quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Morre João Francisco, um dos fundadores do PDT no Maranhão




João Francisco dos Santos, que foi secretário de Estado da Igualdade Racial no governo Jackson Lago, faleceu em São Luís, às 11 horas da manhã desta terça-feira (20).
Ele tinha 76 anos de idade e estava há mais de 20 dias na UTI do Hospital Aldenora Belo. Há mais de oito anos, travava uma dura luta contra o câncer. De acordo com informações dos médicos o óbito se deu nesta terça-feira em razão de insuficiência renal aguda.
Bravo defensor dos direitos humanos e dos valores da cultura negra em nosso Estado, João Francisco, ao lado de Jackson Lago, Neiva Moreira, Aroucha, Reginaldo Telles, Léo Costa, e tantos outros companheiros, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão.
Ele foi um dos integrantes da equipe fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA) e foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do PDT em São Luís.
Foi também o secretário de Estado da Igualdade Racial na gestão do governador Jackson Lago.
Quis o destino que João Francisco tivesse a morte exatamente neste 20 de Novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, por ser a data em que morreu Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares.
Foi durante a campanha eleitoral de 2004 que João Francisco descobriu que estava com câncer na próstata. Na época, seu grande amigo, o jornalista Manoel Santos Neto, mais conhecido como Manoelzinho, escreveu um livro com biografia de João Francisco, intitulado “João Francisco dos Santos – Uma lição de vida”, lançado em São Luís em 2005. O Sepultamento será ás 10 horas no cemitério Parque das Saudades no vinhais.


João Francisco á direita com Chocolate e o grande cantor e compositor Gilberto Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário