terça-feira, 26 de março de 2013

MDA e Incra promovem mais cinco Mutirões de Documentação


O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) começa as atividades de 2013 no Maranhão percorrendo cinco municípios para realizar mutirões em homenagem às mulheres, por conta da passagem pelo Dia Internacional da Mulher. Em todo o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) intensificaram esta ação com o objetivo de ampliar o número de mulheres documentadas no país.


            O primeiro município a receber o mutirão foi Zé Doca, no dia 19 de março.Lá, foram realizados  617  atendimentos e 462 emissões de documentos. No dia 20 foi a vez de Bom Jardim receber o mutirão, onde foram atendidas 393 pessoas e emitidos 394 documentos. O município de Fortuna recebeu o mutirão no dia 22 de março.Ao  final do dia foram contabilizados 615 atendimentos e 352 emissões de documentos.Nos três primeiros mutirões já foram emitidos 1.208 documentos.

            Cerca de 20 servidores estão trabalhando na realização desta ação, dos seguintes órgãos: Incra, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto de Identificação, Banco do Nordeste e  Prefeituras. O mutirão também conta com a parceria do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).


Fortuna
No município de Fortura, o mutirão foi realizado na sede da Secretaria de Assistência Social. Em visita ao local do mutirão, o superintendente regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, ressaltou que a onda de mutirões alusivas ao mês da mulher que está sendo realizada em todo país leva cidadania às trabalhadoras do campo, na medida em que elas tem acesso a documentação civil e trabalhista.

“A parceria Incra, MDA e Prefeitura possibilitou a realização de um mutirão completo, no sentido de oferecer diversos tipos de documentos, o que vai ampliar o acesso às politicas públicas oferecidas pelo governo federal”,disse Inácio.

O delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, informou que a grande novidade na realização destes mutirões foi o retorno da parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Desde 2011 estamos articulando com a Secretaria para que os mutirões voltassem a oferecer a emissão da carteira de identidade gratuitamente. Estou muito feliz com a participação da equipe do Instituto de Identificacão. Só quem ganha com isso são as trabalhadoras”, frisou Teixeira.

Benefícios
Também presente no mutirão, o prefeito do município de Fortuna, Arlindo Barbosa dos Santos Filho, destacou a integração com os órgãos federais como fundamental para o desenvolvimento de Fortuna, pois metade do município está localizada dentro de um projeto de assentamento federal e a outra metade dentro de um assentamento do Estado.

“O acesso aos documentos por meio dos mutirões é um grande benefício para nossa população, pois no momento só tiramos a certidão de nascimento.Qualquer outro documento o cidadão tem que se deslocar 75 km para outro município”,frisou o prefeito.

Francisca da Conceição, 17 anos, aproveitou a chegada da equipe do mutirão ao município e, mesmo com a filha Fernanda Clara, com um mês de vida, se deslocou para ser atendida. “Não podia perder essa oportunidade. Aqui não tira a carteira de trabalho. A gente tinha que ir para o município de Presidente Dutra tirar esse documento.Era muito difícil”,frisou.

Nos dias 24 e 26 de março o mutirão será realizado nos municípios de Tutóia e Humberto de Campos.

Os documentos que estão sendo emitidos nos mutirões são: carteira de trabalho, CPF, Carteira de Identidade, inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), certidão do Sistema de Informações de Projeto de Reforma Agrária (Sipra) e Declaração de Aptidão ao Pronaf para assentados da Reforma Agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário