terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SOCORRÃO I: AMIGOS E FUNCIONÁRIOS DE VALDIVINO ESCLARECEM A SITUAÇÃO

 Estamos tristes, porque tudo leva a crer que perderemos um grande amigo dos servidores e do povo, o ex-diretor financeiro e administrativo do Hospital Djalma Marques (SocorrãoI), dr. Valdivino Castelo Branco.  Não possuía nem um cargo de chefia na administração. A diretora geral daquele hoospital, Drª Josélia Santana de Sousa, centralizava as decisões e não lhe  dava espaço. Por isso , era um critico da gestão que, segundo ele, devia ser moderna, descentralizada, participativa e racional. A porta de seu gabinete sempre esteve aberta para os que precisassem. O deputado Edvaldo Holanda Braga, por exemplo, que pergunte a seu amigo Jaime, que foi lhe tratar sobre o estado de um paciente do referido hospital, num momento em que não havia nenhuma perspectiva de seu filho ser candidato à prefeitura de São Luís. 
 Assim é o fluxo de um processo de pagamento: quem utiliza o bem ou serviço pede a abertura do processo licitatório ao diretor geral, este envia ao financeiro, que encaminha à contabilidade, para verificação de dotação orçamentaria (lei), após o quê acontece a devolução ao financeiro para a elaboração do projeto básico de pesquisa de mercado com a apresentação de proposta pelos os interessados em participar do certame; o projeto é encaminhado ao diretor geral, que o remete à CPL- Comissão Permanente de Licitação, a qual poderá utilizar os dados das proposta ou não. Licitado o processo volta ao hospital e o diretor geral encaminha ao jurídico, a fim de elaborar o contrato que é assinado pelo diretor geral, ordenador de despesas com o titular da proposta vencedora. Mesmo assim,  o processso é encaminhado à controladoria que procede a rigorosa análise, voltada ás vezes para adequação da lei. Satisfazendo então, os ditames da lei, dá-se a homologação do pagamento. Nesse ponto, a contabilidade elabora a ordem bancária assinada pelo diretor geral e pelo financeiro, autorizando a transferência do recurso para a conta do credor. 
 A controladoria é composta de pessoas competentes e sérias, será que agora, irão dizer que homologaram irregularidades nos pagamentos? Quanto aos seis milhões divulgados pela imprensa, explica-se: a diretora geral negociou com a prefeitura para que assumisse o pagamento da empresa de serviços gerais e conservação. E o valor correspondente foi empenhado com recursos próprios. Entretanto, pouco ou quase nada foi repassado para saldar esse compromisso e o diretor financeiro, dr. Valdivino Castelo Branco cobrava insistentemente da diretoria geral uma solução para o problema, pois havia até um risco iminente de paralisação. 
 Em dezembro último o debito era mais ou menos na ordem de 3 milhões. Nesse mesmo mês, o SUS não era repassado a dis meses ao pagamento dos serviços prestados. Pois o faturamento mensal desses serviços varia mais ou menos na ordem de um milhão e trezentos a um milhão e quinhentos. Como a lei de responsabilidade fiscal não permite a transferência de débitos em resto a pagar para exercícios seguintes, não havia outra alternativa senão cancelar o empenho que seriam novamente realizados pela administração vindoura. Tão logo recebesse os recursos. Por outro lado, por ser um hospital de urgência e emergência  os serviços, todos essenciais, não podem ser interrompidos para atender a exigências burocráticas. Por isso  a situação mais ou menos idêntica foi recebida da administração anterior assumida sem maiores alardes  ou divulgação. 
 O Dr. Valdivino Castelo Branco era um dos poucos ou talvez o único, que defendia a candidatura do Dr yglesio para a diretoria. Negou-se a pôr sua assinatura para abertura de uma sindicância, quando da denúncia formulada pela falta de condições de trabalho. Diziam-lhe até: “tu verá quem é o teu amigo Yglesio!” Realmente, agora está sendo golpeado por ele. Mas você, caro Valdivino, tem serviços prestados à cidade e ao estado. Ajudou  muita gente. É  um homem sério, competente e trabalhador, siga pois, na trilha da vida abençoado por Deus, como pessoa humanitária que sempre foi. Seu padrão de vida é o maior exemplo de sua honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário