terça-feira, 25 de setembro de 2012

Holandinha coloca terror na cultura

Por Pedro da cultura
                  É grande o burburinho que toma conta dos setores culturais da nossa capital. O comentário que é ouvido da boca de dez entre dez membros dos movimentos artísticos e folclóricos de São Luis é o escancarado temor com o virtual corte de investimentos para esta área caso o candidato Edvaldo Holanda Junior assuma o governo.
Tal temor é explicável e vem se expandindo para além dos líderes culturais. Já preocupa foliões, brincantes e a coletividade em geral que parece estar receosa em ver diminuída em grande parte suas opções de lazer em caso de vitória do candidato Petecista.
É evidente que o referido candidato, em publico, afirma que tal fato jamais acontecerá.  Por outro lado, em razão do posicionamento religioso da esmagadora maioria de sua base aliada, é certa que a diminuição (ou até mesmo o corte) de incentivos e verbas para os movimentos culturais é medida ferrenhamente defendida, sob a justificativa do consumo de álcool nestas festas de gosto do povo.
A questão que fica para a população de São Luis é se uma parcela da sociedade que não aprecia as manifestações populares pode decidir pelo enfraquecimento e até mesmo pela não realização de festas tradicionais como o carnaval, São João e até mesmo movimentos folclóricos e inerentes de nossa cultura como o tambor-de-crioula, cacuriá, reggae, dentre outros, os quais são repudiados por aqueles que apoiam Edivaldo.
Vale a reflexão.

2 comentários:

  1. Esse tipo de burburinho só acontece porque os grupos folclóricos de nossa cidade não buscam ter autonomia e ficam às expensas do poder público, como se um bricante de um grupo fosse um funcionário público a depender de verba do governo, seja este estadual, federal ou municipal.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto a nossa cultura depender de migalha, não vamos adquirir autonovia de voo nunca caro marcelino

    ResponderExcluir