sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ARTISTAS POPULARES REALIZAM GRANDE PASSEATA EM APOIO A CASTELO




          Centenas de grupos da cultura popular e artistas das áreas da música, teatro, dança, canto coral e artes plásticas deram uma demonstração de força ao fazer, nesta quinta-feira, na Rua Grande, a mais animada caminhada desta campanha pela reeleição do prefeito João Castelo. Ao lado do candidato a vice da coligação “Pra Fazer Muito Mais” (PSDB/PMN/PRP), Neto Evangelista, Castelo liderou um imenso cortejo seguido por integrantes de grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, escolas de samba, blocos tradicionais, tribos de índio, blocos alternativos e uma galera jovem que manteve a empolgação elevada do começo ao fim do trajeto.
      Durante o percurso, Castelo soube, extra-oficialmente, do resultado da pesquisa do Ibope, que apontava uma diferença de 10 pontos percentuais do seu concorrente. A veiculação do resultado animou ainda mais os manifestantes que cantaram músicas da campanha e entoaram palavras de ordem. Pouco mais das 19h, o resultado oficial confirmava a diferença de 10%; ou seja, em comparação com a pesquisa anterior, houve uma queda de 10% do seu opositor. 
        À frente do cortejo os atores Lêda Nascimento, Joel Abreu e Uimar Júnior faziam intervenções teatrais e chamavam a atenção dos transeuntes. Com faixas em nome das agremiações carnavalescas, como “As escolas de samba apóiam Castelo”, e “Os Blocos Tradicionais agradecem ao prefeito Castelo”, representantes destes segmentos ganhavam a simpatia e a adesão de comerciários e ambulantes. A exemplo de Raimunda Rodrigues, 51 anos, que mora no Coroadinho e há 25 anos trabalha na Rua Grande. “Vai ser muito ruim pra cidade isso de querer acabar com o carnaval que eles querem fazer. Castelo a gente sabe que gosta e apóia os festejos,como o carnaval e o são João”, disse.
    Presidente da Associação dos Grupos Culturais e Danças Sanfonadas do Maranhão, que reúne os grupos de quadrilha, cacuriá e dança do côco, Maria de Jesus Câmara, ou dona Pretinha como é mais conhecida, acompanhou todo o cortejo. Aos 60 anos, ela diz que vive nesse meio – da cultura popular – desde que nasceu e conta estar com medo de ver o trabalho de uma vida inteira ficar desamparado. “Ninguém pode ser contra a alegria do povo, é uma tristeza isso, São Luís não merece, Castelo tem que continuar”, argumentou.
   A ameaça de enfraquecimento das entidades que fazem a cultura popular de São Luís é também a preocupação que move a produtora cultural Geisa Moraes, 52 anos, diretora de carnaval da Favela do Samba, a dar seu apoio a Castelo. “Sempre estive ao lado de quem cuida da cultura, Castelo mostrou isso como governador, como prefeito e não podemos ficar indiferente a isso”, sentenciou.
    A caminhada fez uma pausa ao passar em frente aos escombros do antigo ginásio Costa Rodrigues para manifestar o repúdio da classe artística e cultural pela destruição daquela que foi uma das principais praças desportivas da juventude de São Luís. O candidato a vice-prefeito, Neto Evangelista, lamentou a situação que se encontra o espaço, que foi demolido pelo ex-secretário de esportes Weverton  Rocha, teve a obra de reconstrução paga sem nunca ter sido sequer iniciada. Rocha é um dos coordenadores da campanha de Edivaldo Holanda Junior.
  “Aqui eu fui campeão de voleibol nos JEMEs várias vezes. A destruição que eles fizeram com o Costa Rodrigues querem fazer agora com São Luís. Mas o povo vai reagir e não deixará”, disse Neto.
Castelo agradeceu o apoio e o incentivo que os diversos segmentos culturais manifestaram ao longo da sua campanha pela reeleição e disse estar feliz com o reconhecimento do seu trabalho. “O carnaval e o São João não são festas do demônio, são festas do povo. Sempre apoiei acultura ao longo da minha carreira, vamos ter uma grande vitória e acultura será ainda mais prestigiada, junto com a educação e saúde”,  garantiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário