, da ordem de 15 mil reais. O secretário Alberto ressaltou que este ano o programa vai atender a 669 agricultores familiares, totalizando recursos da ordem de 568 mil reais em Nina Rodrigues. O Secretário Informou ainda que na próxima safra o programa vai atender a 1000 agricultores com recursos da ordem de 850 mil reais. Neste caso, a contrapartida da Prefeitura vai aumentar para 31 mil reais. O Coordenador Estadual do Garantia Safra, Jean Carlos explicou detalhadamente o programa, que tem a participação dos governos federal estadual e municipal, além da contrapartida do próprio agricultor e enfatizou que o Município de Nina Rodrigues é um dos que melhor gere o Garantia Safra no Maranhão.. Destacou também que é muito importante a adesão do agricultor para o sucesso do programa e que os 669 beneficiários já cadastrados não precisam fazer novos cadastros. Cada beneficiário recebe 850 reais por safra, divididos em 5 parcelas de 170 reais, se houver perda de pelo menos 50%.

Curso de Piscicultura 

Nos dias 13 e 14 foi realizado na comunidade do Assentamento Balaiada um curso de piscicultura para 26 famílias. O curso foi promovido pela Secretaria de desenvolvimento do Campo: Agricultura e Pecuária em parceria com o SEBRAE. O prefeito que, estava na comunidade visitando a obra de recuperação das estradas, o colégio e o telecentro, esteve presente ao evento e falou da importância do curso para a comunidade e para o desenvolvimento econômico do município. As 26 famílias fazem parte de um projeto integrado de criação de peixe e agricultura irrigada a partir de uma barragem construída com recursos de emenda parlamentar do deputado Zé Carlos.

2 comentários:

  1. BOMBA EM PAÇO DO LUMIAR!!..
    A seção da câmara de vereadores de Paço do Lumiar na próxima terça-feira 01.10.2013 promete abalar as estruturas dos poderes judiciário, legislativo e o atual executivo luminense. Acontece que um ex-prefeito e um vereador tem sido alvo de uma campanha sistemática de extorsão, por empresário dono de uma famosa casa de eventos e do ramo gráfico e um Blogueiro.

    ResponderExcluir
  2. BOMBA EM PAÇO DO LUMIAR!!
    A seção da câmara de vereadores de Paço do Lumiar na próxima terça-feira 01.10.2013 promete abalar as estruturas dos poderes judiciário, legislativo e o atual executivo luminense. Acontece que um ex-prefeito e um vereador tem sido alvo de uma campanha sistemática de extorsão, por empresário dono de uma famosa casa de eventos é do ramo gráfico e um Blogueiro.

    ResponderExcluir