quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Incra-MA participa de Encontro sobre Reforma agrária e Educação do campo




Com o tema “Questão agrária, luta de classes e políticas públicas no campo” foi realizado, no período de 07 a 09 de novembro,  o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão.  O evento aconteceu no auditório da Biblioteca do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e contou com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Na  abertura oficial do Encontro, a profª Cenidalva Teixeira, representando a reitoria da Ufma, falou que, apesar dos desafios enfrentados, a Universidade está avançando na área de desenvolvimento da pesquisa. “Estamos vivendo um momento de crescimento”, afirmou.
Para a coordenadora institucional do evento, profª Adelaide Coutinho, a importância da Universidade vai além da produção do conhecimento. “É preciso transformar a Ufma em um espaço também de luta e mobilização social”, destacou.
Já o superintendente regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, também presente na mesa de abertura, apresentou ações do órgão no tocante à regularização de terras, inclusive quilombolas; desintrusão de não-indígenas; atuação de mineradoras em áreas de assentamento de trabalhadores rurais e dos entraves judiciais que se dão em função da luta pela terra.
Rodrigues destacou ainda atividades do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, que já levou educação a aproximadamente 26 mil jovens e adultos assentados. “Até o final do ano teremos aprovado o curso de nível superior em Agronomia e para 2013 está em análise o curso Técnico em Agropecuária. Vamos propor ainda um curso de Direito para os assentados da reforma agrária”, afirmou.
O Encontro
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura no Campo (NEPHECC) da Ufma e conta com o apoio da Assessoria Especial de Interiorização da Ufma, do Incra, por meio do Pronera e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo-MA).
O Encontro tem como objetivo a ampliação da produção teórica na área de reforma agrária e educação do campo. Visa ainda a troca de experiências e a criação de um diálogo entre universidade e sociedade, por meio de pesquisadores, organizações de trabalhadores e movimentos sociais do campo, no desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às políticas públicas.
De acordo com a programação haverá conferências, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, círculos de produção do conhecimento, vídeos e apresentação de pôsteres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário